Ir para conteúdo

USHUAIA - trekkings e perengues no fim do mundo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Walter:

 

Desculpe a demora em responder. Estou fazendo um curso ña Espanha desde o inicio de outubro com pouco acesso a internet.

 

Laguna Esmeralda e muito tranquilo. fácil de chegar e é um lugar bonito. Se tiver mais tempo faça Paso de las Ovejas que precisa de apenas 2 días.

 

Meu e-Mail é ptofte@hotmail.com. Fica a vontade para perguntar. A cho que final de outubro ainda tem neve e faz um bom frío. Neste caso e bom ir bem equipado! Dê uma checada ña temperatura de Ushuaia antes de ir.

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Peter,

 

Fiz o circuito semana passada (semana de 18 de março de 2013). Como li seu relato posso afirmar que ele foi bem útil... obrigado.

Não quero fazer um relato inteiro, pois acredito que concentrar as informações aqui seja mais útil.

 

Apenas gostaria de atualizar algumas informações e adicionar meu ponto de vista.

 

Primeiro em relação aos preços. Todos os preços na Argentina subiram bastante. Uma forma rápida de atualizar os preços do seu relato a realidade seria apenas multiplicar por 2. E pense que é ainda um pouco mais caro.

 

Exemplo, o taxi até o início da trilha não fica por menos de AR$ 150.

 

Segundo, em relação a dificuldade da trilha. Como a fiz, sei o que enfrentou (parabéns, você é macho). Quero frizar bem a quem se propor a fazer a trilha que:

 

- Não, não há ninguem. Voce está sozinho e apenas verá outro humano por milagre. Disse adeus ao taxista e a próxima palavra que falei com alguem, foi na estrada, com um motorista que me deu carona de volta a Ushuaia.

 

- Não, não há trilha, nem marcação, nem caminho fácil. Ver uma pegada, marca, trilha, mato aberto, mesmo que muito bem demarcada, não significa que aquele caminho é certo, apenas significa que alguem passou por ali (ou muitos erraram o caminho ali também). Exemplo é a parte que você escala até o passo Mariposa e tem uma trilha incrivelmente bem marcada até uma floresta que não tem nada a ver. E demora pra voce acreditar que tem que escalar aquilo no meio de arbustos sem uma única marca ou trilha mesmo que mal definida.

 

- O clima muda mais drásticamente que em Torres del Paine / Fitz Roy, etc. Motivo, voce fica ENTRE serras sem visão do horizonte. Pode ter céu azul, mas pode haver uma nuvem de tempestade atráz de uma das montanhas e 15 minutos depois ela aparece e tudo vira um inferno. Em Chaltén/TDP as montanhas são “de um lado só” e.... fica “mais previsivel”.

 

- Lama até altura do joelho, arbustos de espinhos (que você TEM que atravessar porque É o caminho CORRETO), areas alagadas para contornar, árvores caídas e galhos baixos são constantes.

 

 

Não quero fazer propaganda negativa, dizer não vá. Sou como um amigo, avisando que o prato é gostoso, mas MUITO apimentado. Pimenta demais pro meu gosto, na minha opnião a relação dificuldade/beleza não compensou. É bonito, mas é apenas para quem realmente quer um desafio/perrengue real.

 

 

 

Fiz na semana anterior (11 de março de 2013) os Dientes de Navarino.

 

Apenas como comparativo:

 

- a trilha é BEM MAIS FÁCIL em termos de navegação e terreno;

- a trilha é BEM MAIS MORTAL, porque apesar de mais fácil, você passa em lugares altos. É fácil ver o caminho, mas se escorregar lá, vai cair quicando de uma grande altura. Não quero assustar, mas quero deixar claro, a mortalidade da trilha é um escorregão inocente. Fui descer, quebrou o galho que apoiei o pé. Cai de uma altura de 30 cm, nada demais. Mas podia ter sido 30 metros de uma pedra que simplemente rolou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O dayhike na Laguna Esmeralda, como já esta no relato, é.... tranquilo.

 

Os "..." são apenas uma dúvida sobre o significado da palavra tranquilo. Significa que voce vai pular muita árvore derrubada, andar no meio de uma lama desgraçada e ficar desviando de algumas áreas alagadas por castores.

Não é pesado, não é desorientador. Apenas lama e água. leve uma boa bota a prova da água. Use uma meia fina e outra grossa. Se começar a entrar água na bota, sacos plásticos viram meias salvadoras por cima da segunda meia. Qualquer ardência no pé, deve ser coberto rapidamente no local por silver tape (que é bem melhor que band-eid ou esparadrapo).

 

Não tente a serra Valdivieso. Nem pense nisso. É projeto pro futuro, apenas se gostar de ...sofre, ops, grandes desafios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Parabéns rlciq!

 

Apenas para situar os leitores: vc fez a trilha já no fim da estação de trekking, quando as condições já são mais difíceis e instáveis (eu fiz em fevereiro). Creio que eu não peguei tanta lama. Mas são muito apropriadas suas observações, especialmente sobre a possibilidade de uma mudança repentina do tempo, sem aviso prévio já que as montanhas tiram sua visão do horizonte. Não é um trekking para novatos e é necessário alguma estamina.

 

Quando vc falou da subida do paso Mariposa dei risada porque vc me relembrou exatamente os meus perengues.

 

Quanto a beleza, é relativo. Como peguei alguns dias de sol, com a luminosidade, as coisas ficam mais bonitas. É uma questão muito pessoal. Mas de fato tem trekkings mais bonitos na Patagônia.

 

Os preços realmente dispararam. A Argentina vive um momento muito difícil. Dica importante esta.

 

Poste depois seu relato de Dientes de Navarino. É algo que quero fazer e seu relato com certeza será bastante útil. Você faz um ótimo "debriefing".

 

Abs e boas trilhas, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Peter,

 

Demorei responder porque ainda cozinhava a resposta. O jantar ainda não esta pronto, mas vou colocar a entrada na mesa.

 

Infelizmente, observando melhor suas fotos, tenho uma má noticia.

A lindissima área de acampar na cachoeira `salto azul`.... foi queimada.

Valdivieso-2013-03-21_15-30-35.JPG.a52ef02df3a15a304b75bd7a4df725dc.JPG

 

 

Eu não sou muito de relatos, no sentido escrito da coisa. Gostaria de fazer um, mas só farei quando for a um lugar que ninguém tenha relatado ainda. Do contrario prefiro enriquecer os relatos existentes.

Sou mais um cara de fotos e videos.

 

Dito isso, lá vai:

[media]

[/media]

Esse é um video rápido e genérico das 3 trilhas que pisei. Com o tempo, sai o individual.

 

 

(...) vc fez a trilha já no fim da estação de trekking, quando as condições já são mais difíceis e instáveis (eu fiz em fevereiro). (...)

 

Não sei se as condições eram ruins. Peguei mesmo dias bons! Gostaria inclusive de encorajar as pessoas a irem em março mesmo. A cidade está bem vazia e ainda há 13/14 horas de luz do dia, que é perfeito, afinal precisamos de 8 horas pra dormir e se usar a lanterna para arrumar/dessarumar as coisas dentro da barraca você não sente falta nenhuma do sol.

Quanto ao vento, não sei, mas ja li muito que a ventania de dez a fev é pior. Minha pequena experiência confirma, pois tive em Chalten em fevereiro e foi bem pior que TDP e Ushuaia que estive em março.

Apesar do tempo ser imprevisível, o resto não, é tudo menos lotado (trilhas inclusive) e mais barato. O barco para Ilha Navarino ficou US 190 invés dos US 250 que dizem por ai... mas isso é assunto para o outro post que farei em breve....

 

Quando vc falou da subida do paso Mariposa dei risada porque vc me relembrou exatamente os meus perengues.

 

Fiquei perdido lá embaixo até me convencer que tinha que começar a escalaminhar morro acima sem nenhuma marca. Quando estava no meio da coisa um leve granizo com ventos de 60km/h trouxeram alguma.... emoção adicional. Tinha acampado antes do salto azul e choveu a manha inteira. Estava fazendo apenas meio dia de caminhada para adiantar algo, senão poderia perder o avião de volta pra casa.

Sabe aquelas duas lagunas la em cima antes do paso mariposa, que você disse que não se sentiria nem um pouco confortável de ficar lá?...... pois é.

A Azteq Nepal aguenta vento viu? Botei uns 50kg de pedras na saia da barraca e dormi lá por não ter escolha.

Como estava anoitecendo e nublado, não via paso nenhum, apenas picos e nenhuma marca. Dormi acreditando estar no lugar errado e perdido. Apenas a bússola e uma visão entre nuvens dizia que talvez eu estava no lugar certo. Foto abaixo do acampamento.

Valdivieso-2013-03-22_07-31-10.JPG.a294f35334b4ecbe56fb6eb0f65cd65a.JPG

 

(...)Poste depois seu relato de Dientes de Navarino. É algo que quero fazer e seu relato com certeza será bastante útil.(...)

 

Aguarde o video só dos Dientes.... eu demoro mas faço. E vá tranquilo pros Dientes. É bem mais facil que Valdivieso. Estuda ficar uns bons dias a mais, tipo atacar o lago windhod (eu não fiz!) também, vale bem a pena. Os Chilenos cuidam MUITO melhor da trilha que os Argentinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Legítimo Perenguelato!

 

Pela foto parece que vc queria fazer um muro de pedra em volta da barraca! Realmente aquele lugar não é bom para acampar. Quando não há árvores em volta significa que o lugar é inóspito, elas não sobrevivem devido ao vento e ao frio. Mas vc não teve escolha. Com tempo ruim acampamos aonde dá.

 

Uma pena que queimou a bonita área em torno do Salto Azul!

 

Realmente março as coisas ficam mais em conta e não há aquela multidão na trilha. Mas Valdevieso não costuma encher...

 

Estou aguardando o relato de Dientes. Suponho que vc não fez aquela trilha com a barraca 3 estações que fez Valdevieso!!

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...)

Estou aguardando o relato de Dientes. Suponho que vc não fez aquela trilha com a barraca 3 estações que fez Valdevieso!!

 

Cozinhando, Peter, cozinhando.... antes da próxima temporada fica servida!

 

Quanto a barraca, fui de Azteq Nepal mesmo. Ela entorta mais não quebra... encheu de pedra nas saias, colocou pedra em cima dos espetos, fixou a cordinha em uma pedra, armando ela de frente para o vento, pode deixar que ela aguenta.

A Nepal tem só 2 defeitos:

- Na chuva para entrar e sair, o simples abrir a porta já deixa água entrar;

- A condensação molha o pé do saco de dormir. Tem que proteger, botar algo na frente / em cima do pé para afastar a tela do saco.

 

Mas te comento que o quesito navegação / obstaculos é mais tranquilo que o Valdivieso. Ouso dizer que os Dientes é uma preparação para o Valdivieso, que é mais confuso, apesar do caminho ser óbvio (cadeia de montanhas de um lado e do outro, é só continuar no meio).

Te comento que quando estava na laguna salto, sai bem cedo, quando a mochila estava nas costas as pessoas comecavam a sair das barracas. Mas falei com 1 grupo de 2 casais de Ucranianos (se bem me lembro) que estavam andando juntos. Me perguntaram se eu tinha um.... mapa reserva (!)... porque eles não tinham nada, nem GPS, nem mapa. Apenas a Ucraniana comentou que tinha decorado o guia dos dentes(!) e iam se virar navegando de cabeça... como paro em excesso para fotos/videos, eles me ultrapassaram no paso australia e parei antes do acampamento oficial devido a chuva. Não os vi mais, acredito que se deram bem. (ou foram parar na antartica....).

 

Mas isso me fez andar diferente lá. Me imaginei sem mapa e sem GPS. Apenas a tática do "se voce se perder, ou não ver marca, volte e procure direito" é realmente suficiente nos Dientes! É uma trilha bem marcada, com poucos enganos. Diferente do Valdivieso que devido a falta de marca/manutenção é um deus-nos-acuda.

 

A pedreira para subida do paso Bedan é mais difícil que qualquer pedreira dos Dientes.

A escalaminhada para o paso mariposa é mais dificil que qualquer escalaminhada dos Dientes.

 

Ja as DESCIDAS dos dientes, são mais assustadoras. Quando você sobe para o Paso Bedan.... imagina aquilo, porem para descer. É isso a descida para a Laguna del Salto.

A descida do Paso Virginia é assustadoramente inofensiva. Quando ta la em cima, é um pai-nosso-que-estas-no-céu. Assim que você der uns 5 passos para baixo vira brincadeira de criança e você se acha um otário por ter achado aquilo perigoso. Da um passo (que te move 5 metros para baixo) outro passo (mais 5 metros) e assim vai....

 

Lá, assim como o Valdivieso, também tem algumas lagunas que você tem que andar na lateral, via pedreira. Antes do paso Valdivieso (tbm chamado de paso das 5 lagunas) lembro que andei a esquerda de uma lagoa que voce comentou brevemente. Tem muito disso, porém a do Valdivieso é um misto de pedras, terreno e arvore. Enquanto la no Dientes são pedreiras puras ao lado do lago, umas altas outras baixas. Basta andar devagar e com cuidado.

 

Como já disse, vc fez o Valdivieso, passou pelo cerro Navidad, caminhou em altitude. Dientes será facil!

 

Quanto ao isolamento, não sei se é época, ou sorte / azar. Achei quase ZERO pessoas no Valdivieso (apenas acenei para um caminhante solo que passou enquanto eu fotografava um castor).

Apesar de não ter visto ninguém por 3 dias nos Dientes, acredito que é uma trilha mais lotada, pois a lgauna del Salto quando cheguei tinha umas 5 barracas. Eles foram embora, eu fiquei por cansaço. Quando acordei no dia seguinte, havia uma nova leva, outra meia dúzia de barracas.

 

Sou menos experiente que você Peter.Ainda só fui pro TDP (completo), Chalten (básico +tentativa frustrada por tempo no paso del viento) e Ushuaia (valdivieso, canadon e Dientes).

 

Mas apesar do pequeno curriculum, acho que ja vi a melhor trilha da minha vida. Os Dientes, é a perfeita relação perrengue/paisagem. Se houver algo mais dificil que Valdivieso, me avisa que eu quero manter distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Parabéns pelo excelente e bem humorado vídeo!

 

Só agora tive conexão boa o suficiente para assistí-lo!

 

Já gostava da qualidade dos vídeos no Vimeo, agora ainda mais. Deve ter dado um trabalhão produzi-lo solo! Idas e voltas para fazer as tomadas. Mas ficou muito bom!

 

Quanto a experiência, vc já começou pelo mais difícil. Acho que as próximas trilhas da Patagônia serão barbada para vc!

 

Corajoso hein! Banho gelado em Dientes, depois do passo Virgínia!

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Peter, boa noite.

 

Li seu relato sobre ushuaia e parabéns pelo ótimo roteiro e contribuição.

 

Vou em novembro para a patagônia com a minha noiva. Já tenho alguns passeios certos, como : Pinguinera (Ushuaia), Torres del Paine (mirante torres) e Minitrekking no gelo (El calafate).

 

Ainda estou em dúvida entre outros passeios pois terei mais um dia livre em Ushuaia e El Calafate. Eu estava pensando em fazer a trilha da Laguna Esmeralda, mas desanimei um pouco, devido às condições (já chega o que a minha noiva vai me xingar nos outros trekkings.rsss) e pelo que vcs falaram sobre não ser tão belo como outras paisagens da patagônia.

 

Então, gostaria de uma ajuda do que vale mais a pena fazer em Ushuaia, em novembro, além da pinguinera. Alguma outra trilha do Parque Tierras del Fuego? Ou talvez a navegação clássica do Beagle? Ainda tem o 4x4 nas lagunas.. Ou valeria a pena encarar mesmo os "perregues" da Laguna Esmeralda?

 

Mais uma informação: Esta trilha possui muito desnível ou é mais plana?

 

Obrigado desde já

Abraço.

Marcel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...