Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Total de itens

    28
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutra
  1. Bom dia, Amigos, alguém sabe qual é o melhor dentre aqueles afiadores de bolso da Gerber, o de cerãmica ou o diamantado? Valeu.
  2. Bom dia amigos, Grande Trauco, mais uma vez vc nos brinda com informações de forma clara e simples, obrigado amigo. Eu estava de olho em uma Elk Ridge dias atrás quando li o seu relato sobre a quebra do seu facãozinho. Daí o meu interesse. Não sabia que vc tinha outros modelos da marca, agora entendo seu ponto de vista e a sua segurança em relação ao bom custo/benefício da Elk ridge. Até que se prove o contrário a quebra deve ter sido azar mesmo. Não tive nem com facas do Tahar ou Elk ridge nas mãos, mas pelas fotos as chinesas são mais bonitas e bem acabadas. Pra mim o interesse no Tahar é a vontade de experimentar o D2 que os colegas Cabral e VdM elogiaram e despertaram em mim a curiosidade. :'> Da mesma forma as fake da Bear e da Falkniven despertaram interesse devido ao design/preço, pois com certeza não terão a qualidade das originais - o importante é se saber pelo que se está pagando, na minha opinião. Há mais de um mês que eu estava observando algumas chinesas (Elk Ridge/Timber Rattler/Ridge Runner), devido ao preço acessível, beleza e aparente bom acabamento - me parece que o colega Santos também comprou algumas, talvez ele possa dar sua opinião a respeito delas após algum tempo de uso. Valeu.
  3. Então, amigo Trauco, eu também participo de um fórum de relógios e realmente os mais renomados são os suíços; apesar dos japoneses serem excelentes - melhor custo/benefício na minha modesta opinião. Tive experiências negativas por duas vezes, com um Citizen (japonês) e com um Bucherer (suíco). O Citizen "encheu d'água" enquanto eu lavava meu carro, a garantia não resolveu o problema adequadamente e o relógio nunca funcionou adequadamente. Já o Bucherer não apresentou problema até a troca da 1ª bateria, quando foi mal vedado, penetrou água e passou a atrasar - somente 15 anos depois consegui solucionar o problema com um relojoeiro idoso que encontrei quando já tinha desistido. Atualmente uso outro Citizen. Boas marcas não são infalíveis, mas apresentam um índice de satisfação superior a marcas pouco conhecidas na minha opinião. Voltando à cutelaria, tem um assunto que eu gostaria de me arriscar a lhe fazer uma pergunta: Pelo que entendi, na sua opinião, as facas Elk Ridge são baratas, com um custo/benefício compensatório, mesmo tendo ocorrido esse fatídico episódio da quebra certo? Então por que razão você avaliou tão mal as facas do Tahar se elas também são baratas e não se deveria esperar muito delas? Apresentaram deformidade no cabo e oxidação significativas no "teste da salmoura"; mas isso não pode ser inesperado em se tratando de aço D2 e cutelaria artesanal/fundo de quintal certo? Não seria mais justo afirmar que por 20USD não se pode esperar a qualidade de uma Falkniven, seja ela chinesa, paquistanesa, sul africana e porque não, brasileira? Valeu.
  4. Concordo Trauco, :'> Você foi muito feliz na sua afirmação, pois pesando os prós e os contras, na sua avaliação que possuiu a marca (Elk Ridge), ela vale a pena e vc compraria de novo. Melhor gastar pouco num instrumento simples como uma lâmina, para poder investir em um outro produto sofisticado de alta qualidade. Realmente somente há maior garantia de qualidade quando uma marca renomada é responsável por todo processo de produção, porém isso geralmente deixa o produto final com preço elevado. Estive pesquisando em um fórum gringo - já não lembro qual - e li que a Muela foi comprada por uma empresa chinesa chamada Joy Enterprises, mesmo continuando a ser fabricada na Espanha. Ainda na opinião do forista gringo a Muela hoje é fabricada na Espanha com controle de qualidade chinês. O que eu quis dizer anteriormente foi que o controle de qualidade de uma marca renomada seria superior sob risco de ter a reputação manchada por produtos de qualidade inferior, mas isso é apenas teoria minha. Afinal eu mesmo comprei a Colt e a Marbles, mesmo sabendo que as marcas produzem sob licença (vc mesmo me alertou sobre a Marbles), pois julguei ser o melhor custo/benefício pra mim. Valeu.
  5. Gerber Big Rock (ou a Mora 2060) e Mora 749 Depois que as facas p/ presentear chegarem - e o $$$ permitir - vou dar vcs de presente pra mim...
  6. Boa noite amigos, Trauco, foi essa mesmo que eu imaginei. Elk Ridge/chinesa - full tang, cabo de pakkawood negro com 15cm de lâmina e 5mm de espessura de espinha, lâmina de "440 High" Carbon. Claro que não podemos julgar uma marca por uma só faca, mas alguém aqui do fórum já ouviu falar de ocorrer fratura catastrófica em Mora/KaBar/Spiderco/Esee/Muela, etc durante a simples poda de uma árvore? Na minha opinião esse fato levanta suspeitas acerca da qualidade do aço/têmpera chinesa por empresas sem muita tradição ( Elk Ridge/Timber Rattler/Ridge Runner/Frost, etc ), pois uma faca em aço 440 deveria ter uma boa resiliência/flexibilidade não? Não incluo marcas tradicionais com fábricas situadas na China como S&W, SOG, Winchester, Gerber,etc por imaginar que o controle de qualidade seja superior. Se eu tiver escrito muita bobagem podem descer a lenha... Mais uma vez, obrigado Trauco pela atenção dispensada. Valeu
  7. Boa noite, Finalmente consegui ler todas as 262 páginas!!! E antes que os amigos digam que eu sou é um cara muito chato... afinal recentemente também devolvi aquela faca tramontina (ô cara chato!, muito "cri cri") Acho que devemos lutar por uma maior qualidade e compromisso nas lojas brasileiras e como o meu dinheiro é suado eu tento fazer isso! (chato pacas) A faca mais cara que comprei até hoje custou 65 reais. A muela custaria 99 reais sem o frete - viria portanto para ser a rainha do meu humilde ajuntamento. No momento estou aguardando a chegada de 03 facas pelo ebay : uma Colt em cabo de chifre (23USD) e uma Marbles damasco (24USD) já mencionada aqui - ambas para presente; além de uma em aço D2 do polêmico Tahar(24USD). Estipulei o meu limite em 25USD para compras internacionais. Quando estas chegarem pretendo comprar uma Mora (que ainda não comprei pq estava procurando facas em aço inox com lâminas de tamanho superiores a 15cm ). Tenho uma pergunta ao amigo Trauco: a faca em aço 440 que quebrou enquanto vc usava foi a Elk Ridge que vc mencionou e postou o link? Ou foi outra? Valeu.
  8. Quarta feira de cinzas! Boa tarde amigos. :'> Minha faca Muela chegou e já foi embora. Tá bom, eu explico! Veio na bainha, apenas enrolada em papelão e sem nenhuma identificação (certificado de garantia, país de origem, etc...) além da nota fiscal. Além disso as inscrições na lâmina estavam parcialmente apagadas. Esta foi a resposta da loja: "Nenhum dos produtos da Casa da Carabina são falsificados. As Facas Muela são de alta qualidade em lâmina. Somente alguns modelos acompanham caixa própria MUELA. Temos as facas mais caras da Muela para venda inclusive. Importação oficial feita pela empresa OUTDOOR responsável pela importação exclusiva MUELA ao país. As facas mais baratas da muela não vem em caixa original. Poderá se certificar com a importadora oficial." Fake ou peça de mostruário? Mesmo a chinesa fish veio em embalagem plástica contendo informações como a origem - RPC. A Coqueiro vem em caixa de papelão também com informações. Será se a Muela vende sua facas "a granel", tipo 500 facas dentro de uma caixa/saco/conteiner, e nada mais? Acho difícil, e como não posso ter certeza...devolvi e a loja cancelou a compra. Bom final de feriado a todos!
  9. Obrigado VdM, nada como realizar um "gosto" e dividi-lo em suaves prestações he,he,he Como diria o André, há tarefas em que se faz necessário uma faca grande, e melhor ainda se for uma grande faca! Quem sabe um dia eu tenha em mãos uma Bowie de tanta qualidade e tão bonita como a dele. Valeu.
  10. Turma da madrugada, Resolvi acabar com a indefinição e comprei a Muela-Com-G-16 aqui no Brasil mesmo, no site Casa da Carabina por R$ 120,00 com PAC e dividindo no CC. No site Aceros de Hispania consta aço 440c, 11cm de cabo e 16cm de lâmina; outro site espanhol, o Filofiel: CUCHILLO CON HOJA DE ACERO INOXIDABLE 440 MOLIBDENO VANADIO DE 160 MM. DE LARGO. EMPUÑADURA PLASTICA. FUNDA PLASTICA RIGIDA CON CLIP DE ENGANCHE Y CIERRE A PRESION; provavelmente variando de 54-58HRC, 210gr. Utilizei também informações aqui do Mochileiros, mais especificamente dos companheiros Cabral e Trauco nas pgs 90 / 91, e do "E" no tópico ENTENDENDO SOBRE OS AÇOS PARA A CUTELARIA. Não encontrei informações no site da Muela. Avaliei bem os prós e os contras e me pareceu o melhor custo/benefício, pois no momento eu queria uma faca destas características com qualidade reconhecida. Vou pagar um pouco mais ( ela está neste momento por 51USD com o frete, +- 102 reais no ebay/vendedor: ezeedeal ); mas vou receber em 10 dias e dividir... Agora vou dormir mais sossegado. Valeu.
  11. Amigos, inda estou na pg 202... é muita coisa boa pra ler. Opiniões divergentes fazem parte da riqueza do fórum e ocorreram muitas. Pra quem chegou agora cabe dizer muito obrigado e separar o que lhe pode ser útil. Obrigado VdM :'> Obrigado Trauco :'> Obrigado Leandro :'> Obrigado Cabral :'> Obrigado Diego, E, Guimarães, Santos, Fenir, Frico, Koioz,etc... :'> Mesmo discordando vocês ajudam quem precisa de orientação ou apenas busca conhecimento. Valeu.
  12. Leandro, concordo inteiramente com vc! Também acho que só a foto é original, citei apenas como informação pois não tem como não ser fake por esse preço. O aço que questionei é mencionado em uma Kodiac (Muela ?, provavelmente fake) e não da Fallkniven! Não separei os assuntos no meu post e acho que vc se confundiu. VdM, Também não defendo a pirataria, mas como os preços no Brasil são surreais, se vc aprovar a F1 fake como aprovou a BG fake, eu vou colocá-la na minha lista de opções. Valeu.
  13. Boa segunda-feira! Leandro, a Fallkniven que está por 14,24 USD no aliexpress, frete grátis, tem um dente sim! Pelo menos nas fotos... Gostaria de fazer uma pergunta, acho que o dr Cabral poderia esclarecer, O aço 7CR13MOV pode atingir 60-62HRC ? É o que está anunciado no site aliexpress em uma Kodiak. valeu.
  14. Trauco, Tive esperiências semelhantes no ML, por isso o abandonei. Fiz uma compra no DX, baseado em experiências de colegas aqui do mochileiros, vamos esperar o resultado. Leandro, Obrigado por dividir sua experiência comigo e se colocar à disposição, valeu mesmo. Ainda assim não sei se voltarei a comprar no ML. VdM, Olhei essa faca no aliexpress, interessante que está anunciada como sendo em aço VG10, inclusive com o logo F1 Fallkniven na lâmina; vou esperar o seu abalizado teste drive para quem sabe me aventurar também... Valeu.
  15. Leandro e Trauco, Eu gosto de fazer pesquisa, pechinchar, comprar a um preço justo. Mas sinceramente não tenho boas recordações do ML e não tenho conhecimento suficiente em cutelaria para diferenciar produtos falsificados pelas fotos ou baseado em umas conversas com o vendedor. Basicamente hj uso o ML apenas para ter uma noção de preço. Prefiro comprar na minha cidade, indo em todas as lojas que conheço, em lojas da net (fiveladeouro, casa da carabina, falconarmas, etc) ou diretamente com as lojas/sites das fábricas (Cimo, Coqueiro, etc). Recentemente fiz minha 1ª compra no ebay encorajado pelos post anteriores aqui do fórum e estou aguardando . Por isso questionei o percentual de diferença que os mais experientes consideram justo, afinal o que dizer de uma mora craftline por 25USD (+- 50 reais, ebay com frete) e por 99 reais (fiveladeouro com frete)? Estou de olho em uma pedra de afiar (>1000) para acabamento, em uns 02 canivetes, uma faca com lâmina de 6" e um mult tool. Mesmo no ebay é preciso paciência para encontrar preços que valem a pena. Vi em post anteriores a recomendação pelo Tahar e oakcutlery, mais algum? Valeu.
×