Ir para conteúdo

México 18 Dias (Capital - Merida - Riviera Maya) - Fev/2012


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Como o Mochileiros colaborou e muito para minha viagem, estou deixando um relato de como foi e alguns valores para ajudar os futuros mochileiros ao México!

 

 

03/02 – Rio/México

Cheguei na capital mexicana por volta das 16h, dei uma voltinha na cidade acabei vendo Mary Poppins com cast da Broadway no Auditorio Nacional, um mundo de grande e valeu a pena pagar 400 pesos, apesar do frio enorme que passei. ::Cold::

Taxi Aeroporto / Hostal Moneda: 194 pesos

 

04/02 – Chapultepec

Castelo: A entrada custou 57 pesos e pensava que fosse maior e fiquei abismado com a limpeza e a excelente conservação de tudo, de lá se tem uma vista bem legal da cidade.

Museu Nacional de Antropologia: Que acervo, ali comprovei quão rico culturalmente é o México, um dia é pouco pra quem quer conhecer a história, a entrada também foi 57 pesos.

Passeei pelo lago do parque, um lugar bem legal, super familiar e depois avistei ao longe o Anjo da independência e então fui ver de perto, só o via em novelas mexicanas e foi ótimo caminhar pela Zona Rosa. Peguei o metrô (3,00) e comprei ingressos para o Ballet Folclórico no México no Bellas Artes e aí comi quesadillas (10,00) e taco (10,00) na praça e mais cedo mandei ver no chicharrone (32,00) e pierna adobada (32,00), todos são deliciosos, fui dormir cedo, ainda pesa o cansaço da viagem.

 

05/02 – Templo Mayor e Centro

A andança foi boa, comecei pelo Templo Mayor. Saí de lá e fui ver os arredores do albergue...

Uma exposição linda sobre a Espanha no Palácio Nacional e “di grátis”. Conheci a Catedral e o Zocalo, com direito a foto em cima do carro de bombeiros... ::lol4::

Segui em direção ao museu Diego Rivera para ver apenas um mural e olha que a caminhada foi grande, mas valeu a pena, ao menos conheci o comércio mexicano, que por sinal é increíble!

Durante a andança, avistei um monumento em forma de Arcos e para minha surpresa era o monumento a pátria, um mirante fantástico que tive que deixar pra outro dia, começou a chover e então a entrada é fechada, esperei passar no Museu subterrâneo de lá mesmo.

Voltei para o Albergue e mais tarde fui ver o Ballet Folclórico no Bellas Artes, era um show pra turistas e nunca compre na primeira fila nos pisos superiores se for ao Palacio Bellas Artes, os refletores atrapalham a visão, mas troquei de lugar sem problemas.

Quando acabou fui pra casa, caía uma chuva fina e tinha que descansar pra amanhã levantar cedo e cumprir um roteiro mais distante.

 

 

06/02 – Tula

Meu dia começou às 6:30, fui ver como estava o tempo, fazia frio, o dia estava completamente cinza, mas resolvi pagar pra ver, mochila feita e pé na estrada.

Peguei o metrô para Central Autobuses Norte e não tive problemas para chegar em Tula. A viagem dura pouco mais de 1h e chegando lá, peguei um ônibus para a Zona Arqueológica. O motorista acabou passando do ponto, mas me colocou num ônibus que fazia a volta.

O sítio tem seus encantos, ñ é muito grande e as estátuas são o ponto alto, tem campo de futebol, labirinto de colunas e pra melhorar o sol brilhou para deixar mais bonitas minhas fotos.

Conheci o sítio e o museu em 2h, quando saí de lá dei uma volta pelo centro da cidade, comi papa com chorizo e depois disso foi um rolo só pra achar a rodoviária, parecia que andava em círculos... ::prestessao::

Peguei o ônibus para México DF e fui para o albergue, comi macarrão com salsicha e direto pra cama, era preciso ter muita disposição para conhecer o maior império asteca da terra.

 

07/02 – Teotihuacan

Mais uma vez levantei às 6:30 e parti para a estação de metrô Indios Verdes e de lá peguei o ônibus para Teotihuacan.

O trajeto dura pouco mais de 1h e passei o dia inteiro no maior sítio asteca existente.

Ñ tinha quase ninguém, cheguei muito cedo e foi melhor pra sentir o clima do local, parecia estar num outro planeta. O lugar é grandioso e completamente místico e haja disposição para subir e descer escadas.

Após caminhar mais ou menos uns 5km, fiz o passeio em 5h, saí de lá por volta de 14:30 e voltei sem problemas pra capital.

Retornei ruborizado de lá e olha que fez um mormaço que pra mim era fraco!

Dica: Se for a alguma zona arqueológica, ñ deixe de levar boné, óculos escuros, garrafa de água e protetor solar... Tudo é aberto, ñ tem sombra e se vc pegar sol forte, vai ser um sufoco e procure estar com roupas leves, dependendo da época que for.

Resultado dos custos: Ônibus para as pirâmides: 36 pesos

Ingresso ao parque: 57 pesos

Restaurante: 130 pesos

 

 

08/02 – Xochimilco

Hoje foi o último dia na 1º fase na capital e parti em direção aos canais de Xochimilco. Fui de metrô até Tasqueña e de lá peguei um trem ligeiro até a estação final.

O passeio de 90 minutos custou 300 pesos, o lugar é bem agradável, música típica em alguns barcos, famílias fazem festa nos barcos no lugar que preserva como era a cidade do México anos atrás, repleta de lagos.

Estava vazio e meu condutor disse que é uma loucura nos finais de semana, onde os barcos coloridos colorem todo o lago.

Depois que saí de lá fui para Coyoacan de metrô e andei perdido pelo bairro em direção aos museus Frida Kahlo (65,00) e Trotsky (45,00).

O bairro é super charmoso, colorido, com casas bonitas e muito residencial, o acervo da casa de Frida Kahlo é interessante e a casa de Trotsky está muito bem conservada.

Fui para o albergue pegar as coisas para partir em direção a Merida, resolvi ir de metrô para o Aeroporto, passei um perrengue inesquecível no percurso, foi na hora do rush, entrei na base da porrada no vagão com bolsa pesada e grande, igualzinho a metrô na Central do Brasil e Sé... ::lol4::

O voo foi tranquilo e a primeira impressão de Merida foi ótima, o ar é muito melhor e nem faz tanto frio a noite!!!! ::otemo::

 

09/02 – Cenotes Cuzama

Acordei às 7:30, o albergue está cheio, 80% dos turistas são europeus, típicos daquela região e o café é bom, apesar de ser meio confuso.

Decidi ir a 3 cenotes numa fazenda em Cuzama. O primeiro já deslumbra a todos, é cenário de filme paradisíaco, água azul e quente numa gruta, ñ hesitei em cair logo na água.

O segundo desbunda qualquer um devido a enorme cavidade de luz solar que adentra na gruta e ali você vê a coloração azul da água, parece mentira! ::ahhhh::

O terceiro tem a impressão de ser o maior, tem a menor cavidade dos três para a entrada de luz solar e um trampolim ótimo para mergulho... ::hahaha::

A m... nesse dia foi que minha câmera descarregou e deixei de fazer muitas fotos naqueles lindíssimos cenotes. 

Conheci na van (20,00) para a fazenda a Amanzine e o Karsten, turistas europeus e rachamos a carruagem férrea puxada por um burrinho na chegada aos cenotes no valor total de 250,00 divididos entre nós.

No jantar comi um parvo delicioso com molho muito, mas muito apimentado, na volta para o quarto caía uma chuva fina, apaguei quando deitei, foi divertido!

 

10/02 – Uxmal

 

Hoje o destino foi Uxmal, peguei um busão (45,00) em Merida mesmo e a viagem durou mais ou menos 1h e meia, a zona arqueológica (177,00) é lindíssima, adorei o lugar, super arborizado e repleto de iguanas.

O calor castigou, minha roupa ñ ornou, sofri bravamente a cada gota de suor, o dia estava lindo, minhas fotos ficaram ótimas, comi um sanduíche natural no topo da pirâmide em meio àquela energia maravilhosa e um grupo de turistas alemães ainda me cumprimentou em grego achando que eu fosse grego devido estar com a camisa da seleção grega... Pode? :lol:

No retorno, o passeio virou um programa de índio, fiquei mais de 1h no ponto esperando o ônibus, um sol na lata e então veio uma van de tour fechado com vaga para 2 pessoas, nem pensei 2 vezes, paguei 50,00, entrei e ainda fiz amizade com os mexicanos, morri de rir com eles, eles elogiaram as "nadegonas" das brasileiras... ::hahaha::

Mais tarde dei uma volta na praça e nos arredores, a cidade de Merida merecia mais tempo, mas a estadia por aqui tá acabando e vai deixar muitas saudades.

 

11/02 – Dzibilchaltun / Chichen Itza

Às 6:45 o despertador tocou, tenho apenas ½ dia pra curtir antes de partir rumo a Chichen Itza. Resolvi ir a Dzibilchaltun (117,00), uma zona arqueológica com cenote.

Foi confuso achar a condução, peguei um catacorno (6,00) e fui, o lugar fica a 30 minutos de Merida, mas o ônibus fez em 1h, uma moleza só!

O sítio é pobre, só recomendo se tiver ½ dia disponível, só valeu a pena pelo cenote, totalmente a céu aberto, estilo piscina natural, com muitas pedras (machucam os pés), muitas vitórias-régias e plantas no fundo, uma água limpíssima e tem parte rasa e funda para o banho.

Marquei às 12h para voltar com o moto taxi (10,00) para o centro de Dzibilchaltun e o garoto me surpreendeu com uma pontualidade inglesa e do centro, peguei uma van (6,00) para Merida, a viagem foi muito mais rápida, essa é a melhor opção de escolha se for ao local.

Voltei para o albergue para buscar minhas coisas e fui para a rodoviária, outra caminhada longa e ainda por cima sem almoço, faz parte do ritual estar em jejum para absorver espiritualmente toda a energia da coisa... ::lol3::

Peguei o ônibus (68,00) às 14h para Chichen Itza e na descida tomei um táxi para o albergue, o hostel é lindo, um luxo, deu vontade de ficar mais dias, tava pensando em dormir antes de chegar no albergue, mas qdo vi a piscina, mudei logo de ideia. Mais tarde fui ver o show de luzes (120,00) em Chichen Itza, foi pura magia, indescritível a sensação e entendi 80% do que falaram em espanhol, já tava mandando bem e amanhã vou conhecer um dos mais famosos sítios maias juntos com os mexicanos, o domingo é grátis para eles!!!!

 

 

12/02 – Chichen Itza

Amanheci no hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza e em jejum fui para a zona arqueológica, paguei a diferença de 57 pesos do dia anterior ao show de luzes.

Muita coisa bem conservada, a pirâmide é linda, mas o que mais impressionou foi o comércio lá dentro, é uma feira enorme. Me brochou ñ poder explorar nenhum local, todos os acessos são fechados, ñ pode subir em nada, acabei gostando mais do show de luzes do que o sítio durante o dia, também já tinha visto várias zonas arqueológicas e acho que já tava cansando...

O tempo estava ótimo, minhas fotos ficaram ótimas, consegui cumprir meu roteiro e isso é o que importa!

Parti sem rumo a Tulum (120,00) de ônibus e encontrei o Karsten, acabamos fechando um quarto para 3 por 100 pesos na Av. Central de Tulum.

Jantei Fajitas (arrachera) e depois fui dormir sonhando com as ruínas de Tulum.

 

13/02 – Tulum

Acordei às 7:20 com o quadril de mal jeito, o colchão é mole, confortável, mas comprometeu minha junta e ossos... rsrsrsrs

Tomei um café e que café, foi praticamente um almoço meu desjejum.

Paguei 57 pesos para ver as ruínas, o local é pequeno, foi uma fortaleza murada a beira mar, um cenário incrível!

A cor da água é indescritível, vários tons de azul se misturam no mar de água morna, foi uma delícia, podia ficar o dia inteiro ali, o dia estava maravilhoso!

Saímos do sítio e fomos curtir uma praia pública fora da zona arqueológica, caminhamos 10 minutos e fomos a praia Santa Fé, foi a realização de um sonho, estar naquele mar azul, o sol brilhando, pelicanos caçando peixes e um vento perfeito que chega a ser traiçoeiro, acabei me queimando demais, há tempos ñ pegava essa cor e que bom que foi no Caribe!!! ::otemo::

Saímos da praia e decidimos ir ao Gran Cenote (100,00) no fim da tarde, onde mergulhadores de nível avançado podem explorar, outros praticam snorkel, basta alugar os equipamentos, eu fui só pra brincar e conhecer. A caverna é grande, tem morcegos e a cor da água impressiona com os raios solares, parece um lago encantado.

Esperamos passar um taxi (60,00) por uns 20 minutos e regressamos ao hostel, amanhã partiria cedo para Playa Del Carmen.

Esqueci de registrar que encontrei brasileiros nas ruínas, o brasileiro é incrível, um povo maravilhoso... Uma família carioca do Catete - RJ e um casal de Salvador, me deram várias dicas de passeios que fizeram, foi o dia mais relax de toda a viagem até então!

 

 

14/02 – Playa Del Carmen

Saí de Tulum às 8:30 (32,00), a viagem foi cerca de 1h, logo achamos o hostel Maria Sabina (450,00 o quarto duplo), muito bem localizado e limpinho.

Fui dar uma volta, o tempo ñ tava tão aberto para ir a Cozumel e deixei pra tentar a sorte no dia seguinte, fui para a praia Mamitas, um lugar onde é permitido fazer topless, mas poucas se atreveram, adorei! ::mmm:

Playa tem um ar de balneário europeu, tem a 5ª Avenida com lojas caras e muitos gringos, europeus, canadenses e americanos reinam circulando pela rua e quando se sai da avenida, se vê muito de cidade caiçara, com casas e ruas simples, mas que tende a crescer com o passar do tempo e o olho de empresários!

A maioria dos lugares ñ aceita cartão, ter cash é muito importante e a cidade é cara nos serviços. Comi uma pizza e escrachei na tequila, tava ótima! Caminhamos pela 5ª Ave, é um charme, um mix de todo tipo de comércio e pessoas, mas caro.

 

15/02 – Cozumel

Fechei o passeio pra Cozumel por 200 pesos e parti às 10h no ferryboat por 156 pesos.

São 40 minutos de travessia, logo achei o tour, o passeio é inesquecível, ñ dá pra descrever o fundo do mar, fiz 3 paradas em 3 pontos diferentes, meu batismo ñ podia ter sido melhor, na 2ª maior barreira de recifes e corais do mundo.

As paradas ñ duraram tanto como nos venderam, a segunda é a melhor em todos os aspectos, que vontade de ser “profiça” para ir de tubo ao fundo conferir de perto o fundo do mar.

Saí e peguei um taxi por 140 pesos para praia San Francisco, com lindos corais e brinquedos na praia, saí de Cozumel às 18h no 3º piso do Ferryboat sentindo um ar maravilhoso... Ai que delícia!!!!!

 

16/02 – Cancun

Levantei cedo com destino a Cancun, peguei o ônibus e a viagem dura mais ou menos 1h.

Fui ao albergue e me informaram um preço diferente do site, resolvi ñ ficar e fui ao Yachiplan (250,00), foi uma tragicomédia: a porta ñ trancava e então mudei de quarto, no outro quarto estava sem luz no banheiro e água fria... Mesmo assim fiquei, seria uma noite apenas e ñ tava com vontade de ficar procurando hotel na rua carregando mala. ::toma::

Após a hospedagem, fui conhecer a Zona Hoteleira, me senti como se estivesse na Barra da Tijuca - RJ, uma cópia de Miami, a cor da água do mar foi a mais linda de todas as cidades da riviera maya que conheci e o sol colaborou, passei por um termômetro e marcava 34 graus e olha que era inverno lá... ::otemo::

Saí da praia, tomei uma ducha e fui ao shopping La Isla e de lá resolvi conhecer outra praia, Tortugas, frequentada por habitantes locais, ñ entrei na água, vi o por do sol e de lá voltei para o hostel.

Cancun são 2 mundos: o centro tem a simplicidade de qualquer cidade pequena de praia e a zona hoteleira tem o glamour dos resorts e as construções similares a Miami, eu preferi a animação e o ambiente do centro, é mais a minha cara!

Fui dormir cedo, ia pegar o ônibus (48,00) para o Aeroporto às 5:30... Tá pensando que é mole ser mochileiro! Rsrsrsrs

 

17/02 – Cidade do México

Peguei o ônibus cedo de madrugada para o Aeroporto e às 8h saiu meu voo e como tava frio e vazio dentro do avião.

Cheguei no albergue por volta das 12h e ñ demorou muito, parti para Ciudadela, um mercado de artesanato.

Comprei uns imãs de lembrança para amigos do Brasil e voltei para o albergue, andei por uma área da cidade que ainda ñ conhecia e de lá voltei para o hostel e fui dormir, tava super cansado.

 

18/02 – Six Flags

Fui ao Six Flags (380,00), um dos maiores parques da América Latina, adorei os brinquedos, paguei alguns ñ inclusos e apesar de ter curtido pouco devido a lotação, também escolhi um péssimo dia, sábado, enfim, a diversão foi grande! ::hahaha::

Cheguei cedo no albergue para descansar e me surpreendo com a falta d’água. Jantei, conheci um casal de gaúchos, trocamos dicas e voltei para o quarto, tomei meu banho e fui assistir ao musical Perfume de Gardenia no teatro San Rafael.

Um musical bobo com figurinos típicos cafonas em alta dose de chanchada, vi vários artistas de novelas mexicanas e fiquei impressionado de como o povo participa e ovaciona os artistas.

Voltei de taxi (150,00), já era mais de 0:30 e fui direto dormir.

 

19/02 – Puebla

Peguei o ônibus (134,00) para Puebla às 10h. São 2h de viagem e quando cheguei na rodoviária, peguei um micro (6,00) para o centro da cidade.

O centro é lindo, é considerado patrimônio histórico da UNESCO, dá vontade de tirar foto de todas as ruas, as casas estão muito bem conservadas, pintadas, formam um colorido lindo.

Após caminhar pelos pontos turísticos do centro, almocei num hotel um prato típico que combinava frango, chocolate e pimenta... Um sabor diferente e muito gostoso! ::ahhhh::

Saí em direção ao Villas Arqueologicas e para minha surpresa, ele fica num outro vilarejo, Cholula. Dei uma volta e valeu a pena dormir em uma cama boa com TV, mas o cansaço bateu legal e a melhor alternativa era dormir sem sombra de dúvida após andar muito pelas 2 cidades.

 

20/02 – Cholula

Arrumei minhas coisas e fui conhecer a zona arqueológica da cidade. É gratuito, as partes que sobraram estão em ótimo estado de conservação, a limpeza é uma coisa que impressiona e tudo é cercado.

A igreja no topo do monte é bonita e o panorama visto do alto é muito bonito, a vista tem direito a vulcão adormecido e tudo mais.

Conheci outra igreja e parti para a Cidade do Mexico, foi uma viagem de 2h (144,00) e logo que cheguei peguei o metrô para visitar a Basílica de Guadalupe.

O complexo de igrejas é grande, com jardins muito bem planejados e cuidados, saí de lá e tentei ir no Mirante da Revolução e mais uma vez ñ deu, era segunda feira, estava fechado.

Fui ao Bellas Artes tentar achar dvd’s pra mim, só achei próximo ao Zocalo e me acabei... Na hora de pagar cadê meu dinheiro? Deixei tudo reservado para comprar antes de ir embora.

 

21/02 – Retorno ao Brasil

Acordei cedo e acabei ñ dormindo mais, tinha muita barulheira no hostel nesse dia.

Tomei meu café, ia dar uma voltinha para comprar souvenirs, meus dvd’s e depois regressar a terra adorada.

Fiquei na mão em relação aos souvenirs, os camelôs ñ haviam chegado até às 11h e fiz a festa nos dvd’s... Quero só ver eu arrumar tempo pra ver tudo isso!!!!

Fui para ao aeroporto em 20 minutos e olha que falavam que o trânsito da capital era ruim, imagina se fosse!!!

E começa minha jornada pra casa de um lugar que deixou muitas saudades e promessas de um retorno próximo!!!

 

Todos os valores citados estão em pesos mexicanos.

E querendo alguma dica, é so perguntar, se eu souber, pode ter certeza que uma hora respondo, ok?

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Estou recém iniciando meu planejamento. Terei 23 dias disponiveis e quero visitar lugares semelhantes ao teu. Se tu tivesse mais uns 5 dias, que lugares tu achas que valeria a pena ter visitado ou ficado mais tempo?

Achas que nesse roteiro valeria a pena ter alugado um carro? (irei entre 2 a 4 pessoas).

Obrigaduuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...