Ir para conteúdo

leomar-nestor.teichmann

Membros
  • Total de itens

    11
  • Registro em

  • Última visita

Sobre leomar-nestor.teichmann

  • Data de Nascimento 19-02-1972

Bio

  • Ocupação
    Engenheiro civil e caçador de cachoeiras gigantes!
    Líder do projeto de medição das cachoeiras gigantes do Brasil.

Conquistas de leomar-nestor.teichmann

Novo Membro

Novo Membro (1/14)

0

Reputação

  1. São José dos Ausentes é terra de gigantes! Isso mesmo! A cachoeira com a mais alta queda livre do Sul do Brasil está lá! Localizada no Cânion Amola-Faca (também conhecido como Cânion do Encerra), a cachoeira do Amola-Faca tem altura total ainda desconhecida, mas o seu primeiro salto foi medido pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes. Este salto tem incríveis 241 metros de altura - o equivalente a um prédio de mais de 70 andares! Também no Cânion Boa Vista pode-se encontrar quedas d'água gigantes! A Cachoeira da Boa Vista, também medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, tem 310 metros de altura total!!! Neste mesmo Cânion encontra-se a Cascata Diagonal, com nada pequenos 257 metros de queda.
  2. São José dos Ausentes é terra de gigantes! Isso mesmo! A cachoeira com a mais alta queda livre do Sul do Brasil está lá! Localizada no Cânion Amola-Faca (também conhecido como Cânion do Encerra), a cachoeira do Amola-Faca tem altura total ainda desconhecida, mas o seu primeiro salto foi medido pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes. Este salto tem incríveis 241 metros de altura - o equivalente a um prédio de mais de 70 andares! Também no Cânion Boa Vista pode-se encontrar quedas d'água gigantes! A Cachoeira da Boa Vista, também medida pelo Projeto Cachoeiras Gigantes, tem 310 metros de altura total!!! Neste mesmo Cânion encontra-se a Cascata Diagonal, com nada pequenos 257 metros de queda.
  3. O 1° salto da Cachoeira Amola Faca, no Cânion Amola Faca (RS/SC), com seus 241 metros, desbancou o Salto São Francisco da posição de mais alta queda livre do Sul do Brasil. Esta cachoeira é imensa, mas para realizar a medição da sua totalidade será preciso descer este paredão fantástico. Como o frio era de congelar qualquer um durante a medição (temperatura próxima a zero grau), medimos o primeiro salto e tratamos de buscar um local para nos aquecermos. Depois do final do inverno gaúcho voltaremos ao cânion para completar a medição desta gigantesca queda d'água! Acompanhe nossas medições em http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes!
  4. Mais quatro gigantes mapeadas e medidas pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes"! Cascata Diagonal, Cânion Boa Vista (RS/SC): 257 metros. 1° salto da Cachoeira Amola Faca, Cânion Amola Faca (RS/SC): 241 metros. Cachoeira Boa Vista, Cânion Boa Vista (RS/SC): 310 metros. Parte inicial da Cachoeira do Cânion Índios Coroados RS/SC: 103 metros. Acompanhe nossas medições em http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes!
  5. Olá! Realizamos a medição de mais 3 cachoeiras gigantes, duas das quais pulam para a parte de cima do ranking das maiores cachoeiras do Brasil: Cascata Risco Verde: 294 metros. É uma cascata com pequeno volume d'água em seu regime normal, mas que se transforma com um pouco de chuva. Está localizada no interior de São Francisco de Paula, no RS. Cascata Água Branca: 259 metros. Uma lindíssima queda d'água. Para poder observá-la inteira é necessário acessar propriedades privadas. Fica na divisa de São Francisco de Paula e Maquiné, no RS. Salto da Aratinga: 164 metros. Encontrar um local de onde seja possível ver este salto por inteiro é uma verdadeira aventura! Acesso dificílimo, sem trilhas demarcadas. Existem duas outras quedas menores um pouco abaixo deste salto. Fica na divisa de São Francisco de Paula e Itati, no RS.
  6. Equipamento de topografia e coordenadas geográficas (ah, e muita matemática, é claro!).
  7. Olá Davi! Pelos dados que temos coletados até o momento, os 130 metros da Bica do Ipú a posicionam aproximadamente na 60ª colocação entre as mais altas quedas d'água do Brasil.
  8. Olá! Mais uma cachoeira medida! Hoje a tarde fiz a medição, em conjunto com técnicos dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, da Cachoeira Véu de Noiva e da Cachoeira das Andorinhas, no Canyon Itaimbezinho, fronteira do RS e SC. As alturas encontrada desmentem as publicadas "por estimativa" no World Waterfall Database (400 metros). A medida oficial da Cachoeira Véu de Noiva é de 288 metros. Assim sendo, entre os rankings usualmente publicados, ela é a terceira mais alta do Brasil (lembrando que a Cachoeira da Serrinha, cuja primeira parte da medição já apontou 200 metros, ainda não está totalmente medida e pode ter mais de 400 metros de altura total). O maior "salto" da Cachoeira Véu de Noiva tem 72 metros (são 4 saltos e várias cascatas que compõe a cachoeira). A Cachoeira das Andorinhas foi medida parcialmente (será necessário equipamento de alpinismo para medição do trecho final) e a medida encontrada até agora é de 158 metros. O ponto de visada desta primeira medição não permitiu visualizar com clareza a parte inferior da cachoeira, que pode ter até 50 metros. Assim sendo, é possível que a altura total fique em torno de 210 metros. Em breve voltarei lá para confirmar esta medida. E que venham as próximas gigantes! Não deixem de acompanhar os relatos na página Cachoeiras Gigantes, no Facebook.
  9. No sábado, dia 30/01/16, iniciamos o projeto de medição das cachoeiras gigantes do Brasil. Começamos em alto estilo, medindo uma gigante de mais de 400 metros de altura total! Trata-se da Cachoeira da Serrinha, que fica em Barra do Ouro - distrito de Maquiné, no Rio Grande do Sul. Para que tenham uma ideia da grandiosidade da cachoeira, apenas o salto principal tem altura mínima de 192 metros (atinge 207 metros quando o volume de água aumenta). Na sequência do salto principal há uma cascata cuja altura ainda não medimos (face ao altíssimo grau de dificuldade para acessá-la - terá de ser feita a descida do salto), mas que apresenta altura superior ao trecho já medido. Para acompanhar a jornada de caça as cachoeiras gigantes, basta acessar a página do Facebook: https://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes/. Para sugerir cachoeiras gigantes a serem medidas, me contatem em [email protected]!
  10. Olá! O World Waterfall Database faz três classificações: 1ª: altura total entre o topo e a base da queda-d'água, indiferente ser uma queda única ou uma sequência de quedas. 2ª: altura total considerando apenas uma queda (cachoeira, salto ou cascata) 3ª: altura total considerando apenas queda livre (salto) Qualquer uma delas é impressionante. Seria interessante montar um ranking brasileiro seguindo este mesmo critério de classificação. Estou fazendo um levantamento que já tem mais de 50 quedas com mais de 100 metros de altura. Vou iniciar, em breve, a medição daquelas que acho que são as maiores quedas d'água do Brasil (Cachoeira Véu da Noiva, no Canyon Itaimbezinho e Cachoeira do Tigre Preto, no Canyon Fortaleza), ambas com mais de 500 metros de altura total. Algum Mochileiro topa participar destas medições?
×
×
  • Criar Novo...