Ir para conteúdo

Bate Volta - Cataratas do Iguaçu (BRA) Cataratas Del Iguazú (ARG)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Dae galera, resolvi postar aqui um relatinho de um bate- volta que fiz pra Foz/Cataratas/Puerto Iguazú fazem alguns dias, espero que ainda possa ajudar alguém...

 

20120212230549.jpg

 

Olá pessoal, demorei um pouco (de novo), mas estou aqui para contar pra vocês como foi minha última viagem, desta vez a aventura foi um bate volta realizado nos dias 7 e 8 de setembro, destino: Foz do Iguaçu, mais especificamente, Cataratas do Iguaçu...

Inicialmente planejei ir sozinho e da maneira mais econômica possível, mas um amigo quis ir junto, então formamos uma "dupla de dois" para esta curta viagem, continuei com o planejamento para ser uma viagem bem econômica, rs. Saímos de Curitiba no dia 6, as 21:00h, de ônibus (R$118,00) pensei - vamos dormindo até lá, economizamos uma estadia e chegamos prontos para ir para o Parque - deu tudo certo, mas chegamos antes do que eu esperava, chegamos 5:40 da madruga... meio cedo para ir para o Parque, rs.

Demos um tempo na rodoviária e logo pegamos um ônibus até o terminal central(r$2,40). O sistema de transporte é similar ao de Curitiba, com o pagamento de uma única passageme é possível pegar outros ônibus dentro do terminal. No terminal central, esperamos cerca de meia hora e pegamos o 1º ou 2º ônibus do dia (não tenho certeza), com destino ao parque, a maioria dos passageiros eram funcionários do parque indo trabalhar, rs. Chegamos ao parque antes das 7 da manhã e o parque só abriria as 9...

 

 

 

20120212224758.jpg

Frente da entrada do Parque Nacional do Iguaçu

 

 

 

Tivemos cerca de 2 horas pra visualizar a entrada do parque, rs, deu tempo de ver a frente do parque, ver mais funcionários chegando, ver a frente do parque, ver o hasteamento de bandeiras, ver a frente do parque, ver ônibus de excursões chegando, ver a frente do parque, caminhar até a estrada e ver a frente do parque ...

 

 

20120212224957.jpg

Esperando o parque abrir, primeiros da fila

 

 

As 8:30h abriram as bilheterias, nós eramos os primeiros da fila, logo compramos as entradas que possuem preço variado conforme a nacionalidade dos visitantes:

 

INTEGRAL - R$ 40,80

MERCOSUL* - R$ 32,55

BRASIL - R$ 24,30

COMUNIDADE** - R$ 7,80

 

##Crianças de 2 a 11 anos pagam apenas o transporte - 6,70 ou 4,50(Comunidade)

 

*Nacionalidade Argentina, Paraguaia e Uruguaia mediante apresentação de documento de identidade com foto.

 

**Moradores dos municípios da região.

 

Mais informações sobre o valor dos ingressos em http://www.cataratasdoiguacu.com.br/bilheteria.htm

 

No meu caso - brasileiro - R$24,30, mas pra minha agradável surpresa, paguei meia entrada porque paguei no cartão de crédito Itaucard. No parque Nacional de Iguaçu é possível pagar com cartão de crédito/débito ou em Reais, Dólares, Euros e Pesos.

 

 

Ao entrar no Parque, um ônibus leva os visitantes até os lugares onde estão as atrações. Dentre as diversas atrações existentes no Parque, todas pagas, escolhemos a que não era paga, ou seja a trilha de acesso ao mirante das cataratas do Iguaçu. É uma trilha simples de aproximadamente 1200m, mas que apresenta um visual alucinante. Logo que descemos no hotel das Cataratas, que é o ponto de partida da trilha, iniciamos a caminhada, por azar pegamos um tempo encoberto e uma serração forte que dificultou a visão, fiquei um pouco preocupado em não conseguir ver nada, mas logo o tempo começou abrir e o sol deu a caras, ou pelo menos ameaçou...

A medida em que avançávamos na trilha, o tempo ia se abrindo e mais impressionado eu ficava de ver aquele lugar fantástico....

 

 

20120212225412.jpg

Altos visuais na trilha

 

 

O auge da trilha é a passarela que marca exatamente o final da trilha. Esta passarela te leva até o meio do rio, em meio as Cataratas e próximo da garganta do diabo. Ali a visão é maravilhosa, uma sensação incrível e praticamente indescritível.

 

 

20120212225132.jpg

Mirante principal e seus visuais

 

 

Também achei bastante impressionante a visão que se tem do mirante que fica na parte superior do elevador, não sei exatamente o nome, mas é onde se pega o elevador e é na parte de cima, rs... o mirante é bem do lado da queda e ver toda aquela água caindo é muito foda, um verdadeiro espetáculo da natureza, como diria um amigo meu "Pressionante"!!

 

 

20120212224912.jpg

Mirante de cima do elevador

 

 

Como tínhamos programado um dia para conhecer os dois lados das Cataratas, tivemos que ir embora do Parque Brasileiro. Eu sabia que o lado argentino possui uma disponibilidade de trilhas bem maior do que o lado brasileiro (pelo menos as trilhas que não são pagas a mais) e de que o tempo para visitar seria, bem maior, então nos apressamos em ir para lá.

Mais informações sobre o Parque Brasileiro acessem:

http://cataratasdoiguacu.com.br/

 

Pegamos o ônibus na frente do Parque(R$2,40) e seguimos até um local onde passa o ônibus "internacional", que leva até Puerto Iguazu, descemos um pouco antes, mas pra quem quer fazer o mesmo, como ponto de referência mais fácil, pode-se descer em frente ao hotel Bourbon ou Mabu - atravessa-se a rua e pega o ônibus Foz/Puerto Iguazu (R$4,00). Continuo este relato ainda esta semana,decidi dividir pra não ficar muito extenso, na próxima parte vou contar pra vocês o que achei do lado Argentino, já antecipo que achei mais bonito.

 

 

 

-----obs. o texto é a integra do que postei em meu blog..

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/10/informacao-viagens-cataratas-do-iguacu.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Fala povo, vamos a continuação do relato das Cataratas, e conforme contei na primeira parte, fomos conhecer o lado argentino das Cataratas. Pois bem, logo depois que se pega o ônibus Foz/Puerto Iguazu, é necessário passar pela imigração da Argentina, hora de dar uma carimbadinha no passaporte, lembrando que para ir a Argentina pode-se entrar apenas com o RG. Rapidamente é feito todo o processo de imigração, o ônibus que descarrega os passageiros na entrada da Aduana Argentina, espera as pessoas na saída e com o comprovante que é entregue aos passageiros logo quando se embarca, no momento do pagamento, se embarca novamente com destino a Puerto Iguazu, em alguns minutos já se está na simpática cidade Argentina.

 

20120212234405.jpg

Chegando em Puerto Iguazu, descemos bem na feirinha que lá existe, ali é possível comprar diversos tipos de azeitonas, queijos, salames, vinhos, azeites, etc... compramos um potão de azeitona recheada com tomate seco (R$5,00), uma Quilmes "helada"(R$4,00) ...

 

Logo fomos até o hostel "Che Lagarto", deixamos nossas mochilas e partimos para o Parque Nacional del Iguazu, antes comemos algo no primeiro lugar que achamos,pagamos 12 Reais em um "x-egg", caro demais, mas o tempo não nos permitiu que buscássemos melhores opções.

 

Fomos até o Terminal Rodoviário de Puerto Iguazu e por sorte pegamos de imediato o ônibus para o parque, que estava de saída, pagamos 15 reais, ida e volta.

Logo chegamos ao Parque Argentino, ali só se paga em Pesos argentinos, assim como no Brasil existem várias classificações para preço:

 

Adultos:

Entrada Geral $100

Mercosul (Bra-Uru-Par) $70

Residentes Argentinos $40

 

Crianças entre 6 e 12 anos:

Entrada Geral $70

Mercosul $40

Residentes Argentinos $20

 

Menores de 6 anos não pagam.

 

*Atenção preço em Pesos Argentinos ($)

 

Mais informações sobre o valor dos ingressos em

http://www.iguazuargentina.com/espanol/area_cataratas/horarios_y_tarifas/#'>http://www.iguazuargentina.com/espanol/area_cataratas/horarios_y_tarifas/#

 

No parque argentino ao invés de ônibus, como no Brasil, o transporte dos visitantes é feito por pequenos trens, com certeza os argentinos devem ter um custo muito menor para transportar os turistas, mas alguém deve estar ganhando com os ônibus do transporte no lado brasileiro e não deve ser o parque, não mesmo...

Pois bem, pegando o trem pode-se escolher entre a Estação Cataratas ou a Estação Garganta.

 

Nós fomos primeiro até a Estação Garganta, chegando lá, caminha-se por uma passarela de 2080 metros, por entre uma flora e fauna lindíssima, passa-se sobre o rio até a chegada do mirante sobre a Garganta do Diabo. Aquilo lá é uma coisa muito impressionante, é muito foda mesmo, muito foda!!! O mirante é colado na garganta e o volume de água que cai ali é de tirar o folego, muito, muito foda! Eu sei que cada um tem uma opinião, mas só por aquele mirante em cima da Garganta, eu ali já tinha achado que o lado argentino ganha de goleada do lado brasileiro e olha que ainda faltava ver o circuito inferior e o circuito superior. Ficamos alguns minutos ali contemplando deslumbrados aquele lugar fantástico e voltamos boquiabertos até a estação...

 

 

20120212234437.jpg

"Garganta del Diablo", um dos lugares mais fodas que já vi na minha vida

 

 

Dali pegamos o trenzinho até a Estação Cataratas, fizemos primeiro o Circuito Superior onde existem 6 mirantes posicionados sobre diversas cachoeiras. É uma trilha de 650 metros em meio a muita natureza, os mirantes proporcionam visuais panorâmicos das quedas. É fantástico e deslumbrante.

 

 

20120212234545.jpg

Circuito Superior

 

 

Depois do circuito superior, descemos para fazer o Circuito Inferior, são mais 1700 metros de trilha, para variar um pouco, visuais fantásticos e alucinantes, eu não sei exatamente o nome, mas tem um lugar onde se é possível ficar de frente - ou pode-se dizer também, de baixo - a uma imensa queda, na minha opinião é o lugar mais maneiro deste circuito, outro lugar incrível dentre os vários existentes por ali...

 

 

20120212234504.jpg

Circuito Inferior

 

 

Em meio a trilha, em um bate papo com meu parceiro da viajem, surgiu o comentário, "ainda bem que fizemos primeiro o lado brasileiro, porque se tivéssemos feito primeiro aqui (lado argentino) e depois lá (lado brasileiro) ficaríamos frustrados", pois bem, minha opinião é unanime, o lado argentino é de fato mais bonito.

Para mais informações sobre o parque argentino acesse:

http://www.iguazuargentina.com/espanol/

 

 

Já era final de tarde, voltamos a Puerto Iguazu, para o Che Lagarto, começou cair uma chuva forte, mas mesmo assim saímos para comer um "asado argentino" e tomar uma Quilmes, fomos até um restaurante que achei meio "engraçado", já que tem as mesas no meio da calçada e o povão passa entre o lugar onde a carne está assando e as mesas onde comemos. Como o preço da Parrilada era meio salgado, comemos uma porção de costela com salada (80 pesos)e tomamos algumas Quilmes de litro (16 pesos cada).

Voltamos para o Hostel e agora deixo minha opinião sobre o Che Lagarto Puerto Iguazu, não gostei do Hostel e uma amiga já tinha me dado recomendações negativas desta rede de hostel(ela ficou no RJ e não gostou), mas como gosto de ver pra crer, fui lá conferir, compartilho a opinião dela negativamente, não recomendo, água fria no chuveiro, mal atendimento, atendentes (piazada) mais preocupados em escolher a música no computador e conversar do que atender, internet que não funciona, desorganizado, entre outras coisas ...

Acordamos cedinho para pegar o primeiro ônibus com destino a Ciudad Del Este no Paraguay, (5 reais por pessoa). Logo estávamos em meio ao famoso engarrafamento da Ponte da Amizade e com uns minutos mais estávamos descendo em território Paraguaio.

 

 

Eu que estava esperando algo horrível, como muitos dizem, não achei nada de diferente do que vi em São Paulo, na 25 de março e região do Braz, aproveitando a deixa, tenho que falar sobre isso...É comum ver pessoas falando mal do Paraguay e do povo do Paraguay, mas eu gostaria que estas pessoas que criticam a este país, soubessem um pouco mais sobre o passado deste país e assim saibam quem é o culpado (ou os culpados) pela pobreza e por tudo que criticam naquele país, saibam quem foram os pau mandados que acabaram com a "Grand Republica Del Paraguay", o país até então, mais rico da América do Sul e que não dependia de países europeus, em especial da Inglaterra... Pois bem, um país que se industrializava e começava a ameaçar os negócios da Inglaterra, não podia evoluir, assim os paus mandados submissos fizeram o serviço ( e não me venham com papinho de que Solano Lopez era ditador, maluco, não sei o que mais, que isto me dá nos nervos)...

Mas voltando ao meu relato, eu que não sabia nem se iria realmente para o Paragauai, já que a prioridade era os 2 lados das Cataratas...e de repente estávamos lá, no meio da muvuca do Paraguay e ainda por cima, chovendo um monte. Fomos pra lá e pra cá e começamos a comprar algumas coisas e tals, é uma verdadeira loucura, tem muita coisa pra comprar mesmo, o consumismo é forte e toma conta de você. É fácil ficar alucinado e acabar fazendo cagada como eu fiz, comprei algumas coisas lá, e por inexperiência (e azar)em compras lá, me ferrei, já que comprei no cartão de crédito e logo depois que comprei, por castigo o Dólar subiu lá em cima (pra fuder mesmo)... Então fica a dica (que me deram e eu não segui), pra comprar no Paraguay fique atento, e tenha dinheiro vivo em mãos, o dólar é a melhor opção lá e infelizmente ainda é a melhor maneira de negociar e não ser passado para trás, porque de fato os caras são ligeiros, não da pra bobear nas conversões e tudo mais, rs.

Pelas 11 e tanto, decidimos voltar para o Brasil, fomos até o terminal rodoviário de Foz e tínhamos no roteiro a ideia de ir direto para Itaipu, mas fomos comer um rodizio de carne em um restaurante qualquer de Foz (não lembro o nome - valor R$19,00 por pessoa)e decidimos ir ao aeroporto para deixar as mochilas em um guarda volumes seguro, para não ficar zumbizando e dando mole com as coisas.

Chegamos no aeroporto, trocamos de roupa e guardamos as mochilas no guarda volume (R$8,00). Enquanto esperávamos o ônibus que demorou um pouco, começamos a discutir se daria tempo e se realmente valia a pena ir até lá, já que tínhamos gastado mais do que podíamos no Paraguay e o último horário para visitas era 4 horas. Eram quase 3 horas e tínhamos que atravessar a cidade para chegar em Itapu, a chuva não dava trégua, então acabamos por decidir em ficar no aeroporto para economizar um pouco, assim esperamos o voo de volta que era as 6 da matina, já que se fossemos para um hostel teríamos que sair de madruga, pegar taxi e tals, era mais fácil e econômico ficar desde então no aeroporto. Tudo bem, nada de mais, faz parte de uma aventura,rs...

 

 

20120212234822.jpg

Conforto é o que não falta, meu amigo esperando o voo, rs

 

 

Valew muito a pena este bate-volta... Porque só 2 dias, simples, como trabalho no comércio, sem férias, sem folga, sem descanso, aproveitei os dois dias de feriado para conhecer as Cataratas, porque em toda parte que vou, ou em papos com Mochileiros na net quando digo que moro no Paraná, me perguntam sobre as Cataratas, sempre dizia - não sei nunca fui - rs... Tudo bem, agora podem me perguntar porque pelo menos já fui... rs. To pronto pra próxima... rs

 

 

 

---Texto retirado na integra do meu blog em:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/10/informacao-viagens-cataratas-do-iguacu_30.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu valew pelo relato, eu to montando um roteiro que começa por Santa Cruz (Bolivia), passando pelo Chile onde vou pra Argentina, Uruguay voltando pra Argentina e subindo pro Paraguay(exclui Peru pra ir ate la) onde volto pro Brasil por Foz, e seus relatos estão me ajudando muito, vc não faz ideia pois eles são bem objetivos e ao mesmo tempo tenho todas informações que preciso, cara muito obrigado e continue postanto eles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Meu valew pelo relato, eu to montando um roteiro que começa por Santa Cruz (Bolivia), passando pelo Chile onde vou pra Argentina, Uruguay voltando pra Argentina e subindo pro Paraguay(exclui Peru pra ir ate la) onde volto pro Brasil por Foz, e seus relatos estão me ajudando muito, vc não faz ideia pois eles são bem objetivos e ao mesmo tempo tenho todas informações que preciso, cara muito obrigado e continue postanto eles!

 

 

Valew Andrems86, eu tirei muitas informações daqui de vários relatos, portanto nada mais justo que na medida do que eu possa oferecer, compartilhar um pouco das experiencias, que bom que está ajudando...

 

abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vcs abriram o parque kkkkkkkkkkkkkk amigo estou indo pra lá mês que vem dia 09/03... queria saber se dá para comprar coisas no paraguay ou argentina com real... ou vou ter que trocar a moeda antes...

 

kkk, abrimos literalmente, kkk

Olha só, eu até escrevi sobre isso, pelo que pude ver (e sentir) até da pra comprar com real, mas eles fazem uma conversão bem desfavorável, cartão de crédito nem pensar, o melhor a fazer é comprar com Dólar no Paraguay e Peso Argentino na Argentina....

 

Eu tava pensando que não ia comprar nada, mas o consumismo me dominou la no Paraguay, rsrs...

 

bjim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou pra foz no mês que vem. Tenho uma manhã livre, mas reunião as 14.

 

Será que dá tempo de ir e voltar nas cataratas argentinas e fazer a trilha da garganta do diabo? Teria que estar no hotel até as 13 h para dar tempo de trocar de roupa.

 

São 2km ida e volta ou 2km para ir e 2km para voltar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Vou pra foz no mês que vem. Tenho uma manhã livre, mas reunião as 14.

 

Será que dá tempo de ir e voltar nas cataratas argentinas e fazer a trilha da garganta do diabo? Teria que estar no hotel até as 13 h para dar tempo de trocar de roupa.

 

São 2km ida e volta ou 2km para ir e 2km para voltar?

 

 

Olá Colorada, olha só, depende de onde você vai estar hospedada, se estiver em uma região mais ou menos próxima do aeroporto (que é próximo as cataratas) aí eu acredito que de tempo sim, principalmente se for de táxi que é mais caro mas, bem mais rápido...

 

A passarela tem 2km de extensão - 2 pra ir e 2 pra voltar.... rs, mas isso é rapidinho, tem mais um detalhe que pode dar uma diferença no tempo, que é o trenzinho que leva até a estação garganta, que se eu não me engano sai de 15 em 15 minutos (não tenho certeza ) ... e leva cerca de 25 minutos desde a estação central até a estação garganta ... ou seja mais ou menos 50 minutos de deslocamento ida e volta (fora o tempo gasto para esperar o trenzinho)...

 

Mas eu acho que se você acordar bem cedo da tempo de conhecer sim...

 

espero que tenha ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Obrigada Itamar.

 

Deu tempo de ir sim. Fiquei no hotel harbor e contratei a van do hotel.

 

chegamos antes do parque abrir e pegamos o primeiro trem, direto para a garganta do diabo.

 

Na volta fomos a pe ate a estacao cataratas e fizemos uma parte do circuito superior, mas nao deu pra fazer todo por causa da hora.

 

Mas valeu muito a pena. E um lugar que eu voltarei com mais calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...