Ir para conteúdo

Paraquedismo - Cuidado com os seus ouvidos (com a saúde em geral também)


Posts Recomendados

  • Membros

(o relato é longo, mas se você vai saltar pela primeira vez, ele vale uns cinco minutos do seu tempo)

 

Bom, galera, ontem fui dar meu primeiro salto de paraquedas, em Boituva, SP. Minha experiência não foi tão boa quanto a de vários relatos que vejo por aí. Achei que seria bom eu dar um toque pra galera tomar cuidado com algumas coisas e não correr o risco de ter a mesma má experiência que eu.

Não sou físico, médico ou advogado, mas se alguém for, ou tiver afinidade com alguma dessas áreas e quiser dar uma opinião sobre as dúvidas que tenho, vai ajudar o pessoal também.

Pra ir de São Paulo pra Boituva, você pega um ônibus na barra funda pela empresa vale do tietê (~R$25, horários no site) e chegando na rodoviária pega um taxi (~20) até o centro nacional de paraquedismo. Informe pro taxista sua escola. Blz.

 

Pediram pra eu assinar um termo dizendo que eu tinha ciência de que o esporte era perigoso, podia morrer, a empresa não se responsabiliza, essas coisas bacanas... O tempo estava nublado, tivemos um treinamento rápido e subimos eu e mais um seis clientes. Depois que o avião passou das nuvens, começamos a saltar. É dito que ficamos uns 45 segundos em queda livre antes do instrutor abrir o paraquedas.

 

:arrow: Durante a queda livre ouvi um assovio que ia ficando mais agudo e mais alto muito rapidamente, e senti uma dor insuportável nos dois ouvidos. Parecia que meus tímpanos iam estourar. Por instinto tampei os ouvidos com os dedos, mas precisei abrir os braços pro instrutor abrir o paraquedas.

 

Cara, acho que você não entendeu, não foi uma dor a toa tipo bater o mindinho do pé na quina da cama, ou tomar um chute no saco. Foi uma puta duma dor HORRÍVEL, assustadora. Ouvi o cara dizer "Legal né?" E eu não conseguia falar pra ele o que tinha acontecido. Não que fosse adiantar algo também.

 

Quando pousamos o pessoal estava exultante, dando risada, falando que foi ótimo. Meio atordoado eu sentei no chão com os dedos nos ouvidos. Sentia eles entupidos e doendo muito. O instrutor falou pra eu tampar o nariz, fechar a boca e tentar empurrar o ar pra fora. Na hora não adiantou muito. Quando levantei e dei alguns passos, o ouvido direito fez "RRROOOOOOC!!", senti desentupir um pouco e doeu, do ouvido até o meio do pescoço. O barulho parecia aquele de quando sai água do ouvido depois da piscina.

 

Com praticamente os dois ouvidos entupidos, conversei um pouco com a galera que tinha saltado e ninguém teve isso. Chamei o taxi e peguei o ônibus pra São Paulo, puto e pensando "nossa, minha audição foi pro saco". Sim, eu deveria ter dito isso pro pessoal da escola, mas meu palpite, filho? Pfff... Talvez ir a algum hospital lá de Boituva fosse o indicado, já que os médicos de lá devem estar acostumados com casos assim. Mas eu estava sozinho, e achei que estar perto de casa seria melhor. Também achei que com o tempo a dor e a sensação de entupimento passariam. Cheguei em casa, fiquei um pouco, fiz a técnica que o paraquedista me indicou, de tampar o nariz e empurrar o ar pra fora, com cuidado, ouvi um barulho que parecia uma folha de papel sendo amassada, dentro da cabeça. Dói um pouco, mas desentupiu o ouvido direito e melhorou a situação no esquerdo. Resolvi ir ao médico pra ver o que podia ser feito.

 

O cara examinou o ouvido com aquele aparelhinho com a luzinha na ponta, perguntou se tinha saido sangue ou pus (não, não saiu nada) e disse que a membrana estava bem inflamada e que eu iria ter que pingar um remédio nele durante uns dias e é isso que estou fazendo. Está melhorando, mas ainda sinto os ouvidos estranhos.

 

Todo esse relato eu fiz pra dar um toque pra você que pensa em saltar, ficar esperto com essas coisas da saúde. Os riscos do paraquedismo não se resumem a você... digamos... chegar mais cedo ao destino (rs). E teria sido uma experiência boa, não fosse esse problema que tive.

 

Moderador, se estiver na área errada do fórum, fique a vontade pra mover, mas foi a que me pareceu mais apropriada.

 

Abaixo vou colocar umas considerações e dúvidas, que se alguém se animar a sanar, seria ótimo :-)

Link para o comentário
  • Membros

Considerações e dúvidas:

 

Saúde

Eu achei essa página com mais informações a respeito: http://www.pqdbrasil.com.br/paraquedismo/modules.php?name=News&file=article&sid=50

 

A técnica de fechar a boca, tampar o nariz e forçar o ar pra fora é chamada de "técnica Valsalva" pelo que entendi. Mas isso não é perigoso? Pelo que entendo, você está forçando os tímpanos ao fazer isso.

O médico me perguntou "Mas você não usou um tampão pra proteger os ouvidos?". Não, não me deram nada, e eu, burramente, nem me preocupei com isso. Mas... será que protege alguma coisa, nesse caso?

E mais, existe alguma coisa pra proteger o ouvido nesse caso? Eu realmente queria saltar sem ter que passar por isso.

 

Lei

O processo de pagar o salto foi assim: Ligar pro lugar, esperar um e-mail da escola, depositar uma quantia na conta definida pela escola, receber alguns e-mails orientadores e ir pra escola saltar. Em nenhum desses e-mails, entretanto, foi mandado o texto que você tem que ler e assinar na hora. Dentre outras coisas, é dito que a empresa não se responsabiliza se você morrer ou se machucar, que o paraquedismo é um esporte de risco e que as chances de acontecer algo errado são enormes (sim, essa era a palavra, "enormes").

Eles te dão isso pra assinar e saem da sala, ou vão fazer outra coisa. Além do que já foi falado acima, tem uns itens dizendo que podem usar sua imagem da maneira que quiserem, e algo como "não vou sair por aí falando mal da escola"

Como você já pagou o salto, já viajou da sua cidade até o lugar, você releva, assina e pronto. O que pode dar errado?

 

Eu me pergunto a validade desse treco. Já que não te dão uma cópia do que você mesmo assinou (eu não pedi, mas acho que o padrão é dar uma cópia, não?). E até que ponto uma escola pode dizer que se isenta da responsabilidade? Quer dizer... imagino que eles precisem seguir alguma norma de segurança.

 

Meu conselho para quem vai saltar é: Por e-mail, peça para sua escola mandar pra você o "contrato" que você deve assinar no local. Se concordar, imprime, e leva assinado. Se não concordar... fica em casa vendo Domingo Legal.

 

Física

Saltando de 4000m de altura em Boituva (ou ~4640m do nível do mar), numa queda livre de 45 segundos, qual o espaço percorrido? (acho que aqui é a fórmula do sorvetão, se vc desprezar o atrito do ar e que vc está saltando de um avião em movimento)

Se quiser ir mais longe: Qual a variação de pressão entre o começo e o fim dessa queda livre?

Acho que até consigo calcular a primeira, mas estou com preguiça, rs.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Fiquei curiosa - e preocupada - agora...qual o nome dessa empresa?

Faz tempo que estou planejando saltar, pretendo ir no máximo até o final deste semestre.

 

Anyway, obrigada por compartilhar seu relato, vou me atentar à isso quando for saltar.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, vou tentar tirar alguma dúvidas por experiência própria.

Bom, qualquer esporte ou viagens de avião e até mesmo helicóptero, que existem mudanças de pressão atmosférica podem vir a causar estas dores de ouvido.

Nem pense em saltar de paraquedas se vc estiver gripado com os seios da face entupidos, pq com certeza seus ouvidos irão entupir e doer, podendo até mesmo causar uma otite.

Neste caso, se isto acontecer, jamais efetue valsalva, pos se existir catarro nos seios da face, estes poderão ser empurrados para o tímpano causando assim a otite. Procure um médico.

Se a pessoa for portadora de algum tipo de desvio de septo, aonde a trompa de Euzáquio que é responsável em equalizar a mudança de pressão junto ao ouvido, provavelmente sofrerá um emtopimento do ouvido.

Nos casos em voos na decolagem ou pousos, e descida de serra procure mascar chicletes que ajuda bastante.

Bom, quanto ao documento na qual as escolas pedem para vc assinar, em qquer lugar do mundo é feito assim. Vc, maior de 18 anos, ou no caso maior de 15 com assinatura dos responsáveis sabe dos riscos e sobe no avião pq quer.

Lembrando que é uma norma das escolas e lei, e lógico que se cada salto fosse existir um risco enorme ( o que ñ é verdade) ñ teria tantos paraquedistas.

Acredito que esta viagem do nosso colega de ônibus do Tiête até Boituva de pouco mais de 100km existem mais riscos do que no próprio salto numa altitude de 12000FT AGL/ pés do solo.

 

Espero ter ajudado.

Grande abraço, bons voos e saltos à todos.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...