Ir para conteúdo

Travessia 7 picos do Caparaó, em solitário.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

 

...

 

Só não recomendo o descida do Cristal até Alto Caparaó do jeito que eu fiz. Vá pela trilha usual passando pela Casa Queimada e Macieira, saindo pela portaria do ES.

 

Olá Antônio!

 

Belo perrengue este da descida com final em Alto Caparaó... Na minha visão foi um dos pontos "altos" do relato!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Cissa, como não utilizei gps, não tenho o tracklog. A carta que usei foi essa mesmo do IBGE de Manhumirim. Quanto ao caminho entre os picos, não existe trilha conectando esses picos que não são comumente visitados. O que eu posso sugerir é seguir e sequencia indicada no relato. Só não recomendo o descida do Cristal até Alto Caparaó do jeito que eu fiz. Vá pela trilha usual passando pela Casa Queimada e Macieira, saindo pela portaria do ES.

 

Estive lá no carnaval - estava solo também, e por causa disso, com mochila muito pesada (estava com uns 17kg) - abortei a subida ao Cristal, porém com dor no coração! Tinha ouvido falar que o caminho é meio exposto, e com a mochila grande ficaria perigoso. Acha que confere essa informação? A subida ao Cristal é mesmo meio tensa, vindo do Calçado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

...

 

Só não recomendo o descida do Cristal até Alto Caparaó do jeito que eu fiz. Vá pela trilha usual passando pela Casa Queimada e Macieira, saindo pela portaria do ES.

 

Olá Antônio!

 

Belo perrengue este da descida com final em Alto Caparaó... Na minha visão foi um dos pontos "altos" do relato!

Abraço!

 

ah, certamente foi o ponto alto da travessia! ::otemo::

Agora que eu sei q é possível, dá até vontade de repetir com mais calma. Passei em tantas cachoeiras e tão rápido, que nem deu pra apreciar direito.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cissa, como não utilizei gps, não tenho o tracklog. A carta que usei foi essa mesmo do IBGE de Manhumirim. Quanto ao caminho entre os picos, não existe trilha conectando esses picos que não são comumente visitados. O que eu posso sugerir é seguir e sequencia indicada no relato. Só não recomendo o descida do Cristal até Alto Caparaó do jeito que eu fiz. Vá pela trilha usual passando pela Casa Queimada e Macieira, saindo pela portaria do ES.

 

Estive lá no carnaval - estava solo também, e por causa disso, com mochila muito pesada (estava com uns 17kg) - abortei a subida ao Cristal, porém com dor no coração! Tinha ouvido falar que o caminho é meio exposto, e com a mochila grande ficaria perigoso. Acha que confere essa informação? A subida ao Cristal é mesmo meio tensa, vindo do Calçado?

 

Cissa, de fato o caminho é exposto, tem q subir alguns lajes bem inclinadas. Lembro que subi com cuidado, e a mochila dificultou.

Acho q vc podia ter escondido a mochila e subido leve, assim fica mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Cissa!

 

Li seu relato completo no Blog, bem legal e detalhado! Parabéns!

Estou planejando uma trip por lá nas férias, em abril próximo, por isso o interesse. É bem provável que irei solo também, mas isso ainda não está bem definido.

 

A questão da farofagem na área realmente é um problema. Estive lá há alguns anos e andei apenas na parte "baixa" do parque pelo lado mineiro, primeiro porque estava só de passagem (não era meu plano estar lá naquela ocasião e estava sem equipo algum) e depois porque vi tanta cagada que confesso, me decepcionei bastante a subir. Passado o susto e uma vez estudada a região com mais pormenores, voltarei com o objetivo de subir ao menos os 3 cumes mais importantes, senão fazer a travessia dos 7 cumes como fez o Antônio... Veremos logo mais.

 

Fiquei curioso em saber se houve algum dano à barraca em razão dos Quatis que habitam como praga a região, especialmente nos pontos de acampamento... Pergunto pois talvez leve uma nova barraca leve que comprei no exterior. Se me disser que eles roeram a sua barraca, irei de Minipack mesmo! :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Getulio,

 

em termos de fazer a parte alta, com um bom planejamento e conhecimento prévio do local acho que fica mais fácil. Pequei de não ter estudado a região quanto deveria, e agora que já tenho um certo know-how, pretendo voltar pra fazer os outros picos, inclusive os mais afastados.

 

Sobre os quatis, eles só apareceram no Tronqueira, que é onde tinha gente com comida digamos assim "exposta". Nas 2 noites no Terreirão, e na noite no Casa Queimada tinha bem pouca gente, e sem farofa, então não tinha como atraí-los, mas talvez na alta-temporada eles apareçam nesses acampamentos também, já que conversando com os guardas, fiquei sabendo que junho-agosto a zona é generalizada em qualquer um dos acampamentos, portanto mais comida, mais animais... No Tronqueira eles chegaram perto da minha barraca (uma Minipack), mas nada agressivo. Felizmente, nenhum rasgo (era meu medo). De novo, deve depender da temporada. Se conseguir ir fora da alta temporada, dificilmente terá problemas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Cissa!

...

Fiquei curioso em saber se houve algum dano à barraca em razão dos Quatis que habitam como praga a região, especialmente nos pontos de acampamento... Pergunto pois talvez leve uma nova barraca leve que comprei no exterior. Se me disser que eles roeram a sua barraca, irei de Minipack mesmo! :mrgreen:

 

Abraço!

 

Isso acontece sim, se dentro da barraca tiver algo com cheiro forte, como mortadela, feijoada, carne assada, etc.,eles furam a barraca msm. Mas se não tiver nenhum cheiro que os atrai, é de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi, Getúlio

Eu também planejo voltar ao Caparaó este ano para fazer os 7 cumes (e mais alguns também). Em 2010 fiz a travessia de Pedra Menina a Alto Caparaó sozinho, porém para os outros picos quero ter companhia por questão de segurança, são lugares bem isolados. Eu posso ir na segunda semana de maio. Se você puder ir nessa época, podemos combinar alguma coisa.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Rafael!

 

Obrigado pela oferta. Seria muito bacana ter companhia de alguém já experiente naquelas trilhas, mas minhas férias terminam em 03/05 e terei compromisso no final da viagem a de 28/04 a 01/05 no RJ, então acho que vou mochilar solo no Caparaó desta vez... ::bad::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...