Ir para conteúdo

Parque Nacional da Emas - Goiás - Perguntas e Respostas


victorufu

Posts Recomendados

  • Membros

Estado: Goiás

 

Cidades próximas que oferecem apoio de hospedagem para visitação no Parque Nacional das Emas, entre elas: Chapadão do Céu, Costa Rica, Mineiros

 

Localizado em Goiás, esse Parque é ideal para observação de animais como a ema (origem do nome do Parque), capivaras, tamanduás-bandeiras, seriemas e veados-campeiros. Foi criado em 1961 e tem vegetação típica do cerrado.

 

ATRAÇÕES Trilha 1

Esse percurso de, aproximadamente, 50 km é ideal para ser feito de carro. Pelo caminho passa-se por diversas paisagens como o cerrado, o campo limpo e a cabeceira do Rio Jacuba. Animais como veados-campeiros, tamanduás, emas e aves silvestres. Durante o passeio é possível parar o carro e fazer algumas trilhas. Uma delas passa perto do córrego Jacubinha, onde se pode beber água. O acesso é pelo portão Jacuba, a 86 km de Mineiros pela GO-341.

 

Trilha 2

A paisagem desse passeio é bastante parecida com a da Trilha 1: cerrado, campos limpos, matas de galeria. O trajeto ainda passa pelo Rio Formoso. As araras e os tamanduás-bandeira são vistos com facilidade. O acesso é pelo Portão Guarda da Bandeira, a 163 km de Mineiros pela GO-302.

 

Rio Verde

Localizado no município de Mineiros esse Rio é ideal para prática de canoagem.

 

Salto do Rio Formoso

A 20 km da cidade de Chapadão do Céu esse local oferece descida pelo rio, corredeiras, remansos e uma pequena praia. É possível visitar a Gruta dos Morcegos, uma formação rochosa dentro da mata. O salto do Rio Formoso fica na fazenda Alvorada dos Formosos.

 

Água Santa

A Água Santa é um fenômeno natural composto de 14 poços d´água térmicos. São antigos géiseres em extinção, que jogam água para cima em um espaço regular de tempo. A atração fica na cidade de Costa Rica.

 

Atividades Noturnas

Na cidade de Mineiros é possível encontrar choperias, churrascarias e bares.

 

Turismo / Ecoturismo:

Atividades de ecoturismo: Canoagem, Trekking

 

GEOGRAFIA e HISTÓRIA

Clima

Tropical subquente úmido. No inverno a estação é seca com ocorrências de geadas. Já na primavera e no verão a temperatura aumenta bastante.

 

Vegetação

A vegetação mais típica do local é o cerrado, com campos abertos cobertos por gramíneas e por pequenas espécies arbustivas. Nos trechos de cerrado típico, as árvores variam em torno de 5 a 6 metros, com formas retorcidas.

 

Relevo

A altitude na região varia entre 350 m e 1.000 m. Os terrenos mais elevados do Planalto Central se concentram na serra dos Caiapós. As áreas mais baixas estão junto aos vales dos rios. O relevo é suavemente ondulado e o solo predominantemente arenítico.

 

História e Cultura

Na época colonial a região era habitada por povos indígenas. Os primeiros homens brancos apareceram na região no final do século XIX em busca de terras para o plantio. A descoberta de diamantes às margens do Rio Verde atraiu muitos garimpeiros. Atualmente a região é utilizada para cultivo de soja, algodão, girassol, milheto e outras culturas.

 

LOCALIZAÇÃO e ACESSO

Como chegar

Saindo de São Paulo siga pela SP-270 (Raposo Tavares) até Presidente Epitácio. De lá siga pela BR-267 até Capim Verde, passando por Campo Grande. Em Capim Verde pegue a BR-060 até Paraíso e de lá siga em direção a Costa Rica. Para quem sai do Rio de Janeiro segue-se pela BR-116 (Dutra) até São Paulo. A partir desse ponto o caminho é o mesmo de quem sai de São Paulo.

 

Distâncias das capitais:

- São Paulo (SP): 1359 km

- Rio de Janeiro (RJ): 1771 km

- Belo Horizonte (MG): 1331 km

- Brasília (DF): 638 km

- Salvador (BA): 2165 km

- Porto Alegre (RS): 2525 km

 

Aeroporto mais próximo: Campo Grande

http://www.parquenacionaldasemas.com.br/links.htm

 

flwss ::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi christiangump! Dentro do território do Parque só é permitido entrar com guia, mas fora de lá tem bastante coisa pra se conhecer. Recomendo as cachoeiras da Pinguela, do Sucuri, Dois Saltos e a região do Pinga Fogo, que eu já conheci (lembrando que tem muito mais lugares além desses!). É interessante ter alguém que conheça os lugares porque aqui não tem quase nada sinalizado, mas se não tiver ninguém, basta se informar que vc chega. Espero ter ajudado. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi LiCo! To atrasada! Desculpe-me!

Espero que vc tenha conhecido o Parque e, mais ainda, que tenha gostado!

Se não chegou a ir, respondo agora tua pergunta: nas cidades de Mineiros e Costa Rica, ambas no entorno do Parque tem cachoeiras. As que eu falei ficam no município de Mineiros e ficam um pouco afastadas do centro urbano. Já em Costa Rica tem o Parque Salto do Sucuriu com duas cachoeiras bem próximas a cidade, com acesso bem fácil por rodovia asfaltada, lá eles ainda oferecem atividades de rapel, passeio de bote, tirolesa e arvorismo. Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência. Eu fiz a tirolesa e é bem legal!

Mais uma vez, perdão pela demora para responder!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Reativando o post.

Moro em Campo Grande-MS e estou pensando em visitar o Parque junto com o estadual de Costa Rica mas não há quase nada de informação disponível sobre hospedagem e localização dos atrativos, pensei em ficar em duas cidades, costa rica e chapadão do céu ou mineiros, pretendo ficar uma semana em outubro. Guia 150 pila não está nos meus planos, mas tb tenho a impressão que é difícil rodar sozinho e achar alguns dos picos, sei que o parque de costa rica tem uma infra melhor e placas, mas será que dá para rodar e conhecer bem o lugar? tem hospedagem boa ou só hotelzinho muquifo?

 

QQ informação eu agradeço,

VLW!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...