Ir para conteúdo

TEMPOS E CONTRATEMPOS NO CHILE: PUCON, PUERTO VARAS, PUELLA E SANTIAGO- 10 DIAS-FEV-12


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera:

 

Enfim estou retornando de uma viagem um tanto quanto cansativa e bela!!! Faltam fotos de PUCÓN que estão em outra máquina, mas espero mostrá-las depois, pois foi o que vi de mais lindo!!!

 

Para começar é importante dizer a quanto tempo eu e meu marido tentamos ir ao Chile. Há diversos lugares lá que estão em nossa lista, como Deserto de Atacama e Ilha de Páscoa. Já fizemos roteiro 4 vezes escolhendo bem os passeios e lugares que gostaríamos de passar.

Em todos tivemos contratempos, então posso dizer que essa viagem foi um parto...rsrrs. Mas enfim, nasceu! Pelo menos a primeira parte dela.

Em virtude de minha filha engravidar tivemos que trocar todo o roteiro do Deserto de Atacama para Lagos Andinos, pelo menos era mais light... pensávamos...rs.

Bom, começamos por sair do Brasil sábado dia 28 de fevereiro de 2012, e viajamos o dia inteiro. Fizemos Brasil com escala em Montevidéu e chegamos a Santiago para pegar outro vôo para Temuco, porque queríamos chegar em Pucon no mesmo dia, mas aqui preciso fazer uma pausa....

Tive a infeliz idéia de levar algumas frutas dentro da mala. Arrisquei eu sei, porém não as queria estragando em casa e eu não passo sem elas...rsrs. Então fiz uma espécie de salada com as frutas todas picadas para que eu comesse a noite. Conversei com meu marido e resolvermos arriscar. Imaginávamos mesmo que estava muito claro que não desejamos plantar nada em terra estranha e que seria para consumo próprio. Não deu certo. Fomos parados na Policia Federal, e lá teve todas aquelas coisas muito chatas de assinar uma carta de cidadão que infligiu algo em país estranho. Muito constrangedor, mas quando vi que malas estavam sendo abertas até por freiras que levaram um vidrinho de própolis e pessoas de todas as formas com uma única maça e outra com um queijo bem a vácuo, me senti menos infratora. Tudo bem.. Tudo bem... NADA! Porque tínhamos um vôo para Temuco que perdemos! Ossos do ofício. Pegamos o próximo e vencemos o primeiro estresse. Chegamos a Temuco bem tarde, porém com um translado a qual eu já avisara que atrasaria, o que me levou a chegar a Pucon mais tarde do que prevíamos, mas nada que uma boa cama não compensasse. É claro que o quarto do Hotel não foi o que eu esperava pelo site que visitei e o valor de Temuco para Pucon também foi bem puxado: 55.000 pesos chilenos. Bom, marinheiros de primeira viagem para Chile, não queríamos arriscar nada, mas vimos logo ao chegar no aeroporto, taxi a 9.000 pesos.

Vale lembrar que a viagem toda foi muito cansativa , pois optamos por ficar dois a três dias em cada lugar para que voltássemos com calma depois. Então foi um tal de mudar de hotel e avião e ônibus...ufaaa!

 

PUCÓN

A estada em Pucon foi maravilhoooooosa! Uma das certezas que temos é que voltaremos lá.

Logo no dia seguinte fomos visitar o Vulcão Villarica!Bom.... aqui passei por um segundo estresse. Meu espanhol tem melhorado a cada viagem. Desta vez, sei que fui entendida e entendi tudo Só não podíamos falar depressa. Bom, pelo menos eu pensava, porque tinha a certeza absoluta que a subida para o Vulcão poderia ser feita em grande parte por teleférico. Ledo engano... Quando cheguei lá, vi que o teleférico subia pequena parte do trecho, mas para aquela subida, qualquer economia das pernas vale apena. Fomos subindo forçosamente por uma hora e meia de subida radical, apoiada por uma barra de aço que corta gelo, para ajudar a subir entre pedras e outras coisitas. Cheios de casacos, capacetes e tudo o mais que é exigido no protocolo, quase não aguentava o calor quando subia e quase não agüentava o frio quando parava, mas isso tudo já era esperado. O que eu não esperava é que eu estivesse com tão pouco preparo físico para isso. Em uma parada para descanso, faltava apenas subir o gelo, com toda a técnica que ir quebrando-o e ir andando de ladinho para não escorregar. Só tinha um problema: faltavam 3 horas desta subida. Ali então, eu e mais algumas pessoas resolvemos desistir. Triste eu sei... mas não frustrante. O visual dali já era deveras compensador, o que aconselho a fazer para aqueles que tiverem o mesmo problema que eu. É linda a vista e vale a pena mesmo! Pensei em retornar porque lembrei que tinha uma decida poderosa e íngreme e eu tivera uma experiência muito ruim em uma viagem que eu fiz para Chapada dos veadeiros em relação a descida íngreme. Isto não é para todos. É algo particular meu, mas descer, exige de mim, mais força do que subir. Não deu outra... lá vai eu descendo quase como um rolo de barril, escorregando, sem sentir as pernas e ainda com a ponta dos dedos dos pés com forte dor( isso também é particular meu). Conversei com o guia que caminhamos no Brasil duas vezes por semana cerca de 15 a 20 kilometros e ainda estávamos fazendo yoga de força e resistência, mesmo assim , me pareceu de nada adiantar esse trabalho . Ele me prescreveu atividades voltadas para a bicicleta e outras que espero fazer rigorosamente para chegar ao topo do vulcão da próxima vez.

Bom, meu terceiro estresse foi ficar quase 4 dias sem poder andar direito, salonpas pelo corpo todo, antiinflamatórios, tudo o que podia fazer, eu fiz, mas não deixei de andar, afinal, eu estava realizando um sonho.

 

PUERTO VARAS

 

Conhecemos pouco de Puerto Varas, neste dia minha filha grávida que lá se chama embaraçada, chegava neste dia e não podíamos fazer muita coisa, então fomos até o Vulcão Osorno que já tinha estrutura de ida com 4 x 4 e teleférico. Porém o clima não nos permitiu subir até o topo. Então foram meu marido e genro até onde poderiam chegar e desceram a pé(coisa que eu ainda não podia fazer, devida as dores nas pernas), então ficamos eu e minha filha apreciando a bela paisagem de até onde a VAN nos deixou. A beleza das Cordilheiras, já como sempre, era muito compensador. Meu conselho é: não importa até onde você consiga ir, vá. No mínimo você verá algo que não se encontra por aí. Vá até onde seu organismo permitir, e até onde você quiser testar seus limites, mas não deixe de conhecer essa criação Divina e maravilhosa que são os Vulcões e as cordilheiras dos Andes, a colocaração das águas e tudo o que está a sua volta: Vá!

 

PUELLA

 

De Puerto Varas, pegamos a famoso Navio/barco que faz o Cruce Andino. O Cruce leva as pessoas de Puerto Varas/Chile até Bariloche/ Argentina e vice-versa. Puella fica exatamente no meio entre esses dois países. É uma vila, um Porto onde antigamente se fazia a travessia via Rio para comercio de um País para o outro. Parada obrigatório para descanso, fazer esportes radicais e conhecer o vilarejo muito bem estruturado onde habitam apenas 120 pessoas. Lá existe um único hotel, que recebe os turistas todos os dias, com passeios próprios e a continuação da travessia ou retorno para Chile. Optamos por dormir uma noite lá. Só não fazer nada lá já é maravilhoooso! Lugar paradisíaco com imagens para ficarem no subsconsiente. Senti muito não poder fazer uma cavalgada lá, mas naquela altura, ou eu optava por recuperar meu estado físico ou encarava as dores na coluna que frequentemente acontecem após uma cavalgada. Confesso que tive muitaaaaas duvidas... já não me importava dores, só queria estar no belo da natureza, mas como Deus sabe o que faz, também precisava acompanhar minha filha “ëmbaraçada”, então optamos apenas por uma passeio de 4 x 4 que ia rio a dentro para conhecer os animais e a natureza do local. O lugar vale a pena! Romântico, aconchegante e LINDO!! Porém se você for ansioso não vá, ou então aventure-se nos passeios radicais que tem por lá como: rafting, canopy, treccking, rapel e cavalgada, como também pode voltar no mesmo dia.

No dia seguinte, já pegamos barco de volta. Da próxima vez, pensamos em fazer o Cruce Andino completo, de país a país. Porém como temos muitas coisas para conhecer e já conhecemos alguns lugares na Argentina, inclusive Bariloche, achamos melhor não ir desta vez.

 

SANTIAGO

 

Como chegamos em Puerto Varas a noite, no dia seguinte pegamos uma carro(bom, nesta altura já tínhamos feito conhecimento com um taxista legal, que nos cobrou 20.000 pesos para nos legar a Puert Mont para enfim pegarmos o vôo para Santiago.

Santiago me pareceu muito mais bonita do que eu esperava, mas como não gosto de agito de Cidade, não fiz grandes coisas, nem ao menos devo ter fotos. Isso, fico devendo a vocês. Sei que tem um carro desses que tem em vários países que você paga 19.000 pesos e ele faz todo o roteiro na Cidade. Guarde bem este cartão, pois com ele você poderá descer em qualquer lugar, ficar um pouco e pegá-lo de volta para outro lugar sem pagar mais nada por isso. Ele vale para o dia todo. Dentro deste ônibus turístico, você recebe explicações sobre o que tem nos lugares: Para quem quer um bom agito de gastronomia e música, poderá parar em Providência, Pátio Bella Vista(gostamos muito, até porque ali perto tem um complexo de Jardim zoológico e piscinas abertas ao público, ir ao Parque Arauco também é muito bom, para quem quer comprar todas as marcas de peso, com desconto para estrangeiro.

Infelizmente não deu tempo de conhecer o que eu mais queria conhecer em Santiago que era o Vale Nevado, nos Andes.

Bom, preciso contar o ultimo ocorrido, No dia de vir embora, meu genro bate com a testa na piscina do hotel e tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura médica do Chile. Como de tudo tiramos o que tem de positivo, tiramos isso: Ele foi levado pelo hotel a um hospital que o trataram como um príncipe, jogaram –no numa cadeira de rodas e fizeram até ressonância nele. Bom, tá certo que ele levou três pontos, mas talvez aqui no Brasil nem fizemos esses pontos, porque não foi queda para isso, mas ta, né? Vimos como funciona e gostamos do que vimos. Enquanto isso eu e filha, pegávamos hidromassagem a espera dos maridos crianções. Importante: Nunca damos valor ao seguro viagem! Este para nós foi fundamental.Pagamos com cartão o que era necessário, ligamos logo para o seguro e eles disseram tudo o que preciso pegar de papelada no hospital para sermos ressarcidos. Então, como nunca se espera esse gasto, é bom estar prevenido.

Espero poder contar com os próximos capítulos desta novela cheia de emoções. Sonhamos em ir ao Deserto de Atacama e este realmente, será uma novela..rsrsr. Até lá estarei me preparando fisicamente e contarei para vocês! Mas é bom lembrar: toda novela tem um final feliz,né?

 

DEMAIS OBSERVAÇOES, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES

 

Em observação gostaria de contar algo a vocês: Na volta para o Brasil, foi exigido que todos os passageiros tirassem os sapatos para passar para o embarque. Isto foi em Santiago. Achamos um absurdo, até porque não houve tal exigência na ida. A chegar ao Brasil, e contando isso para algumas pessoas, disseram-me que eu deveria passar isso via internet. Isto aconteceu da 28/02. Varias pessoas, incluindo eu, pensamos que por nossas riquezas naturais, língua e proximidade, possamos um dia: Brasil, Argentina e Chile se tornar uma grande potência e porque não, um único país. É aconselhável que se espalhe este ocorrido.

 

Até!

Lucy Dantas

 

 

 

 

 

20120302011837.JPG

20120302011942.JPG

upload/galeria/fotos/20120302012034.JPG

20120302012303.JPG

20120302012409.JPG

20120302012525.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...