Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

ei gente,

pretendo fazer meu primeiro mochilão na europa (como quase todos rs), e o meu primeiro destino escolhido foi alemanha/holanda, em 15/20 dias. com isso, uma série de dúvidas surgiram, pra variar! e lá fui eu rodar todos os blogs possíveis, todas as empresas possíveis, etc.. obtive muitas respostas que me levaram a poucas respostas ou nenhuma, rs. se alguem puder me ajudar, ai vai:

 

1- como estudante, só posso viajar entre dezembro e março ou no mês de julho. de um lado ouvi dizer que o inverno é impraticável, de outro, ouvi dizer que julho é cheio, caro e com longas filas. alguém sabe me dizer o que é mito, o que não é, o que fazer nessa questão?

2- sobre passes de trem, passagens de avião, tickets separados: qual a melhor opção em relação a custo x benefício para transitar de uma cidade a outra? no meu caso, prefiro poupar a dor de cabeça, se esta não me custar muito mais caro.

3- vejo muita gente fazendo mochilões de poucos dias entre muitas capitais. eu penso que para conhecer um país de forma razoável, é necessário mais dias. porém, estou na dúvida em relação ao roteiro. será que tantos dias na alemanha valem a pena? no caso, pretendo ficar 3 noites em amsterdam, o resto dos dias queria passar em cidades alemãs.

4- em relação a hospedagem. estou indo com meu namorado, queriamos viajar de maneira razoavelmente economica, por isso pensamos em hostels, mas tambem queriamos um pouco de privacidade. existe uma alternativa de baixo custo para casais?

5- por ultimo e não menos clichê e importante. para um casal, com todas as especificações acima, mesclando alimentação entre fast food e comidas tipicas de feirinhas locais, quanto vocês acham que vamos gastar, mais ou menos,no total? fiz uma pesquisa pela internet, buscando não me apegar aquela média de tantos euros por dia e procurando preço de tudo.. consegui achar uma variação de 12/15 mil reais. estou sonhando demais?

 

 

por enquanto são essas questões que estão me matando aos poucos, rs. se puderem me ajudar, ficarei eternamente grata!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Marcela, concordo plenamente em muitas coisas que o Adriano te falou.

E posso tb te dar umas dicas por ter feito quase que exatamente o que vc fará..rs.

Viajei com o meu namorado tb, fomos no mês de Dezembro, e retornamos em Janeiro, fizemos um mochilão e tentei gastar o minimo, mas não me privei de mtas coisas pq na Europa é impossível ter 'parcimônia' todo o tempo, rs.

Bom, não vou mentir pra vc, o frio atrapalha um pouco, mas vc aproveitar ou não esta época vai da cabeça de vcs dois. Vc tem que ter em mente que vc estará indo para a Europa no inverno, na maior parte do tempo, em muitos países europeus o clima é frio, e os habitantes de lá vivem mto bem com isso, passeando, saindo a noite, conhecendo lugares. Por isso que a 'mentalidade' é crucial, vc não estará indo num clima ameno, então aproveite o que o inverno pode te proporcionar. Como o Adriano disse, aproveite bem o dia, pq os dias de inverno são MARAVILHOSOS. E se agasalhe, proteja pescoço cabeça e extremidades, parece bobo estar te dizendo isso, mas é o tipo de coisa que vai te proteger de uma sinusite, uma gripe forte... infelizmente temos que ser realista e pensar nesse tipo de coisa... mas se cobrindo bem nada acontecerá...

Infelizmente não fomos para Alemanha mas fui para Amsterdam... magnifico, e um dos lugares que vc vai aproveitar muito, tem festivais de inverno, feiras, e outras coisas para vc 'desfrutar' do frio, rs. Outra coisa, eu e meu namorado saíamos todas as noites, e apé. Não vou te dizer que não passávamos um pouco de frio (estávamos encapotados), mas depois de um bom vinho, ou umas cervejinhas tudo ficava mais quentinho...

 

Ficamos em muitos albergues durante a viagem, na verdade planejei toda a viagem para ficar o tempo todo em albergues dividindo o quarto com muitas pessoas. O que o Adriano disse novamente é PERFEITO. É complicado ficar todo o tempo num hostel, no inverno cansamos mais por estar com tantas roupas, parece que tem horas que 'esgotamos' e tudo que queremos é um pouco de privacidade, as vezes nem por estar com o namorado, mas só por poder tomar um banho e se livrar â vontade daquele monte de roupas que usamos o tempo todo... então se vc puder mesclar... perfeito!!! Eu troquei nosso quarto de um hostel em Roma com 12 pessoas por um só pra 2 pessoas e paguei 50 euros a mais por 3 dias, e isso foi na hora. Tb ficamos num hotel da rede BEST WESTERN em Paris, no reveillon por um preço de albergue... então assim a antecedência em comprar passes, reservar hostel e hoteis será vantajosa para dar uma economizada... mas isso vai te deixar presa â um roteiro pré-determinado... nem sempre vc quer ficar 4 dias em uma cidade na Alemanha e 2 em outra... durante a viagem as coisas mudam um pouco...

 

Outra vantagem de ir em Dezembro é que as filas são menores...

Eu já fui pra Europa nas melhores épocas do ano (de abril a setembro) e tb fui dezembro/janeiro. Se vc tivesse liberdade pra escolher um periodo eu falaria pra vc ir em outra época, mas JAMAIS deixe de ir pq não pode ir em outro periodo. É uma delicia o inverno europeu pois eles estão preparados para isso, vcs vão ficar pouco tempo ao ar livre e todos os lugares que vcs entrarem vai ter um aquecedor magnifico!!! Eu e meu namorado nos divertimos demais... a mente preparada é mto mto importante...

 

Bom uma outra dica, pq na vdd vc nao perguntou isso rs... deixe pra comprar roupas de inverno lá. Se vc for com roupas daki vc vai precisar de 12 blusas e um casaco para se aquecer. Comprando lá vc precisará de um casaco bom, e uma blusinha de lã, ou moleton por baixo. Vá na Decatlhon que vcs vão comprar o necessário à preços inacreditáveis. Tem umas meias de lã maravilhosas, chega a suar rs... uma coisa que eu levei daki foi aquela blusinha segunda pele feita de meia-calça de manga comprida, e uma meia calça daquelas Fio 80.. essencial pq lá se tiver é mais cara que aqui. Mas vá com uma roupa quentinha e chegando lá reserve um dinheirinho pra isso, vc nao vai se arrepender. E aquelas botinhas de 'alpinismo' tb vende na Decatlhon, são lindas e impermeáveis e mmmmmttttooooo mais em conta que aqui!!!!

 

 

Espero ter ajudado... e divirtam-se pq é inesquecivellllll

Link para o comentário
  • Membros

Bem, sobre o inverno, eu concordo com tudo o que já foi dito. Eu não deixaria de ir no inverno (já fui e vou de novo). Em último caso, quando nem as roupas compradas lá resolverem o frio, entre no primeiro café que você encontrar ( e serve até um Mac Donalds ou Starbucks) e peça um chocolate quente, que tudo se resolve, hehe (usei essa técnica em Viena e em Berlim, quando estava perto de congelar, hehe).... Em Berlim, a coisa é bem complexa mesmo: bate um vento gelado vindo do mar Báltico, hehe, e é congelante mesmo, especialmente na região do Portal de Brandemburgo...

 

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
  • Membros

gente, muito obrigada pela ajuda de vocês. estava realmente precisando.

Adriano, vi o link do seu relato, bem legal. mas, sobre o inverno, já que vocês estão me incentivando a viajar nesta época:

1- dizem que 80% das atrações não funcionam no inverno, isso é verdade? e esse ponto do dia só durar ate as 16:00, será que não atrapalha o andamento da viagem? principalmente se nevar demais?

2- ate que ponto ''encarece'' a viagem ter que comprar roupas adequadas? eu venho de duas cidades extremamente quentes, onde 18 graus é muito frio, rs. não sei o que é menos de 10 graus, nem sonho por onde começar. como posso fazer a questão do planejamento, se eu for no inverno? o ápice seria em que mês? em março seria uma boa época? e a paisagem sempre cinza e branca.. não seriam desvantagens?

 

em relação ao meu primeiro esboço de roteiro, seria:

berlim - 6 dias

frankfurt (pensei nela pelo aeroporto, me pareceu ter passagens mais baratas) - 1 ou 2 dias

munique - 4 dias (queria tambem de munique ir em neuschwanstein e no campo de concentração de dachau, ficam em cidades próximas. será que é possivel nesses 4 dias?)

colonia - 2 dias

amsterdam - 3 ou 4 dias

 

alguma indicação ou contra indicação? se eu conseguisse planejar de forma econômica, queria dar uma passadinha na suiça, em montreux visitar o freddie mercury, rs. seria viável ou é melhor deixar para outra oportunidade, com outro roteiro?

Link para o comentário
  • Membros

Marcela, acredito eu, sendo mulher como vc rs, mesmo que vc tenha roupas de inverno vc vai querer 'fazer umas comprinhas' antes de ir viajar. O que eu aconselho é: ao invés de fazer essa comprinha no Brasil guarde o $ e faça por lá. Vc vai gastar em torno de 150 euros, comprando um tênis impermeável (no inverno vc PRECISA de um sapato impermeável, senão vc não vai aguentar o 'gelo' no seu pé! Pq vai começar a umedecer seu sapato imagina que desespero), um bom casaco, uns 2 pares de meia. Acredito que fique até menos que isso, acontece que aqui no Brasil pra vc comprar só o tênis impermeável vc vai gastar em torno de 300 reais!!!

 

Eu entendo que vc quer economizar, mas tem coisas que não têm possibilidade de vc deixar de ter/fazer já que vc vai viajar no inverno... e roupas adequadas é uma dessas coisas!

Obviamente que vc tem que ir com o minimo pra chegar preparada para o frio, um casaco que vc já tenha, umas blusas de manga comprida...

 

Bjinhos!

Link para o comentário
  • Membros

OLÁ,

 

Eu já fui na Alemanha no Inverno e na Primavera e como o Adriano falou a viagem de Inverno depende muito da sorte. Para mim, os únicos fatores que realmente pesaram foi o horário de visita das atrações e a quantidade de horas de sol, que são bem mais restritas no inverno . Andei de trem, de carro, a pé e nem percebi tanta diferença na temperatura, pois mesmo na primavera pode esfriar bastante. É claro que pode dar azar e pegar uma nevasca, mas realmente não se deve tomar como regra e impedir de você visitar a Europa no inverno, apenas exige um planejamento de viagem bem mais rigoroso e preparado para eventualidades. A dica de mesclar hoteis economicos e hostels é boa, principalmente porque a diferença de preço não é tão grande , especialmente no inverno. Os hotéis Ibis em Dezembro fora muito econômicos, cerca de 30 euros para duas pessoas; A estimativa de custo não está fora da realidade não, vai ficar em torno de 20 mil se planejares corretamente.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...