Ir para conteúdo

relato - Lençois Maranhenses -


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal, fiz minha viagem pros lençois maranhenses em junho de 2009. Vou relatar mais ou menos por aqui :

Cheguei em São Luiz e no outro dia segui pra Santo Amaro, pra chegar lá vc tem q pegar um onibus q vai pro municipio de sangue, dae vc desce num "buteco" no meio da rodovia e pega uma toyota que vai pra santo amaro, é ótimo !! tem horas q vc perde a estrada de vista e só encherga água, a toyota vai submersa !!! é muito bom ! dae depois vc ainda tem q pegar uma canoa pra chegar lá ... interessante q o sistema da canoa não é por impulsão na água, mas em vez de remo tem uma haste comprida q se apoia no fundo do riacho.. enfim, tb é bem legal. Santo Amaro é muito simples, casas feitas de terra batida e telhado de folha de buriti, e lá tem algo único: os camarões da malásia !!!! são gigantes e deliciosos assados. Fiquei numa pousada muito agradável, pousada areias, é um encanto e já se avista as dunas de lá. de caminhada deve ser uns 20 minutos. A dona da pousada chama Glaucia Barbosa e o tel é 98 33691182. as ruas são todas de terra por lá e tem cabritos, galinhas e outros ...rs... O diferencial de Santo Amaro é que fica bem próximo aos lençois, e é bem mais barato tudo com relação a barreirinhas, por exemplo : enquanto um passeio pra visitar uma unica lagoa é 50 reais a toyota, lá em santo amaro vc aluga uma toyota por 50,00 reais o dia !!! e divide esse valor com seus amigos... e a toyota vai sobre os lençois...

essa historia de lagoa bonita e tudo mais é conversa. Eles botam um nome numa lagoa pra poder fazer o ponto turistico, todas as lagoas são lindas (desde q vc vá na época certa, claro - em junho foi sensacional)

voltando a santo amaro, eu iria a partir dali fazer a travessia no parque a pé. porém. me falaram q tinha caixa do banco do brasil por lá, mas a atendente da pousada havia me entendido mal provavelmente, NÃO TEM CAIXA DO BANCO DO BRASIL! tive q sair sem pagar a conta !! e correr pra barreirinhas, dae fiquei só 1 dia e meio em santo amaro e fiz a viagem até sangue de volta, onde tentei arrumar carona, mas não consegui, por sorte passou um taxi e me fez um preço camarada. e lá vai eu pra barreirinhas, chegando lá, depositei o dinheiro da pousada é claro !! rs... dae fui olhar os passeios. fiz um de barco q vai a vassouras, mandacaru e um outro municipio, tb é bem legal, mas tem um "barco de linha" q faz o mesmo trajeto e bem mais barato, coisa de 8 reais enquanto o passeio custa uns 40 eu acho. Fiz o passeio aereo tb, no teco teco. Bem bacana.. valeu a pena. Mas nenhum valeu mais a pena que o quadriciclo !!! gente, façam ! é fantastico, sensação indescritível!!! atravessar os lençois com o vento no rosto, parando de lagoa em lagoa.. paisagens deslumbrantes e terminar no canto do atins... apaixonei no lugar e decidi voltar praquele canto. Fiz o retorno pra barreirinhas e lá juntei minhas coisas e no outro dia peguei a "toyota de linha" que vai pra atins, sai bem cedinho era 10,00 na época, se fosse pra alugar uma toyota nem sei quanto sairia viu. Mas então, só que como não tinha muitas informações acabei descendo no lugar errado, desci em atins. e depois q descobri q lá não era o lugar q eu queria. então paguei mais 50 pra um cara me levar numa toyota até o canto do atins . ai sim !! estava onde eu queria estar. Nos lençois maranhenses. Vc vai caminhando até as lagoas !! é magnifico, mas atenção: não há infraestrutura nenhuma por lá hein. o vaso vc tem q jogar balde de água pra dar descarga e o banho é a luz do luar !! rs.... mas fica a 5 min a pé das lagoas...

Não foi dessa vez q fiz a travessia a pé, mas hoje acho q foi bom já q eu estava sozinha. os passeios foram intererrantes pq fiz amizades e tal. e no fim do passeio fiquei dois dias sozinha nos lençois como eu queria. e depois, pra melhorar, ainda consegui uma carona de volta nos quadriciclos com um guia de volta pra barreirinhas :) .. voltei pra são luiz feliz da vida e terminei a tarde observando as pessoas na praia litoranea.... é lindo o final de tarde lá ! e a casquinha de siri por lá tb é uma delícia.

Não deixem de tomar o sorvete de frutas do cerrado q tem lá em barreirinhas, é sensacional, mas comprem do mais caro.. é o melhor sorvete q já tomei. o mais barato não é tão bom. Pra quem pensa em fazer a travessia a pé, dizem q é melhor fazer o sentido atins - lençois - santo amaro pois vc vai no sentido do vento e não tem q "subir" dunas e sim descer. é mais fácil. já no sentindo inverso vc vai contra o vento e tem q "subir" as dunas

E nao deixem de ir naquele lugar... é indescritível a beleza ! as aguas sao cristalinas, limpas numa temperatura perfeita.. é deslumbrante !

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...