Ir para conteúdo

Trekking em Ilha Grande (RJ) - 01.08.2011 à 05.08.2011


Posts Recomendados

  • Membros

Segunda-feira, 01.08.2011

 

Saí de Barbacena/MG de carro, segunda-feira 01.08.2011, pelas 9:00hs, por volta de 13:00hs estava em Mangaratiba/RJ para embarcar em um saveiro (chamado Acalanto) que saia de Mangaratiba às 14:00. Deixei o Carro no estacionamento, mas o dono de lá me disse que eu não encontraria mais barco. Fui ao Cais e, dito e feito, não havia mais barco para a ilha. O tal saveiro Acalanto, disseram os barqueiros: a muito não existe, foi vendido, mudou de nome. Nenhum barco às 14:00, só a Barca, no dia seguinte. Os barqueiros cobram R$300,00 para fazer a travessia de Mangaratiba até a Vila de Abraão. Maior furada! Não percam tempo indo a Mangaratiba (Sede Municipal), se não for para ir a bordo da Barca de 8h30min.

Um dos barqueiros, das embarcações que estavam ancoradas no Cais me aconselhou a ir para Jacareí, pois lá saía um barco para Abraão. Assuntei com outras pessoas e descobri que tratava-se de Conceição de Jacareí, uma praia que pertence ao Município de Mangaratiba, localizada no sentido sul.

Assim, peguei a Rio-Santos (BR 101), sentido santos (ao sul) e logo cheguei em Conceição de Jacareí. Para minha supresa, de lá partem barcos quase de hora em hora. Arranjei um estacionamento para deixar o carro. Há dois na rua do Cais. Almocei tranquilamente na orla, onde ficam os quiosques e embarquei às 16:00.

No barco, puxei assunto com uma Senhora simpática que parecia estar com sua netinha. Perguntei se não indicava algum hostel na Ilha. Daí me respondeu apontando um camarada que estava perto de nós, afirmando que ele era dono de um hostel na Ilha. Daí puxei assunto com o camarada que era gente boa pra caramba, me falou como era o hostel dele e acabou que fiquei por lá msm.

Chagando à Ilha e devidamente instalado, saí para conhecer melhor o arraial do Abraão. Em conversa com o dono do Hostel ele me falou que havia chegado no Hostel um Português que tava na mesma pilha de fazer trekking. Acabou que viramos companheiros de trilhas.

 

Terça-feira 02.08.2011

 

Tomamos café no Hostel e munidos de água e alguns biscoitos na mochila fomos fazer a trilha de Dois Rios. A trilha é feita pela estrada que liga o Abraão ao Campus da UFRJ. A trilha de ida é uma grande subida e uma imensa descida e a volta é o inverso, uma subida que parece interminável e uma grande descida. Fomos e voltamos acompanhados de um cachorro branco que estava no início da trilha, próximo à placa de informação. Existem vários lá e eles sempre acompanham os trilheiros (dizem os nativos que até latem avisando quando os trilheiros estão fora da rota, não foi caso, rs).

No caminho existem pontos que permitem belas vistas do Abraão e à medida que se avança, belas vistas da mata da Ilha. É muito provável escutar os Bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador), uma espécie de macaco que emite uns sons que parecem rugidos de onça ou algo que o valha, muito alto e forte. Pelo caminho vários cursos de água doce, muitas pedras, rodeado de mata atlântica.

A Vila de Dois Rios é muito simpática, com palmeiras imperiais na chegada, uma bela praça, casas simples, tudo muito aconchegante. Ao fundo tem-se as ruínas do presídio e à esquerda à beira da praia o Campus da UERJ.

A praia de Dois Rios é grande e como o nome indica, fica entre dois rios de águas cristalinas que deságuam no mar. Como a praia dá para o alto mar, as ondas costumam bater muito.

Após ficar um bom tempo nesta praia, pegamos a trilha de volta e chegando ao ponto em que dá-se o início da trilha de Caxadaço, decidimos fazer esta trilha também. A trilha é bem fechada e menos pisada. Chega-se a confundir acerca de qual seria a trilha correta. Ainda mais chovendo, pois assim as pisadas se apagam facilmente. Considero a trilha mais difícil das que fizemos. Muitas subidas e descidas íngremes. Como estava chovendo, a trilha muito, muito escorregadia, tornando-a bastante cansativa. No caminho pudemos avistar os tais macacos Bugio: raridade (sempre se fazem ouvir, mas não se deixam ver).

A praia de Caxadaço é pequena, ficando em uma pequena baía. Tem um pequeno poço de água doce na trilha próximo à sua margem. Conta com formações rochosas de impressionar e uma bela vista de cima delas.

Neste dia devemos ter andado mais de 30 km. Andamos o dia todo, saímos por volta de 9:00hs e voltamos já anoitecendo.

 

Quarta-feira, 03.08.2011

 

Fizemos a trilha de Lopes Mendes e de Santo Antônio.

A trilha de Lopes Mendes é bem pisada e possui trechos íngremes bastantes longos. Algumas partes come pedras e terras argilosas que com chuva ficam bem escorregadias. No caminho pudemos contemplar belas vistas da Ilha.

Antes de Chegar a Lopes Mendes, passamos por duas praias simpaticíssimas, Palma e Pouso. São praias de águas tão tranqüilas que parecem uma lagoa. Ambas ficam em baías cercada por mata atlânticas aos lados. Aliás este tipo de vegetação deslumbrante cobre toda a ilha.

A praia de Lopes Mendes é grande, com areias brancas e finas. É a praia mais frequentada, das “próximas” ao Abraão. Como dá para o mar aberto as ondas batem muito. Não é raro avistar alguns surfistas.

Da trilha de Lopes Mendes, pega-se a trilha para Santo Antônio. Vale a pena ir nessa praia. É uma praia pequena, com muitas formações rochosas e grandes fendas, com cerca de 2m de profundidade. As águas batem nas rochas em um grande espetáculo. Tem-se uma bela vista da praia de Lopes Mendes.

 

Quinta-feira 04.08.2011

 

Neste dia fui sozinho. Fiz as trilhas do Pico do Papagaio e Praia da Feiticeira.

A trilha do Papagaio é considerada por muitos uma das, ou a mais difícil trilha da Ilha (na minha opinião é a de Caxadaço). É uma trilha bem pisada, mas, confusa em alguns trechos. Tem que ter bastante atenção para não ir por caminho errado e se perder na mata. Há relatos de várias pessoas que se perderam por lá. A trilha não é impossível, basta ter atenção e se quiserem se precaver levem um barbante e amarrem em uma árvore em pontos confusos, pode parecer bobo, mas é bem eficiente, especialmente com principiantes.

A trilha é muito, muito íngreme. Tem alguns bambuais no caminho, vale a pena pegar um bambu seco (não verde, para não destruir a mata) e ir se apoiando nele, tipo bastões de esqui. Em alguns pontos confusos há indicações nas pedras, nas árvores e existem algumas placas indicativas.

Quando se chega na formação rochosa do Pico do Papagaio tem uma placa indicando “à direita” base e “à esquerda” o cume.

A vista do cume do Pico do Papagaio é indescritível, de tirar o fôlego, indo à Ilha está trilha é obrigatória (tem que ser em dia de céu claro). Uma das mais belas que já vi. Vale toda a caminhada. Avista-se uma grande parte da Ilha entre praias e mata.

A descida é menos penosa que a subida (para descer todo santo ajuda), mas é mais confusa e mais fácil de se perder. Na dúvida, seguir a trilha mais pisada.

A trilha da Cachoeira da Feiticeira é bem definida, não há erro. Muitos trechos argilosos que ficam escorregadios com chuva. A praia da Feiticeira é pequena mais muito charmosa. Vale a pena conhecê-la.

No caminho passamos pelo Poção, um grande poço de água doce e pelas ruínas do aqueduto.

 

Sexta-Feira 05.08.2011

 

Ao todo foram 65 km de trilhas em três dias, um princípio de bolha no pé e muita dor na coxa que requereu algumas doses de pomada anti-inflamatória (rs), mas valeu cada passo. Voltarei para fazer a volta à Ilha: uns três dias caminhando e acampando pelo caminho.

 

Preços:

 

Pedágio da BR 040: 3 pedágios de R$7,70 cada.

Hostel: R$25,00;

Travessia de Barco de Conceição de Jacareí para Abraão: R$10 a R$15,00 (à tarde saem barcos praticamente de hora em hora).

Estacionamento em Mangaratiba: R$10,00 por dia

Estacionamento em Conceição de Jacareí: R$15, mas se "chorar" sai pelos mesmos R$10,00 por dia.

PF em Conceição de Jacareí: R$12,00 (Comi na D. Diva. gostei da comida: sabor e quantidade. Existem outros próximos a ela, na mesma rua dos quiosques. Há também alguns no caminho para o cais.

PF na Ilha Grande: R$10,00 a R$15,00 (o de R$10,00 fica na Rua Getúlio Vargas já próximo ao campo de futebol e trilha para Dois Rios. A comida é muito saborosa e tem uma boa cachaça mineira. O restaurante não tinha nome. Entre a esquina deste restaurante e a Rua da Praia fica o Self Service sem balança.

Self-Service sem balança: R$15,00.

Self-Service com balança: R$2,31 100g

Cerveja: R$8,00 (nos bares, restaurantes,...)

Tem um comércio na Rua Getúlio Vargas só vende bebidas. Água mineral a R$2,50 e long neck skol de 250ml por R$1,50 a unidade.

Informações: O Hostel que fiquei chama-se Biergartem (o email é: biergardenhostel@gmail.com). Fica na Rua Getúlio Vargas, paralela à Rua da Praia (que é a do Cais). Não conheci os outros, mas gostei de tudo neste que fiquei: novo, limpo, organizado, bom café da manhã e bom atendimento. Recomendo. Existem muitos outros na Ilha, como o: Che Lagarto e o Aquário Hostel que ficam a uns 200 m de caminhada pela praia do ponto no qual termina a Rua Rua Getúlio Vargas. No trajeto por esta Rua existem mais uns 4 hostels (se não estou enganado). E também inúmeras pousadas com preços variados. Vi algumas placas indicando R$75,00, R$90,00 o casal.

 

Na Ilha são proibidos carros, chega-se apenas de barco. Os únicos veículos existentes são os da UERJ, que tem uma instalação de pesquisa em Dois Rios, Prefeitura de Angra e PMRJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Cláudio!

 

Bacana o relato da pernada na Ilha Grande. É um lugar muito bacana e ao qual pretendo retornar muitas vezes ainda, inclusive para fazer a volta à Ilha... Como você só fiz algumas das trilhas, inclusive a do Pico do Papagaio, a qual considerei mais difícil que a do Caxadaço (só que fiz em época de seca), especialmente pela quantidade de "saídas" que te desviam da trilha principal.

 

Só achei falta de algumas fotos!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...