Ir para conteúdo

[ Relato de Viagem ] Viagem ao PETAR com bebê de um ano


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal !

 

Apesar de algumas sugestões (sensatas) de realizar outros passeios com minha filha de um ano de idade, há muito tempo que gostaria de conhecer o PETAR e decidimos ir com ela nessas férias.

 

Nesse primeiro ano de vida uma coisa que temos certeza é que nossa filha tem uma grande preferência pelos ambientes externos, adora o contato com as plantas, sons dos animais e água corrente. Até completar um ano já viajamos para Foz do Iguaçu e duas vezes para praia, sempre sem dar qualquer indisposição, o q nos deu coragem para esse passeio.

 

Temos um Canguru Chico que suporta até 9kg, ao qual ela está super adaptada, e a ideia era aproveitar para fazer passeios mais "complicados" onde não poderíamos ir após ela chegar a fase de querer andar sozinha. Entendemos que enquanto ela está no colo (ou canguru, que seja ...), o risco é bem menor pois nos permite controlar os seus movimentos e evitar surpresas ou pequenos acidentes com o caminhar desajeitado dos pequenos.

 

Portanto, apesar do PETAR não ser o ambiente mais amigável possível para um bebê, nessa perspectiva parecia uma viagem perfeita e resolvermos passar um dia, que aliás foi perfeito !

 

Antes de tudo eu fiz contato com a empresa Cave Atlantica para checar qualquer impedimento/limitação para bebês, o que não existia, e eles mesmos trataram de me dar a segurança que faltava falando que poderíamos fazer passeios mais tranquilos, que evitasse trechos muito estreitos ou molhados.

Tudo combinado, chegamos cedo a agência onde fizemos o pagamento de R$ 100 pela diária do guia, que diga-se de passagem, foi bastante paciente e cordial dadas as limitações do grupo, pois cada saída deveria durar no máximo duas horas a fim da minha filha não cansar demais e para dar o tempo certo para alimentação e hidratação.

 

O primeiro passeio foi para a Caverna de Santana, onde conseguimos evoluir por cera de 40 minutos até a passagem começar a se estreitar e resolvermos voltar. A pequena ficou deslumbrada com o reflexo da lanterna nas paredes molhadas e no rio, que corria com sua água totalmente transparente.

No centro de apoio deixamos a pequena andar um pouco para descansar, demos água, lance e partimos para a segunda etapa, que foi a caverna do Morro Preto.

 

Nessa deu para o pai burro-de-carga cansar um pouco com tanto sobe e desce, com todo o meu despreparo físico fiquei alguns dias com dor na perna, mas valeu a pena. Foi um pouco mais complicado pq tivemos q subir uma escada com ela no canguru e passar por uma passagem um pouco estreita, onde ela foi bem perto do chão. Porém do outro lado a visão da entrada da caverna foi espetacular !!!

Nessa altura ela estava bastante cansada e começou a chorar, pedindo a mãe. Sem q a tirássemos do canguru a mãe veio pela frente e abraçou, dois minutos depois já estava dormindo, ainda suspensa no canguru, sensacional ... Continuamos nosso passeio e voltamos para o almoço de todos.

 

Para não forçar muito a barra, ao invés de continuar nas cavernas nós optamos por dar um passeio na famosa Trilha do Rio Betari, fomos até o primeiro trecho de travessia.

 

Passeio com criança é uma experiencia diferente, pois ao mesmo tempo que temos limitações óbvias e não conseguimos conhecer toda uma caverna ou toda uma trilha, ao mesmo tempo cada coisa pequena toma uma importância muito maior, pois estamos todos ali, juntos em família, bem longe dos vícios da vida moderna e mostrando os encantos da natureza para nossa pequena.

 

Como resumo, a viagem foi espetacular, mas algumas considerações são importantes:

 

- Algum preparo físico é necessário, pois levar um bebê por horas no canguru não é para qq um;

- Dentro das cavernas todo cuidado é pouco. O ambiente é super seguro desde que cada passo seja firme, pois o ambiente é úmido e uma escorregada pode ser perigosa.

- Encontramos uma "belíssima" aranha de uns 10 cm na Morro Preto, deve-se evitar encostar a criança em qq pedra.

- O uso do capacete é obrigatório até para a criança, para isso nós colocamos o nosso primeiro e fizemos festa pra ela ter vontade de colocar o seu. Se ela não aceitar colocar, o passeio já acaba antes de começar... a Cave Atlantica tinha um capacete menor para crianças, mais leve por n ter lanterna.

 

É isso pessoal, espero q esse post seja útil para os pais de primeira viagem como eu !

 

OBS: Não sabia como minha filha reagiria a ausência de luz e iluminação por lanternas, então testamos antes em casa... rsrsrs... ela adorou a lanterna e a tentava pegar a todo custo, passou no teste de medo de escuro :wink:

 

Heber

 

IMG_8077.JPG.10b93528a789a6ce498ef8c50cacd995.JPG

IMG_8082.JPG.82430b99052b712de76607a1c1ace5f2.JPG

IMG_8096.JPG.645bd4861e7c02046d7280bbd2f7289f.JPG

IMG_8129.JPG.88c0cbc7eaf01afb59060b09566a1843.JPG

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • Colaboradores

Que demais!!!

Eu já conheço o PETAR, mas faz tempão que não vou, to doida pra voltar. Fico adiando por causa do João, que acabou de fazer 6. Ele curte DEMAIS viajar e é super parceiro da natureza aos museus, mas no PETAR é mais punk, as trilhas, pelo menos as que eu fazia, eram pesadas e algumas cavernas com muitos obstáculos.

Mas super animei vendo que vc levou um bb... vou programar pra logo!

:)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...