Ir para conteúdo

AJUDA NO ROTEIRO CHAPADA DIAMANTINA MAIO 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Pretendo visitar os pontos turísticos de Lençois e região. Qual a melhor opção, contratar pacote com agências de turismo (passeios + hospedagem) ou escolher a pousada e contratar guia para os passeios? Aliás, é necessária a contratação de guia para conhecer o Cachoeira da Fumaça, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio, Poço Azul, Poço Encantado....?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá, Junaca.

Também estou procurando informações aqui sobre a chapada, pois irei pela primeira vez em julho agora, de 14 a 21.

Estou pesquisando ainda, mas, ao que me parece, compensa mais fechar um roteiro com uma agência e ver hospedagem por fora.

Estou fazendo assim. Tem um site, o http://www.guialencois.com.br, que tem links pra agências e hotéis. Eu mandei uma pesquisa com meu roteiro pra várias agências pra ver o melhor valor. Até agora, as que me responderam (fora da trilha e volta ao parque), os valores variam entre R$1300 a R$1600.

 

Você já conseguiu mais alguma informação?

 

betodbf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Estive na Chapada agora no início do mês.

Nos quatro primeiros dias alugamos carro, que acho que a melhor opção, pois boa parte dos passeios dá para fazer sem guia sim.

 

depois fizemos a travessia da fumaça por baixo com guia e fomos Para Lençóis, e fiquei bem impressionada pelos preços que as agências estavam cobrando.

 

Pode-se contratar guias na Associação, a Cachoeira do Sossego em Lençóis que não precisa de carro me cobraram R$ 50,00.

 

Lençóis - Para quem tem alguma experiência em Trilhas da para fazer Ribeirão do Meio, Cachoeirinha, Primavera e, Serrano e Salão de Areia sem guia.

 

No Capão fizemos Rodas, Rio Preto, Angélica e Purificação e Riachinho sem guia. Cachoeira da Fumaça por cima fizemos com um nativo.

 

Pai Inácio, Mucugezinho, Poço Diabo, Grutas(Gruta Azul e Pratinha, Torrinha, Lapa Doce), Poço Encantado e Poço Azul não precisa de guia, mas é essencial ir de carro, ou pagar para as agências, no roteiro que acaba sendo bem corrido.

 

Acho que 3 três pessoas para rachar as despesas já compensa e muito o preço do aluguel.

 

Existe também a opção de fretar um taxi, se tiver um grupo de quatro pessoas e fora que você faz os passeios com mais calma.

 

Qualquer dúvida podem me perguntar, as informações ainda estão fresquinhas na minha cabeça.

 

abços

 

Cynthia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Cynthia.

Fiz muito contato por e-mail com a fora da trilha. Preço bom, mas não gostei que às vezes ele trocava e confundia informações nos e-mails.

Fiquei preocupado, mas já que você gostou acho que vou arriscar.

Quanto à pousada, pensei em fechar com a Vila Serrano, achei bem interessante o visual dos quartos (pelo menos no site, impressiona bastante) e o preço é o mesmo da Pouso da Trilha.

Tens alguma informação da Vila?

 

abraços

 

betodbf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Salve!

Eis um roteiro que eu montei, baseado no meu tempo e interesse. Não fechei hospedagem ainda, então a sequencia dos passeios ainda está em aberto...

 

14/07 (domingo):

Salvador – Lençóis 14:02 – 15h

- Visita ao Morro do Pai Inácio

 

15/07 (2ª feira): Cachoeira da Fumaça – passeio com trilha? BASE: LENÇÓIS

 

16/07 (3ª feira): Passeio às grutas – Lapa Doce; Pratinha; Torrinha? BASE: LENÇÓIS

Almoço no passeio?

 

17/07 (4ª feira): Cachoeira do Sossego BASE: LENÇÓIS

Dia todo ?

 

18/07 (5ª feira): Travessia da gruta do Lapão – trilha? BASE: LENÇÓIS

trilha do poço verde (?)

 

19/07 (6ª feira): Cachoeira dos mosquitos e serra das paridas BASE: LENÇÓIS

 

20/07 (sábado): Passeio aos poços Azul e Encantado – via Andaraí

ALMOÇO NO RESTAURANTE DA DONA ALICE (?)

Marimbus?

(Dá pra fazer tudo isso num dia só?)

Noite: cemitério bizantino, pernoite em Mucugê, Andaraí ou Itaetê?

 

21/09 (domingo): pela manhã, retorno a Lençóis – Serrano – Salão de areias

Retorno Lençóis-Salvador 15:30-16:27

 

Quem puder opinar algo pra ajudar, fico grato. :)

 

abs

 

 

Grande Beto... blz, tudo bem??

Rapá vi aqui seu roteiro e esta bem legal. Contabilizei que vc irá fica sete dias na Chapada. Se não me engano eu fiquei oito dias lá tirando os dois dias necessários par ir e voltar de carro até Salvador. Faça um comparativo do seu roteiro como o que eu pude fazer nestes oito dias com um carro alugado.

Mas desde já esclareço que entendo qeu o roteiro quando montado baseia-se no perfil de cada pessoa. Tem gente que não gosta de correria pra poder aproveitar ao máximo e prefere ficar mais tranquilo ou passivo do que ativo.

Lembro que pra se chegar na Chapada não é muito fácil tipo desembarca e anda dez metros e chga em uma cachoeira. Logo, não é qualquer um simples turista que gosta de conhece-la. Eu particularmente adoro a pratica de exercícios e gosto de um a alimentação saudável em 90% dos dias - mas não recuso nada, nenhum tipo de comida, como de tudo...rsr). Portanto, se viu la meu roteiro, deve ter percebido que foi pauleira e posso dizer que qualquer outra pessoa que fosse, não teria aproveitado o tempo melhor do que consegui fazer.Mas porque estou te dizendo isso rs?? Bom, digo isto porque na minha opinião conhecer a chapada de uma maneira razoavel é necessário ter um carro. Eu nunca voltaria lá se não fosse com um carro. Bom se bem que existem passeios e trilhas longas tipo Paty e fumaça por baixo que precisam ao todo de uns seis dias para fazê-las, neste caso alugar um carro seria perder dinheiro né.

Bom vamos lá... pelo preço que vc publicou ai já lhe adianto que ficou super hiper caro. TODOS OS POINTS QUE LISTOU EM SEU ROTEIRO, com exceção da Cach. Mosquito e Sossego, da pra fazer SEM GUIA. Ou seja, se vc alugar um carro lá mesmo na chapada, acredito que terá muito mais mobilidade e independencia e ainda sairá muito, mas muito mais barato. Se não me engano, a diária do carro em lençois etava 150 reais e mesmo sendo um absurdo de caro (em Salvador aluguei por 62 reais a diária) verá que pelas condições das estradas de acesso às cachoeiras, vale a pena não ir com o seu próprio carro. POrtanto se vc alugar um carro lá em Lençois por sete dias sairia por 1050 reais, mas pelo seu roteiro vc não precisaria de carro todos os dias, o que tornaria sua viagem mais barata e mais aproveitada, bom isso é claro se vc gostar de dirigir e se sentir seguro (para isso deve buscar informações adicionais sobre os locais, estradas distancias e etc...) acredito que a viagem que não segue a linha das agencias sempre sai muito mais aproveitada. Quando estava em Ibicoara na cachoeira do Buracão (linda) chegou uma topic lotada de turistas estrangeiros vindo de Lençois.... vc precisava ver a cara dos coitados...kkk todos cansados e tortos..rsr e olha que as estradas são ótimas heim bem sinalizadas e muitas retas. Bom, eles ficaram lá por um tempinho só e logo foram embora. rsrs Rodaram uma eternidade de distancia pra ficar um tempinho só na chachoeira...rsr.

PAI INÁCIO - Este por exemplo, não precisa de guia e neme de agencia se vc tiver um carro. Fica a uns 20 ou 30 km de lençois (estrada asfaltada e ótima). Lembre-se mto importante vc chegar lá nele antes das quatro ou cinco da tarde senão ele vai estar fechado. A trilha pra chegar nele é facil, coisa de 15 minutos só.

A Cahchoeira da Fumaça fica no vale do Capão que naõ é tão perto assim de Lençois (uns 80km), saindo de Lençois, apos uns 10 km de asfalto, chegará na BR e virará à esquerda, seguindo o trajeto vc passará pelo Pai Inácio e pela entrada pra Torrinha e Pratinha e seguirá até o Vale do Capão. Esta entendendo aqui que a logistica do seu roteiro esta errada porque vai pra fumaça e passará por dois points sem conhece-lo. No meu entender pra vc ir na Fumaça (Vale do Capão) vc deverá deixar pra ir no ultimo dia que ficar em Lençois, novamente aconselho a dar uma olhada no meu roteiro. O que eu fiz?? Eu fiz bate e volta na torrinha porque um dia choveu em lençois e adaptei meu roteiro pra ir pra gruta de la, senao ficaria no hotel sem fazer nada, mas o correto e a melhor logistica seria vc ir para em um dia vc fazer a torrinha, pratinha e depois na volta seguir direto para o Vale do Capão pernoitar lá para no outro dia de manha fazer a Fumaça. Desta forma vc aproveita a distancia percorrida.

SOSSEGO - Esta cachoeira necessita sim de guia, mas somente só o guia que deve te cobrar no máximo uns 80 reais para te levar lá. É uma caminhada razoavel nivel médio (uns 6km) aconselho levar comida e fazer um lanche reforçado ao chegar la na Cachoeira do Sossego. Na volta se tiver saido cedo, pode optar por passar pela Cachoeira do Ribeirão do meio e descer escorregando de bunda naquele tobogan natural lá... eu fiz e é mto legal, mas cuidado com suas vestes...rssr descer mais do que tres vezes pode fazer um rasgo nas mesmas...rsr fui avisado disso pelo guia Açony (chegando lá em Lençois aconselho procurá-lo) ele é nativo e filho de nativos... conhece tudo de trilhas e plantas e arvores.

GRUTA DO LAPÃO - eu não fui e optei por deixar fora do meu roteiro. Não tenoh conhecimento algum dela.

CACHOEIRA DO MOSQUITO - fica a uns 70 a 80 km de lençois.Ao chegar na BR deverá virá à esquerda. É necessário o guia e comprar uns tiketes em lençois porque terá que passar por propriedade particular que lhe cobrará estar com um guia e com o tiket (uma máfia isso..:/). Quase não tem trilhas, uns dez minutos pra descer até ela e na volta como a subida é ingreme demora mais um pouco (prepare-se porque a volta cansa um pouco). Se não me engano neste dia gastei somente 50 ou 80 reais para pagos ao guia mais o valor do tiket, que acho que foi uns 10 ou 15 por cabeça. Nao gasta-se o dia todo. Da pra faer a Mosquito e voltar cedo pra Lençois fazer umas comprinhas rsr (tomar suco de mangaba...hummm ôôô saudades desse maravilhoso suco rapá) ou mesmo fazer o Pai Inácio.

POÇO AZUL E ENCANTADO - Fica a 85 km de Lençois. Este local fica quase na metade do caminho pra Ibicoara (Cachoeira da Fumacinha - disparada a MAIS LINDA DE TODA A CHAPADA DIAMANTINA). No meu entender e se vc tiver disposição aproveitaria para esticar até lá e cochecê-la. Basta pernoitar em Ibicoara e no outro dia acordar cedo para fazê-la. Contate o guia João Ibicoara (dados dele tem aqui neste tópico em algum post meu ai). Ele cobrou 150 reais para levar eu e a namorada lá. Pousada la em Ibicoara ficou em 70 reais (é a média por la, de 60 a 80). Se fosse vc abortava a Gruta do Lapão, o proprio guia me falaou que depois que conhecemos a Gruta da Torrinha, não valeria a pena conhecer a Gruta do Lapão. E de fato, a torrinha é explendida e vai suprir sua curiosidade de grutas totalmente, vai por mim, mesmo porque ficará umas 3 horas dentro da Torrinha, bom isso se vc optar pelo passeio maior dentro dela (existem tres tipos de passeios um maior que oo outro, ok :) ) Então se vc abortar a gruta do lapão sobrará um dia pra vc ir na Cach. da Fumacinha que fica em Ibicoara ( distante de lençois 220 km).

Bom Beto... mais uma vez, dê uma olhada na logística porque de acordo com o seu roteiro se vc ficar em Lençois ao sair da cidade e chegar na BR deverá sari pra esquerda par auns passeios (mosquito, poço azul/Encantado, Mucugê, Ibicoara (fumacinha) e para direita para outros (Pai Inácio, Torrinha/Pratinha e Fumaça) Na minha opiniao montar sede em Lençois é vacilo. Deveria começar de um dos lados e ir em frente sem ficar fazendo bate e volta. ::dãã2::ãã2::'> Novamente volto a dizer, de uma olhada no meu roteiro e dicas dadas pra Maria aqui neste topico. Assim vc não fica passando pelas entradas dos lugares tendo que voltar neles no outro dia. ::putz:: As agencias adoram isso... adoram comer o seu dinheirinho e ainda falam que vc esta aproveitando ao máximo... rsr ;)::carai::

Uma dica importante é vc tirar um tempinho por dia para ler e dicar a pesquisa da Chapada para assim melhor conhecêla na teoria para depois buscar a prática. Isto deve valer para qualquer viajem que faça.

Mas de antemão os lugares escolhidos no seu roteiro estão bem legais, irá ficar maravilhado, pois o lugar todo é muito lindo.

Bom, espero ter ajudado amigão e qualquer dúvida a mais podem perguntar. ::otemo::

Não esqueça de dar uma olhada nos mapas que estão publicados por aqui. :wink:

Abraços e ...

Good Trip

 

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom dia pessoal,

 

Pretendo visitar os pontos turísticos de Lençois e região. Qual a melhor opção, contratar pacote com agências de turismo (passeios + hospedagem) ou escolher a pousada e contratar guia para os passeios? Aliás, é necessária a contratação de guia para conhecer o Cachoeira da Fumaça, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio, Poço Azul, Poço Encantado....?

 

Grato

 

 

Junaca, na minha opinião a melhor forma de conhecer a Chapada é com carro. Se for vc e mais alguem pra dividir o aluguel do mesmo então...nem se discute naaaaada alugue e vai trnaquilo que vc sairá ganhando em tudo. Qaunto aos lugares mencionados...NÃO, nenhum desdes precisa de guia para ir. A fumaça por cima não precisa, saindo do Vale do Capão, procure o local onde fica a associação dos guias de lá. Fica a uns cinco minutinhos do centro da cidade. Todos saberão lhe informar. A trilha é tranquilaça fará com facilidade, só fique atento que após um muro grande pedra fique atento e siga sempre em linha reta sempre vendo a sua esquerda um paredão de pedra a uns 300 mts de distancia. Sem problema algum. Estando com o carro na mão e buscando as devidas informaçoes de mapas distancias (muita coisa tem neste topico aqui mesmo) e preços e tudo não tera problema e surpresa alguma. Alugue um carro e aproveite bastante a Chapada amigaõ.

 

Abraços

Good Trip

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
queria saber da galera que saiu de salvador pra lençóis, quantos tanques de gasolina gastou em um 1.0?

 

 

Vai depender do seu pé... se ele é quente ou não. A estrada é mto boa em matéria de qualidade do asfalto, mas em parte é muito movimentada por caminhões. As vezes eu colocava a velocidade de cruzeiro em 140 km/hr com o golzinho mil. rsr Por receio de não saber o que teria à frente eu abastecedi em dois postos antes de chegar ao meu objetivo que foi Ibicoara (mais longe ainda que até Lençois) Mas acredito e tenho quase certeza que um tanque vc consegue chegar até Lençois sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...