Ir para conteúdo

Etiene Faccin

Colaboradores
  • Total de itens

    19
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Etiene Faccin postou

  1. Etiene Faccin

    Cuba

    Da tempo sim, certeza. Mas eu ficaria os 3 dias aqueles em Havana e iria direto a Santiago, Bayamo, Trinidad, Cienfuego, Varadero e taxi direto ao aeroporto de Havana. Fica supimpa. Tu consegue transporte a noite de Havana a Santiago, pode ser por Viazul ou por carros fretados, eu aconselho Viazul. Ai depois de Santiago a Bayamo da para ir de carro, de Bayamo a Trinidad pode ir de carro, caminhão, Viazul, de Trinidad a Cienfuegos de carro, bem tranquilo (e pedindo para ir pela estrada dos carangueijos, é incrivel!!!), de Cienfuegos a Varadero pode ir de carro, Viazul, caminhao. E de Varadero ao aeroporto, porque é bem perto, entao é tranquilo. Não dá para ir a Cuba sem conhecer a regiao da Serra Maestra e nesses 10 dias da para fazer esse roteiro. Da tempo direitinho de comprar passagens por Viazul (pelo menos a de Havana-Santiago e a de Bayamo-Trinidad) e reservar as casas particulares em cada cidade e o hotel com all inclusive de Varadero.
  2. Etiene Faccin

    Cuba

    Respondendo a cahgeroto, sempre costumo perguntar o que a pessoa está afim de fazer em Cuba, porque existem possibilidades para todos os gostos. Nos teus 10 dias em Cuba eu indicaria (3 em Havana, 2 em Varadero, 1 em Cienfuegos, 1 em Trinidad e 3 entre Santiago de Cuba e Bayamo).
  3. Etiene Faccin

    Cuba

    Esse lance dos táxis particulares são assim mesmo, Ze Claudio. A coisa é que sempre existem carros nos terminais das três rodoviárias de havana: Cumbre, Principal e Viazul. De qualquer maneira, eu sempre recomendo viajar em máquinas (esses carros antigos) e também recomendo nunca deixar sua equipagem sozinha dentro dos carros com o motorista ou demais passageiros. Cuba é tranquila, mas precisa estar atento, sempre existe alguém de má fé.
  4. Etiene Faccin

    Cuba

    Olá, Mike. Estamos para ajudar. Sou apaixonada por Cuba e depois de 3 longos anos vivendo nessa ilha encantadora quero colaborar com os viajantes. Cartão/Dinheiro: Seu cartão Visa USD provavelmente não funcionará em Cuba, mas dá uma conferida, nas letrinhas pequenas na parte do verso do seu cartão, onde indica os países... Se aí estiver USA, esquece. Do contrário, poder provar. O do Banco do Brasil Visa vai funcionar tranquilo. O limite dos caixas eletrônicos, não sei te dizer com segurança, mas já saquei 500 CUC (em torno de 500 dolares) de uma só vez. É bom confirmar o limite da sua conta para saques diarios e mensais, porque isso sim pode te dar uma dor de cabeça e além disso, liberar seu cartão para Cuba, porque se te bloqueiam lá, vai ser um inferno conseguir ligar para desbloquear. Você pode sacar nos caixas eletronicos que existem aos montes em Havana e, na maioria das Cadecas é possivel sacar direto pelo cartão tambem. Lembro a você, que sempre deves levar uma grana contigo em caso de viagens a outras cidades mais pequenas, corre o risco de voce não encontrar caixas eletronicos ou cadecas abertas. 17 dias: 5 dias em Havana (cultura popular, arquitetura, beleza), 2 Viñales (paisagens naturais), 2 Cienfuegos (cultura popular, usina nuclear desativada), 2 Trinidad (cultura popular, mergulhos, musica, arquitetura), e os outros 6 dias dividiria com a região da Serra Maestra (Bayamo - cultura popular e região do Pico Turquino com paisagens naturais exuberantes, Baracoa - paisagens naturais incriveis e Santiago - cultura popular, arquitetura, musica). Adoro Jorge Drexler e essa música em especifico me fascina. Aproveito e deixo a dica do www.revolico.com para você encontrar casas particulares mais baratas para ficar hospedado e ainda viver um pouco mais o contato com a realidade cubana. Boa viagem e desbrave a ilha com tudo!!
  5. Etiene Faccin

    Cuba

    Não sei te dizer se tem guarda volumes em Bayamo. Teria que chamar e perguntar. Mas dependendo, se for em algum taxi de bayamo a Vila Santo Domingo, podes deixar no taxi ou ligar na Vila Santo Domingo e ve se é possivel deixar no guarda volumes do hotel/pousada. Também da para verificar se pode deixar as malas na propia base da Fauna & Flora. Ou ainda, deixar em alguma casa particular proxima a rodoviaria de Bayamo.
  6. Etiene Faccin

    Cuba

    E o que está incluindo na ECOTUR? De qualquer forma este é um valor super alto. Mas se para você funciona, fico bem contente O visto de turista da para pegar no guiche da CopaAirlines também. Tanto no Brasil como no Panamá. Está entre 20 ou 25 dolares. Boa viagem para você, Camila!
  7. Etiene Faccin

    Cuba

    Camila, Vamos por partes. Eu te auxilio na questão geográfica. Transporte: Você pode fazer todo o seu trajeto com Viazul, quando estiver conectando grandes cidades. Pelo seu roteiro, você vai a Trinidad também, se deixar de fora Camaguey o correto logisticamente e mais economico seria ir de Trinidad a Bayamo em Viazul. Chegando em Bayamo você procura um carro que possa te levar até a Vila Santo Domingo e te trazer de volta. Eu tenho alguns telefones de taxis (maquinas/aqueles carros antigos) de um pessoal de Bayamo porque estive trabalhando um bom tempo na região da Sierra Maestra. De qualquer maneira você pode procurar direto nesse site: revolico.com na parte Autos-Alquiler. Caso não encontre nada, me avise que te passo os numeros de telefones. Busque sempre viajar em máquinas que são mais baratas e a experiencia é totalmente divertida! Se você negociar com a maquina de te levar até a Vila e trazer de volta até o terminal de Bayamo, você consegue maquinas e caminhões o tempo inteiro até Santiago de Cuba. Vai sem medo, que Bayamo tem transporte o tempo inteiro. E se ficar na dúvida, do lado do Terminal de Onibus, tem sempre uns taxis que você pode negociar até Santiago ou com o proprio carro que voce negociou até a Vila Santo Domingo. Como eu não fiz o trajeto de Bayamo a Vila Santo Domingo em taxi, não sei te dizer o preço. Mas acredito que deve variar entre 30 e 70 dolares. Eu procuro sempre andar com o transporte publico local. De Bayamo a Santiago voce consegue o transporte entre 10 ou 20 dolares. Não deixa te "cravarem a faca" e fica ligada porque o pessoal das casas particulares sempre querem dar uma de espertinhos "ajudando"sempre ganham por fora sob qualquer coisa que te indicam. Comandancia: A ver, qual o seu preparo fisico? Eu fiz isso tudo em uma tarde. Você vai ao Hospital, a Radio, a Casa do Fidel, e aos alojamentos. Mais ou menos entre 13h e 18h. A unica coisa que fica meio complicado é você ir a Platica, essa sim, precisa de mais tempo e seria um dia inteiro. Os horarios sao bem desorganizados. Voce chega ali (Fauna e Flora), fala com o encarregado e pega o guia que estiver ali naquele momento. Quanto antes voce chegar melhor. Já garante o guia. Dependendo a hora que você chegar, vai ser voce e seu acompanhante. No meu caso foi minha amiga e eu. Mas foi divertido de igual maneira, tinhamos o guia somente para nós. he he he. Esqueça os horarios, não existem. Quanto antes voce chegar melhor e se for subir o turquino nesse caso voce deixa marcado com o guia o horario de saida ja no dia anterior.
  8. Jackson, não entendi muito bem... Você vai ficar na Venezuela e deseja saber algumas ilhas nas proximidades ou você fala do Caribe num geral? Vai viajar como? Qual seu meio de transporte?
  9. Morotin, obrigada. A indicação desse grupo de Trekking de Santa Maria foi fantástica. Sou natural de SM, mas nunca havia desbravado as natureza dos arredores da cidade. Vou participar sim dos próximos eventos. Você já participou de algum? Tem alguma indicação?
  10. Etiene Faccin

    Cuba

    Camila, sinceramente, penso que voce vai encontrar praias muito mais lindas em Holguin. Dê uma olhada, com carinho, na provincia de Holguin, na minha opinião, ai ficam as praias mais incriveis de Cuba. Sim, voce pode ir de carro até a Vila Santo Domingo, a única coisa é que voce vai atravessar um estado... Dar a volta. Vai perder um tempo precioso de sua viagem. Se você estiver viajando de carro, é mais fácil sair de Camaguey e parar em Bayamo, rumar até a Vila Santo Domingo, fazer a Comandancia pela tarde e pegar a estrada para passar a noite em Santiago. Em um dia voce consegue tranquilamente fazer isso. E, dependendo a hora que você chegar, ainda sobra um tempo para um passeio pelo centro de Bayamo, que é lindão! E outra dica que te dou, em Cienfuegos, você pode visitar a Usina Nuclear que está desativada. Se estiver de carro, precisa fazer toda a volta na Baía para chegar lá. Para quem curte história vale a pena. O lugar está abandonado, mas tem uns seguranças que te auxiliam na subida, de uns 5 dolares para quem te ajudar. Não tenha medo é tranquilo. Não é ponto turistico nem nada, mas vale muito a ida, você se sente nesses filmes antigos da URSS. Saindo da Usina, siga em frente pela estrada até o Castillo de Jagua, vale a pena tambem! Em Trinidad, se você gosta de mergulhar na apnéia (com snorkel), tem vários pontos retirados, você vai seguindo com o carro pela estrada deserta ao lado do mar e quando você vir uns corais e umas mascaras de mergulho, PARE e vá mergulhar! Diga que é estudante e que está sem grana, de aos caras 2 dolares (CUC), e mergulhe! É lindo demais! Você vai amar essa Cuba selvagem! Vale a pena! Você descobre lugares incriveis no país saindo fora do roteiro tradicional e dos guias turisticos toscos! Boa viagem!!
  11. Etiene Faccin

    Cuba

    Oi, Camila! Eu já subi o Turquino e já fiz a comandancia. A coisa é complicada! Obter informações é bem dificil. Mas te aconselho o seguinte. O melhor que voce pode fazer é subir pelo lado de Granma (estado vizinho). Por Santiago o transporte é bem complicado até o Turquino e para fazer a comandancia voce teria que subir o Turquino... Por outro lado, se voce for a Granma, pode ir a comandancia sem subir o Turquino. Eu te aconselho o seguinte, por que tu vai a Camaguey? Poderia deixar Camaguey de fora e ir a Bayamo, capital de Granma e dai ir até a Comandancia. Voce precisa chegar pela manha na Vila Santo Domingo para poder fazer a subida. Pela tarde as vezes saem para a comandancia, mas quanto mais cedo voce chegar melhor. Esqueça ligar para a Fauna e Flora, voce nao vai conseguir informacoes por lá. O negocio é ir pessoalmente. Lá voce pode ficar hospedado no Vila Santo Domingo. Mas aconselho dar uma tentada no acampamento de escoteiros que tem ali... Eu fiquei de graça no lugar, paguei uns 3 dolares para o responsavel como "ajuda". Tem guia o tempo inteiro. Para estrangeiros, acho que era 10 ou 20 dolares para subir o Turquino, a comandancia deve ser bem menos. E voce faz o trajeto em duas ou tres horas (ida e volta). Se voce for subir o Turquino, aconselho subir pelo lado de Granma, que é mais tranquilo e tem um abrigo no km 8, onde se pode passar a noite. No lado de Santiago a subida é um terror e voce precisa subir e descer no mesmo dia. Se voce nao tem bom preparo fisico, nao vai conseguir! O meu roteiro para comandancia e Turquino foi o seguinte: Cheguei em Granma pela manhã, fui de carona em carona até a Vila Santo Domingo, cheguei pela 13h. Consegui o acampamento de escoteiros para ficar, deixei minhas coisas ali e fui ate o Fauna e Flora e fiz a comandancia pela tarde. No dia seguinte, comecei a subir o Turquino as 7h, dormi no acampamento na metade do caminho. As 4h seguimos a subida e demos inicio a descida. Quando voce desce é importante saber que vai chegar em Santiago (o estado) e que precisa levar suas mochilas com voce durante o trajeto... Detalhe seguinte, se voce não tive um transporte marcado para te buscar no lugar da descida (esses transportes até Santiago podem custar um RIM), vai ter que passar a noite no alojamento e pegar o primeiro bus as 6h da matina até Santiago, essa viagem é bem louca, porque vai ter que ir trocando de caminhao no caminho... Pode demorar umas 5h para chegar em Santiago de Cuba. Mas vale a pena. Se tiver mais duvidas pode me escrever! Boa e linda viagem para voces!
  12. Etiene Faccin

    Cuba

    Oi, Murilo Então, você pode comprar o visto no aeroporto do México. Geralmente a Copa Airlines vende em seus guiches. O preço varia de 20 a 35 dolares. O gasto medio por dia vai depender de alguns fatores: se você ficar hospedado em uma Casa de Alquiler vai sair bem mais barato, essas casas giram em torno de 20 a 40 dolares as mais baratas você pode dar uma olhada nesse site (www.revolico.com) aí vai encontrar casas mais baratas que os sites normais de casas de aluguel em Cuba. Bueno, depois vem a alimentação. Você pode gastar pouquíssimo com comida em Cuba ou muitão, depende daquilo que você quer. Busque os restaurantes em Moeda Nacional, que são bons também. Durante o dia, você pode tomar café e comer algo na Sylvain (que é uma especie de padarias estatais mais baratinhas) ou na Dulcinea (tem varias na cidade) ou na Padaria Francesa que fica em Havana Velha entre o Teatro Nacional e o Hotel do Telegrafo. Vai gastar em torno de 10 a 20 dolares por dia com comida. Para almoçar indico: Los Nardos ou Asturianito (os dois ficam no mesmo predio, o Asturianito é mais barato que o Los Nardos e voce vai comer bem e pagar pouco), indico o restaurante chines Ten Tan no Bairro Chino (esse é bem barato, alem de ser o melhor restaurante chino de Cuba). E claro... Depois vem indicaçoes mais caras... Pode comer tranquilamente as pizzetas que vendem na rua por 10 ou 20 Moeda Nacional isso seria como 0.50 ou 1,00 real . Quanto ao transporte, voce pode andar por toda Havana em máquina (esses carros antigos) e pagar 10 Moeda Nacional, elas seguem um roteiro fixo, mas valem muito a pena. Também pode andar em ônibus urbano, sao um pouco mais dificil, mas também funcionam. Os coco taxis são, geralmente, caros. Se você for viajar a outras cidades, eu aconselho que vai de máquina. As máquinas que fazem viagens intermunicipais/estaduais, ficam Estacionados ao lado da Estação de Onibus Nacional, perto da Praça da Revolução e do Teatro, são mais em conta que viajar em Viazul... (ai pode gastar, dependendo de onde voce for, de 5 a 80 dolares). Aconselho você comprar um vidrinho de Hipoclorito em qualquer farmacia cubana e ai voce pode tomar água da torneira normalmente, o que ajuda a economizar comprando agua na rua. Quanto as cidades para voce visitar, bueno, depende do que voce está procurando e quanto tempo dispoe, eu aconselho: La Habana, Cienfuegos, Trinidad, Santiago de Cuba / Granma(Sierra Maestra) e algum Cayo (o que vai custar mais caro). Também aconselho que você leve EUROS. O dolare sofre um imposto e você vai perder grana consideravelmente. Boa viagem e, aproveite essa ilha maravilhosa!
  13. Etiene Faccin

    Cuba

    Bueno, medicamentos voce pode levar até 10Kg na bagagem despachada. Pode entrar sem problemas. Mas coloca tudo na bagagem despachada!!!!!!! Pode entrar com computador e tablet, o que não pode é GPS e drones. Pode ir tranquilo. As leis mudaram bastante por lá esse ultimo ano.
  14. Etiene Faccin

    Cuba

    Olá, Bruno! Então, não sei se você gosta, mas em Viñales da para fazer escalada e é bacana. Se a sua intenção é só ver uma fazenda e fabrica de charuto, uma noite é suficiente. Novamente, indico que você vaia de máquina ao invés de Viazul. Mais ainda que você pode ter outros horários...
  15. Obrigada, Deia! Vou buscar maiores informações sobre o grupo! Que bom que você me respondeu! Abraços!
  16. Pessoal, estou buscando um grupo de Trekking ou pessoas que queiram se unir para desbravar estes pampas. Eu sou de Santa Cruz do Sul, não tenho muita experiência. Fiz trekking em Cuba no Pico Turquino, o mais alto do país e outros lugares da Sierra Maestra ede Viñales. Gostei tanto, que agora quero conhecer o Rio Grande do Sul. Alguém querendo conhecer a reigião do Vale do Rio Pardo? Quero realizar o trajeto Cassino-Chuí (220km)...
  17. Etiene Faccin

    Cuba

    Então, vivi em Cuba por 3 anos. Acabo de regressar ao Brasil. Tem caixas eletronicos em Cuba, a questão é cuidar com a bandeira do seu cartão. Eu sacava do Visa. Em cidades pequenas é mais dificil encontrar os caixas eletronicos, então se for se aventurar por pampas mais dintantes, saque ou troque dinheiro em alguma cadeca. Geralmente, as cadecas existem em todas as cidades e comunidades, em função da moeda dupla. É importante lembrar que se for levar dinheiro vivo leve EUROS, dolares americanos é perder grana, em função do bloqueio eles cobram uma % alta para esse cambio. Eu prefiro mil vezes viajar de Copa Airlines do que Cubana.... Cubana é complicada, perdem a bagagem, abrem bagagem, atrasos gigantes.... Para viajar dentro de Cuba, aconselho as boas e velhas "maquinas", os carros antigos que circulam pela cidade. Geralmente os que estão estacionados perto dos terminais rodoviarios de cuba, te levam para quase todo o lado por preços camaradas e na maior aventura cubana... Podem ser encontrados na Cubre ou na Terminal de Astro (perto da Praça da Revolução). Viajar em Viazul é não conhecer o país e manter-se ao borde!!!
×
×
  • Criar Novo...