Ir para conteúdo

AJUDA - 20 DIAS MOCHILANDO PELA BAHIA


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia,

 

Preciso mto da ajuda de mochileiros que conhecem bem a Bahia.

Vou encarar com minha esposa um mochilão de 20 dias pela Bahia, do dia 20/12 ao dia 10/01. Li mtos tópicos no Mochileiros.com além de alguns guias e chegamos ao roteiro abaixo. Gostaria que vcs me ajudassem pensando a melhor ordem para as cidades, pensando baixos custos, transporte, distâncias etc.

 

ROTEIRO

 

1 - São Paulo - Salvador (avião)

2 - Arembepe

3 - Praia do Forte

4 - Morro de SP

5 - Ilha de Boipeba

6 - Peninsula de Marau

7 - Taipus de Fora

8 - Ilheus

9 - Itacaré

10 - Pto Seguro

11 - Trancoso e Espelho

12 - Chapada Diamantina

13 - Algum local que vale muito conhecer do sertão (ainda não sei o que...)

14 - Juazeiro?

15 - Feira de Santana?

16 - Salvador - São Paulo (avião)

 

Caso tenha algum local que não vale a pena manter ou deva substituir, me avisem.

 

Aguardo as contribuições.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom Dia

 

Eu creio que 20 dias não compensaria você ir para a Chapada Diamantina ...

Ainda não fui lá ... mas sei que é um mundo à parte ...

 

Destes destinos já estive em Salvado (Praia do Forte/Arembepe) ... e Morro de São Paulo/Boipeba ..

Eu organizaria o roteiro da seguinte forma ...

 

Salvador

Caso esteja de carro:

1º Dia (se chegar cedo) - Pelourinho + Elevador Lacerda + Mercado Modelo + Por do sol no Farol da Barra

2º Dia - Praia do Forte + Arembepe

relato de quando fui a salvador: Salvador

 

Salvador >>> Valença >>> Morro de São Paulo

3º Dia - metade do dia vc vai perder viajando ... aproveite para fechar os passeios

4º Dia - Passeio à boipeba

5º Dia - Passeio ao morro de argila e banco de areia + Por do sol no farol

relato de quando fui à Morro de São Paulo: Morro de São Paulo/Boipeba

 

Morro de São Paulo >>> Valença >>> Camamu >>> Barra Grande >>> Taipús de fora >>> Itacaré >>> Ilheus

 

Dai para frente não pesquisei e não sei mais nada =/

 

Estou a disposição qualquer dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara,

 

A Bahia é muito grande pra se rodar em 20 dias...

 

20 dias não dá nem pra conhecer a Chapada Diamantina toda...

 

Praia do Forte e Morro de São Paulo são lugares para quem busca mais agito e sofisticação.

 

Se você estiver pensando em ecoturismo, sugiro dividir sua viagem entre a Chapada Diamantina (10 dias) e o trecho entre Boipeba-Itacaré (10 dias).

 

A Chapada Diamantina é composta de 5 cidades e eu acho um sacrilégio ir e só conhecer Lençóis/BA.

 

Se for para lá não deixe de fazer a travessia dos vales do Capão e do Paty.

 

Uma visita a cachoeira da fumaça (2ª maior do brasil) tb vale a pena.

 

Alem dos passeios básicos que Lençois, Palmeiras, Andarai e Mucugê oferecem. Várias grutas, cavernas, poços com uma tonalidade única de cor d'agua, morros e visuais.

 

Uma experiência única que passei em Lençois foi a travessia de uma caverna repleta de estalactites e estalagmites. No meio do caminho, o guia pede para quem estiver presente se sentar e apaga a luz da lanterna por 2 minutos. 2 minutos que parecerão 50... Ausência total de som e de luz. Certamente uma experiência impressionante.

 

A Chapada Diamantina é o outro extremo da cadeia do Espinhaço que começa aqui em MG e que tambem tem cenários maravilhosos, tão ou mais bonitos que na Bahia.

 

Quanto ao litoral baiano, peço desculpas ao rapaz que respondeu primeiro, mas passear uma tarde em Boipeba é algo inaceitável... rsrs

 

A Ilha de Boipeba é o local mais preservado da costa baiana e merece ser desfrutada e conhecida com mais tempo. São vários os lugares nela que merecem ser visitados e vários tipos de ecossistema dentro de uma mesma ilha.

 

Ir a Boipeba e não conhecer Cueira, Tassimirim, Moreré, Bainema, Ponta dos Castelhanos, Cova da onça e os mirantes da caixa d'agua e Quebra Cum é a mesma coisa que não ir. As piscinas naturais de Moreré são um espetáculo a parte.

 

Não se pode falar que conhece Boipeba apenas passando uma tarde na praia da boca da barra.

 

E Boipeba está relativamente próxima de outra região intocada da Bahia que é a região que compreende a Baia de Camamu, Travessão, Península de Maraú, Taipus de Fora, Barra Grande, ate chegar em Itacaré que tem praias afastadas lindíssimas tambem como Jeribucassu, Havaizinho, Engenhoca e Itacarezinho.

 

Tanto da Chapada Diamantina, quanto do litoral vocês sairão com a sensação de que faltou muito ainda a se conhecer.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

 

Paulo

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gente, mto obrigado pelas respostas até agora!

 

A partir destas contribuições tenho reorganizado o roteiro.

Espero ouvir ainda outras opiniões, mas o post do Paulo me obrigou a dar mais tempo do que vinha imaginando para Diamantina e região.

 

Paulo, vc tem alguma idéia de preços de transporte, hospedagem e alimentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...