Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Sovietzer, sempre é impossivel prever riscos. Geralmente não acontece nada quando a cada mil metros de mudança de altura (subindo), vc pernoitar, ou seja ficar 48 horas neste intervalo. Idealmente subindo em torno de 400 metros por dia. Geralmente o mal pode acontecer a partir de 3 mil metros. Voce ficará um bom tempo em torno de 2800 metros (vai ajudar), e depois pula para quase 4mil metros (3900 metros). Leia as recomendações do forum (hidratar, evitar muito movimentos no primeiro dia, etc). E vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Galera, vou ficar 3 dias em Cochabamba, depois 2 em Sucre para depois ir para Potosi. Vocês acham que é um bom periodo de adaptação ou ainda é arriscado?

Eu estava pensando em nem tomar nada aqui antes de ir, só comprar as Soroche Pills lá e tomar chá de coca continuamente mesmo.

 

 

Olá!

 

Faça ao dowload do livro que postei no forum!

 

É um excelente livro sobre o Mal de Montanha!

 

download/file.php?id=18626

 

 

Abração

 

 

Cristhian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Caro Andre Antunes,

Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru.

Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida.

Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma.

Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela.

Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa.

Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno.

Acha que ela sofrerá com esse roteiro?

Obrigado de antemão amigo.

 

PPMV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Caro Andre Antunes,

Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru.

Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida.

Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma.

Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela.

Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa.

Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno.

Acha que ela sofrerá com esse roteiro?

Obrigado de antemão amigo.

PPMV.

 

Olá,

Vamos ao seu roteiro:

-Arequipa: 2,335 m, chegada súbita (de avião) e pernoite. Razoável, diria que tem que chegar mesmo. Tem que ter o primeiro degrau para subir, e Arequipa é o primeiro degrau.

-Dia seguinte, Chivay: 3,635 m, com pernoite. (não gostei: subiu mais de mil metros num dia !!). Não conheço a região, mas procuraria um lugar para dormir mais uma noite abaixo de 3000 mil metros, ou em torno desta altitude.

Lembre-se que o IDEAL é subir mil metros em 2 ou 3 dias. Pernoitar uma noite a cada 300 a 400 metros da subida, e pernoitar duas noites quando chegar em 3 mil, 4 mil, 5 mil metros.

-3ª noite desce para Arequipa (o que é bom).

-Depois sobe "devagar" (onibus) para Cusco: 3,399 m (tudo bem, já pernoitou em 3.600 m duas noites antes...).

-Dorme alto e desce para dormir baixo em Águas Calientes, 2,040 m (o que é bom).

-Sobe para Cusco (3399 m) por duas noites (tranquilo, já havia dormido aí,

e prepara para Puno com 3,830 m).

NINGUÉM consegue prever mal de altitude. O super atleta passa mal, e o sedentário passa bem.

Esta parte OLHANDO SÓ ALTITUDE, eu ficaria uma noite a mais em Arequipa, ou em algum lugar com altitude intermediária. Sou precavido. Não gosto de remediar.

 

Quanto à ASMA, é outro capítulo: TEM que levar as bombinhas, etc, os medicamentos habituais, e HIDRATAR BEM, pois se perderá muita água, devido o AR MAIS SECO, seja no verão ou na neve. Só respirando normal, sem exercícios já perde.

E este ar seco pode irritar as mucosas das vias aéreas. E se tiver com ar frio, pode irritar mais ainda. A hidratação ajuda a manter as mucosas mais úmidas.

Tem pessoas que pioram a asma quando respiram muito rápido, como rindo demais, dando gargalhadas por minutos. Então tem que ser mais precavido ainda. E evitar esforços que farão ela respirar muito rapidamente!! (você e ela já estarão respirando mais rapidamente um pouco, como forma de adaptação).

 

É conveniente ela visitar seu médico pneumologista, e pedir para fazer uma receita completa, em caso de piora.

Para não falar só coisa ruim, nas montanhas, o ar mais puro geralmente tem menos alergenos (pós, etc), então alguns asmáticos até melhoram quando mudam para as altitudes elevadas.

E toda essa conversa acima é se sua esposa tem asma controlada.

SE tive Asma severa, de difícil controle, ela terá problema, pois aqui no Brasil, ela já estaria com baixa oxigenação, e lá nas montanhas, iria complicar.

 

Os outros medicamentos (diamox, etc) são atenuantes dos sintomas do mal, não estão relacionados diretamente com a melhora da Asma.

Espero ter ajudado! ::cool:::'>

boa viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado.Sua ajuda é fundamental.

infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem.

Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco.

Ou não mudaria praticamente nada?

 

Abs,

 

PPMV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Obrigado.Sua ajuda é fundamental.

infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem.

Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco.

Ou não mudaria praticamente nada?

Abs,

PPMV.

 

Olá,

Se olharmos só as altitudes, fica mais fácil. Como disse, não conheço a região para "roteirar" pensando em "atrações, hospedagem, distãncia, etc). Estou olhando só as Altitudes, usando as cidades que vc citou.

Vamos ver:

1ª Sugestão: Seria dormir duas noites em Arequipa (2800 m). E depois se vocês vão para Chivay 3,635 m. Está melhor assim.

 

2ª Sugestão: A outra opção de Arequipa duas noite, (2800 m), depois Yanque ( 3417 metros) é interessante, depois Chivay (3.635 m). . Então seria Arequipa 2 noites, Yanque, depois Chivay...

Daí você pode reduzir um dia em Cuzco, na parte final da viagem, onde estava previsto duas noites, porque já estarão aclimatados por vários dias antes de ir a Puno.

 

PODE fazer diferença sim, e lógico, para melhor. Vocês vão subir 600 metros após duas pernoites em 2800 m. Está mais próximo dos 300 a 400 metros de ascenção por dia. E como disse, prefiro sempre prevenir que remediar.

E remediar é ficar mais um dia na mesma altitude, ou, em situação pior, ter que descer. Aí acaba todo o roteiro...

Acho a 2ª sugestão melhor: Arequipa 2x, Yanque 1x, Cusco 1x, Aguas Calientes 1x, Cusco 1x e Puno.

Abç. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...