Ir para conteúdo

Canivetes NAUTIKA


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre canivetes da marca NAUTIKA.

http://www.nautika.com.br/[/info]

Review Canivete Nautika - Wolf

 

20110705114536.JPG

 

Em 22 de Junho de 2007 eu ganhava ele, canivete Wolf da Náutica, que acabei dando o apelido de pequeno prodígio, um canivete pequeno mais que quebra um galhão!

 

Especificações:

Medidas: Aberto 12,8 cm - Fechado 7,7 cm - Lâmina 5,5 cm

Material Lâmina: Aço com Revestimento Fosfatizado

Material Cabo: Alumínio Anodizado Decorado

Trava Para Lâmina: SIM (Eficiente)

Passador de Fiel: Sim (pode ser usado como chaveiro)

Tipo de Corte: Flat

Possui sistema de abertura com uma mão.

Acompanha Bainha em Nylon Verde Oliva (Já Destruída a Muito Tempo)

 

A 4 anos tem sido meu companheiro em todos os lugares que vou, esta sempre por perto, ele foi minha primeira cobaia quando encuquei em aprender amolar lâminas, como pode-se ver nas fotos foi bem judiado...

 

Na época custou R$ 25,00, coisa que hoje vejo que vale cada centavo, ainda com a pintura intacta e apenas algumas marcas de mal uso e falta de cuidados nas lâminas, ainda mantém seu estilo e beleza, impressiona a quem não conhece pelo seu corte.

 

Um dos pontos que mais me agrada nele, é a confiabilidade, tanto da trava da lâmina que até hoje nunca aconteceu de escapar, como sua resistência e bom corte, concedidos pela geometria da lâmina, que é do tipo "Flat" ou assim:

 

Descrição:

“Flat” - A geometria ideal quando se procura um equilíbrio entre resistência e capacidade de corte. O desbaste em “flat” da lâmina é feito desde o dorso (espinha) da lâmina até o gume, em um plano único, deixando o fio bastante acentuado. É um dos melhores desenhos para facas extremamente cortantes, além de possibilitar uma considerável diminuição do peso da lâmina. Ótimo para facas de uso geral.

Fonte: http://www.cutelariaartesanal.com.br

 

Além disto, é muito bonito e bem leve. por possuir Rosca, sempre que aparece uma folga e só apertar com uma chave de fenda, e usar por mais um bom tempo.

 

Uma ótima dica para quem precisa de um canivete utilitário confiável e durável para atividades leves e moderadas, um canivete que não te deixará na mão concerteza.

 

Post Completo e mais fotos em:

http://renatofranc0.blogspot.com/2011/07/review-canivete-nautika-wolf.html

Quem Puder visitar e deixar um comentário, ganha um joinha! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Meu segundo Review, Opiniões e Criticas são bem vindas.

:D:D:D

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato,

 

Seja bem vindo ao time! :D

 

Beleza de review!

 

Deste ângulo, a lâmina parece ser tipo spearpoint; você poderia nos dar a espessura dela?

 

Quando molhado ou com sangue ( não o seu, mas de um animal preparado ou mesmo um contra-filé ou pernil :mrgreen: ) ele não fica escorregadio na mão não?

 

A trava parece ser do tipo linerlock; isso é verdade? Qual a espessura dela?

 

A Nautika não informa o tipo de aço usado e a dureza? ::grr::

 

Como é a retenção de fio? Digamos que após um fim de semana de churrascada com direito a descascar e cortar abacaxis e laranjas o fio continua rapando cabelo?

 

Se tiver outras lâminas, faça mais reviews e poste-os para nos orientar. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Renato,

 

Seja bem vindo ao time! :D

 

Beleza de review!

 

Deste ângulo, a lâmina parece ser tipo spearpoint; você poderia nos dar a espessura dela?

 

Quando molhado ou com sangue ( não o seu, mas de um animal preparado ou mesmo um contra-filé ou pernil :mrgreen: ) ele não fica escorregadio na mão não?

 

A trava parece ser do tipo linerlock; isso é verdade? Qual a espessura dela?

 

A Nautika não informa o tipo de aço usado e a dureza? ::grr::

 

Como é a retenção de fio? Digamos que após um fim de semana de churrascada com direito a descascar e cortar abacaxis e laranjas o fio continua rapando cabelo?

 

Se tiver outras lâminas, faça mais reviews e poste-os para nos orientar. ::cool:::'>

 

Opa, Cabral... desculpe na demora em responder...

 

a espessura da lâmina e de cerca de 1,5 mm em sua porção mais larga afinando na ponta.

 

o tipo de trava não sei a especificação, mas segue uma foto em detalhe pra vc ver...

DSCF2445.JPG

 

sobre a retenção do fio e razoável, porém o uso mais como quebra galho, por ser bem pequeno nunca o utilizei para cortar carne, apenas frutas, cordeletes, caixas, e trabalhos pequenos... em média quando uso bastante o fio dura cerca de uma senama, mas e duas ou três passadas na chaira fina e tá no ponto novamente....

 

nunca o usei com sangue, mais ja usei bastante molhado seja com água ou com sulco de frutas que estava cortando, e não fica escorregadio não...

segue mais algumas fotos...

DSCF2467.JPG

DSCF2451.JPG

DSCF2444.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato,

 

Beleza! ::cool:::'> ::cool:::'> Solucionou as dúvidas! :D

 

O tipo de trava de seu canivete é framelock, considerado por muitos um dos sistemas mais seguros e robustos ( eu na verdade acho que uma trava segura é consequência de um projeto bem feito e bem dimensionado, seja ele qual for ).

 

Obrigado pelas fotos bem detalhadas que mostraram para esta anta aqui, que simplesmente não "processou" o tamanho da lâmina que você colocou no review :oops: , se deixando levar pela ilusão de ótica da bela primeira foto ( em que ele parece bem maior do que realmente é :P ).

 

Este canivete é o que os americanos chamam de gentleman knife, ou canivete de cavalheiro, por ser discreto e ao que parece bem acabado e com um trabalho de arte na tala de empunhadura. ::cool:::'>

 

Pelo seu relato, o aço parece estar mais na faixa de dureza abaixo de 55 HRC, já que pelas tarefas rotineiras que você descreve, o uso a cada 15 dias de uma chaira de aço liso para "reestabelecer"/endireitar o fio, parece indicar como causa mais provável da perda do poder de corte o rolamento do fio ( virar o fio ).

 

Se tiver mais lâminas e tempo, faça outros reviews para orientar a galera! ::cool:::'>

 

Eu mesmo vou fazer um de um canivete que ganhei de um tio e que nunca usei por considerá-lo muito porcaria... ::ahhhh:: mas para minha agradável surpresa, fim de semana passado tive que passar acordado as noites e resolvi afiar algumas lâminas e incluí o "rejeitado".

 

Não é que o danado apresentou um fio com um corte tão "suave" após passado na cerâmica ultra fina, igualando os meus em aço Sandvik 14C28N! :o::cool:::'>

 

Só tenho que descobrir a marca do dito cujo... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, vlw pela força... agora que peguei gosto pela coisa, sempre vou tentar contribuir com uma coisa ou outra, a muito venho lendo o fórum, e vendo os reviews que aqui estão inclusive, comprei uma faca Fish da guepardo graça a um Review que vi aqui... muito bem feito por sinal...

 

espero poder ajudar quem estiver interessado em alguns dos itens que eu venha a ter... assim como eu aprendi a procurar opniões de outros antes de comprar algo que esteja em vista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Indico estes modelos:

 

Canivete Nautika - modelo Stelt

Canivete Nautika - modelo Slak

Canivete Nautika - modelo Wolf

Canivete Nautika - modelo Pederneira

 

e apesar de nao ser um canivete propriamente dito, tb indico o

 

Alicate Multi-Funções Nautika - Bulldog

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Caros companheiros.

adquiri por curiosidade um canivete Nautika Selva.

Com verdadeiro pavor de que decepcionasse pela fabricação etc.

Entretanto agradou,não é nenhum aço de toledo mas pega bom corte,não tem jogo nas laminas e apesar de pesadão é bonito.

Depois de colocar no uso mais severo eu dou melhores noticias.

Saudaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...