Ir para conteúdo

Cuba


robertachain

Posts Recomendados

Visitante Andre_Franca

dentro do país você terá que usar Viazul (busão dos gringos) ou Astro (dos cubanos) sendo que ambos hoje em dia tem uma frota razoável!

 

sim, porque vc vai pagar as coisas em dolar, mas tem as festas dos "10 pesos"

 

nopes, ainda não há hostels.... as casas particulares do momentos são as opções mais baratas!

 

sim, mas antes vc claro deve comunicar ao dono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Geo,

 

Acabei de voltar de Cuba, e fiquei super impressionada! O país é lindíssimo, as pessoas são ótimas, e fora que, se vc souber aproveitar, vai voltar com uma boa bagagem cultural.

O deslocamento é bem tranquilo, eles tem frotas bem novas de ônibus pros turistas, que funciona muito bem. Mas se vc puder alugar um carro é ainda melhor, porque vc fica livre pra visitar mais coisas.

A vida noturna de Cuba é ótima! Os clubes sao super baratos, entre 2-5 CUC por pessoa. Os mais caros que eu fui foram o Havana Club de Varadero (10 CUC a entrada), e a Casa de la Musica de Havana (10 a 15 CUC, dependendo do dia). Eles tem um cerveja local que achei ótima, e vc não vai achar ela por mais de 2 CUC dentro dos clubes. Fora os mojitos a 3 CUC!

Em algumas casas particulares vc pode sim cozinhar. Mas vc vai perceber que comprar a comida pra cozinhar nao vale a pena...melhor comer na própria casa (os cubanos oferecem esse servico nas casas particulares), ou então visitar um restaurante.

Espero que possa ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala galera, acabei de fazer meu registro no site, e fico até meio envergonhado, pois já fiz 3 viagens pela América do Sul e Caribe (Argentina e Uruguai / Bolívia, Peru e Chile / Venezuela e Cuba), sempre com excelentes dicas aqui do Mochileiros, porém nunca postei nda.

 

Neste última que fiz, por Cuba e Venezuela(passagem rápida), foi a que tive maior dificuldade de encontrar informação e por isso estou elaborando o roteiro e relato completo (postarei em breve).

Agradeço o Paulera, o André e todos os outros que sempre estão ajudando a galera aqui, e me ajudaram muito com suas dicas.

Retornei de Cuba (via Venezuela) em meados de setembro, depois de fazer uma viagem maravilhosa com minha namorada, durante 16 dias, por algumas cidades de Cuba: Havana, Viñales, Varadero, Trinidad e a ilha Cayo Largo. Passagens rápidas por Cienfuegos e Santa Clara.

Vá à Cuba de cabeça e peito abertos e não se arrependerá! País fantástico, extremamente seguro, povo amável simpático e muito hospitaleiro (nas casas particulares, pq nos hotéis mal lhe olham no olho - compreensível pela situação que vivem).

A carga cultural e histórica das cidades é espetacular. Mesmo na capital, Havana, é perceptível que a vida passa mais devagar e os valores são outros (mesmo que impostos pelo governo). Caminhe muuito pelas ruas de Havana Vieja e centro Havana. A musicalidade, a arte e o estilo cubano de viver estão por todas as ruas. Viñales é demais! Muita natureza, cavernas com rios e lagoas dentro, plantações de fumo a aipim, povo muito hospitaleiro, vale um bom passeio a cavalo. Varadero, totalmente turística, uma Cuba a parte, feita de resorts e pompas que não condizem com a realidade cubana - mas tá valendo pra dar um mergulho no mar do Caribe e relaxar após muitas caminhadas por Havana -. Trinidad, parada no tempo com sua arquitetura da época do ciclo da cana de açúcar, muita história, arte e boa música na Casa de la Música. Fiquei hospedado em uma casa de 1830 de uma senhorinha chamada Ester que adora novelas brasileiras e papear até tarde.

Cayo LArgo, paraíso do Caribe! Ilha com alguns resorts, uma pequena vila e passeios maravilhosos - deixei pro final pois lá

pedi minha namorada em noivado -. Foi realmente inesquecível!

 

Quanto ao "visto" é como o pessoal já falou aqui: é uma simples Tarjeta de Turista que é vendida pela companhia aérea na hora em que você vai fazer check in do vôo para Cuba. Fui pela Conviasa, empresa Venezuelana, e paguei 25 dólares na referida Tarjeta.

Não comprei nenhum seguro de saúde e nem fui cobrado em nenhum momento na chegada em Cuba. Não sei se dei sorte ou se não é tão necessário assim. (Cheguei em Havana umas 9 da noite depois de atrasar 2 horas o vôo)

 

Em Havana há Hostels sim. Deem uma olhada neste: http://www.hostalperegrino.com/ Além de dois hostels muito bons, os donos agenciam uma rede de casas particulares.

 

Restaurante em Havana é o Los Nardos(preço médio, comida excelente), El Troféu (no mesmo prédio do Los Nardos, porém preço mais em conta e a comida vem da mesma cozinha que do Los Nardos) e o Sociedade Asturiana (algo assim, no mesmo prédio dos dois primeiros, serve excelentes massas pizzas a um preço irrisório)

 

Bebida é rum, mojito, daiquirí, canchanchara (mais no interior) e a boa cerveja cubana: Bucanero (forte) ou Cristal(suave).

 

NÃO RECOMENDO IR PELA VENEZUELA (CARACAS). CIDADE REALMENTE PERIGOSA, O AEROPORTO INTERNACIONAL FICA FORA DA CIDADE E O CUSTO DE DESLOCAMENTO, ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM MUITO ALTOS.

 

Enquanto o relato completo não saí, estou à disposição aqui e no email luizfrachadel@hotmail.com.

 

Abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boas!!!

Estive em Cuba no final dos anos noventa. Foi para participar de um seminário da área de saúde. Acabei não tendo uma boa impressão do país. Primeiro já na chegada, não sei porque, me levaram para uma sala, parecia aqueles filmes de espionagem. Era uma sala com uma luz de teto que caia sobre a mesa, com uns três interrogadores. Cismaram só porque eu carregava uma mala pequena e ao invés de sair do saguão das malas eu fiquei lá. Como viajávamos em grupo eu esperava os outros coletarem suas bagagens. No hotel a todo momento via uns caras vigiando. Foi uma pena pois realmente a cidade é bonita o povo maravilhoso. Brincávamos que era a Bahia falando castelhano. O congresso também foi proveitoso com o Sr Fidel Castro fazendo o encerramento. Um excelente orador falou por quase três horas ininterruptas.

Infelismente, acho que como disse o colega do post acima Cuba só perdeu para a Venezuela. Essa última é lugar para voltar não para ir.

A minha crítica não é ao pais nem ao povo, mas ao governo. E não venham me dizer só porque conseguiram altos índices de educação e saúde que isto se justifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, pessoal!!

Farei uma viagem no final do ano com meus pais e, por isso, não muito roots, por Lima, Bogotá, Playa del Carmen (México) e Cuba. As minhas dúvidas estão mais relacionadas à Cuba.

Lá só teremos 9 noites. Minha mãe está com problemas na coluna, na faixa dos 60 anos, e queria ficar num hotel com um pouco de conforto. Alguém conhece um hotel mediano em Havana e Varadero? Alguém conhece a empresa Wow Cuba? Pensamos em fechar a parte terrestre por essa empresa, mas não sabemos se é confiável. Se alguém conhecer alguma empresa barata e confiável, por favor me passa o nome e e-mail.

Em relação aos passeios, queremos aliar um pouco de história à praia.

Pensamos no seguinte roteiro: Havana (1 noite) - Varadero (4 noites) - Viñales (1 noite) - Havana (3 noites) - (o voo chega e sai de Havana) ou então Havana (1 noite) - Varadero (3 noites) - Cayo Largo (3 noites) - Havana (2 noites). Infelizmente teremos pouco tempo e tenho dúvidas do que é melhor priorizar. Tendo 9 dias, quantos dias seria o mínimo para passarmos em Havana e Varadero? Vcs incluiriam no passeio Cayo Largo ou Viñales? Também ouvi falarem bem de Cienfuegos e Trinidad, mas não sei a viabilidade de irmos para lá, tendo só 9 noites em Cuba.

Vale a pena alugar carro? 9 dias vi por 500 dólares = uma facada.

Apesar de ter lido vários posts aqui no Mochileiros, percebi que a maioria das pessoas que vai à Cuba fica mais de 15 dias, incluindo tudo isso no pacote. Pensando que terei que eleger alguns destinos em detrimento de outros, queria a opinião de vcs. Estou, inclusive, um pouco desesperada, pois a viagem está próxima (daqui a 2 meses e meio) e não queria chegar lá com os meus pais sem nada arranjado.

Espero que alguém possa me ajudar!! ::otemo::

Obrigada!!

Carol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em relação aos passeios, queremos aliar um pouco de história à praia.

Pensamos no seguinte roteiro: Havana (1 noite) - Varadero (4 noites) - Viñales (1 noite) - Havana (3 noites) - (o voo chega e sai de Havana) ou então Havana (1 noite) - Varadero (3 noites) - Cayo Largo (3 noites) - Havana (2 noites). Infelizmente teremos pouco tempo e tenho dúvidas do que é melhor priorizar. Tendo 9 dias, quantos dias seria o mínimo para passarmos em Havana e Varadero? Vcs incluiriam no passeio Cayo Largo ou Viñales? Também ouvi falarem bem de Cienfuegos e Trinidad, mas não sei a viabilidade de irmos para lá, tendo só 9 noites em Cuba.

Vale a pena alugar carro? 9 dias vi por 500 dólares = uma facada.

Carol

 

Olá Carol,

Dentre as que vc cita, conheci Havana, Viñales, Cienfuegos e Trinidad. Todas muito interessantes. Não sei se Viñales seria a melhor opção considerando os problemas de saúde da sua mãe. Cienfuegos é uma cidade plana, organizada e limpa. Acho que deveria incluí-la. Uma sugestão: como vc já vai passar um tempo em Playa del Carmen, acredita que seria interessante ficar mais tempo em praia em Cuba? Eu aproveitaria o diferencial de Cuba, msm sabendo das belezas de seu litoral. Passei 16d lá e fui à praia só 1 vez. Não aluguei carro, mas considerando as limitações da sua mãe, acredito que essa ideia seja interessante.

Abraços,

jaumz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

c-bello

como disse o colega aqui de cima, Viñales talvez não seja um bom destino em vista dos problemas com sua mãe. É uma área rural lindíssima, excelente para descansar, mas os passeios em sua maioria são de turismo ecológico e radical (cavernas, lagoas subterrâneas, passeio a cavalo, etc..). Havana vale ficar umas 3 noites, no mínimo, pq é lindíssima e há muita coisa para ver e fazer (veja os posts neste tópico). Sugiro que escolha um dos destinos entre Varadero e Cayo Largo, afinal ambas são praias (um balneário e uma ilha) e o fim será o mesmo. Achei Cayo Largo muuito mais lindo que Varadero, porém, mais caro também - tem que pegar um vôo de 40min para ir e há somente resorts na ilha -. Os passeios de barco são espetaculares! Trinidad é um destino que também recomendo, uma bela cidade colonia, porém fica a umas 6h de viagem desde Havana.

Se for alugar um carro, vale mais procurar em Havana, dá pra conseguir preços bem melhores que pela internet.

Os ônibus turísticos da Viazul são muito bons e há para diversos destinos.

 

Dê uma olhada nestes sites para mais informações e hotéis:

http://www.cuba-individual.com/s_index.htm

http://www.viazul.com/

http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g147271-Havana_Cuba-Hotels.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí galera, tudo bem?

Antes de mais nada gostaria de agradecer vocês pelas informações, boa parte da minha viagem (pra não dizer toda) foi planificada aqui.

 

Estou saindo do Equador, onde moro atualmente, e vou a Cuba com minha namorada.

Fico 8 dias na ilha, do sábado 27 de outubro ao domingo 4 de novembro. Já tenho hospedagem em Habana, indicada por um amigo equatoriano que morou lá por 3 meses.

 

A minha ideia é a seguinte, e gostaria de receber os seus comentários a respeito:

 

Fico o sábado e domingo em Habana, para conhecer um pouco da cidade, etc.

Na segunda-feira alugo um carro, e vou a Varadero (e/ou Santa Maria). Passo o dia na praia e durmo em Santa Clara.

Terça-feira passeamos por Santa Clara (coisa rápida, já que todo mundo fala que não tem nada demais) e vamos a Trinidad. Dormimos ai.

Quarta-feira passeamos por Trinidad e lugares próximos e dormimos outra noite ai.

Quinta-feira vamos a Cienfuegos, passamos o dia na cidade, e chegamos a Habana pela noite.

Sexta-feira: vamos a Viñales cedo, e voltamos a Habana a tarde e devolvemos o carro.

Sábado: Habana

Domingo: triste volta a casa bem cedinho

 

Tenho as seguintes dúvidas:

 

1- Os museus/monumentos/lugares históricos estão abertos aos fins de semana em La Habana? Quais são realmente imperdíveis?

2- Como é a condição e a sinalização das estradas em Cuba? A ideia é sempre dar carona pros cubanos, até mesmo pra conhecer gente, receber dicas e evitar me perder, mas também não quero correr o risco de ficar perdido no meio do nada em Cuba hehe

3- Quais as companhias de aluguel de carro em Cuba mais confiáveis? Li em algum lugar que os preços são tabelados, mas não encontrei onde confirmar essa informação, e agora estou na dúvida se isso procede ou é uma loucura da minha cabeça. Além disso, gostaria de realizar o pagamento do aluguel pela internet, porque mesmo sabendo que sai um pouco mais caro não estou com o meu cartão de crédito aqui no Equador (só tenho os números).

3- Vale a pena ter um carro pra ir a Viñales, ou em bus dá pra conhecer tudo sem problemas?

4- Caso não seja possível alugar um carro, como vocês recomendam a minha locomoção? Andei pesquisando no site da Viazul, e os horários de saída dos ônibus são péssimos, todos durante o dia...pra mim que tenho muito pouco tempo acho que não vale a pena, ainda mais porque quero muito conhecer Trinidad. Caso não alugue o carro abriria mão de conhecer Santa Clara e Cienfuegos, mas se vocês puderem me indicar meios de transporte que me possibilitem fazer o roteiro completo descrito acima sem perder muito tempo, seria perfeito. O que não quero é passar os dias dentro de ônibus, mas não tenho nenhum problema em viajar pela noite.

 

Bom, esse roteiro é apenas uma ideia, claro que sabemos que estando lá a coisa muda, somos muito flexíveis quanto a mudanças de planos.

Fico a espera dos comentários, dicas e sugestões de vocês.

 

Um abraço,

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Amigos, será que alguem pode me ajudar?

Estou planejando viajar com a minha mulher para Cuba em Fevereiro, depois do carnaval.

A idéia é ficar entre 10 e 15 dias.

Quero ir, principalmente, para Havana, Cayo Largo e Trinidad. Pelo que li, dá para ficar em Trinidad uns dias e, de lá, conhecer outros lugares como Santa Clara, certo? O transporte entre esses dois locais é tranquilo?

Quantos dias em cada lugar é o minimo para se conhecer bem?

 

Outra coisa, vi que o voo de Havana para Cayo Largo, ida e volta, sai por cerca de 250 euros, é isso mesmo? Tô achando caro demais.

 

Cayo Largo, pelo que vi, não tem outra saída senão ficar em bons resorts com tudo incluso. Estou tentado a ficar num chamado Villa Lindamar, mas não consigo achar um site para ver direito os preços e como reservar. Alguem conhece??

 

E quem tem dicas de boas casas de cubanos para ficar em Havana e, principalmente, em Trinidad??

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...