Ir para conteúdo

Nova Tramontina Commander 7"


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
A tempera é coisa ruim? Nao sei oq aconteceu com a faca do Rafael e ai fiquei sem saber como a patroa fez...

 

Quando ela é bem feita, é uma coisa boa, senão, é ruim pois aumenta a dureza ao custo de fragilizar. O caso do Rafael que eu falei foi só para ilustrar o tipo de fratura, ele estava fazendo uma faca e ela fraturou durante o quenching, essa fratura (ta no tópico Facas Qual comprar?) é idêntica a que ocorreu durante o uso de uma faca Tramontina pela minha mulher, o fio quebrou e separou da lâmina. Outro caso de têmpera mal feita é o de um facão pequeno de aço 440c meu que não riscava no uso, não enferrujava, mas de tão duro quebrou em dois quando eu fui rachar uma tora de madeira seca para a fogueira. O 440c é ótimo, mas se mal temperado quebra tão fácil quanto faca de cerâmica.

 

Será que o aço, na pior das hipóteses, não é o mesmo das commander anteriores só que com acabamento preto e full tang em vez de cabo oco (que era justamente a reclamação do pessoal)? Tendo uma boa possibilidade de ser um aço um pouco melhorado por conta da suposta inovação no processo de fabricação?

 

Reza a lenda que 99% das facas inox comerciais feitas no Brasil são de aço 420 pois ele é muito resistente a corrosão embora não fique tão duro quanto o 440, imagino que pode ser o usado pela Tramontina nas facas de ``aventura´´ pois o nosso país tem clima predominantemente corrosivo, e faca inox que enferruja pega muito pior na imagem do fabricante que faca que perde o fio facilmente. Sobre o cabo oco, isso foi copiado de uma faca americana feita nos anos 60 seguindo as dicas de um aviador que lutou no Vietnã, só que parece que foi mal copiado e gerou essa insatisfação toda.

 

Eu não tive uma commander antes então não sei se, fora o problema do cabo oco, ela seria uma excelente faca em termos de aguentar o tranco e da qualidade do fio...

 

A história do fio é cultural, tem gente que não usa faca sem passar na chaira antes, e tem outros que não admitem que ela tenha que ser afiada com frequencia. Uma faca grande e pesada não precisa de fio de navalha pois é usada com golpes mais do que com movimentos de fatiar, já uma faca pequena demanda um fio mais aguçado. O que eu lembro das facas antigas de ``aventura´´ da Tramontina é que elas eram pequenas, delgadas e de inox ``mole´´ cujo fio durava pouco. Mas faz anos que não compro ou uso elas, as que eu tenho são de cozinha/churrasco de aço carbono ou inox fajuto pra fio e bom pra resistir a ferrugem que não demandam grandes desafios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu tenho uma de "surrasco" da tramontina da linha premium e é excelente, carioca filho de gaucho falando! :)

Tenho uma amazonas tb e, apesar de ter quebrado a pontinha bem facil, a faca até que aguenta bem.

 

De qualquer forma comprei essa danada! Só acho que vai demorar 1 século pra chegar pq eles dizem prazo de 5 dias uteis pra terem disponivel e fora isso ainda tem o PAC pois não tive coragem de pagar o valor de 2/3 da faca só de frete. Mas quando chegar posso falar alguma coisa a respeito. Que tipo de testes gostariam que eu fizesse?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, pra quem tava na dúvida, olha aí:

 

 

Sr. Ulysses,

 

bom dia!

 

A liga utilizada na fabricação da Faca Esporte de 7" Commander é AISI 420 e o nivel de dureza, 48HRC.

 

Qualquer dúvida, continuamos à disposição.

 

Atenciosamente,

Juliana Pereira

Atendente de Vendas

 

Tramontina Recife S.A

Fone: [81] 3201-8900

juliana.maria@tramontina.net

www.tramontina.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera, pra quem tava na dúvida, olha aí:

 

 

Sr. Ulysses,

 

bom dia!

 

A liga utilizada na fabricação da Faca Esporte de 7" Commander é AISI 420 e o nivel de dureza, 48HRC.

 

Qualquer dúvida, continuamos à disposição.

 

Atenciosamente,

Juliana Pereira

Atendente de Vendas

 

Tramontina Recife S.A

Fone: [81] 3201-8900

juliana.maria@tramontina.net

http://www.tramontina.com.br

 

Ulisses, confirmou o que eu havia escrito acima:

 

Reza a lenda que 99% das facas inox comerciais feitas no Brasil são de aço 420 pois ele é muito resistente a corrosão embora não fique tão duro quanto o 440, imagino que pode ser o usado pela Tramontina nas facas de ``aventura´´ pois o nosso país tem clima predominantemente corrosivo, e faca inox que enferruja pega muito pior na imagem do fabricante que faca que perde o fio facilmente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Tenho uma Commander 7 da Tramontina, igual a esta da foto. Faca muito boa e barata se comparada com uma Ka Bar ou uma Wotan da Corneta.

Já utilizei ela como facão para corte de troncos de eucalipto e também como serra durante acampamentos e fiquei bastante satisfeito. O único porém é que a bainha dela tem uma cinta de velcro para fixar o cabo da faca e evitar que a mesma caia e se perca...esse velcro é ridículo, o ideal é levar em um sapateiro ou costureira para colocar um botão de pressão.

 

Espero ter ajudado um pouco.

 

Boas aventuras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...