Ir para conteúdo

Parati - Muita coisa para fazer.


Posts Recomendados

  • Membros

Demorei tanto tempo para conhecer uma cidade que estava tão perto... e me apaixonei à primeira vista. Parati é uma graça, pena que ficamos tão pouco tempo; só deu mesmo para ficar com aquela vontade de quero mais. Mas aproveitamos bem nossa estadia.

 

Tive dificuldades de inserir as fotos. Deixei no meu blog o relato dessa viagem ( e outras com nossa bebê de 1 ano) com fotos. http://filhinhosdamamae.blogspot.com.br/2013/03/parati-amor-primeira-vista.html

 

Ficamos no Paraty Bungalows . Um lugar confortável e estiloso, com uma piscina ótima e um quarto excelente, bem grande, arejado... uma Jacuzzi branquinha e uma ducha fortíssima no banheiro. Fica a pouco mais de 1 Km do centro histórico. Chegávamos em 2 minutos de carro. Gostamos bastante.

 

 

Viemos do RJ, pela Rio Santos, a estrada é bem sinuosa e tinha alguns pontos com obra. demoramos pouco mais de 4 horas para chegar (e voltamos em 3,5h).

 

 

Dica: Na entrada da cidade tem um posto de informações turísiticas. Passe lá ao chegar.

 

O que fizemos e adoramos:

 

•Passear no Centro Histórico - lindo demais. Na Igreja principal, na noite de 6a passamos bem na hora que um coral se apresentava. Bem bonito. As ruas todas de pedra, cheias de restaurantes e lojinhas são um encanto. Mas esteja preparado: calçado confortável, de preferência tênis, e se estiver levando um filhote: força na coluna para aguentar ele no colo. Carrinho naquelas pedras não rola. Nossa filhinha, agora com 1 ano e 4 meses, teima em andar sem dar as mãos. Confesso que isso deu trabalho. Tínhamos que nos dobrar (literalmente, já que tínhamos que ficar curvados para tentar proteger a pequena das quedas) para chegar de um ponto ao outro.

 

•No Centro, bem pertinho da Igreja, em frente à Praça, conhecemos uma comida muito boa: no Miracolo. Bem italiana. Estivemos em Roma há alguns anos e o sorvete que provamos aqui eram bem parecidos, principalmente o de morango. Pedimos um espagueti com molho de camarão. Bom demais. O dono do restaurante, sr. Roberto, foi muito simpático, nos contou várias coisas sobre a Itália; vive em Parati há 3 anos e disse que trabalha com comida há 40. Um local simples, com uma comida muito boa e por um preço legal (a macarronada bem servida para 2 + sucos naturais + sorvetes = 70 Reais). Recomendo fortemente. Além do mais fica bem na praça, que é uma delícia. Mesmo todo o redor fervendo pelo sol escaldante, a pracinha arborizada estava ali, fresca e com seus bancos convidando para um período de preguiça.

 

•Alugamos um barco para conhecer algumas praias (na imensidão de praias espetaculares da região). Não quisemos fazer um dos passeios tradicionais, os mais curtos duravam 5 horas, não sabíamos como ela se comportaria em um barco. Essa escolha foi ótima. Parávamos onde queríamos, pelo tempo que queríamos. Pelo preço de 50 Reais/hora acho que o investimento valeu. O comandante do barquinho nos levou à praia do Jurumirim, onde há várias tartarugas. Paramos para uma bebida na praia do Engenho e seguimos para um mergulho com um mundo de peixes, na Ilha do mantimento. Na praia vermelha tem outro aquário natural, este com mais de mil peixes. Bem legal.

 

•Fomos à Fazenda Murycana (5 Reais a entrada). Fica a uns 15 min da cidade, indo pela Estrada Paraty-Cunha. Muito linda. Não percorremos muito da propriedade, mas para nós valeu à pena. É uma típica fazenda do sec XVII; uma sala com muita relíquia da época e todo o local cheio de antiguidade. Tínhamos voltado da praia e amei levar minha bebezinha para tomar banho na queda d'água. Aquela água fresca e clarinha, caia de uma altura considerável. Minha bebê não se intimidou; no meu colo entrou na água e se divertiu muito. Saímos de alma lavada. Ela também adorou ver o monte de gansos, patos e galos que estavam por lá. Almoçamos no restaurante da fazenda. Enquanto esperávamos, molhávamos os pés em um riacho logo atrás do restaurante. Papai aproveitava as provas de cachaça e licores produzidos na fazenda (comprou alguns). No cardápio, tudo tipicamente gordo. A especialidade parecia ser o leitão a pururuca; escolhi um contra filé com arroz, feijão e fritas. Muito bom. Um pratão super bem servido. Comemos muito bem. Para fechar com chave de ouro: na Casa Grande, provamos um café preparado por uma senhora que era uma graça, em um fogão à lenha da época de D. Pedro e adoçado com rapadura. Soube que algumas áreas estão desativadas, como a parte da tirolesa. Não fomos às cachoeiras da propriedade (acachoeira do tobogã fica perto), só na queda dágua mesmo. Mas adoramos.

•Outro restaurante que gostamos muito foi o Thai Paraty . Amamos comida tailandesa. Somos fãs de carteirinha do Nam Thai aqui do RJ, mas o de Parati não ficou para trás. Pedi um camarão ao curry com abacaxi (muito picante! Delicioso!) e meu amado escolheu um macarrão tailandês com camarão sem pimenta para poder dividir com nossa filhinha. Foi a primeira vez que ela provou camarão. Adorou. O serviço foi ótimo, o lugar arejado, simples mas bem estiloso. Na entrada do restaurante uma hortinha onde o chef pessoalmente foi colher ingredientes fresquinhos para nossos pratos.

 

Não fizemos...

•Não fomos, mas perto da fazenda Murycana tem um restaurante que dizem ser muito bom para quem tem crianças por ter uma área verde linda e fontes de água, o Restaurante Villa Verde. Fica para nossa próxima visita a Parati. Assim como a cachoeira do tobogâ, que também fica perto.

•Praia do Corumbê; em direção a Jabaquara. Dizem que é muito boa para crianças, por ser bem calminha e por ter um lago de água natural da cachoeira. Além de ter quiosque com boa comida (Cheiro de camarão).

•Passeio de charrete pelo centro histórico. Não fizemos porque fiquei com pena dos cavalos. Imagino que não deve ser nada fácil andar por aquelas pedras puxando peso...

•Muitas praias, cachoeiras e restaurantes indicados...

 

Fiquei apaixonada pela cidade. ::love:: Não vejo a hora de voltar...

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, Mila. Obrigada. Desculpe a demora, só hoje vi a msg. Bom, apesar de estarmos com um bebê, nossa programação foi bem intensa, embora sem muita correria. Este é o tipo de viagem que faria se estivesse só com meu amor, o fato do bebê estar presente não mudou muito. Todas as atividades que fizemos seriam interessantes também para casais sem filhos.Talvez curtíssimos um pouco mais os bares a noite no Centro histórico. Como vocês terão um pouco mais de tempo do que nós, sugiro que aproveitem para conhecer mais praias. Nosso passeio de barco foi relativamente curto. De repente vocês fazem um mais longo para conhecer mais. Abraços para você.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...