Ir para conteúdo

Mochilas ultralight alguma novidade?


Posts Recomendados

  • Membros

To indo para Califórnia esse mês e como sempre vendo umas coisas aqui e compro coisa nova por lá.

 

A GoLite ta meio fechando as portas e não tem quase mais nada e seria trocar 6 por meia dúzia... Alguem sabe de alguma novidade? Mochila ultralight de boa qualidade peso menor que 900gramas? De 50 a 70 lts...

 

Não tenho visto muita novidade no segmento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Temos hoje 04 tipos de mochilas de marcas nacionais com capacidade média na faixa de 45/50 lts, com boa relação de custo x benefício, entre peso e qualidade de materiais: a forclaz 50 da Quechua, a Attack da Equinox, a Três Picos e a Marumbi, ambas da Alto estilo.

Todas tem a qualidade dos materiais em um bom nível, todavia nas suas dimensões é que o bicho pega!

Se existe algo que não entendo é o cálculo da relação da capacidade x dimensões das mochilas, pois parece que cada marca tem um critério de avaliação diferente, senão vejamos:

- Quechua Forclaz 50 c/ 49 lt e 1.300 g: A: 60 L: 44 P: 27

- Equinox Attack 60 c/ 60 lt e 1.420 g: A: 57 L: 26 P: 17

- Alto Estilo Três Picos c/ 45 lt e 920 g: A: 56 L: 30 P: 34

- Alto Estilo Marumbi c/ 50 lt e 980 g: A: 70 L: 30 P: 32

Numa comparação entre a Quechua/Forclaz e a Equinox/Attack observamos primeiramente que a relação entre peso e capacidade está razoavelmente equilibrada já que a primeira tem 50l contra 60 lt da segunda, e tem também a influência dos tipos de materiais empregados na construção de cada uma, porém a relação entre o peso e suas dimensões é intrigante, visto que a diferença favorável a Forclaz na altura é de 03 cm, na largura de 18 cm e na profundidade em 10 cm e mesmo assim foi classificada pela Quechua com 10 lt a menos que o modelo da Equinox !!!

O mesmo acontece com os modelos da Alto Estilo três Picos e Marombi em relação à Equinox Attack.

Aliás, já encomendei as duas AE supracitadas, tendo em vista a sua excelente relação de peso x capacidade, além da qualidade dos materiais empregados na sua construção e preços bem mais justos que as gringas ultra-lights importadas.

Acho que deveríamos valorizar o que temos de melhor na indústria nacional, creio que as mochilas da Alto Estilo são fabricadas no Estado do Paraná, diferente de outras marcas nacionais que importam seus produtos da China e somente imprimem a sua logomarca.

Assim que receber as mochilas postarei minhas primeiras impressões no tópico da marca Alto Estilo aqui do fórum.

Abs, a todos irmãos de causa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vimeney acabei de fazer a serra fina completa em três dias ja indo bem leve, faltou pouco para ultralight backpacking, fiz ela com peso em ordem de marcha de 8,7 kg, e peso seco de 4,6kg.

 

Quero fazer a Monte crista - Araçatuba com peso seco de 3,9kg e peso em ordem de marcha de cerca 6kg. Espero conseguir.

 

Acabei comprando uma mochila Z-Packs Arc Blast 52L pesando 480 gramas com a configuração que pedi.

 

As mochilas que citou sao interessantes mas pecam em alguns detalhes.

 

As quechua e as equinox não sao sempre produtos nacionais, todos da quechua sao feitos fora e uma parte da equinox me parece ser ta,bem feita fora do Brasil.

 

A alto estilo e bem interessante mas ainda nao tem nenhuma mochila ultralight somente mochilas de transição não vi nenhuma abaixo de 907 gramas que hoje e considerado o limite para uma mochila ultralight.

 

Mas tem ótimos pesos, uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha e quando comparo pelo site a golite jam 50, eu tive uma jam 70 e ja vendi, assim conheço o produto.

 

Não entendo como a diferença de peso entre a três picos e a golite jam 50 possa ficar em 80 gramas pelos materiais usados nas fotos... Vou fazer umas travessias longas no Paraná esse amo vou tentar ver elas pessoalmente. Mas pode ser que o peso aclamado não bata 100%...

 

Quando comparo os pesos com pesos de mochilas similares de outras marcas sempre fica meio estranho. Vendo pessoalmente posso bater o martelo. Pode ser so sismo minha, mas e que equipamento ultralight eu tenho experiência e mochilas mais ainda...

 

O modelo que mais me agradou foi a Goretta 50. Achei ele muito legal.

 

Quanto ao preço as caríssimas mochilas importadas podem ser o mesmo preco ou ate mais baratas que as nacionais. A Golite jam 70 paguei 290 reais e a jam 50 ta 110 dólares... Mas a maioria fica na casa dos 200 dólares com uma segurança de estar comprando algo ja muito testado.

 

Você sabe de alguma loja que tenha fisicamente as mochilas? Ou onde sao fabricadas? Seria legal dar uma passada lá e ver pessoalmente. Principalmente a Goretta 50 que e similar em proposta a minha Arc'terix nozone 55.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bullseye, também achei a Goretta 50 muito interessante, porém ainda não a conheço de perto para dar uma opinião, mas os materiais empregados nela são basicamente os mesmos da Três Picos e da Marombi que foram encomendadas por mim, assim que as receber e tiver a oportunidade de testá-las poderei opinar com mais propriedade.

Concordo contigo que é de se estranhar a comparação dos pesos destas mochilas com as de outras marcas com modelos similares como a da Golite que vc citou. A própria Goretta 50 tem a mesma litragem que a Marombi e um diferencial a mais no peso de 120 g, que talvez possa ser explicado pela presença da manta de isolante térmico. De qualquer forma fiquei bem impressionado com estes modelos da AE, tanto pela qualidade dos materiais empregados quanto pelo seu conceito de leveza. A Alto Estilo foi criada e é administrada por montanhistas e escaladores, que testam os produtos por eles criados nas montanhas do Paraná, mais propriamente em Anhangava que fica a cerca de 30 Km de Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Chegando mais perto da viagem vou mandar um mail para eles e quem sabe da para ir antes de deixar o carro no balneário... Essa trilha vai ser um saco de logística... Tudo caminhando para fazer ela com menos de 4,4kg de pesao seco nas costas...

 

To pensando dependendo da conversa na alto estilo se eles fariam uma tunagem na minha Arc'terix... Aí seria perfeito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fugindo do tópico... a melhor logística pra quem vai de carro pra Araçatuba-Monte Crista na minha opinião é deixar o carro em Garuva (na rodoviária, ou até na casa do taxista) e combinar com um taxista que faça os trechos (o Getúlio tem alguns contatos) que te leve no início e resgate no final.

Pode ser que fique mais caro (apesar de que a distância percorrida pelo taxista será a mesma) mas é mais seguro. Segundo informações o senhor que cuidava do balneário não está mais lá, e até a ponte pênsil está fechada por falta de manutenção. Acho meio arriscado deixar o carro lá por 3 dias...

Neste caso o melhor seria começar pelo Araçatuba e terminar no Crista, que é mais perto de Garuva.

Estou querendo fazer esta travessia também, no feriado de Corpus Christi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então eu vou solo e em dia de semana normal.

 

Pela altimetria quero começar no Paraná e terminar em Santa Catarina, seria araçatuba-monte cristã o sentido. Como não tenho previsão de quando terminar ela fica difícil programar o resgate. Eu acho que faço em um pernoite indo leve, dois pernoites no máximo.

 

Não sei se pega celular em Monte crista e qual operadora.

minha idéia sair de sp quinta cedo. Chegar ate guaruva combinar com um taxi de me acompanhar ate o fim da trilha, deixo o carro volto com o taxi até algum lugar onde pegar o onibus ate algum lugar perto de Aracatuba. Durmo sexta de manha pego um taxi e me deixa ate o início da trilha.

 

Ao fim da trilha ja tenho meu carro e volto para São Paulo.

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...