Ir para conteúdo

Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Pico do Cuscuzeiro, Saco do Mamanguá


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Fabricio.

Acho muito complicado fazer de bike essa trilha. Vc terá de carregá-la em alguns trechos.

Não vale a pena.

No trecho final de descida a trilha está sendo tomada pela vegetação. Não dá p/ ver por onde vc passa, então acho perigoso.

É uma trilha histórica, parecida com a Trilha do Ouro com trechos de calçamento original de pedras. Então outro motivo p/ não ser feita de bike.

 

Antes de entrar na mata fechada a trilha passa por areas de pasto, então esse trecho até dá p/ ser feito de bike.

E pouco menos de 1 hora de trilha vc vai chegar na Casa do Sr. Tinho (onde chegamos e tivemos que retornar) e ali sai uma outra trilha que termina na Rio-Santos.

Essa sim é perfeita p/ bikes.

 

 

Abcs

 

 

 

 

Augusto, na sua opinião dá para descer a trilha dos 7 degraus de bicicleta?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Blz Rodrigo.

Acho tracklog desnecessario porque a trilha que circunda o Saco do Mamangua é bem demarcada. Vc não terá problemas em navegação.

Chegando em Paraty Mirim é bem facil achar a trilha que sai no Saco. Só terá que cruzar um morro, mas nada impossivel.

Ao chegar no Saco é só ir seguindo rente as praias até a Praia da Curupira.

Dali eu te aconselho a contratar um barco p/ te deixar na Praia do Cruzeiro ou do Espinheiro que fica em frente.

Vai ser bem barato.

E lá é só ir seguindo até a Praia do Engenho onde existe a trilha que te deixa na Praia Grande da Cajaiba e de lá p/ o Pouso.

 

Se vc iniciar pela manhã em Paraty Mirim creio que dê p/ chegar na Praia Grande antes do fim da tarde.

 

Eu não conheço quem tenha esse tracklog, mas aqui mesmo no mochileiros vc encontra um ou outro relato dessa caminhada.

E só com um relato dá p/ ir tranquilamente.

 

 

 

Abcs

 

 

 

 

Falae Augusto, td bom?

 

Pretendo fazer com uns amigos agora na Páscoa a volta no Saco do Mamanguá, saindo de Paraty-Mirim até a Praia de Pouso do Cajaíba. Procurei pela net mas tô tendo dificuldades em encontrar um tracklog com informações do percurso (principalmente nos trecho do saco propriamente dito - de parati-mirim até a praia do curupira e da praia do cruzeiro até a praia do engenho. Vc por acaso teria esse tracklog, ou informações sobre qts quilômetro de trilhas iremos percorrer nesse trecho?

 

Desde já agradeço,

 

 

Rodrigo Oliveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Augusto!

 

Já verifiquei na net outros relatos, mas tava procurando msm a distância percorrida (q ñ encontrei em lugar nenhum, por isso perguntei sobre o tracklog), mas encontrei em outro relato em q o pessoal colocou o tempo gasto nos trajetos, aí já deu pra ter uma base.

 

Obrigado mais uma vez pelas dicas.

 

Abs

 

Rodrigo Oliveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Ola pessoal.

 

Depois de 5 anos voltei no Mamanguá p/ fazer o contorno do lugar.

Estava com o Rodrigo e sua namorada e iniciamos nossa caminhada em Paraty Mirim e de lá seguimos até a Praia do Curupira.

Nessa praia pegamos um barco até a Praia do Cruzeiro e ficamos no Camping do Sr. Orlando, dando tempo de subir o Morro do Pão de Açúcar (Pico do Mamanguá) no mesmo dia.

 

Fotos estão aqui: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5864500649788402945

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde

Algusto gostaria de uma dica , já fiz algumas trilhas , porem sempre curtas , comecei esta de paraty , no condominio Laranjeiras , e fui ate , acho que galetas , uma praia antes de ponta negra ! que só tem pedras ! , gostaria de pegar em paraty mirim ! e vir ate o condominio laranjeiras ! quantos dias acha que preciso , e consegue me dar uma logistica , tipo hj ando de tal praia a tal pra . para não escurecer no meio do mato ! abraço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Alex.

Existem duas maneiras de vc fazer a trilha Paraty Mirim até o Condominio.

A primeira é fazer a mesma trilha que fizemos, terminando na Praia do Curupira e de lá seguir até o fundo do Mamanguá p/ depois seguir por uma antiga estrada até o condominio. Ou até alugar um barco p/ te deixar na Ponta da Foice.

A segunda opção é iniciar a caminhada na parte direita da Praia de Paraty Mirim. Ali junto de um posto da policia militar se inicia uma trilha que leva até o Saco do Mamanguá e depois é só ir de praia em praia até chegar na Praia do Curupira, que fica quase no fundo do Saco. Perguntando as pessoas dali todo mundo sabe informar. Pode ir sossegado.

Qqer das 2 opções dá p/ fazer em apenas 1 dia, iniciando pela manhã.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá, Augusto. Não sabia se seria melhor perguntar aqui ou no seu blog, onde percebi que vc também não deixa os comentários sem resposta! Segue aqui, não sei se receberá notificação. Talvez eu poste lá tb.

 

Minha dúvida sobre a curta trilha da Vila do Oratório até a Praia do Sono. Estou no planejamento de uma viagem de bicicleta passando por Paraty e planejo pernoitar num dos campings da praia do sono. Porém, estarei numa configuração absolutamente "de asfalto", de modo que já não teria intenção alguma, mesmo, de aproveitar essa trilha pedalando. Vi muitas fotos, inclusive as suas, alguns vídeos e li seus três relatos da passagem por lá, e realmente minha intenção é empurrar a bike por toda a trilha, mesmo que isso tome muito mais tempo que uma caminhada comum.

 

O que receio é a viabilidade de fazer isso nesses trechos de escada da trilha. Não consegui entender se eles são maioria do trecho, ou minoria. Como disse, a bicicleta é de asfalto, mas bem carregada, inclusive puxando um pequeno trailer. Com o trailer, apesar de ótimo pra pedalar, é bem ruim pra manobrar, especialmente nas descidas! Bem, estou disposto a passar esse trechinho dessa forma penosa só pra aproveitar o pernoite por lá e fazer pelo menos a trilha até antiguinhos, mas tlvz até ponta negra. Vai depender do tempo que me sobrar. Nesse dia de viagem, vou sair de Paraty, mesmo, então acho que até a hora do almoço já estarei na Praia do Sono. Almoço, monto minha barraca e saio pra trilha.

 

No dia seguinte já seria o retorno, passando novamente pela trilha. Altimetricamente, parece que esse retorno (que é o sentido q vc sempre fez nessa travessia) é mais fácil que a ida, pq a subida é mais longa e menos íngreme, e depois desce mais íngreme pra vila do oratório. Porém, com a meu equipamento, acho que vai ficar mais difícil descer. Não tenho ideia de qnto tempo vou gastar nessa operação.

 

Pensei tb na possibilidade de um dos barqueiros levar só o meu trailer com os alforjes (ele não é grande, é daqueles de uma roda só), mas entendi que os barcos saem de laranjeiras e eu teria que entrar lá pra fazer essa negociação, e parece que já tem que entrar na tal da kombi... Vc sabe algo sobre isso?

 

Obrigado desde já!

 

 

Nino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Nino, blz?

 

Tanto aqui qto no blog sempre estou acessando. Talvez demore um pouco para responder, mas pode ter certeza que responderei.

 

Esse trecho da V. Oratório até Praia Sono era uma antiga estrada. Só no finalzinho que vc pegará a trilha, então é bem tranquilo com bike.

As escadas que madeira que aparecem nas fotos são poucas e não atrapalham. Pode ir sossegado.

Já se quiser ir com ela até Antigos e Antiguinhos, desista.

São trechos muito ingremes e não compensa. Vc irá empurrar a bike por muito tempo, principalmente na saida do Sono.

E se for na caminhada é mais rapído ainda e vale a pena. Eu acho que Ponta Negra, Antigos e Antiguinhos são praias até melhores que a do Sono.

 

Qto a levar eqto no barco, creio que dá sim. É questão de acertar com eles. Vc encontra eles na Praia do Sono. Uma bike não é algo tão pesado que prejudique a navegação do barco.

 

Mais dúvidas, é só perguntar.

Boa sorte.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...