Ir para conteúdo

Belo Horizonte e Cidades históricas - Dez 2013 /Jan 2014


Posts Recomendados

  • Membros
Gente,olá!

Eu tenho um fascínio pela histórias dos escravos,das fazendas coloniais,enfim...vocês sabem me dizer quais são as cidades do Brasil onde eu possa encontrar muito sobre isso?Seria ouro preto?garibaldi?qual seria a região desse nosso Brasil ???Obrigada à quem me der essa atenção!!! ::otemo::::sos::

 

Simone,

não conheço Garibaldi, mas em Ouro Preto tem muita história em cada ponto da cidade. Tanto da época da escravatura, como da Inconfidência Mineira e também do ciclo do ouro e do barroco brasileiro, e como a cidade explora bem o turismo dá para aproveitar muito.

Amei Ouro Preto.

Oi Erika ,agradeço muito a atenção viu!tenho certeza de que também vou amar tudo aquilo.Se Deus quiser ainda farei essa viagem no tempo,na nossa história,e que alimentará grandemente minha alma!!!Abraços.

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Simone

Então se você tem um apreço pela a historia dos escravos, das cidades que conheço, Ouro Preto é a mais indicada.

Voce comentou sobre seu nome e lembrei: há duas igrejas la dedicadas a Nsa do Rosario. Mas por que duas?

Sim...uma é branca e a outra é preta, os motivos desta distinção das cores você já imagina ne?

 

No post anterior eu comentei sobre a Mina do Chico Rei, ele era um rei na africa que foi raptado e se tornou escravo aqui no Brasil.

Há varias historias em volta dessa Mina...

- uns falam que ele ganhou de um senhor de engenho pq a mesma já tinha sido muito explorada e não havia nada de valor, porem após a sua posse, o mesmo encontrou muitos minérios, comprando assim a alforria de demais escravos

- outros falam que o mesmo roubava os minérios, deixava em seus cabelos, genitálias, entre os dedos, e aos poucos juntou dinheiro para sua alforria e na sequencia a Mina.

 

Enfim...com a aquisição da Mina e de agradecimento o mesmo fez uma igreja A igreja de Santa Efigênia, que em sua entrada possui a pia de pedra onde as mulheres negras lavavam os cabelos empoados de ouro antes de entrar

 

bem...ha varias historias, mas nao contarei todas, apenas aguçar sua curiosidade para conhecer essa cidade que me deixou tao apaixonada. Ouro Preto ficou um pedaço meu la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Simone,a Nathi já lhe respondeu sobre OP,mas eu vou te falar sobre a cidade que respira escravo até hoje,Salvador.La também há igreja dos escravos,terreiro de candomblé africano,comidas,museus e tudo mais.

Garibaldi é recente,cidade de colonos italianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gente do céu,quantas informações legais vocês estão me passando,poxa,fiquei realmente com muuuuito mais vontade de ir lá,conhecer mais e mais histórias dos meus queridos escravos,tadinhos,tão maltratados!Mas graças a Deus eles já tem um graaaande espaço em nossa sociedade tão preconceituosa,amém!Detalhe,sou descendente direta dos maranhenses,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!Pensem,meu avô,que conheci,era preto,preto,preto,do cabelo de negro mesmo,meu tio amaral,ainda vivo,nossa,negão tbm,e meu pai tbm,meu irmão,meu sobrinho,então,gente,é muita coisa que me liga a isso tudo.Deve ser coisa de outras vidas mesmo,pra quem acredita,como eu!

Fico imensamente feliz em ver que pessoas se deram ao trabalho de contar antas coisas legais,informações,dicas,histórias,poxa,obrigada.E tenham certeza,quando eu realizar essa viagem,nem que seja daqui a 3 anos,eu vou voltar aqui nessa página e vou contar,mostrar fotos p vcs,ok?

Grande abraço!!!

 

::otemo::::lol4::::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Gente do céu,quantas informações legais vocês estão me passando,poxa,fiquei realmente com muuuuito mais vontade de ir lá,conhecer mais e mais histórias dos meus queridos escravos,tadinhos,tão maltratados!Mas graças a Deus eles já tem um graaaande espaço em nossa sociedade tão preconceituosa,amém!Detalhe,sou descendente direta dos maranhenses,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!Pensem,meu avô,que conheci,era preto,preto,preto,do cabelo de negro mesmo,meu tio amaral,ainda vivo,nossa,negão tbm,e meu pai tbm,meu irmão,meu sobrinho,então,gente,é muita coisa que me liga a isso tudo.Deve ser coisa de outras vidas mesmo,pra quem acredita,como eu!

Fico imensamente feliz em ver que pessoas se deram ao trabalho de contar antas coisas legais,informações,dicas,histórias,poxa,obrigada.E tenham certeza,quando eu realizar essa viagem,nem que seja daqui a 3 anos,eu vou voltar aqui nessa página e vou contar,mostrar fotos p vcs,ok?

Grande abraço!!!

 

::otemo::::lol4::::hãã::

 

segue esse link com um material que me parece bem interessante sobre o assunto.

http://www.seppir.gov.br/.arquivos/inventario-dos-lugares-de-memoria-do-trafico

ele lista 100 lugares de memorias do trafico negreiro no Brasil, acho que vai ser bem util em seu roteiro/ pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Oiiiii...alguém conhece o hostel trilha de minas, Hi Brumas Hostel ou o HI Ouro Preto Hostel?!Obrigada

 

Brumas Hostel e Ouro Preto hostel eu conheço

(sao do mesmo dono)

 

Brumas fica mais bem localizado, ao lado da praça tiradentes, bem no centro de OP

o Ouro Preto Hostel fica um pouco mais afastado, proximo a Mina Chico Rei

 

Ambos sao bons...A varanda do OP Hostel é espetacular, uma otima vista, especialmente nas noites estreladas de minas

recomendo!

 

Obs: sao conveniados ao HI tbm!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...