Ir para conteúdo

AJUDA NO ROTEIRO CHAPADA DIAMANTINA MAIO 2013


Posts Recomendados

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Sempre tenho mais uma perguntinha Rodrigo rsrsrsr. Quanto tempo vc levou de Salvador ate Ibicoara. Nosso voo tb chega as 13hs e vamos direto pra la.

 

 

Como eu subtrai muita informação aqui deste site dos mchileiros, me achei no dever de ser solidário também e postar algumas informações cruciais e atuais a respeito da Chapada Diamantina.

 

Bom Maria, a viagem de Salvador até Ibicoara não é tão tranquila, não pelo transito (algumas partes terá muitos caminhoes carregados de soja na estrada) porque as estradas estão boas e a maioria possuem mais de uma via para rodagem. O problema é somente o tempo de volante mesmo. Ao todo eu demorei cerca de OITO HORAS direto, contando algumas paradinhas pra esticar as canetas..rsrs. Saí do aeroporto umas duas e meia e cheguei lá por volta de dez da noite. Lembre-se de em FEIRA DE SANTANA pegar a estrada que vai para Ipirá. Esta estrada é uma benção, quase nenhum carro nela, tranquilidade total. Seguindo por ela, vcs sairão na BR (nao lembro agora o nº desta BR) e rodando um pouco nela vc vai ver uma placa para seguir até Ibicoara (entrada à esquerda). Lembre-se que terá que virar a esquerda bem antes da entrada para Lençois.

 

Caraca, vcs irão adorar aquele lugar... muito show.

Aproveitem ao máximoooo.

E qualquer outra duvida pode perguntar.

 

Abraços e good trips

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rodrigo,

As duas dicas sao muito boas.

Estive na Chapada Diamntina em 2011 e desejei voltar para conhecer alguns lugares, mas a cachoeira do Buracao e Fumacinha principalmente.

Estou indo com mais duas pessoas de carro n proximo feriado, nao temos muito tempo, entao ainda estamos na duvida se vale a pena ir ou nao ate Ibicoara. Ja havia pensado em comecar por ai, mas com as suas dicas reforcou um pouco a ideia, mas pelo que li o ideal e reservar um dia para cada cachoeira, correto?

E tranquilo conseguir hospedagem?da para acampar por la ou temos que ficar em Mucuge?

Se puder me ajudar com essas duvidas.

Abcos

Cynthia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já decidimos fazer o seu roteiro, só que ao contrario, começando de Lençois. Ja falei com o João e combinamos o Buracão. Ele me deixou com um pouco de medo de fazer a Fumacinha. Falou que devido as pedras é mais perigoso para quem não tem pratica,mas em compensação a Fumaça é mais cansativa. Só estamos acostumado andar no plano (praia) rsrsrs. Só vamos decidir quando chegarmos lá e vermos se aguentamos o tranco rsrsr. Não vejo a hora de chegar. Obrigada por tudo ! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Rodrigo,

As duas dicas sao muito boas.

Estive na Chapada Diamntina em 2011 e desejei voltar para conhecer alguns lugares, mas a cachoeira do Buracao e Fumacinha principalmente.

Estou indo com mais duas pessoas de carro n proximo feriado, nao temos muito tempo, entao ainda estamos na duvida se vale a pena ir ou nao ate Ibicoara. Ja havia pensado em comecar por ai, mas com as suas dicas reforcou um pouco a ideia, mas pelo que li o ideal e reservar um dia para cada cachoeira, correto?

E tranquilo conseguir hospedagem?da para acampar por la ou temos que ficar em Mucuge?

Se puder me ajudar com essas duvidas.

Abcos

Cynthia

 

Olá Cynthia, olha só como havia falado antes, pelo fato de eu me basear por aqui para montar meu roteiro. Me sinto na obrigação de auxiliar todos por aqui também. Acho muito legal isso.

Bem, como disse antes, a Chapada é linda, mas de todas as cachoeiras que fiz (seis ao todo) a Cachoeira da Fumacinha ganha disparado das outras. A formação geológica dela é digna de filme de Spilberg. Uma coisa inexplicável. A logística é a seguinte, vc tem que sair direto de salvador até Ibicoara. Quanto a hospedagem em Ibicoara é tranquilo, mas depende da época que vc vai, eu fui mês passado (abril) e estava super trnaquilo. Uma época ótima pra ir, sem chuvas e sem sol e calor demais nas trilhas. Eu fiquei na Pousada Sete Montanhas (dica dada através do contato como o Guia de lá mto conhecido chamado João-Ibicoara). Indico este guia pra vcs, o cara é gente boa, educado e conhece tudo por lá.

Esta história de ficar em Mucuge pra ir na Fumacinha e Buracão nao existe. Elimine-a.Isso pé papo de agencia que sai de Lençois até Ibicoara e para aproveitar o tempo ele optam por ficar em Mucugê. O correto e ficar na cidade de Ibicoara mesmo, porque terá que sair da pousada bem cedinho cerca de seis da manha, pegar uma hora de estrada de terra com o carro até chegar no inicio da trilha. Em ambas as cachoeiras terá que fazer isto, sendo que a Buracão pode acordar um pouco mais tarde, porque a trilha a pé é bemmais tranquila. Antes de ir achei que seria possivel fazer as duas cachoeiras seguindo acampando e dormindo no mato, mas não fiz isso e depois vi que não compensa. Fiz mesmo uma em cada dia, voltando para dormir e comer a noite na cidade (Ibicoara).

AS pousadas por lá não são caras, acho que fora de temporada consegue por 30 reais a diária. Ibicoara é uma cidadezinha daquelas de interiorrrr... sem muita infra estrutura, com pousadinhas bem simples. Mas vale a pena uma volta a pé na pracinha central. Eu particularmente gosto de conhecer as peculiaridades e costumes regionais de cada canto que conheço.

Cynthia, se já foi na Chapada e não conheceu a Fumacinha, não pense duas vezes. Volte lá e dedique-se só a conhecê-la. Pois ela é sem dúvida NENHUUUMA a mais bela de todas, na minha opinião até mesmo que a da Fumaça.

Mas lembre-se, são cerca de nove km de trilha, cuja a maioria percorre o leito do proprio rio através das pedras. bom se vc ja foi la na chapada sabe como é...rsrs A trilha é puxada, só é difícil devido a distancia e não pelos obstaculos. Um lugarzinho somente que há um pouco de dificuldade, mas nada impossível, o proprio guia ja disse que foi lá com tres mulhers de uma vez só.rsr.

Dê uma lida nas dicas que dei acima lá direcionadas para a Maria A G Ferreira, quando mencionei que a Chapada é como um grande Oval. O Vale do Capão fica no lado Oeste deste oval e Ibicoara chega-se pelo lado Leste (asfalto puro de Salvador até lá). POrtanto não dá pra conhecer Vale do Capão e Ibicoara em quatro dias. Explico: Se escolher uma destas cidades e querer conhecer a aoutra, terá duas opções ou siga por uma estrada de terra (a qual eu não conheço) que liga a ponta sul do "oval" até Vale do Capão que fica no lado Oeste do "oval", ou então terá que dar a volta no "oval" todinho partindo de Ibicoara (ponta sul) seguindo pelo lado Leste, POnta Norte (Lençois) e assim chegar no Vale do Capão.

Não sei se fui claro Cynthia rsr.

 

Bom, resumindo, não dá pra conhece o Vale do Capão e Ibicoara em quatro dias, terá que ser ou uma cidade e suas cachoeiras ou outra. Dê uma olhada no mapinha verde que postei logo acima. Nele da pra vc ter uma idéia onde localiza-se Ibicoara e Vale do Capão, bem distante uma da outra. Entenderá um pouco o que estou falando. ;)

Na minha opinião, se vc tem quatro dias para conhecer mais a Chapada, ou vc fica em Ibicoara e conheçe Fumacinha e Ibicoara ( o que eu indico rsr). Por lá tem outra Cachoeira também que fiquei sabendo no ultimo dia, chamada Encantada. Dizem que é totalmente diferente de todas as outras e que vale muuuuito a pena conhecê-la também. O guia João-Ibicoara sabe dela.

Ou vc vai pra Lençois, dorme lá, acorde de manha bem cedo parte faça em um dia - Gruta da torrinha, Pratinha e na volta o Pai Inácio (para ver o por do sol) e seguir direto para o Valedo Capão que fica a uns 60km do Pai Inácio, sendo que 20km são de estrada de chão (mas em ótimo estado, eu andava a 60km/h no golzinho alugado rsr).No Vale do Capão não esqueca de comer a Pizza Integral da Pizzaria Capão Grande, é divina, é de propriedade de um Suiço que chegou la se apaixonou pela cidade e por uma baiana rsrs e resolveu ficar por la, lá se encontrando a mais de 15 anos. Lá vc nao escolhe a pizza só existem suas opções, um adoce e outra salgada (norma) geralmente eles servem metade de cada ou ainda um quarto da de doce. Se quiser mando até fotos da pizza rsr. No Vale do Capão de cachoeira, somente terá a Cach. da Fumaça como explendida, tem outras é claro, mas são quase comuns e pequenas.

Concluo dizendo que as Cachoeiras tops da Chapada são a Fumacinha (Ibicoara) e a Fumaça (Vale do Capão), esta, na minha opiniao, em segundo lugar, pois acho que a visão dela por baixo deve ser explendida só que necessita de 3 dias de trilha no mato acampando tornando o custo dela bem maior. A Cachoeira Encantada la em Ibicoara, pelo que falaram deve ser outra explendida também.

Cabe a vc Cynthia decidir o seu roteiro. Mas depois conta aqui heim...rsr

Aproeveite a energia deste lugar.

 

Abços

 

Good trip

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Já decidimos fazer o seu roteiro, só que ao contrario, começando de Lençois. Ja falei com o João e combinamos o Buracão. Ele me deixou com um pouco de medo de fazer a Fumacinha. Falou que devido as pedras é mais perigoso para quem não tem pratica,mas em compensação a Fumaça é mais cansativa. Só estamos acostumado andar no plano (praia) rsrsrs. Só vamos decidir quando chegarmos lá e vermos se aguentamos o tranco rsrsr. Não vejo a hora de chegar. Obrigada por tudo ! ::otemo::

 

Oi Maria, que bom que decidiu ir até Ibicoara, não irá se arrepender. E o João é gente boa mesmo, estarão seguros. Só lembrando a Cachoeira da Fumacinha se não for a mais longa, em matéria de trilha, é uma das. Já a Cach. Da Fumaça (Vale do Capão) não é tão longe a trilha, são seis quilometros, os primeiros dois quilomentros são de subida um pouco e moderada inclinação e o resto dos quatro quilometros são todos planos e trnaquilos. Pra vc ter idéia, na volta fiz apenas 1 hora e 15 minutos a trilha toda de 6km. Na minha opinião o grau de dificuldade da Fumacinha é maior pela distancia total percorrida, já a Fumaça os dois km iniciais são batante ingremes, mas nada impossivel de se fazer, só na velocidade compatível de cada preparo físico. São tipos de dificuldades distintas. ;)

Lembre-se aconselho chegar e fazer logo a Fumacinha, pois se fizer a Buracão primeiro e deixar pra fazer a Fumacinha no outro dia, ja irão estar um pouco esgotados e não com a energia toda. Viu lá que a Fumacinha foi a minha primeira cachoeira de toda a Chapada.

Espero mesmo ter ajudado Maria. ´E sempre um prazer falar e dar dicas de lá.

Aproveite tudo e ao máximo aquele lugar lindo e cheio de energia positiva.

E depois conte aqui como foi heim...rsr

 

Good trip

 

Abços

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

MEu roteiro foi quase o mesmo programado, somente não sgui ele todo pois no dia que cheguei em Lençois caiu uma chuva inesperada...não sabia se agradecia, pois tinha mais de 60 dias que o povo nao via agua por lá, ou reclamava, pois fazer trilhas no leito do rio com chuva fica impossibilitado, o que me faria perder um dia inteiro de trilhas.

Mas aí tive a excelente idéia de fazer a gruta da Torrinha em Iraquara. Como decidi não tão cedo, fui participar de uma feira local para ver os temperos e cultura local de Lençois e somente depois parti para Iraquara que fica a cerca de 70 km de Lençois, acabou que ficou meio corrido neste dia, mas valeu e muito a pena, pois seria um dia praticamente desperdiçado e deu pra conhecer a Gruta da Torrinha (linda demaaaais e vale a pena o passeio de 3horas dentro dela) e depois fui pra Gruta Azul e Pratinha o que eu iria fazer em outro dia.

 

Pois bem, segue o meu roteiro como foi:

 

Dia 04 - Chegada no aeroporto de Salvador +- 1 e meia da tarde/pegar o carro na locadora e partir direto para Ibicoara (quase 600km - chão pra caramba) - Sai de Salvador 14:30 echeguei em Ibicoara 22:20 hrs. Fomos comer uma pizza e nos encontrar com o guia João.

Dia 05 - Acordamos bem cedo 05:50 pra sari da pousada as 6. Atrasamos meia hora e partimos pra tão esperada Fumacinha. Sem comentários... a mais linda de todas da Chapada.Voltamos para a pousada cansados e só querendo comer e dormir...rsr

Dia 06 - Acordamos nao tao cedo, umas 8 hrs e partimos para fazer a Buracão, explendida mas nem se compara coma Fumacinha. Na volta, sugeri e fomos fazer a Licuri que ficava no meio da estrada de volta... fiz ela rapidinho, conhecemos o SR Aurelio, um sr de 85 anos figura ímpar de estórias fantásticas de onças e tudo, alem do cafezinho com pao delicioso àquela altura. Partimos para cidade ao anoitecer. Dormimos em Ibicoara pra acordar bem cedo e partir para Lençois.

dia 07 - Acordamos e partimos p Lençois parando no caminho para conhecer o Poço Azul (flutuação) e Poço Encantado. Almoçamos no restaurante que tem em frete. Comi a tão famosa carne de bode rsrsr uma delícia. rsr Chegamos em Lençois de noite e fui direto para a associação dos guias para contratar um, e assim fiz.

dia 08 - Acordamos cedo e adivinha?? Chuvaaaa!! rsr bagunçou o nosso roteiro, então parti para Iraquara (70 km de Lençois) fazer a Gruta da Torrinha, linda e maravilhosa, vale muito a pena fazer as tres horas dentro dela, as horas passam e a gente nem percebe, depois fui pra Pratinha, nadamos e tiramos fotos debaixo dagua la. Mto show a agua cristalina. Voltamos pra Lençois. Neste dia resolvi não fazer a Gruta da Lapa Doce, pois além de não dar tempo, o proprio guia falou que se fizessemos a Torrinha não viriamos nada demais na Lapa Doce, então eu a abortei do roteiro.

dia 09 - Acordamos cedo e fomos a Cachoeira do Sossego, trilha longa, mas sem maiores dificuldades... e claro que depois de fazermos a Fumacinha, todas as outras ficam fácil. rsr A Sossego é linda e dá pra tomarmos um delicioso banho por la com o sol nos esquentando. Chegamos quase a noite na cidade, tomei um banho, comemos (suco de mangaba é imperdível) e direto pra cama.

dia 10 - Acordamos cedo e fomos para a Cachoeira do Mosquito - O caminho de carro até ela não é tão pertinho, acho que uns 50 km ao todo sendo uns 20 de estrada de chão. Chegamos cedo na pousada, só tomamos um banho e pagamos a pousada, almoçamos na cidade, compramos umas lembrancinhas e partimos pra Vale do Capão, passando pelo Pai Inácio para ver o por do Sol (magnífico o lugar, vale muito a pena conhecer tb). Chegamos no Vale do Capão a noite e fui direto procurar pousada.... sem dificuldade nenhuma achei a pousada "Tatu Feliz" que fica na rua principal da vila. Mto aconchegante. recomendo. Deui até pra darmos uma volta na cidade apesar de ser já quase dez da noite. (lá tudo fecha bem cedo). Um casal de turista nos recomendou comer a pizza integral de lá da Pizzaria Capão Grande, uma delicia...recomendo e é imperdível... o cardápio é apenas informativo, vez que so servem um tipo de pizza e outra doce. Aconselho pedir meio a meio, doce e sal, ou pelo menos com um quarto da de doce. Ambas são uma delicia. podem comer.

Dia 11 - Acordamos cedo e da janela dava pra ver a chapada a qual iriamos subir e passar estava coberta toda por nuvens carregadas.... o pessoal disse que é normal e depois das dez da manha o tempo limpa. E de fato assim ocorreu. Mas não esperei limpar e iniciamos a trilha com o tempo bem fechado pegando até uma ligeira garoa o que nem deu pra molhar, foi ótimo porque no inicio da trilha que é casativo e ajudou a refrescar. No caminho encontramos um casal voltando dizendo que não viram nada la na Fumaça porque estava tudo encoberto de nuvens. E ao falar com ele que iria abrir eles resolveram voltar e subir denovo...rsr. A vista de la de cima é de dar vertigem na gente, vc deita na famosa ponta de granito em cima do desfiladeiro e vai se arrastando até onde o seu limite te mandar parar...rsr Uma americana doida ficava sentada na borda com as pernas balançando no precipicio de inclríveis e infindáveis 380 metros de altura. Eu deitei lá e ficava com a cabeça e braços fora da pedra e quando resolvi soltar um grito de euforia, comecei a ficar tonto...rsr tive que recuar um pouco, cruzar os braços e abaixar a cabeça no meio respirando fundo. rsrs Mto lindo o lugar sem duvida um dos mais lindos do Brasil. Bom, resumindo... de fato o tempo limpou ficou azul o céu e deu sim para vermos o lindo vale, Tanto que na volta pegmos sol demais até nos deixou vermelhos. Na volta da trilha de 6km, fizemos uma hora e quinze minutos do mirante da cachoeira até a associação dos guias...rsr quase um recorde de velocidade rsr. Os guias disseram que teve gente que fez em 50 minutos...rsr. Chegamos cedo na cidade, depois do devido banho... fomos dar um avolta na Vila e comprar umas lembrancinhas pra família.

dia 12 Acordamos cedo e pegamos a estrada direto pra Salvador (6 horas de viagem)-Chegamos lá 3 e meia da tarde e com ajuda do gps alcançamos o pelourinho onde tinhamos reservado a hospedagem na pousada. Comentarios a parte.... foi horrivel lá..., até banho de terra tomamos de um guri de nem 12 anos noiado, depois um grupo de capoeira que estava apresentando, mesmo depois de ter deixado uma gorgeta para eles, veiu um carinha dizer que eu estava filmando muito e que teria que dar mais dinheiro....Absurdo do absurdo isso....esperei acabar a apresentação pra depois falar umas coisas olho no olho do carinha. Devido a isso, não recomendo a noite la no pelourinho, vão para a Barra...Ondina.

dia 13 - Acordamos cedo, tomamos um café tranquilo e decidi visitar o estadio da Fonte Nova e o Farol da Barra antes de chegar ao Aeroporto. Tudo cronometrado no exato tempo, ocorreu tudo dentro do previsto, claro, graças a ajuda do GPS. Sem ele teria muita dificuldade no transito la e provavelmente teria que contratar um taxi para nos guiar. Chegamos no aeroporto faltando coisa de 20 minutos para o encerrmento do embarque. Entregamos o carro ao carinha da locadora, o qual já tinha ligado antes. O carro estava imundo e um bagasso só.... rodei nada mais nada menos do que incríveis 1800 quilometros com o golzinho rsrs

Chegamos na minha linda cidade de Vitória-ES com o espirito renovado e com a satisfação e alegreia de ter cumprido com o roterio certinho sem nenhum acidente ou imprevisto.

Lugar excepcional e indico para todos conhecerem.

No que eu puder ajudar a galera estarei aqui no que precisarem, pois através deste site montei meu roteiro, vi dicas de guias, cachoeiras, cidades, lugares, hospedagens, etc...

Portnato sinto-me no dever de retribuir e ajudar também :)

 

Abços

 

Good Trip

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Li este pensamento de Amyr Klink a alguns dias e concordei totalmente. A mais pura verdade... Resolvi compartilhar com vcs.

 

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

 

:)

 

Abços.

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...