Ir para conteúdo

É possível impermeabilizar uma bota???


Posts Recomendados

  • Membros

Gente,

 

Tenho uma bota Karrimor que eu considero muito boa, mas ela tem um defeito: não é impermeável!

Estou indo fazer Trekking na Patagônia (Torres del Paine) e preciso que ela seja impermeável.

 

Alguém aqui já tentou impermeabilizar uma bota com esse impermeabilizantes, tipo o que a 3M vende?

Será que dá certo? :?:

Tenho medo de que não fique direito e a bota saia prejudicada!

 

Se alguém puder me ajudar agradeço!

Link para o comentário
  • Membros

Luiza, como vai?

 

Infelizmente nao é possivel. Esse tipo de produto até ajudar um pouco, mas não vai deixar sua bota completamente impermeável e ainda pode diminuir a transpirabilidade do calçado, o que é muito ruim.

 

A única forma de você ter uma bota completamente impermeável e RESPIRÁVEL é construindo ela com uma membrana tipo Cllimatex, Goretex ou similares. Bem, mas isso so pode ser feito em uma fabrica, na hora que a bota está sendo produzida. Resumindo, ou vc ja compra uma bota impermeável e respirável, ou nao há o que fazer.

 

espero ter ajudado.

 

 

grande abraço.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros

Putz...

Eu estava pensado que essa seria minha solução!

 

Agora tenho dois novos problemas:

1. O preço das botas

2. Achar uma bota infantil (calço 31).

Até daria para comprar direto pela internet, mas sapato é um negócio que não dá para comprar sem ver ao vivo e experimentar.

To ferrada.... :(

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Oi pessoal.

Olha, respondendo à pergunta, eu contra-indico a impermeabilização por experiência própria. Comprei um bota pra neve da Quechua na Decathlon e como ia pra NY no inverno, resolvi bancar a espertinha.

Eu tinha comprado um impermeabilizante spray nos EUA em viagem anterior, pra aplicar em produtos de artesanato e prevenir pó e sujeiras.

Apliquei em todo o exterior da bota, pois ela é cor de creme bem clarinha e pensei: Assim não vai sujar mesmo que neve muito (final de 2012 - inicio de 2013 quando deu a nevasca forte na região).

Duas surpresas: uma que mal vimos neve, ela caiu forte só depois o Natal; outra que depois de calçar a bota pois pro padrão do Brasil estava bem frio (-2, -5), e ir passear no Museu (Metropolitam), onde ficamos da hora que abriu até quase fechar, voltei para o hotel e tirei a bota....affff ::lol4::

Pensa...dia inteiro, bota quente, bota impermeável por fora...resultado: ng aguentou o cheirinho da bota...ela impediu a transpiração e por ter pêlos do lado de dentro, virou um forno. Não senti nada de anormal com aquilo, mas meu pé estava branco, enrugado, descascando nas pontas dos dedos e na sola, de puro suor que acabei não sentindo devido aos pêlos que retiveram a humidade e à meia de lã por dentro da bota...

Nunca mais faço dessas...

fica a dica e ficaram as risadas depois desse mau momento...

::mmm:

  • Gostei! 3
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Respondendo tardiamente a questão da colega. SIM é possível impermeabilizar botas e outros calçados, no entanto é necessário ter os produtos certos, todo mundo faz isso na Europa, nas lojas outdoor sempre tem impermeabilizantes profissionais que não tiram a respirabilidade do calçado, além do mais é necessário depois de um tempo reaplicar o produto que veio de fábrica, geralmente um DWR - Durable Water Resistent. Isso não faz o calçado ficar 100% impermeável, mas o resultado aguenta muito bem chuva e neve.

 

Outra coisa, nunca, eu disse NUNCA use Neverwet em seus calçados. Esse produto é extremamente tóxico e não foi feito para isso. Busque marcas como Nikwax, Grangers ou Fjallraven wax. Lembrando que só os dois primeiros trabalham com produtos para outros tipos de tecido. Procure impermeabilizar botas de couro, o resultado é melhor e muito mais duradouro, apesar de a Nikwax também ter produtos para poliester.

 

Portanto, tomando todas as precauções é possível sim fazer impermeabilização com resultados profissionais no conforto de sua casa :)

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros

Olha...eu tb estou com esse problema comprei uma bota pra uma viagem ao Atacama, mas ela não é  impermeável. Agora quero fazer uma viagem ao Peru onde tem uma caminha no gelo.. Eu vou tentar impermeabilizar com vela.. não vai ficar perfeito, mas é só pra quebrar o galho.. joga no google "impermeabilizar sapato com vela" ou algo do tipo 

Link para o comentário
  • Membros

@Debbynha Silva Vai ficar ótimo. Alem da bota nao respirar ela vai rachar toda!!!

Nao existe almoço gratis. 

Voce até pode conseguir impermeabilizar uma bota mas, ela vai deixar de respirar. É uma questao de física. Esqueça!!!!!!!!!

Bota impermeável e Respirável só com membrana de boa qualidade. Depois de fabricada a bota nao tem o que fazer. 

Sou fabricante de botas técnicas a mais de 20 anos, vai por mim, se tivesse jeitinho eu ficaria muito feliz, kkkkk mas, nao tem nao. Pelo menos eu nunca ví.

Grande abraço, 

Fábio Monroe.'.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

@Edurasta esses produtos nao impermeabilizam as botas. Eles as deixam hidrorepelentes. É muito diferente. 

Os "impermeabilizantes" fazem com que as fibras do calçado nao absorvam a agua tornando-as temporariamente hidrofóbicas. Só que eles nao fecham as tramas dos tecidos e os milhões de furos que existem num cabedal de calçado. Entao, se você forçar um pouco a agua ela vai passar. E esse "forçar" é gerado pelo próprio atrito ou flexão gerados durante a caminhada. Agua é danada. Se acha um furinho, ela passa. 

Fraternal Abraço 

Fábio Monroe.'.

  • Gostei! 2
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...