Ir para conteúdo

Mochilão 2012 - Santiago, Mendoza, Cafayate, Salta, Quebrada de Humahuaca, Atacama e Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores
San Agustín del Valle Fértil – Porque não fechou hospedagem em San Juan em vez do Valle Fertil ? La Rioja pelo que vi fica mais perto (assim como vc disse)... Agora fiquei em duvida sobre a estrutura das cidades e ônibus para lá ...

 

Valle Fértil (Talampaya e Ischigualasto) – não era possível alugar um carro para fazer todos os passeios que queria ? Valor seria mais alto ou não tinha opção de aluguel de carros por lá ? estou preocupado pois estou indo eu e mais uma pessoa e fico preocupado de fechar hospedagem e depois não conseguir fazer os passeios por falta de numero de pessoas.

San Juan e La Rioja são cidades maiores e portanto com mais estrutura que Valle Fertil. Eu fui pra Valle Fertil pq é a cidade mais próxima dos Parques Nacionais (Villa Union é outra cidade que também fica próxima). Enquanto San Juan e La Rioja ficam a 200/300 km dos Parques, Valle Fertil fica a menos de 100 km.

 

Eu não fui de carro pq estava sozinho e não gosto de dirigir nas viagens. Mas sem dúvida alguma, alugar carro é a melhor opção para conhecer esses Parques já que eles ficam no meio do nada e com carro você tem mais liberdade pra fazer os passeios.

 

Não sei se Valle Fértil possui um lugar que alugue carro, mas de repente vale a pena ir pra La Rioja ou San Juan de ônibus e lá alugar um carro para ir para Valle Fértil ou Villa Union e conhecer os Parques com calma (daria até para conhecer o Parque El Chiflón que também fica naquela região).

 

27/11/2012 - Valle Fértil - La Rioja - Tucumán – Cafayate – Será que um aluguel de carro saindo de Valle Fértil e deixando o mesmo em Cafayate não fosse uma opção melhor ?? Nós brasileiros temos que ter uma tal de carta verde para andar por lá né ? Esse esquema de locomoção nestes lugares está me preocupando bastante, pode vir a estragar todo o meu roteiro.

Como disse acima, não gosto de dirigir em viagens, mas esse deslocamento vale a pena alugar carro já que a logística de ônibus é bem ruim. Como relatei, perdi quase 24h nesse deslocamento usando ônibus e acredito que de carro demoraria no máximo umas 8h. Quanto a carta-verde, já ouvi a respeito disso mas não sei bem como funciona.

 

Ruínas de Quilmes ? 10 km ida e volta para entrada nas Ruínas ? Será que não tinha algum pacote fechado para lá ? Ainda continuo preferindo a opção de veículo próprio, mas fazendo isso todo dia encarece demais a viagem.. por outro lado depender destes ônibus nestes locais imagino que tenha se tornado deveras custoso em termos de tempo e mobilidade.

Eu sei que desde Salta existem pacotes de agência que fazem um passeio para a Quebrada de Cafayate e pagando um adicional eles te levam também para as Ruínas de Quilmes.

Também já ouvi falar que é possível fechar com um taxista/remis em Cafayate para levar para as Ruínas pagando um pouco mais que um ônibus.

Como eu tinha tempo, fui de busão, mas acho que dá pra ir de taxi ou contratando um passeio numa agência (em Cafayate ou em Salta)

 

Salta (Tour a San Antonio de los Cobres) – estava a fim de fazer o passeio de trem, mas pelo que vi, nas datas que estarei indo ele não estará funcionando...além de achar caro demais... Pensei em em fazer este trajeto de carro, mas novamente o custo impactaria sem falar que desconheço o local ... pelo que percebi, nestas cidades é dificil a locomoção até chegar em Salta não é isso ?

Algumas pessoas fazem esse passeio de carro. O que eu notei tanto no passeio de San Antonio de los Cobres como o de Cachi é que o passeio não vale pelo destino em si mas sim pelas diversas paradas do caminho. Se você decidir fazer o passeio de carro, recomendo que busque informações detalhadas sobre os locais que deve parar pois se você for com o objetivo de só chegar a San Antonio de los Cobres, ficará decepcionado com o passeio.

 

Purmamarca (Tour a Salinas Grandes) – Em nenhum momento sentiu o mau da altitude José ? Sair de Salta que fica a praticamente 1100 para chegar a mais de 4000 numa tacada só é complicado .. Como foi ?

Pois é... vivo no nível do mar mas não tive qualquer problema com altitude.

Mas também eu fui subindo aos poucos. Salta já está numa altitude de 1200m, os passeios que fiz em Salta para Cachi (2500m) e San Antonio de los Cobres (3775m) também ajudaram a aclimatar um pouco sem contar que nesses 2 passeios em Salta eu usei as folhas de coca. Somente a partir de Purmamarca que testei não usar a folha de coca e como não tive problemas, não as usei mais.

Mas isso depende de cada organismo. No passeio ao Salar de Uyuni por exemplo, havia 10 pessoas e somente eu e uma italiana não tivemos qualquer problema com a altitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

José, boa noite !

 

Agradeço pela paciência de ter me respondido com detalhes às minhas dúvidas... estou analisando bem o que vou fazer, pois por ser uma região com locomoção deficitária, não quero ir para o lugar e ter que ficar passando aperto ... se eu estivesse sozinho, beleza, mas como a esposa vai junto, não dá pra ser um passeio de muitas surpresas..

 

Minhas preocupações principais agora são em relação às hospedagens, onde ficar, qto tempo vou precisar em cada lugar e se vai dar tempo mesmo de fazer mendoza, cafayate, quebrada, salta e atacama em 15 dias. Salar na bolivia não vai dar tempo mesmo.

 

Tava querendo ficar em hospedagens com quarto de casal com banheiro (suite), mas nestes lugares acho que só vou achar quarto coletivo... e mulher não curte muito banheiro coletivo. estava pensando em gastar uns 100 reais o casal com café da manhã, mas não sei se vai rolar..

 

A questão de alugar o carro acho que seria ideal por exemplo pra sair de mendoza e ir a salta, ou ir parando e não ficar dependendo de agências, mas teria que conhecer bem para não se perder por lá... até pq achei o preço dos passeios bem salgado.

 

O trem das nuvens tbm to achando que não vale muito a pena, mais marketing do que outra coisa.

 

Obrigado. Sigo com as minhas dúvidas e preocupado pois não fechei avião ainda (q está em torno de 1000 reais o trecho ida e volta) e preocupado com a logistica e hospedagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, em 15 dias eu tiraria Mendoza/Valle Fertil do roteiro e focaria só no resto já que assim a única viagem longa que você faria seria o ônibus pra chegar a San Pedro de Atacama.

 

Eu faria a logística de viajar para Salta e voltar por Calama de avião. Em Salta, daria pra ficar pelo menos de 4 dias (1 pra Salta, 1 pra Cachi, 1 pra San Antonio de los Cobres, 1 para Quebrada de las Conchas/Cafayate/Quilmes). Gastaria mais uns 3 dias na Quebrada de Humahuaca (hospedagem em Purmamarca e fazendo 1 dia em Purmamarca com Salinas Grandes, 1 dia Tilcara e 1 dia Humahuaca). Gastaria mais 1 dia pra deslocamento entre Purmamarca a San Pedro de Atacama e ficaria uns 5 dias em San Pedro. Ainda sobrariam 2 dias pra quem sabe pro dia da chegada/saída de avião ou então adicionar em algum outro lugar. Dessa forma sua viagem fica com menos deslocamentos e mais completa na minha opinião.

 

Quanto a hospedagem, fica tranquilo que sempre tem lugar com quarto privativo com cama de casal e banheiro. Eu por exemplo fiquei 3 dias em Purmamarca no Hostal El Cardón num quarto privativo com 2 camas de solteiro (mas poderia escolher cama de casal) e banheiro no quarto pagando 180 pesos a diária (menos de 100 reais). Em Salta assim como San Pedro também existem essas opções, só que em San Pedro o preço é mais inflacionado e talvez você não encontre por menos de 100 reais (no Sonchek onde fiquei por exemplo, sai 150 reais a diária de um quarto privativo pra casal com banheiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olha, em 15 dias eu tiraria Mendoza/Valle Fertil do roteiro e focaria só no resto já que assim a única viagem longa que você faria seria o ônibus pra chegar a San Pedro de Atacama.

 

Eu faria a logística de viajar para Salta e voltar por Calama de avião. Em Salta, daria pra ficar pelo menos de 4 dias (1 pra Salta, 1 pra Cachi, 1 pra San Antonio de los Cobres, 1 para Quebrada de las Conchas/Cafayate/Quilmes). Gastaria mais uns 3 dias na Quebrada de Humahuaca (hospedagem em Purmamarca e fazendo 1 dia em Purmamarca com Salinas Grandes, 1 dia Tilcara e 1 dia Humahuaca). Gastaria mais 1 dia pra deslocamento entre Purmamarca a San Pedro de Atacama e ficaria uns 5 dias em San Pedro. Ainda sobrariam 2 dias pra quem sabe pro dia da chegada/saída de avião ou então adicionar em algum outro lugar. Dessa forma sua viagem fica com menos deslocamentos e mais completa na minha opinião.

 

Quanto a hospedagem, fica tranquilo que sempre tem lugar com quarto privativo com cama de casal e banheiro. Eu por exemplo fiquei 3 dias em Purmamarca no Hostal El Cardón num quarto privativo com 2 camas de solteiro (mas poderia escolher cama de casal) e banheiro no quarto pagando 180 pesos a diária (menos de 100 reais). Em Salta assim como San Pedro também existem essas opções, só que em San Pedro o preço é mais inflacionado e talvez você não encontre por menos de 100 reais (no Sonchek onde fiquei por exemplo, sai 150 reais a diária de um quarto privativo pra casal com banheiro).

 

Vamos lá ...

 

Como havia lhe dito, eu acabei colocando Mendoza no Roteiro por conta do passeio Alta Montanha ... Já os Parques de Talampaya e Ischigualasto eu coloquei pq faziam parte do caminho e achei os lugares simplesmente sensacionais.

 

Sobre o Atacama, poderia me dar somente uma idéia dos 05 dias ? Porque pelo que vi, daria pra fazer os geisers , o pequeno salar e as lagunas em 03 dias ... tem mais alguma coisa do que isso por lá ? Esses 05 dias vc não está incluindo o Uyuni não né ?

 

Seria uma pena ir para a região de Salta e arredores e não conhecer os parques do Valle Fertil.

 

Uma outra pergunta que queria lhe fazer e que está me deixando bem em dúvida :

 

Sempre em minhas viagens eu faço as reservas dos lugares onde passarei antes da viagem, mas isso engessa demais a viagem pois se eu não gosto do lugar tenho que ficar preso àquele cronograma. Será que indo direto e reservando na hora é muito arriscado ? Pq reservando lá e não gostando, vou pra outro lugar e pronto, já com as reservas prontas fico meio preso, o que vc acha ?

 

Obrigado mais uma vez pela dedicação nas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Sobre o Atacama, poderia me dar somente uma idéia dos 05 dias ? Porque pelo que vi, daria pra fazer os geisers , o pequeno salar e as lagunas em 03 dias ... tem mais alguma coisa do que isso por lá ? Esses 05 dias vc não está incluindo o Uyuni não né ?

Como eu disse no relato, eu dormi 6 noites no Atacama. Mas realmente, daria para fazer o Atacama em 3 dias (1 dia pra Salar de Tara, 1 dia para Geiseres del Tatio + Valle de la Luna/Muerte, 1 dia para Lagunas Altiplânicas + Lagunas Cejar). Mas considere que você dormirá pelo menos 5 noites lá (o dia que chegar de ônibus da Argentina, os 3 dias de passeio e mais 1 dia pra voltar ao Brasil a menos que vc faça o Salar de Tara no último dia e pegue um voo que saia de Calama depois das 21h pelo menos)

 

Sempre em minhas viagens eu faço as reservas dos lugares onde passarei antes da viagem, mas isso engessa demais a viagem pois se eu não gosto do lugar tenho que ficar preso àquele cronograma. Será que indo direto e reservando na hora é muito arriscado ? Pq reservando lá e não gostando, vou pra outro lugar e pronto, já com as reservas prontas fico meio preso, o que vc acha ?

Arriscado sempre é, mas acredito que não seja tão crítico já que vc não irá na alta estação... no máximo eu recomendaria fazer reserva em San Pedro que é um local mais complicado e lotado de turistas e pelo menos pesquisar e ter uma lista de possíveis lugares a ficar nas cidades que você for visitar.

 

Como havia lhe dito, eu acabei colocando Mendoza no Roteiro por conta do passeio Alta Montanha ... Já os Parques de Talampaya e Ischigualasto eu coloquei pq faziam parte do caminho e achei os lugares simplesmente sensacionais.

Eu entendo que o passeio de Alta Montanha em Mendoza e os Parques Ischigualasto e Talampaya são lindos... a questão é que você tem uma restrição de tempo e Mendoza e os Parques ficam distantes da região de Salta e esses lugares seriam apenas para passeios de 2 a 3 dias no máximo... mas se vc considera isso essencial, dê um jeito de incluir esses destinos. Para isso, será essencial o uso de carro realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá José, boa tarde ...

 

Obrigado pelas respostas mais uma vez ...

 

Fiz uma conta por baixo aqui e fazendo os passeios e excluindo o Uyuni, deu uns 4800.00 reais já incluindo a passagem de avião ida e volta (em torno de 1200.00 reais)

 

Realmente não fica barato ... isso sem contar aluguel de carros e os trâmites para possivelmente adquirir a carta verde para dirigir ...

 

A cada hora que tento fechar o roteiro parece que fica mais complicado .... sem falar no valor, que para 15 dias achei bem alto ...

 

A hospedagem simulei como 120.00 o casal e a alimentação 100.00 por pessoa, ambos valores por dia ...

 

Os passeios eu peguei do seu relato e fui somando.... mais ou menos deu esse valor que te falei ...

 

Não sei o que fazer agora ... talvez fazer só San Pedro e o Salar de Uyuni possa ser uma saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É bem por aí mesmo... quando se considera apenas 15 dias de viagem, o impacto do valor da passagem aérea não se dilui tanto. Além disso, com essa sua exigência maior quanto a hospedagem e alimentação, vai subir mesmo o valor do orçamento. E isso independe de ser pra Argentina/Chile/Brasil ou qualquer outra viagem já que só de hospedagem/alimentação/voos daria R$ 3.600 por pessoa usando esse seu cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Exatamente José ...

 

Não tem pra onde correr ... indo sozinho e com uma camera de bolso e mochilão nas costas se economiza bastante ... já indo com uma camera maior, de valor maior e querendo um pouco mais de conforto, gasta-se mais ... é o preço .. não tem jeito.

 

Estou pensando na sua sugestão de abortar a parte "sul" do roteiro e fazer salta e atacama ... o problema é que fazer atacama e não conhecer o salar que está praticamente do lado é uma judiação...

 

Tô achando mais negócio fazer Atacama e Salar e depois fazer uma outra viagem Mendoza até Salta ... aí ficaria somente Chile e Bolivia agora e depois somente a parte argentina do outro trecho.

 

O que acha ?

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pode ser... mas isso tudo depende de você! Vc que tem que ver qual o seu orçamento, quais suas exigências e quantos dias disponíveis para então decidir o roteiro.

 

Só Atacama e Salar do Uyuni daria pra fazer em uns 10 dias (4 pro Salar e 6 pro Atacama) e seria bastante tempo no Atacama... teria que ir atrás de outros passeios além dos 3 que você queria fazer como o passeio de bike, o Valle do Arcoiris, as Termas de Puritama, o Tour Astronômico, subir um vulcão, etc... ou então faça só 1 passeio por dia ao invés de 2 como eu fiz nos casos: Valle de la Luna + Geyseres, Laguna Cejar + Lagunas Altiplânicas.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...