Ir para conteúdo

Gás para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

fktaba

Na verdade é uma mistura.

geralmente de isobutano com propano. O Iso butano tem diferenças químicas e físicas quanto ao Butano, não é a mesma coisa.

Para se ter idéia, veja as temperaturas de liquefação dos mesmos:

butano 0,5 grau

isobutano -12

propano -40

 

Os cartuchos tek gás da náutica são indicados para temperaturas mais frias, pois possui uma mistura maior de propano: 70% de IsoButano mais 30% de Propano.

Há cartuchos da Coleman apenas de Propano, o que facilita muito a queima em baixas temperaturas, pois o gás não se liquefaz dentro do cartucho( contudo que não pegue frio de abaixo de -40 ::Cold:: )

O propano, por possuir maior pressão volátil maior, facilita a queima no fogareiro principalmente nas altitudes, mas o seu acondicionamento é num cartucho bem mais grosso e pesado para aguentar a grande pressão deste gás.

 

No mais, não acho uma boa ideia recarregar os cartuchos. Ao menos os da nautica e similares possuem uma válvula de borracha, nao muito durável, o que pode provocar vazamentos quando reutilizados por algum tempo.

Já os da Coleman de propano, são mais confiáveis para recarregar, mas tudo tem um limite.

 

Quanto a levar no avião, em voos nacionais eu sempre levei também, e nunca tive problemas, quando em bagagem despachada, mas como as bagagens dentro do avião não ficam muito pressurizadas, há risco de vazamento do gás.

Já em voos internacionais, certamente será pego, por causa do rx da bagagem no desembarque daí é ::quilpish::

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

Depois de muito tempo, voltei ao fórum.

Parece-me que é possível a recarga de gás sim. Achei um adaptador que permite isso:

http://www.ebay.com/itm/MacCoupler-Propane-Refill-Adapter-Lp-Small-Coleman-Gas-Cylinder-Bottle-Coupler-/251068924656?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a74dfc2f0#ht_1021wt_1397

 

No entanto acho que em S. Paulo é possível se fazer algum indo a r. do gasômetro e procurando os adaptadores necessários.

Ram-Alen achei muito pertinente o seu comentário a respeito da espessura do cilindro e que talvez não seja muito seguro encher bujões finos tipo o da nautica. Os da colemann parecem-me mais grossos e também tem maior capacidade.

 

Só lembrando àqueles que tentarão fazer essa transferência que a façam em lugar ventilado e longe de eletricidade, fogo e fontes de calor. Recomendaria também utilização de luva e óculos no caso de acontecer a explosão do vasilhame.

 

No youtube há um vídeo de um rapaz fazendo um adaptador e transferindo o gás:

 

Acabei comprando no ebay um msr multifuel e estou bem satisfeito também. Foi necessário apenas uma pequena manutenção, e com a garrafa saiu 85 dolares com o frete.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá amigos, vocês poderiam me ajudar. Ganhei um maçarico de um colega e quero estrear ele logo mais não sei qual o cartucho de gás butano ideal vocês poderiam me dizer qual dos dois da certo no maçarico a gás profissional?

http://www.primeimports.com.br/cartucho-de-gas-butano-para-macarico-fogao-e-solda.html

http://www.primeimports.com.br/produto/cartucho-de-gas-butano-c-5-adaptadores-p-macarico-isqueiro.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...