Ir para conteúdo

Flama

Membros
  • Total de itens

    29
  • Registro em

  • Última visita

Bio

  • Ocupação
    arquiteta

Conquistas de Flama

Novo Membro

Novo Membro (1/14)

0

Reputação

  1. Rodrigo, agora sim!!! Pode ter certeza que este "roteiro" me ajudou bastante a esclarecer o processo... Uma última dúvida: no caso de eu ter o visto de estudante o meu prazo para fazer estas alterações, comprovação de residência, troca do permesso, etc, é a validade do meu visto, não os 90 dias do permesso turistico, correto? Valeeeu!!! Abraço!!!!
  2. Obrigada pelo retorno! E vou dizer: já li umas duas vezes todas as páginas, mas isto ainda não tinha ficado muito claro para mim.... Depois então de conseguir esta declaração aí eu tenho o restante dos três meses do permesso turistico pra fazer a troca pelo di attesa di cittadinanza. Certo? Valeu!
  3. Pessoal, tem uma coisa que eu ainda não entendi muito bem: eu chego na itália e primeiro peço o permesso di soggionrno turistico. Depois que eu fixar residência faço a richiesta de cittadinanza e troco o permesso pelo de attesa di cttadinanza. É isto? E aquela questão do prazo de 8 dias? Eu tenho que fazer esta troca antes dos 8 dias ou pode ser nos três meses que estiver valendo o permesso di soggiorno per turismo?? Fico preocupada de ter que chegar lá e precisar ter uma residência fixa em 8 dias. Ou eu é que não entendi bem?? Alguém pode me esclarecer?
  4. Olá, tudo bem?? Bom, eu estive no consulado de POA para ver esta questão pessoalmente, pois este é o meu caso. O meu avô é italiano. Desta forma a minha mãe poderia fazer o seu reconhecimento e depois eu fazer o meu processo da mesma forma, PORÉM, em Porto Alegre eles só aceitam fazer este tipo de reconhecimento se o descendente direto NÃO tiver outros descendentes. Caso ele tenha filhos e ainda assim optar por este tipo de processo, precisa assinar um termo afirmando que abre mão de transmitir a cidadania a seus dependentes, o que obviamente não vale a pena. Se isto tem embasamento legal eu não sei, mas é assim que está funcionando no consulado de POA... quote:Originally posted by wagner_rio Para DCOMERLATTO. O que quer dizer com processo encaminhado? Na verdade, voce deve estar querendo dizer que está na fila do agendamento. Sendo assim, poderá fazer a prática na IT. Se voce já apresentou o processo completo (TODAS as certidões), o que nao deve ser o caso, porque nao demora 4 anos, voce NAO pode dar entrada na IT, terá que esperar. ----- OBS: sua mãe é viva? Ela também quer o reconhecimento da cidadania? Se sim, seria interessante que ela tirasse a dela primeiro, pois no consulado de POA há a informação de que filhos de italianos podem fazer a cidadania sem entrar na fila. Veja: http://www.italconsulpoa.org.br/cittdiretti_pt.htm Em seguida, após o reconhecimendo dela, voce seria filho de italiana e poderia fazer a sua direto também. --- Se for dar entrada na IT, naturalmente que vai precisar apresentar a lista COMPLETA de documentos devidamente traduzidos e legalizados Agora, se realmente voce já encaminhou seu processo COMPLETO (entrega de todas as certidões) no consulado, voce nao pode desfazê-lo, terá que esperar a conclusão aqui no BR. Wagner Maiolino, RJ. id="quote">id="quote">
  5. Olá, esta informação tem sido amplamente divulgada, consta inclusive no site do consulado. quote:Originally posted by Darlan_AFC rawpunk ...... Qual é a sua fonte a respeito do que vc falou sobre os passaportes italianos tambem precisarem de visto , naum estou duvidando , mas vc poderia me passar , se é algum site ou orgão do governo !!!!!! Por favor !!!! Abração id="quote">id="quote">
  6. Sabem se no caso de o ascendente italiano ser vivo é necessário apresentar negativa de naturalização ou basta a cópia da carteira de identidade de estrangeiro? Valeu!
  7. quote:Originally posted by wagner_rio Flama, tenho certeza naturalmente. Qualquer pode confirmar isso, está no site de cada consulado. Seu avô e mãe devem ter ido a um consulado que não permite o acesso DIRETO aos filhos, já mencionei acima os respectivos consulados. Ou talvez foi um vice-consulado desinformado sobre a prática. No site de POA há esse procedimento para filhos bem explicadinho.www.italconsulpoa.org.br Para ser atendido por qualquer consulado, lembre-se que você tem que ser residência da área de abrangência dele. Wagner, RJ. (Se seu avô é italiano e vivo, ele DEVE e tem o direito naturalmente de atualizar os dados dele junto à IT através do consulado. Diga-o que ele deve apresentar o casamento dele para ser transcrito na IT, diga-o que ele deve também se inscrever no cadastro AIRE. A atualização dos atos dele será bastante útil depois quando os descendentes dele fizerem suas respectivas cidadanias) id="quote">id="quote"> Obrigada pelas informações! Realmente já encontrei o item que fala em cidadania para filhos diretos! Não precisa entrar na fila do agendamento... Ótimas notícias... Valeu!
  8. quote:Originally posted by wagner_rio quote:Originally posted by Rod.Mar Topico Agrupado id="red">Topic author: ariano Subject: Cidadania Posted on: 03/01/2006 17:54:15 Message: Filhos de italiano nascido na Itália e que ainda esteja vivo demora muito tempo para a cidadania ser reconhecida no Brasil? id="quote">id="quote"> Rodrigo, não conheço bem o sistema tópico agrupado, mas como achei que é uma pergunta vamos lá: No BR, a questão não é se for o caso de filhos de italianos nascidos na IT que ainda esteja vivo. A questão é: ALGUNS consulados permitem que filhos diretos de italianos (nascidos na IT ou não independente do fato de o pai ou mãe italiano estiver vivo ou for falecido) apresentem seus documentos pessoais (nascimento e matrimonio) diretamente no setor Stato Civile do consulado sem a necessidado do agendamento, da ficha de requerimento e da espera de 3,5, 10 anos. (Os filhos menores SEMPRE têm esse direito, afinal é um processo regulamentar: comunicar ao consulado nascimento RECENTE de filhos menores) Soma-se ao direto dos filhos maiores o fato de que isso é um procedimento administrativo e não normativo (não está previsto em nenhuma circular italiana) Portanto, acontece o seguinte: No RJ, em POA e em Recife (pelos sites) o filho maior pode ir direto reconhecer sua cidadania. SP exige que esse filho tenha menos de 35 anos, seja solteiro e sem filhos. Curitiba (se estivesse aceitando pedidos) só faz o de filhos menores assim como Brasília e BH. É isso. Wagner, RJ. (Hoje estive no consulado aqui, quem tiver curiosidade em saber alguma dica sobre o atendimento lá pode perguntar) id="quote">id="quote"> Wagner, vc tem certeza desta informação? Meu avô e minha mãe já estiveram no consulado mais de uma vez... E a informação que eles deram foi a seguinte (bem simpáticos): o senhor está atrasado 58 anos (que é a idade da minha mãe), não podemos fazer nada... Se realmente houver a possibilidade de fazer o reconhecimento sem esta espera toda seria o ideal. Tens mais informações pra me passar referente à esta questão sobre o consulado de POA? Caso sim, vamos correr atrás! Valeu!
  9. Sim, este é o caso da minha mãe. Só sai de imediato se, no momento do nascimento, o filho do italiano é registrado no consulado. Como o meu avô, que é nascido na Itália e ainda é vivo, não fez este procedimento devido ao fato de o consulado de POA estar fechado quando seus filhos nasceram (época da segunda guerra), agora ela está na fila como todos os solicitantes, independente do grau de descendência... No caso de Porto alegre está demorando até 8 anos para chamar os requisitantes após o agendamento do processo. quote:Originally posted by Rod.Mar Topico Agrupado id="red">Topic author: ariano Subject: Cidadania Posted on: 03/01/2006 17:54:15 Message: Filhos de italiano nascido na Itália e que ainda esteja vivo demora muito tempo para a cidadania ser reconhecida no Brasil? id="quote">id="quote">
  10. Oi, primeiro feliz 2006 a todos! Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre o andamento de processos de cidadania em RIMINI. Vale a pena fazer lá?
  11. Oi, pretendo fazer meu processo em LIVORNO. Alguém tem alguma informação para me dar? Sabem se é complicado por lá? Alguém já teve alguma experiência?
  12. Correa, se você já estiver casado com esta cidadão italiana há mais de 3 anos, podes já providenciar a sua cidadania por naturalização aqui mesmo no Brasil. Se vocês estiverem casados há menos tempo, terá que fazer direto na Itália. Para dar entrada no processo lá vocês precisam ter 6 meses de casados. Dá uma olhada neste link do consulado que explica tudo que deve ser feito. http://www.italconsulpoa.org.br/cittmatrimonio_pt.htm quote:Originally posted by correa fala aí galera...to precisando tirar umas duvidas... eu saindo daqui do brasil com uma brasileira com cidadania italiana (que nunca pisou na italia) para morar na italia, do que preciso ? é certo de eu conseguir entrar no país pelo simples fato de ser casado com ela ? que tipo de visto eu conseguiria ? existe alguma maneira de eu sair já daqui com visto de moradia (permanente) e permissão pra trabalhar ? ouvir dizer que só poderia solicitar essas coisas na Italia...sendo assim, teria permissão para aguardar esse processo já morando lá ? valeu a força mochileiros...to desesperado... correa id="quote">id="quote">
  13. Rodrigo, com relação a tua resposta acima, tenho uma dúvida... para trocar o permesso para attesa tem que ser realmente na primeira semana de estadia na Itália? E no caso de ainda não ter um endereço, pode fornecer o de onde vc tiver hospedado na questura e depois alterar?
  14. Fábio, obrigada! Para esclarecer: isto só funciona se quando ele chegar eu já tiver a cidadania, certo? Enquanto não sair a minha não adianta ele entrar com o permesso de famiglia... ou adianta? Além disto, nestes 6 meses conta o tempo que ele estiver com o permesso de turismo e o di famiglia? Quando viajarmos nós ainda não teremos 3 anos de casados, por isto a minha dúvida... Valeu!
  15. E independente de viajar com visto de estudante, se eu informar na imobiliaria que terei o permesso di soggiorno per citadinanza (é este o termo?) eles podem criar algum empecilho para permitir a locação do apartamento, mesmo que esu esteja disposta a fazer contrato formal, como pagamento adiantado, seguro, se for o caso, etc? quote:Originally posted by Rod.Mar quote:Originally posted by Flama Olá! Voc sabe me dizer se estando matriculado em um curso (mestrado, doutorado, etc) não fica mais fácil de alugar um imóvel? Pretendo estudar enquanto eu estiver lá, mas não sei se vou conseguir sair daqui empregada. Muito provavelmente não... Cara, tome cuidado com esta de reunir uma galera e vir para alugar um apto aqui, è muito dificil conseguir alugar algum apto para quem nao tem um permesso valido para trabalho e ao menos um contrato de trabalho .... aqui para alugar nao basta so o dinheiro para entrar no apto (3 meses adiantados, mais o mes, mais um mes para a agencia, mais 100 para instalar agua, 100 para luz, 150 de telefone) e se nao for totalmente arredato (mobiliado) vc tera que comprar camas, panelas, pratos, geladeira, etc ... se nao o Vigili nao da a residencia pq nao tera condiçoes de "viver"! Achar um lugar aqui na Italia para fixar residencia para um so ja è dificil (sem pagar nada para nenhum "agente"), achar para mais de um na mesma casa è quase impossivel!! Mas, como vc disse, quem sabe nesta sua Aventura vc's consigam!! Abraços e Boa Sorte!!! id="quote">id="quote"> id="quote">id="quote"> Ateh da para vc alugar sim, vai depender da Agencia pois o permesso de estudo è para no minimo um ano, mas nao sei te dizer o que vao pedir de garantia (dinheiro, calçao, algo assim)
×
×
  • Criar Novo...