Ir para conteúdo

Highlands of Scotland - Pico Sgor na h-Ulaidh - Glencoe Village


Posts Recomendados

  • Membros

Minha segunda trilha em UK foi pras Highlands of Scotland, um lugar que ja tinha ouvido falar e lido a respeito, e era algo tao improvavel em minhas viagens, que nunca imaginei que em tao breve estaria la.

A fama eh merecida! Que lugar maravilhoso!

 

Se vier a Europa e estiver pensando em fazer umas trilhas, considere seriamente as Highlands!

Pra chegar lá voei para Glasgow e peguei um ônibus para Glencoe. A região tem muitos, mas muitos lugares pra ir, entao essa é somente uma das tantas opções. Escolhi esse lugar pois ouvi falar bem e vi que poderia fazer trilhas sem precisar me locomover de carro.

 

A viagem de ônibus já foi linda! A paisagem vai mudando, e entao começam a aparecer algumas montanhas maiores e quando você percebe as grandes ladeiras já estão ao lado da estrada. A formação das montanhas nao parece nada que já vi antes, com enormes encostas lisas, de vegetação rasteira, que vão ate o topo dessas gigantes.

 

Chegando em Glencoe nao sabia onde ficar, já que ficaria a partir de domingo no Glencoe Independent Hostel, mas para o sábado nao consegui vaga nenhuma via internet em nenhum lugar. Comecei a andar pela charmosa via principal da vila, parando em todos os Bed & Breakfast, até que encontrei um que, apesar de só ter quarto de casal, tinha um disponível. Paguei os £45 feliz, mesmo com a dona Ann insistindo que era muito caro pra somente 1 pessoa.

Que lugar gostoso! Tulachgorm e o nome dele.

 

No primeiro dia fiz um reconhecimento da vila, e caminhei ate o unico pub, chamado Clachaig Inn. Um pub simples, aquecido, com uma boa variedade de boas ales, e mais de 200 rotulos de uisque. A caminhada leva ao redor de 40 minutos, que fiz na chuva leve.

Experimentei o tradicional Haggis and Tatties! O tradicional prato feito de coisas que voce nao tem porque querer saber, eh uma delicia! Pra resumir de forma simples (que nao reflete o devido valor), eh tipo uma bela carne moida com batata, mas saborosissimo, e bem melhor do que carne moida com batata.

Estomago satisfeito era hora de voltar para o B&B. Fiz a caminhada de volta, e ja com sono por causa do voo da madrugada e as poucas horas dormidas no dia anterior, fiz apenas umas compras de lanche de trilha, chequei a previsao do tempo detalhada das montanhas e fui dormir.

 

Acertei o cafe da manha para as 7h00, que a Ann fez com maestria! Salsichas, bacon, suco, cereal e tudo o que tinha direito! Era hora de partir pro Hostel, que fica a 15 minutos de caminhada do Pub, o que significa uma bela caminhada com mochilao nas costas. Por sorte o marido da Ann me deu carona, e preservou uma importante energia que precisaria para a trilha que estava prestes a fazer.

 

O Glencoe Independent Hostel eh simples e bom. Como era um domingo, todos estavam de saida, e pude ficar com um quarto soh pra mim, o que foi um luxo. Todos os quartos e ambientes do Hostel tem tranca com codigo, o que garante uma boa seguranca para deixar as coisas no quarto, apesar de nao ter locker. No horario que cheguei os donos nao estavam acordados, entao deixei minha mala abandonada na recepcao, com um bilhete sobre minha reserva, e parti pra trilha!

 

Em tese a trilha comecava bem perto do Hostel, no entanto, uma ponte que atravessa o rio ali do lado estava em manutencao, e fechada! Nada legal. Isso me custou mais 5km de caminhada para sair da estrada paralela, voltar pela estrada principal, e chegar do outro lado do rio! Cogitei arriscar uma travessia mais valente pelas pedras do rio, mas estava chovendo e escorregadio, e logo na primeira investida quase cai no chao, antes de chegar na margem, e desisti, afinal ainda estava 100% de energia pra caminhar.

 

Contornado o rio, comecei a verdadeira trilha Sgor na h-Ulaidh.

 

Uma pausa aqui para homenagear a organizacao desta regiao com relacao as trilhas!

O site http://www.walkhighlands.co.uk/ eh uma grande biblioteca de todas as trilhas da regiao, e foi meu ponto de partida para decidir a regiao que ia e a trilha que fiz.

As informacoes que eles deram da trilha, ja dizem muito sobre ela.

 

Comecei a caminhada sozinho, mas enquanto parei para trocar as pilhas do GPS, um grupo de umas 20 pessoas me passou. Achei bom, ja que trilha sozinho nao eh a melhor das ideias.

Segui proximo ao grupo ate o pe da montanha, apos uma prazerosa caminhada ao lado do rio, e naquele ponto comeca uma pesada subida de uns 700m.

Demorei muito pra subir tudo, e achei bem pesadinha! Fiquei pra tras do grupo, o que mostra meu fraco preparo fisico pra subidas deste porte.

Eventualmente cheguei la em cima, e pra minha tristeza a visibilidade era de uns 15 metros. Literalmente no meio das nuvens, e sem uma trilha marcada para seguir, estava andando "as cegas", seguindo apenas o GPS. Apos uma breve caminhada decidi voltar, ja que nao tinha vista, estava correndo o risco de me perder e nao tinha absolutamente ninguem na montanha.

 

Valeu o esporte, a conquista do cume, e conhecer esse belo lugar! Espero voltar com tempo melhor!

 

As fotos, videos e GPS track estao sempre no meu blog!

http://www.tripsetracks.com/2011/10/sgor-na-h-ulaidh-glencoe-highlands-of.html

 

Ateh a proxima!

Freitas

www.tripsetracks.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...