Ir para conteúdo

Cachoeira da Fumaça - Rio Grande da Serra. ( Com direito a rapel no final)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Data: 17/12/2011 – Local: Rio Grande da Serra – Cachoeira da Fumaça.

 

Integrantes: Bárbara – Jefferson – Leliane– Renata–Patrícia – Valéria.

 

Mês de Dezembro, o clima natalino toma conta dos lares, o espírito de união fica mais forte e a única coisa que aumenta neste mero mortal é na sede por aventura e perrengues, que natal o quê? Eu quero é aventura!.

 

A trip da Cachoeira da Fumaça não é digamos “um perrengue”, podemos chama lá de uma trip light, ‘’para iniciantes’’. Porém o visu é um dos mais fantásticos da Serra do Mar e vale a pena a qualquer aventureiro, trekking , trilheiro, ou termo q preferir, a dar uma chegada até este pico.

 

A trilha se inicia um pouco antes do ponto após a Empresa Solvay, sentido Paranapiacaba. Após descer no ponto pós Solvay, basta andar alguns metros de volta (Sentido R.G da Serra) até a visualização de uma picada à esquerda. Pois bem, após a entrar na picada mencionada, é só seguir em frente.

A trilha em seu início tem trechos de lamaçal, e brejo, alguns locais podem cobrir o seu pé facilmente , em épocas de chuva, passar por esta região será uma árdua tarefa, seu pé ficará encharcado logo no princípio da trip, comprometendo seus pés (cuidado onde pisa!). Depois de transpassar o trecho mais crítico e alagado, a mata começa a se fechar e o puro clima da mata atlântica da o ar de paz e harmonia. A trilha se fecha um pouco e há uma parte onde é uma “vala”, causada pela erosão e constantes chuvas na região, esta vala faz parte de boa parte da trilha e é preferível q a pessoa esteja com um calçado apropriado, a não ser que queira levar vários escorregões.

 

Trecho da trilha que requer atenção, para não torcer o pé, ou cair.

20111219193052.jpg

 

Após a travessia de tal trecho, notamos uma bifurcação “a única” que eu notei nesta trilha, devido a informações já levantadas anteriormente, seguimos á picada p/ direita q logo nos levou a um grande “lago”, que estava todo barrento devido ao pessoal que estava nadando no local e se divertia em meio ao calor escaldante de nosso verão, fazendo com que a terra por baixo do lago, tornasse a água turva e barrenta, de qualquer maneira, é um belo lugar, inclusive com pontos p/ acampamento!

 

Lago sentido Cachoeira da Fumaça.

20111219193435.jpg

 

Para continuar a trilha que leva a Fumaça, basta seguir a trilha localizada na parte esquerda e que margeia o rio no sentido em que o mesmo corre.

Seguindo a trilha, haverá descidas, subidas, tudo muito fácil. Até a chegada no mirante que se localizada em uma picada à esquerda com vista p/ Cubatão e direi por passagem que a vista é fantástica!!! Retornando à trilha logo após o mirante, trombamos de frente a uma descida brusca com certa de uns 30 mts, terreno escorregadio que requer atenção aos menos experientes. Descida concluída e é só atravessar o rio e seguir a trilha que margeia o rio sentido litoral e a menos de 20 mts surge uma cachoeira q facilmente é transpassada. Alguns metros á frente e logo podemos ver um pequeno riacho que se encontra ao rio principal, se seguir por este riacho poderá apreciar a cachoeira “escondida” da fumaça, sendo que a outra “cachoeira escondida” pertence à trilha do “Lago de Cristal”.

 

Mirante p/ Cubatão.

20111219193621.jpg

 

Primeira Cachoeira.

20111219193826.jpg

 

Cachoeira escondida vista do topo para baixo (escalada fácil até o topo).

20111219200656.jpg

 

Cachoeira escondida localizada, e bora continuar descendo o rio sentido ao ponto alto de nossa tranquila caminhada, daí p/ frente é só descer pelo próprio rio e ir pisando nas pedras,local lindo para várias fotos. O rio faz uma leve curva à esquerda e foi neste ponto que notei uma trilha pela encosta oposta (margem esquerda do rio sentido litoral), Logo imaginei q seria um mirante, e estava certo! Subi rapidamente a encosta junto as minhas parceiras de trilha e podemos ver a bela cachoeira da fumaça por cima e com uma galera considerável que se banhava no laguinho enquanto outros desciam a cachoeira de rapel e ainda outros que faziam seus lanches!

 

Trecho final sentido Cachoeira da Fumaça.

20111219195547.jpg

 

Cachoeira da Fumaça vista por cima.

20111219195836.jpg

 

Descemos rapidamente do mirante e em minutos estávamos fazendo amizades e conhecendo o lugar. Logo quando chegamos fomos nos enturmando com a galera que lá estava, até o momento em que um novo amigo nos convidou p/ rapelar na fumaça, eu e a Renatinha não pensamos duas vezes. Sensação indescritível!!!

O Chiquinho é a pessoa responsável por dar aulas de rapel em Mauá, senhor simpático e cheio de energia, disposto a nos ensinar de bom grado as técnicas que ele conhece.

 

Rapel.

20111219200038.JPG

 

 

Enfim, escalada, banho no lago, novas amizades, rapel e risadas tornaram o nosso Sábado de Dezembro perfeito!

Pena que no domingão estava exausto e não tive pique para encarar o perrengue junto aos nossos amigos Gabriel, Massa e Soto que também aproveitaram demais em sua trip. Oportunidades de novas empreitadas não faltarão tenho certeza!

 

No mais, é isso ai pessoal, forte abraço a todos.

 

Trekking forever!

 

20111219201608.jpg

20111219200820.JPG

 

20111219200952.jpg

20111219201159.jpg

 

20111219201337.jpg

20111219201447.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Mano, deram sorte nessa oportunidade incrível de rapelar na Fumaça! Mas a pergunta é: você e a Reh desceram, mas e o paradeiro das outras garotas? ::lol4:: hawuwahawuwhwuwhu

 

Então Massa, enquando eu e a Reh descíamos as outras garotas estavam no laguinho se refrescando uahsuhuahsa...

Aliás, aquele laguinho tem umas pequenas quedas que lembram muito uma hidro massagem HAHA....

Muito bom!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Parabens pela trip.... mas apenas pra constar... alem do vale do Rio das Areias, do Portal e da Garganta do Diabo tem uma cachu q deixa a Fumaca, dos Grampos e dos Cristais parecendo uma simples bica. Uma cachu q sequer nome tem pois se situa numa regiao de dificil acesso q apelidei de Estomago do Diabo, onde nem agencias se arriscam a colocar pe la. Algumas nem sabem sequer da existencia dela e certamente nunca foi rapelada. O topo dessa cachu ja foi alcancado por apenas meia duzia de perrengueiros... e seu enorme poco sera conquistado em breve, pois situa-se num vertiginoso canion. Ai teremos o prazer de nomina-la oficialmente com alguma designacao q faca jus a sua imponencia e beleza, e q nao deve em nada as gdes quedas verticais da Chapada Diamantina (Fumaca) ou dos Guimaraes (Veu da Noiva).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
perae... vcs desceram a fumaça até o portal e subiram-na de volta? Oo

 

Falaaa querido Massa,

 

Estava meio ausente neste mês devido ao trampo, mas agora estou de voltaa.

 

Então...

 

Descemos sim, existe uma trilha lateral q evita que os mais cuidadosos se arrisquem pelas pedras escorregadias da fumaça!

 

Vale a pena conferir... Ah e mesmo se não existisse a trilha lateral, poderíamos nos arriscar pelas rochas ou então subir pelo lado de cristal.

 

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Parabens pela trip.... mas apenas pra constar... alem do vale do Rio das Areias, do Portal e da Garganta do Diabo tem uma cachu q deixa a Fumaca, dos Grampos e dos Cristais parecendo uma simples bica. Uma cachu q sequer nome tem pois se situa numa regiao de dificil acesso q apelidei de Estomago do Diabo, onde nem agencias se arriscam a colocar pe la. Algumas nem sabem sequer da existencia dela e certamente nunca foi rapelada. O topo dessa cachu ja foi alcancado por apenas meia duzia de perrengueiros... e seu enorme poco sera conquistado em breve, pois situa-se num vertiginoso canion. Ai teremos o prazer de nomina-la oficialmente com alguma designacao q faca jus a sua imponencia e beleza, e q nao deve em nada as gdes quedas verticais da Chapada Diamantina (Fumaca) ou dos Guimaraes (Veu da Noiva).

 

Caracaaaa Soto!!!

 

Aguarndo anciosamente suas dicas após concluir este trip. Vou descer ele de Rapel!!!!!!

 

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
ótima pergunta Massa rsrs

 

jef... ótimo relato, como vcs voltaram??? :D

 

vc acha q pra mim q sou super iniciante rs da pra fazer numa boa essa trilha...me amarrei mto rs

 

Dyanne, desculpa a demora em responder...

 

Então... Super fácil, indico sim!

Tome todos os cuidados básicos (válidos p/ qualquer investida no mato), e já era!

 

Pode ter certeza q se pegar um dia de sol não irá se arrepender, só evite essa trilha em dias de chuva, NUNCA faça ela se o tempo ameaçar chover...

 

Esses dias eu fui lá e deu um temporal na volta, foi muito loucooooo... Porém muito arriscado e eu estava junto a pessoas muito experiêntes.

 

No mais é só curtir...

 

Aloha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Jefferson!

 

Bela trip por uma região muito bonita e que tenho conhecido pelos relatos de integrantes aqui do Mochileiros. Show de bola!

 

Abraço!

 

Muito obrigado Gvogeta!

 

São relatos como os seus, do Soto e de inúmeros outros integrantes deste fórum, que fazem pessoas como eu, Massa, Dyanne, e tantos outros a buscar cada vez mais perrengues épicos...

 

Agradeço a vcs.

 

Aloha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...