Ir para conteúdo

Myrian_p

Membros
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Myrian_p

    Cuba

    NÃO! NUNCA PEGUEM TÁXI AMARELO DA CUBATUR!

    Eu saí do aeroporto em uma máquina. Fui abordada por uma mulher de crachá da Cubatur querendo me botar em um táxi de 30 CUC. Dei a volta nela e fui pra porta, quando fui abordada por uma motorista de uma máquina que ofereceu 20 CUC. Não precisa ter medo, não precisa se desesperar, sempre haverá táxi. :)

    Cuba

    Se o teu tempo em Cuba forem só 10 dias, não recomendaria Bayamo e Santiago. Demoramos um dia inteiro pra chegar em Santiago, isso sem contar a dor no corpo e o cansaço da viagem... A cidade é legal, mas acho o tempo meio curto e quando fomos não estavam oferecendo transporte noturno pra Santiago. Em 10 dias eu recomendaria Havana - Cienfuegos - Trinidad, e praias você pode escolher entre Girón, Cayo Santa Marta, Varadero... a própria Havana tem uma praia bem legal. Não sei, essa é minha opinião.

     

    Não tive problemas com os táxis, até porque eu negociava na hora. Se aceitavam o preço, já embarcava no mesmo momento. Não negociem de um dia pro outro, porque eles podem não aparecer mesmo, a não ser que tenham marcado com os donos da casa.

     

    Em relação à aduana, eles fazem cara de poucos amigos mas todo mundo entra na boa. Estão carimbando agora os passaportes.

     

    Só na volta, a dona da casa nos disse que poderíamos chegar duas horas antes no aeroporto... NÃO FAÇAM ISSO! Cheguem umas três horas, é muita fila pra pegar.

    Cuba

    Olá!

    Vou pra Cuba em abril. Ficarei 10 dias e estava pensando em fazer 7 dia em Havana e 3 em Trinidad, voltando pra Havana só para pegar o voo de volta para o brasil

    Como funciona o transporte entre essas duas cidades? Será que encontro táxis ou ônibus que me levem de Trinidad diretamente pro aeroporto de Havana?

     

    Obrigada!

     

    Olá!

    A dona da cada nos disse que era possível ir de táxi de Havana pra Trinidad por cerca de 10 cuc, enquanto o ônibus faz por 25 cuc. Não conseguimos ninguém que fizesse por esse preço e então decidimos ir de ônibus.

    Não esqueça que Trinidad é um roteiro turístico forte e por isso as passagens podem se esgotar rapidamente. Então se nos dois primeiros dias de Havana você não conseguir fechar um bom valor de táxi, dá um jeito de passar na rodoviária e comprar ida e volta o quanto antes pra garantir porque é bem comum não ter lugar no ônibus. Se for dar uma passadinha em Santa Clara, as passagens são ainda mais disputadas!

    Pra voltar ao aeroporto, acho que você precisa ir pra Havana antes, até onde sei não tem como ir direto de Trinidad.

    Boa sorte e boa viagem!

    Cuba

    As dicas do Fábio Boscaglia estão ótimas! Era isso mesmo o que eu ia postar!

    Fui em janeiro/2015.

     

    Acrescentaria algumas coisas como:

     

    - Passaportes já estão sendo carimbados!

     

    - Cotação do Euro nas Cadecas = 1,13 a 1,17 CUC.

    - Não faça câmbio em Varadero! A lotação de europeus e canadenses naquele lugar faz com que a moeda seja mais cara!

     

    - HOSPEDAGEM: Uma boa dica para encontrar hospedagem nas cidades é pedir pro dono da casa indicar. Eles adoram ficar se telefonando e nessas inúmeras ligações sempre te indicam para um amigo. Se a indicação não agradar, não se preocupem, SEMPRE HAVERÁ HOSPEDAGEM. Existem milhares de casas com a âncora oficial, e nem precisa caminhar muito. Exceto Varadero, onde eu aconselho pedir indicação pro dono da casa que você se hospedar assim que botar o pé em Cuba. É um destino muito disputado e costuma lotar muito rápido.

     

    - HOSPEDAGEM EM HAVANA: Fiquei na casa da Marbelis, um amor de pessoa. O marido dela é restaurador e está trabalhando na restauração dos móveis do Capitólio. Esse casal vai ficar no meu coração pra sempre como uma das lembranças mais especiais de Cuba. Quase chorei na hora de arrumar as coisas pra voltar pro Brasil e ainda aperta o coração de saudade <3. Carinho, atenção, simpatia, simplicidade. A casa não tem luxos, mas o quarto e banheiro eram limpos, os lençóis eram trocados e os donos muito prestativos e abertos para conversar. A casa fica super perto de tudo, no centro de Havana, duas ruas atrás do Capitólio. Quem quiser o contato manda um email [email protected]

     

    - Se você "se perder" nas ruas das cidades, saindo do circuito turístico, encontrará ótimas opções de restaurantes em moeda nacional. Tivemos gratas surpresas em Santiago, Holguín e Havana.

     

    - COMO PEGAR TAXIS NO AEROPORTO DE HAVANA- Eles se aproveitam do cansaço da viagem e da fila de imigração pra pegar turistas com preço mais alto e sem energia para negociar. Não paguem mais de 20 CUCs pra ir do aeroporto pra cidade. Não tenham medo de não ter taxi, SEMPRE VAI TER. Não levem a sério crachás de identificação. Nós fomos abordados por funcionários da Cubatur na porta do aero e já nos fincaram 30 CUCs. Demos a desculpa de que íamos comprar um mapa e na volta achamos um senhor que fazia a corrida por 20. NÃO ACEITEM O PREÇO INICIAL!

     

    - COMO PEGAR TAXIS EM HAVANA - Quanto mais novo e lindo o carro, mais caro sai. Fujam dos taxis amarelos (cubatur). Os carros mais antigos são mais baratos e você pode dizer o seu destino e negociar uns 2 ou 3 CUCs a menos do preço inicial que o taxista der.

     

    - COMO PEGAR TAXIS EM HAVANA - PARTE 2 : o segredo é aprender a pegar o que eles chamam de "máquina", que são taxis coletivos que cobram em moeda nacional (yey!). Esses táxis são identificados com um adesivo no vidro, ou papel escrito a mão, nunca com plaquinhas. Você estende a mão dizendo quantos passageiros pretendem ingressar ou cuida a mão do motorista pra fora da janela avisando quantos lugares têm. Você ataca o taxi e diz pra onde quer ir, se ele estiver indo pro mesmo lado negocia o preço que pode ser de 10 pesos nacionais a no máximo 1 CUC se for atravessar a cidade. Demora um pouco pra pegar o jeito, mas é uma opção ótima pra gastar menos e conversar com cubanos sobre os mais diversos assuntos.

     

    - ÔNIBUS TURISTICO - Em Havana, vale muito a pena. Dá pra pegar na Plaza Central, custa 5 CUCs e você pode descer onde quiser e pegar ele de novo no mesmo dia sem pagar, bastando apresentar o ticket. Em Varadero, evite. O ônibus faz um tour pelos grandes resorts e é um marasmo sem fim ficar 1 hora olhando as fachadas dos hotéis.

     

    - ÔNIBUS NORMAL: Em Havana tem um micro-ônibus lotação amarelo que custa 0,50 peso nacional. Dá pra pegar tranquilamente.

     

    - HAVANA - não indico a cerimônia do cañonazo na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña: 20 minutos de apresentação e um tirinho de canhão. Ao final, ficaram todos se olhando com cara de "era isso???". Sem contar que as salas não tem muito material histórico interessante, se resumem a armas e espadas usadas através dos séculos, história natural e outros itens que você provavelmente você ja viu em alguma excursão escolar. A comandância do Che no Castillo estava sendo restaurada.

     

    - HAVANA -PLAYAS DEL ESTE: O ônibus turístico leva pra praia Santa Maria Del Mar, que é bem legal. Fomos no domingo e tinha muita gente. Valeu passar o dia lá tomando umas cervejas Bucanero, uns mojitos e uma água de coco com rum :). No final da tarde saímos de la pra conhecer os castillos que ficam fora da cidade (Fortaleza de San Carlos de la Cabaña e Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro).

     

    - HAVANA: conheçam o bairro Miramar e tomem um choque. Parece outro país, não tem nada a ver com a região central. Parece que rolam umas festas boas por lá também.

     

    - HAVANA: bons lugares para comprar regalos e quinquilharias são as feirinhas que existem na volta dos castillos, nas ruas paralelas no centro e na Feria San Jose, uma feira enorme perto do porto onde se gasta uma tarde inteira caminhando. A dona da casa indicou também uma feria pequena mas muito boa, acho que na calle San Miguel, pouco visitada por turistas e onde os preços são bem bons.

     

    - HAVANA: segunda -feira fecham os museus. Programe-se.

     

    - Santiago de Cuba - não deixem de ir ao Museu 26 de Julio. Forte e impactante. Nos falaram também de um parque com reserva natural onde se tem uma visão de toda a região. Com um pouco de exagero, disseram que dava pra ver a Jamaica de lá rsrsrsrs

     

    - Holguín - Playa Guardalavaca <3

     

    - Trinidad ficou no meu coração para sempre. Cidade pequena, mas muuuito acolhedora. E um ponto muito bom pra quem curte vida noturna: é lá que fica a melhor Casa de La Musica de Cuba, e tem também a Disco Ayala, uma balada dentro de uma caverna !

     

    - Vida noturna: As melhores festas que eu fui em Havana eram de salsa, uma em um hotel da Calle Obispo no centrão e outra que ficava beeeeem longe, no bairro Miramar. Povo educado, bem vestido e que te aborda de forma sutil. Normalmente onde toca reggaton as danças são mais sexuais, maior quantidade de jineteros e as abordagens mais agressivas, mas nada que possa ser violento, não se preocupem. Em Havana, a maior parte dessas baladas fica no Vedado. Não indico a Casa de La Musica de Havana, lotada de jineteros (as) e europeus querendo 'game'.

     

    - Guardem os trocados e moedas menores para poder usar o banheiro. SEMPRE haverá uma senhora e um pires com moedas na porta do banheiro de absolutamente todos os estabelecimentos, restaurantes, fortalezas, baladas..... No início achei que era espontâneo e acabei passando vergonha com o escândalo que fizeram quando passava sem pagar. Também carregue lenço umedecido porque a quantidade de papel higiênico que te dão pra usar é ínfima.

     

    - Quando alguém te abordar na rua querendo vender tabaco mais barato, não acredite. E se falar a palavra 'cooperativa', não vá atrás! Peça ajuda pro dono da casa, que ele te dá opções mais seguras e contatos quentes. Durante a nossa estadia, amigos da nossa anfitriã ligavam pra perguntar se os contatos dela não tinham tabaco pra vender porque seus hóspedes tinham caído no golpe da 'cooperativa' e comprado charutos com palha na parte interna. Pra quem não conhece o produto e não está acostumado, parece ser original. As caixas de tabaco de qualidade tem selos de garantia do governo.

     

    - A MAIOR DICA DE TODAS: Pergunte, pergunte, pergunte. Caminhe, caminhe, caminhe. Você vai se irritar algumas vezes com a falta de organização de alguns lugares, mas no final vai sair completamente apaixonado por esse país. Acredite! Foi a viagem da minha vida, sem sombra de dúvidas!

     

    Qualquer coisa, estou disponível para ajudar no email [email protected] e no facebook.com/myrian.pla

     

    Saludos!

     

     

    -

×
×
  • Criar Novo...