Ir para conteúdo

Primeiro equipamento de Mergulho Livre


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

 

estou pensando em procurar alguma loja em BH pra poder experimentar o equipamento...

mas nao sei nem por onde começar... nao quero de inicio gastar muita grana... ja que moro em BH e os mergulhos serao esporadicos...

mas tb nao quero comprar nada porcaria demais...

 

 

converse com mergulhadores ou vá em alguma operadora local e veja o que eles te aconcelham...

um kit basico nao é um investimento tao barato assim, mas vale a pena se voce realmente gosta de fazer snorkelling...

 

minha dica é compre uma mascara simples, um snorkel simples e uma nadadeira fechada simples...

 

eu uso:

mascara cobra superpuma (ha + de 20 anos)

snorkel cobra (ha + de 10 anos)

nadadeiras fechadas picasso pala longa para pesca-sub (ha + de 20 anos)...

 

ja mudei minhas configuracoes, mas este meu quite basico permanece sempre o mesmo...

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Nesses litorais fiz alguns mergulhos livres por aí e 2 autonomos em porto de galinhas... sempre locando algum equipamento meio nojento e ruim...

enfim, tenho MUITO interesse em me aprofundar no autonomo, fazer o curso na Mar&Mar aqui em BH e etc...

 

Cara, se vc pretende investir no mergulho autônomo e deseja comprar equipamentos por estar (corretamente) com nojo, tem que saber que vai gastar. Mergulho não é um esporte barato. A Mar a Mar é ótima em atendimento, tem uma das melhores lojas do Brasil e está entre as 3 melhores escolas - mas geralmente é 10% mais cara do que outras. Se o problema é nojo, te digo o seguinte: vc precisa primeiro de um regulador (1º e 2º estágios, além do octopus). A Fun Dive é uma marca barata, boa pra quem não quer investir muito. Vc gastará uns R$ 800 no mínimo, mas o regulador é o item mais nojento que vc encontrará em operadoras. Se o problema é nojo, compre um regulador primeiro. Um Fun Dive com 1º estágio RX 05, segundo estágio RX 07 e octopus RX 03 fica quase R$ 900.

 

A segunda coisa mais nojenta é a roupa. Tenho uma Aqualung Balance Comfort de 5,5mm com monoshort de 5,5mm e capuz. Encaro águas de 16 a 27 graus com ela numa boa. A roupa é importante por causa do xixi que todo mundo faz para dar aquela esquentadinha.

 

Daí vêm outras coisas. Computador, para te dar segurança e prolongar teus mergulhos multiníveis; nadadeira de calcanhar aberto, pq daí vc já usa a bota de neoprene que te dá mais aderência no chão dos barcos; pelo menos duas máscaras (pq se acontecer algo com uma, vc não aborta um mergulho só por não ter outra). Colete eu não recomendo comprar logo de cara pq vc pode um dia perceber que o colete tipo asa com backplate é melhor que o tipo jacket (esse mais comum). E snorkel? Na boa, snorkel pra mergulho autônomo é besteira (a menos que vc vá fazer snorkeling, claro). Eu, que mergulho seguindo a filosofia DIR, não acredito nas árvores de natal que vejo debaixo d'água.

 

E só pra dar um toque: quem mora em BH tem como opção de mergulhos mais próximos a Mina da Passagem, em Mariana, uns 120 km de BH. Água cristalina, túneis e galerias com equipamentos antigos de mineração. Vou demais ali...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Essa do que comprar primeiro, o que comprar depois é algo pessoal pra caramba.

 

Pra dar minha opinião, a primeira coisa, depois do kit básico (máscara, nadadeira), é a roupa, não apenas por questão de higiene, mas de conforto no mergulho. E porque não é das coisas mais caras. Uma roupa duas peças de 5mm deve servir pra grande maioria dos mergulhos no Brasil.

 

Depois, acho que o colete. Ter seu próprio colete melhora bastante tua performance no mergulho, você se acostuma com ele. Não vou entrar no mérito de jacket, asa ou backplate, que é uma discussão sem fim, também. Eu tenho um asa normal e estou feliz pra caramba com ele. Conheço quem comprou um e revendeu com meia dúzia de mergulhos, voltando peo velho jacket. Importante em termos de colete é já mergulhar a um tempo e conversar bastante com o pessoal, pois é um equipamento que faz toda diferença no mergulho.

 

Terceiro, seria o regulador até porque é onde já ter uma certa experiência pra escolher a SUA configuração vale mais a pena. Tem tipos e preços de 1o, 2o estágios, octopus e consoles pra todos os gostos e bolsos.

 

Computador, na boa, só quando estiver mergulhando com frequência. Enquanto fizer saídas normais com Dive Masters controlando a saída, mergulho recreativo normal, a necessidade do computador é pequena. Agora, é essencial quando você passa a mergulhar sem um Dive Master ou quando vai far, por exemplo, um profundo. Ainda assim, se for algo esporádico, sempre pode alugar um.

 

E concordo quanto às "árvores de Natal" que se vê por aí. Normalmente quanto mais penduricalho o cara carrega, mais prego.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Cadu. Muita calma nessa hora.

O pessoal já disse tudo, inclusive com algumas opções. O problema é vc escolher o caminho a trilhar. Pelo que vejo vc é mergulhador sem muita experiência. então não vai mergulhar sózinho com dupla inesperiente. Logo, o computador pode esperar mais um pouquinho. No meu caso o equipo mais importante é a mascara, pois tem grau. No caso de "Nojo", o ideal seria ter o seu próprio regulador. Depois a roupa, que podser curta e de 5mm. Indispensável é a blusa com proteção UV que te ajuda muito à bordo. Recapitulando.

Mascara, nadadeiras e snorkel. Em caso de mar agitado vc vai precisar respirar pelo snorkel. Depois, Roupa e regulador. Depois, colete equilibrador e computador. Lembre-se que se vc superar o nojo, e sendo mergulhador exporádico, não vai precisar comprar muita coisa. mas se por outro lado vc resolver se dedicar ao mergulho, leia com atenção as opiniões dada acima e não compre nada sem fazer um teste em algum centro de mergulho. Se descuidar chega facinho nos 10 mil pilas.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Recapitulando.

Mascara, nadadeiras e snorkel. Em caso de mar agitado vc vai precisar respirar pelo snorkel. Depois, Roupa e regulador. Depois, colete equilibrador e computador.

 

Isso mesmo...

 

Se descuidar chega facinho nos 10 mil pilas.

Varias opções:

 

Mascara ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MX-04 Fun Dive Preta = R$ 112,00

Spectra Mini Scubapro Silicone Preto = R$ 79,00

Mares Kona Mid = R$ 104,40

Mares Essence Liquid Skin = R$ 361,00

Mares X-Vision Liquid Skin = R$ 361,10

Seasub Kids = R$ 60,30

Seasub Splenda = R$ 84,90

Medusa Mask = R$ 92,00

Medusa Junior Mask = R$ 95,50

Mx-02 - Fun Dive = R$ 100,00

Ocean - Fundive = R$ 94,00

Perla Sil Mask = R$ 145,60

Seasub Dua = R$ 52,80

SIrena Mask Sil = R$ 116,00

Sirinetta Mask Sil = R$ 116,00

Sky Sil Mask = R$ 152,00

Summer III - Fun Dive = R$ 51,00

Mares Kona = R$ 106,30

Mares Mistral = R$ 80,10

Mares Star Liquid Skin = R$ 337,50

Mares Storm = R$ 92,80

 

Nadadeiras ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mares Avanti Superchannel = R$ 405,30

Mares Avanti X3 = R$ 385,90

Palau Cressi Sub - Aberta = R$ 185,00

Pluma Cressi Sub = R$ 176,00

Seasub = R$ 92,30

Seasub Velox = R$ 111,20

Gara 2000HF = R$ 618,00

Gara Profissional = R$ 777,00

Avanti HP – Mares = R$ 188,20

Mares Fluida = R$ 83,00

Seasub Competition = R$ 233,80

Tropic Regulável ( Aberta ) = R$ 114,00

X-Stream - Mares = R$ 682,00

Mares Avanti Quattro = R$ 570,10

Seasub Fusion

Swim Energy Head

Avanti TRE - Mares

 

Snorkel ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cressi Gama = R$ 100,00

Cressi Gringo = R$ 47,00

Mexico = R$ 49,00

Corsica = R$ 89,00

Mares Hydrex Flex = R$ 121,70

Seasub s/válvula = R$ 20,40

Fun Dive - SK-09 = R$ 24,50

Fun Dive SK-07 = R$ 47,00

Mares Hydrex Flex = R$ 122,00

Seasub Aeropro com valvula = R$ 33,10

Seasub Premium = R$ 53,00

Aero Sport Seasub = R$ 34,50

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...