Ir para conteúdo

SOBREVIVENDO AO SALAR DE UYUNI - 1º DIA


Posts Recomendados

  • Membros

Minha viagem para o Salar de Uyuni começou ainda no Brasil. Como tinha só o feriado de Semana Santa para conhecer a Bolívia, acabei deixando quase tudo de lado, quando vi o Salar pela primeira vez na net. O Salar é um dos lugares mais impressionantes que visitei! A maior planície salgada do MUNDO!

 

Fizemos o tour de 3 dias – O primeiro dia no Salar e os demais no Deserto de Dali. O passeio tem condições inóspitas, muita poeira, muito frio, comida simples, vento cortante, falta de informação dos guias, que acumulam os cargos de motoristas e cozinheiros, má qualidade dos alojamentos, dentre outras coisas.

 

Em La Paz, me hospedei no Loki Hostel (www.lokihostel.com). Lá existia uma agencia chamada Kanoo Tour, onde eu e uma amiga compramos o passeio de 3 dias pelo Salar de Uyuni. Pagamos 108 dólares americanos.

 

Precisávamos chegar a Uyuni no dia seguinte e rapidamente nos dirigimos à sede da Todoturismo (em frente a rodoviária de La Paz) para comprar as passagens de ônibus. Ficamos mais de uma hora aguardando desistências, mas conseguimos as passagens de ida, que custaram 230bols. cada.

 

Existem outras formas de se chegar a Uyuni, como de avião, por exemplo, porém em abril de 2011, somente através de ônibus, ou trem e ônibus! A companhia mais cara e mais recomendada é a Todoturismo. Atualmente a companhia aérea que faz o trecho até Uyuni é a Amaszonas (www.amaszonas.com)

 

A viagem é um horror! O ônibus parece uma britadeira de rodas, apesar do aparente conforto. As 20:00h saímos de La Paz para nosso destino, com viagem prevista 10 horas. Depois de umas 5 horas de viagem, nosso bus quebrou! Bem no meio da madrugada e só no dia seguinte, pela manhã, após 4 horas parados, o motorista resolveu chamar um ônibus de resgate.

 

Estávamos todos preocupados, porque já havíamos pago pelo tour e já estávamos atrasados. Assim, o motorista informou que ligaria para cada agência de turismo informando o ocorrido, adiando o tour para o dia seguinte.

 

O ônibus de resgate chegou caindo aos pedaços e 16 km depois de seguir viagem, QUEBROU!!! Depois da cooperação de todos os passageiros e alguns litros de água no radiador, seguimos viagem a 20 por hora.

 

As 14:00h chegamos a Uyuni e fomos levamos para um restaurante almoçar por conta da empresa de ônibus. Tivemos a promessa de hospedagem, mas ao invés disso, enquanto estávamos comendo, a empresa deixou a nossa bagagem no meio da rua e fugiu com o ônibus! Acreditem se quiser!!!

 

Depois de muita briga na sede da empresa, mesmo diante da presença da policia, NADA FOI FEITO!

 

Seguimos desesperados em busca de hospedagem por nossa própria conta. Para nosso azar... Tudo estava lotado! Era uma sorte conseguir uma vaga. Uyuni é muito pequena e existem poucos lugares para hospedagem. Conseguimos o último quarto do Hotel Julia (pagamos 150 bols por um quarto duplo), que fica ao lado da praça principal de Uyuni e bem na rua em que saem os tours para o Salar, onde apesar do frio, não ligaram o aquecimento. À noite saímos para jantar e comemos uma das melhoras pizzas (105 bols) que comi na vida, na Minutman Uyuni, que fica dentro do Toñito Hotel.

 

Bem cedinho, descobrimos que a Todoturismo não tinha avisado as agências sobre o incidente no ônibus, mas a atendente da nossa agência, que era uma fofa, nos colocou no tour que saía no mesmo dia.

 

1º Dia

 

As 9:00h da manhã partimos em uma Toyota velha para o Salar. Só pudemos levar alguns mantimentos, água, saco de dormir(40 bols) que alugamos na própria agência e uma mochila bem pequena. Em companhia do motorista Edwin e mais 4 garotas ( Duas Inglesas fofas e duas indianas vegetarianas), eu e minha amiga Liu conhecemos o Salar!

 

Antes de chegar ao Salar visitamos o Cemitério de Trens, que não passa de um ferro velho lindo para fotos, com carcaças de trens apodrecendo, deixados ali após o colapso do minério local em 1940. Depois seguimos para um vilarejo chamado Colchani, onde almoçamos um frango, arroz e salada. Compramos artesanato feito de sal, visitamos o Museu de Sal, fomos ao banheiro (um buraco no chão), e seguimos para finalmente conhecer o Salar.

 

Alguns minutos depois, e já estávamos no Hotel de Sal. Tudo parece incrível, as fotos com efeitos visuais são imperdíveis. Fiz tanta arte que minha calça quase quebrou por causa do sal!

 

Passamos por ali umas 2 horas nos divertindo como crianças, e depois seguimos algumas horas de carro para nosso alojamento em um pueblo que não me recordo o nome. Jantamos, pagamos 10 bols. por um banho quente, fizemos uma festinha na sala de jantar com direito a aguardente de Coca trazida por mim e finalmente dormimos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Lilia,

 

Agosto é inverno e o passeio pode ser feito mas a amplitude térmica é muito grande, sendo que à noite vc pode pegar até -20 graus.

Fui há uma semana e peguei - 5 graus na segunda noite.

 

 

 

Olá Carol, esta viagem foi feita em que data exatamente? Você sabe se em Agosto seria um mês adequado para visitar o Salar?

 

108 dólares para o passeio ao Salar foi para duas pessoas, ou individual?

 

Outra coisa, não achei o relato do 2º dia. Como está escrito o tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi...Eu procurei,pesquisei mas não cheguei em nenhuma conclusão.

Aquele ESPELHO DE AGUA so é possivek ver no verão(época das chuvas)?Ou ele se forma em qualquer estação do ano?

Ainda não vi ninguem falando que foi no salar e nao viu o espelho de agua...

Quas melhores meses para visitar o salar de Uyuni?

Quero ver o ESPELHO DE AGUA ja pensou ir no salar e não ver aquela imagnes que eu vi aqui na net. . .

Pra mim que to interessado apenas nesse EFEITO da natureza ir no salar e não ver o espelho de água é como nadar nadar e morrer na praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Carol ... eu ja fiz essa viagem de onibus de la paz para uyuni e foi a pior viagem da minha vida ... no sentido de sofrimento dentro do onibus pois a viagem é longa, treme d+ a ponto de dificultar o sono e sem contar no frio que passei ... pensei que nada pudesse ser pior mas vc mostrou que pode ... viajar e ter o onibus quebrado e ainda complicar toda a sequencia da trip ...

 

Biduaq o espelho que voce fala é a da laguna que fica em frente ao vulcao licancabur? creio que seja pois nao lembro de outro espelho ... no passeio do salar que é espetacular temos o deserto de sal como a colega relatou onde pode-se tirar fotos das mais variadas utilizando a paisagem ... tem tb a laguna colorada que é show de bola e no final do passeio, principalmente no meu caso que atravessei para o chile tem uma laguna com o vulcao licancabur ao fundo onde ja vi fotos maravilhosas mas na epoca que fui a laguna estava com pouca agua e nao me proporcional tal visual ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...