Ir para conteúdo

3 dias em Ilha Grande - Janeiro/2012


Posts Recomendados

  • Membros

Aloha galera,

 

Fui com minha noiva agora em janeiro para Ilha Grande e fiquei impressionado com a beleza da ilha. Ficamos pouco tempo e sofremos com as chuvas, mas ficou aquele gostinho de quero mais. Mas vamos ao que interessa!

 

QUINTA-FEIRA:

Saímos de casa bem cedo para pegarmos a primeira escuna de Conceição de Jacareí-Abraão. Chegamos em Abraão umas 10 horas e paramos para tomar um café da manhã na padaria Pães e Cia. O lanche tava bom mas o preço é um pouco salgado como quase tudo na ilha. Alimentados, seguimos em busca da nossa pousada. Ficamos na pousada Guapuruvu, que fica um pouco mais afastada mas vale a pena pela localização, no meio da mata atlântica com um rio passando atrás que na hora de dormir faz toda a diferença. A pousada é simples mas tudo novinho e limpo. A dona é atenciosa e gente boa além do café da manhã ser bom também.

Jogamos a mochila no quarto e fomos começar a conhecer a ilha. O tempo não ajudava mas não desanimamos e fomos fazer a trilha T1, que é o circuito Abraão.

Trilha leve e bem tranquila dá pra fazer de chinelo. Passa pela Mirante da Praia Preta, Mirante do Aqueduto, Poção, Aqueduto e Ruínas do Lazareto. Mesmo com o tempo ruim demos um mergulho na Praia Preta e no Poção.

Saímos de lá e fomos caminhando até a praia de Abraãozinho passando por Praiada Júlia, Praia da Biquinha, Praia Cumprida, Praia Crena(não sei se é esse o nome) e termina em Abraãozinho. Trilha tranquila também, fizemos de chinelo e depois de curtirmos um pouco a praia voltamos de Taxi-Boat para Abraão.

Chegando na vila e almoçamos num restaurante que eu não lembro o nome e fomos para pousada para dar uma relaxada e voltar a noite.

Dormimos um pouco e quando acordamos já era noite e estava sem luz, a pousada não tinha gerador e não levamos nenhuma lanterna...rs! Tomamos banho iluminados pelas luzes dos celulares e fomos na Vila lanchar e tomar uma cerva! Quando saímos estava caindo um dilúvio, chovia muito e na nossa rua não tinha uma pousada com gerador, era tudo escuro. Paramos na padaria Pães e Cia de novo que estava lotada pois era uma das únicas que tinha gerador, tomamos umas cervas(caríssimas dica-se de passagem) comemos um hambúrguer, que estava muito bom, e voltamos para pousada. Choveu tanto que algumas ruas da vila encheram.

 

SEXTA-FEIRA

Acordamos cedo e a programação era dar um passeio de barco mas o tempo não ajudou com o dia começando chuviscando. Adiamos o passeio de barco para sábado e conversamos com uma funcionária da pousada para saber quais trilhas era tranquilas de fazer chovendo. Ela nos indicou a T14 Abraão-Dois Rios que disse que era PLANA e bem tranquilinha, hehehe. E fomos nós para Dois Rios, achando que era PLANA com os nossos chinelinhos "Havainas". Na verdade não é bem um trilha, vc vai por uma estrada de cascalho que liga a vila ao campus da Uerj que fica na Vila de Dois Rios e o caminho é pesado. São 9,0 km até o campus da Uerj com subidas e descidas pela estrada. Quase chegando na Vila há uma piscina natural chamada de Piscina dos Soldados que dá pra tomar um banho e dar uma refrescada. Gastamos 2h30min para ir e 3h pra voltar. A praia de Dois Rios é muito bonita, bem selvagem mesmo e os atrativos são os cantos com os rios. Almoçamos na vila em um pequeno restaurante que serve refeição bem simples e depois voltamos. Gastamos o dia inteiro e o único problema foi o pé da minha noiva que ficou destruído, com várias bolhas estouradas. Nós levamos tênis mas como a nossa "amiguinha" da pousada falou que era tranquila acreditamos nela e nos ferramos e o pior que eu tinha levado o descritivo das trilhas impresso. Peguei no site: http://br.ilhagrande.com/sys/content/view/38/63/ e lá dizia que a trilha era pesada(ao todo deram aproximadamente 18 Km).

A noite comemos uma pizza na Vila na pizzaria Marbella que era bem gostosa e ainda rolava uma cerveja de garrafa que é um pouco raro na ilha.

 

SÁBADO

Pra variar acordamos com o dia chuvoso ferrando nosso passeio de barco de novo. Como não podíamos fazer uma nova trilha grande, os pés da minha noiva impossibilitavam, pegamos um barco e fomos para Lopes Mendes. O barco vai até a praia de Pouso e daí tem-se que fazer uma pequena trilha até Lopes Mendes.

A praia de Lopes Mendes é muito bonita mesmo. Ficamos por lá e depois voltamos para Pouso para comermos alguma coisa, tomar uma cerva e ficar por ali aproveitando um pouco daquela praia e aguardar o barco. Na praia de Pouso tem um bar flutuante, que eu não fui, e um bar de um casal de velhinhos. O bar dos velhinhos não tem muita opção pra comer e a cerveja é em lata. Não serve refeição também, apenas salgados, sanduíche natural e uma porção de peixe pequeno(Trilha). Esperamos nosso barco que chegou as 15:30 voltamos para a Ilha.

A noite tomamos uma cerva num bar que rolava música ao vivo que não lembro o nome e comemos uma pizza de novo no Marbella.

 

DOMINGO

O dia amanheceu nublado, pra variar, o pé da minha noiva estava todo ferrado e com isso resolvemos adiantar a partida.

Pegamos a barca das 09:00h para Conceição e fomos embora com a certeza do retorno breve.

 

DICAS:

1 - Leve lanterna e capa de chuva.

2 - Se você só gosta de tomar banho quente e tem medo de escuro(rs) fique em uma pousada que tenha gerador.

3 - Leve água e alguma coisa para comer para as trilhas mais longas pois os comércios são raros, caros e sem muita opção.

4 - Faça as trilhas mais pesadas bem calçado e tome cuidado se vc é sedentário.

5 - A maioria das coisas é cara na ilha, inclusive nos mercados.

6 - O estacionamento de Conceição de Jacareí não tem preço fixo, pra mim cobraram R$25 e pra um cara que chegou depois de mim cobraram R$20. Como eu paguei na volta, perguntei se era R$20 e eles falaram que estava certo.

7 - Nos sites: http://br.ilhagrande.com/sys/, http://www.ilhagrande.org e http://www.ilhagrande.com.br tem muita informação para ajudar na viagem.

 

PREÇOS

Vou colocar o preço de algumas coisas que me lembro pois infelizmente só tive de postar meu relato agora e não anotei nada:

Estacionamento Conceição = R$ 20,00 diária.

Barca= R$ 15 para ir e R$ 20* para voltar. (Fds é mais caro)

Café da Manhã na Pães e Cia = R$ 12,00 para dois.

Pizza Média de Camarão na Marbella = R$ 43,00.

Cerveja Lata/Long Neck = R$ 5,00 a R$ 6,00.

Almoço em Dois Rios = R$ 45,00 para dois e sem cerveja.

Diárias Pousada = como em janeiro é alta estação as diárias em pousadas boas mas não excelentes ficam em média de R$180 ~ R$240.

Passeios de Barco = apesar de não termos feito, o meia-volta estava R$120 e o Super Sul R$70.Vale a pena negociar com as agências pois a concorrência é grande

Taxi-Boat Abraãozinho-Abraão = R$ 10 por pessoa.

Barco Abraão-Pouso(Lopes Mendes) = R$ 25 por pessoa com a volta inclusa.

 

Então é isso ai galera, qualquer dúvida que vcs tiverem e eu puder ajudar é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...