Ir para conteúdo

tour pela Venezuela: 26/12/2009 - 20/10/2010


Posts Recomendados

  • Membros

Tour pela Venezuela,

 

Fala ai gentarada, olha só, acabei de voltar de um tour de 24 dias pela Venezuela. Não vou ficar aqui contando histórias sobre o que aconteceu ou as cagadas que eu fiz, apenas vou dar as dicas do que fazer, onde e quanto vai custar.

 

Primeiramente vamos falar sobre a viagem em si: antes de comprar as passagens com milhas, da uma olhada no site da taca peru, pois eu paguei, com as tachas nacionais, aproximadamente R$1000,00 nas passagens de ida e volta. Vc faz uma escala de cerca de 1h no peru, e viaja mais 8h (4,5h até lima e 3,5h até caracas). Gasta-se mais tempo se for por este caminho, mas costuma ser economico e vc ainda ganha duas jantas!

 

Outra coisa: o free shop do Perú é bem maior que o do brasil, mas também é mais caro….

:

Vamos começar entao pela viagem em si: o meu roteiro foi o seguinte: Caracas - monte roraima - salto angel – mochima – morrocoy – coro – adícora – punto fijo – los roques.

 

Vamos por partes: Caracas.

Antes de viajar contatei o tal do Miguel, aquele que todo mundo recomenda aqui no mochileiros. Na minha opinião pessoal ele é um tremendo de um FDP. O corno me deixou plantando no aeroporto das 2h da manha até as 4, quando eu finalmente decidi procurar outro meliante para trocar a grana. Felizmente, assim que se chega no aeroporto, chove de gente em cima te oferecendo cambio. Consegui trocar a 5,3 por dolar, o que era mais ou menos o que se pagava na época. Como era de madrugada, peguei um taxi até o terminal: saiu por BsF: 120 (é so dividir por 3 para ter o valor em real).

Vamos lá, 22h depois cheguei em Santa Helena, de onde saí para o Monte Roraima.

Para pegar onibus, não se de por vencido com o que os funcionarios dos guiches das comanhias lhe falam. Algumas vezes me falaram que não havia passagem e, conversando com os motoristas, consegui viajar. A dica é: chegando no final da viagem, vai na cabine e puxe um papo com o motorista, ele vai lhe dar várias dicas.

Eu conversei com o pessoal da adrenaline (mandei alguns e-mails e liguei umas duas vezes) para ver se eles tinham saida para o monte na data que eu queria. Como não tinham, ficaram de ver se alguma outra empresa teria e me enviariam a informação. Estou esperando até hoje…

 

Bom, chegando na cidade fui procurar as saídas. Só tinha para o dia seguinte (29/12) Duas empresas estavam saindo: a Mystic Tour (BsF: 1550,00) e uma que ninguém no site mensiona chamada aponwao tours (www.aponwaotours.com info@aponwaotours.com tels 0289-995.11.75 0416-988.49.26 0424-863.22.58). O valor de início do tour era de BsF: 1450 (o mais barato que eu encontrei). Para se ter uma idéia, a adrenaline e a backpackers cobravam 1700,00 pelo mesmo tour.

Como eu queria fazer o salto angel também perguntei quanto sairiam os dois passeios. O preço inicial do salto angel com eles foi de BsF 1250 (contra 1700 da adrenalie, mystic e de todas as outras que eu pesquisei). Para fazer os dois passeios juntos, me custou BsF 2500,00. Após pagar fiquei conversando um pouco com o dono da empresa e ele me perguntou se eu tinha equipamento (saco, isolante). Falei que tinha, inclusive uma barraca e então ele me ofereceu mais um desconto se eu utiliza-se a minha barraca. Note que, eu somente iria utilize-la, carrega-la e monta-la era função dos carregadores que já estavam inclusos no pacote. Como eu já havia pago, troquei o desconto por um dia nag ran sabana, o que custa cerca de BsF 100. Na verdade esse dia eu só peguei pq estava preso na cidade até o tour sair na manha seguinte.

Na cidade tem um tanto de pousada a partir de BsF 40 em quarto individual ( o único lugar barato de toda a Venezuela) e o café da manhã pode ser tomado na pousada da backpeckers (BsF 18,00)

A maioria do pessoal aceita reais em santa Helena. Quado eu fui estavam pagando 3 para 1, o que era o equivalente a pagar 5.3 para 1 no dolar. Se vc for passer por santa Helena, nem precisa se preocupar em levar dolar, leve reais mesmo e troque todo o dinheiro para o resto da viagem por lá mesmo.

Sobre a aponwao eu gostaria de comentar algumas coisas. O dono é extremamente desorganizado. Certamente o serviço prestado não foi de primeira qualidade. Os equipamentos também não são dos melhores (certamente se tivesse chovido teria entrado agua nas barracas) e acho que poderia ter havido um pouco mais de comida. Quanto aos equipamentos, eu levei minha própria barraca, então não tive problema. O nosso guia (o Omar) era excepcional, e tinha um programa ótimo de caminhada (comento mais a frente). A qualidade da comida também era muito boa (pecou pela quantidade).

Se o dinheiro for o principal para vc, vai com a aponwao mesmo, especialmente se vc tiver sua própria barraca, pois vc vai chegar ao topo e ver tudo o que todas as outras pessoas estão vendo.

Quanto a comida, o guia me disse que lhe pediram para preparar a excursão para 12 pessoas e… foram 14. Então, na minha opinião, a quantiade de comida estava razoável para um dia de ócio e sedentarismo em são paulo, mas não para um dia de caminhada. Se vc levar umas barrinhas de cereais, o problema ta resolvido.

Eu faço uma ressalva aqui em relação a Back packers. Apesar de eles terem ótimos equipamentos e uma boa quantidade de comida, exploram um pouco a mão de obra local. Eles pagam pouco aos guias e carregadores, então fica por conta da consciência de cada um escolher qual empresa vai fazer o tour.

O tour que o Omar planejou para a gente foi muito bom. Tipicamente, acordavamos às 5h da manha, e as 6h já estávamos caminhando (as outras empresas geralmente iniciam às 8h) desta maneira sempre conseguiamos os melhores locais para acampar e não tinha-mos muitos problemas com o sol.

Se vc tiver um grupo de pelo menos 5 pessoas, tenta falar direto com o omar (assim que eu coseguir achar o e-mail dele posto aqui) que ele cobra BsF 1200 por cabeça para grupos próprios. O sujeito é muito gente boa e fala (um pouco de) portugues.

 

O passeio vale muito a pena, é algo indescritível chegar lá em cima. São 6 dias de caminhada, mas tipicamente se anda de 4h a 6h por dia apenas, cada um no seu próprio ritmo.

Geralmente chove muito naquela região (praticamente todos os dias) e é cheio de nuvens no topo, então tenta agenda a sua viagem para os meses de dezembro e janeiro que ha uma probabilidade menor de chover.

É impressindível que vc leve muito protetor solar, repelente e uns lanchinhos para o caminho. Se tiver, um chapeu que cubra a nuca e uma camisa de malha de mangas compridas também ajuda muito. No topo faz um vento desgraçado, então um corta vento/capa de chuva é sempre (muito) bem vindo.

A água que está disponível no passeio da um pouco de medo, mas eu particularmente não tive nenhum tipo de problema.

Sobre o monte acho que é isso. Volto a reinterar: VALE MUITO A PENA CONHECER!

Uma característica da Venezuela é que muitos venezuelanos fazem turismo lá, então neste tour ( de 6 dias) eu peguei vária dicas e fiz algumas boas amizades. Se vc está planejando fazer um passeio parecido, recomendo que começe pelo roraima…

 

Do monte roraima fui para o Salto Angel:

Saindo de avião de santa Helena e voltando para ciudad bolívar (o que é um pouco mais caro), o passeio custa BsF 1250 com tudo incluso.

Apesar de ser possível fazer este passeio independente, não é recomendável pois provavelmente vai sair mais caro. O avião para ciudad bolívar custa BsF 400,00 cada trecho. A noite na pousada mais barata sai por BsF 150,00 (café: 45, almoço ou janta: 75) e o passeio para o salto sai por a partir de BsF 800,00.

Se possível leve seu dinheiro em bolivar, pois pagam muito pouco no dolar por lá.

Dizem que os voos de santa Helena não são muito regulares. Bom, na época que eu estive lá saiu voo todos os dias, e a viagem em si é espetacular. O avião vai pelo meio das montanhas onde é possível ver várias cachoeiras e formações maravilhosas.

VC tem duas opções de datas para ir; ou na época da chuva ou da seca.

Na época da chuva o salto esta em todo o seu explendor, porém há uma grande probabilidade de vc não ve-lo devio às núvens. Na época da seca o salto mais parece um sujeiro mijando de cima da pedra, mas é possível ve-lo com muita claresa se vc conseguir chegar lá, pois o rio pode estar baixo demais para isso…

Se vc não conseguir chegar lá eles te ofereçe um passeio para a ilha orquidea, que é uma bosta. O lugar é feio, sujo, pequeno e entediante. Vale mais a pena ficar em canaima mesmo.

Sabe aquele dia free que algumas empresas oferecem em canaima? ACEITE! A própria laguna já é algo lindo.

O salto é bem legal, e vc ainda pode dizer que conheceu a cachoeira mais alta do mundo.

É possível subir a pé para o topo do cuscusão onde esta o angel, mas é um tour de 13 dias (ida e volta) e só é feito sob demanda (subentenda-se grupos grandes).

Do salto angel fui de avião até Ciudad Bolivar, de lá para Puerto lá Cruz e em seguida para mochima.

Para chegar em Mochima, é mais fácil ir por cumaná, de onde saem onibus regularmente.

O povoado de mochima é feio, chato, sujo, desorganizado e chato. A pousada mais barata custa BsF 150,00. É possível acampar no povoado, mas eu não me senti muito seguiro e paguei a um barqueiro BsF 80,00 para ele me levar a uma ilha e eu acampar por lá (ele foi me buscar no dia seguinte). Fiz um tour com o mesmo cara, por BsF 100,00.

Sobe mochima: A ilha onde eu fique não tinha nenhuma infra estrutura (nem água para beber). Tinha um restaurante que fechava às 16h. Comida a partir de BsF 60,00 para uma pessoa.

O lugar é bonito, mas nada de espetacular. A única coisa que tem é o tour mesmo, que é possível fazer em 1,5h, e passar o resto do dia em uma ilha. Sinceramente eu acho que o local não vale a pena. Se vc estiver pela região, vai lá e passa um dia, mas é só.

De lá voltei para cumaná, de onde peguei um onibus até Puerto la Cruz e valência. De Valencia para Chichiriviche e parque morrocoy. QUE DECEPÇÃO! O lugar sujo, fedido e perigoso! O pior pulgueiro da cidade me custou BsF 100. Os passeis de 15min até uma ilha custa BsF 150! Para o tal do famoso cayo sombreiro? BsF 300,00!!!!!! (para se ter uma idéia, em los roques o passeio mais caro custa BsF 150). Eu fiz um pequeno tour e fiquei no cayo sal. Nunca vi um lugar tão lotado. O lado da ilha que ficava de frente para o mar aberto estava cheio de plásticos pelo chão, algo realmente horrível!. Fuja deste lugar, a relação custo benefício é horrível, realmente não vale a pena! Fuja deste lugar.

De Chichiriviche, voltei a valência e, por fim, Coro.

Cheguei na cidade segunda feira 11h da manhã e... estava tudo fechado! Todo o comercio de portas baixadas! Pousada? BsF 120,00. Tudo bem, foi o melhor lugar que eu fiquei na viagem toda... com ar condicionado e tudo mais...

As dunas? Parecia um monte de areia de um depósito de construção. O centro histórico, patrimônio da humanidade? Em 20 min vc vê tudo! Em resumo: não chegue nem perto do lugar que é um estrume.

De coro fui para adícora, uma praia que o lonely planet diz ser a melhor da Venezuela.

 

Em 2h eu não agüentava mais ficar lá! Tudo bem, tem um vento bem legal e constante, o que transforma o local em ideal para a prática de Windsurf e kitesurf, mas a praia em si é um pequeno (muito pequeno) monte de areia com um pouco de água. Se alguém fizer questão de Windsurf e kitesurf, va para los roques que também venta para caramba por lá.

Para não perder a viagem, almocei na praia (BsF 50,00) e, como estava na região, fui conhecer punto fijo, que teoricamente é uma zona franca. Chegando lá fui conhecer a cidade e ver se valia a pena comprar alguma coisa. Eletrônicos? Mais caro que o mercado livre... Perfumes? Mais caro que no duty free do Brasil... em resumo, tempo e dinheiro perdido... Atrações turísticas? Nenhuma!

 

No outro dia fui para Caracas com a finalidade de ir para los roques...

Abaixo seguem algumas informações turísticas do local:

 

INSERIR MAPAS

 

O custo total de cada trecho é de BsF 500,00 a 550,00 (fora dos horários promocionais da aerotuy).

O custo por excesso de bagagem( acima de 10 kg) é de BsF 4,00 por quilo, mas tanto na chapi quanto na aeroejecutivos (que eu utilizei) não foi cobrado nem de mim nem de outros turistas que passaram um pouco do peso (a minha estava com 20kg). Tina um sujeito lá com uma mala de 45 kg, este obviamente foi cobrado.

Chegando em los roques, o preço para entrar no parque subiu! Custa BsF 110,00 para estrangeiros e 55,00 para venezoelanos.

Na baixa temporadas, as pousadas custam a partir de BsF 150,00 por pessoa e tem bastante vaga... não precisa reservar com antecedência. Na alta temporada, este preço facilmente triplica. (a alta temporada no fim do ano vai desde o natal até mais ou menos o dia 10 de janeiro). Eu fiquei acampado.

Acampar na ilha é relativamente seguro. Não houve nenhum incidente comigo ou com qualquer outra pessoa que estava por lá, mas sempre que eu saía para alguma outra ilha, levava a grana e o passaporte junto.

No acampamento venta, e muito, o que é muito bom e muito ruim. Se vc não tiver uma barraca bem amarrada, ela vai voar (isso realmente aconteceu com um pessoal lá). Nem se de ao trabalho de ir com uma que só especa nas varetas, sem cordames de amarração. A grande vantagem disto é que no acampamento, era o único lugar da ilha onde se dormia sem mosquitos enchendo o saco! (em compensação alguns cachorros mijaram duas vezes na minha barraca...)

O acampamento não tem nada, e eu não consegui sequer alugar um banheiro em nenhuma pousada... o jeito foi ficar uma semana tomando banho de lencinho umedecido... Cagar? Em um saquinho dentro da barraca e depois jogar no lixo!

Quanto a comida, vc consegue algo a partir de BsF 35,00 em um quiosque que da medo perto do acampamento, mas a comida é boa e em uma quantidade suficiente para alimentar um peão que acabou de encher uma lage...

Os passeios funcionam meio que em cima de um cartel. Tem de BsF 35,00 a 150,00. Os barcos saem todos os dias a partir das 9h30min da manha e vc agenda ou na sua pousada ou em uma lojinha que tem perto do aeroporto (Oscar shop). O único outro lugar que agenda passeios é com um cara gordo que fica com o celular perto do píer... os preços são os mesmos. Todos os passeios incluem quarda sol e cadeira.

 

Aluguel de snorkel, mascara e pé de pato (que significa pé de viado em espanhol) sai por BsF. 40,00 a diária.

 

Os passeios que eu fiz foram os seguintes:

Tour Cayo de Agua (BsF 150): Este passeio é lindo! Sem dúvida a melhor praia de los roques (e a mais bonita que eu já vi na vida)! Vale muito a pena conhecer. Neste tour vc ainda conheceria o cayo dos mosquises (onde há o “projeto tamar” deles) e mais uma outra ilha cujo nome não me lembro. Como tina de pagar para ver as tartarugas, todos do tour concordaram em sair de lá e ir para uma outra ilha chamada Noronquises. Leve mascara!

Noronquises também vale muito a pena conhecer! A ilha é pequena, mas tem uma praia bem legal, mas o melhor é fazer o snorkel com as tartarugas, que ficam soltas na ilha. É fácil avistá-las nadando ou, até mesmo, tocar nelas. ( leve uma mascara e um bom par de pés de pato)

Isla Agustín (BsF 80): deixou bastante a desejar (mas era o único passeio que tinha no dia). É uma ilha pouco visitada, então vale a pena para quem está acompanhado e quer curtir um passeio a dois em uma ilha do caribe. Se vc andar um pouco é possível chegar ao outro lado da ilha, onde não há absolutamente nenhuma alma viva (da até para trepar na praia se quiser).

Crasqui: (BsF: 80)A praia é boa. Leve a mascara, o snorkel e os pés de pato, pois no final da ilha há um local muito bom. Cayo de água é muito, mas muito mais bonito mesmo, mas vale a pena conhecer. Foi o segundo melhor sonrkel que eu fiz.

Boca de cote (BsF 125,00 com snorkel): este passeio eu só consegui agendar em uma empresa de mergulho. (para fazer o batismo ou dois mergulhos autônomos sai por BsF 500,00, com tudo incluso. O acompanhante sai por BsF 125 com equipamento para mergulho livre incluso) FOI O MELHOR SNORKEL DE MINHA VIDA. O local é fantástico (não tem praia) vc fica no barco e vai mergulhando. Sempre tem um mergulhador te acompanhando, tanto o pessoal que fez o autônomo quanto o livre. Vale muito a pena! Se for a los roques, não deixe de visitar. O passeio em si saiu as 9h da manhã e acabou lá pelas 14h da tarde, mas o pessoal te deixa na ilha que vc quiser. Pedimos para ficar em Francisqui e negociamos com o piloto e ele foi nos buscar por BsF 20,00

Fransisqui é uma ilha bem perto, e tem barcos que vão e voltam o dia inteiro (BsF 35,00). É bonita, mas deixe para ir no dia que não tiver mais nada para fazer, ou se for voltar para casa no vôo das 15h (da para voltar cedo de franscisqui, o que não acontece com as ilhas mais distantes)

Gran Roque (mergulho livre noturno BsF 100): na própria loja do Oscar, pergunte pelo mergulho noturno em gran roque. É bem legal, vc vai andando até o final do aeroporto e entra na barreira de corais da ilha. O próprio vento se encarrega de arrastar vc até o começo do aeroporto. O passeio dura de 45 min a 1h, e, além de bem bonito, vale muito a pena a experiência de fazer um snorkel a noite. Ver o nascer do sol no farol antigo da ilha também é imperdível!

 

Resumindo o tour, vale muito a pena conhecer o monte Roraima, o salto Angel e los roques, o resto é perda de tempo e de dinheiro. As praias de los roques são muito melhores do que qualquer outra de qualquer parque, e, fora o avião, sai mais barato que conhecer o morrocoy. Fiquei 4 dias em los roques e trocaria todos os outros passeios pelo litoral (mochima, morrocoy, coro e adícora) por mais dias lá. Mérida não conheci pq o teleférico estava fechado, vai ficar para um aproxima viagem.

 

Eu fiz uma viagem para ficar barato, acampei 11 dias, dormi em redes 2 dias, em ônibus 3 dias e em hotéis apenas 6 dias. No total gastei uns USD 1500,00 mais as passagens para ir e voltar.

Fora passeios que envolvam locomoção e o transporte, tudo é tão caro quanto o Brasil (comida, hospedagem e compras), portanto, definitivamente a Venezuela não é um pais barato, mas vale muito a pena conhecer.

 

Se alguém tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato que eu vou respondendo.

 

Abraços e beijos (cada um pegue o seu)

Deana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...