Ir para conteúdo

ricardo.silva

Membros
  • Total de itens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutra
  1. Bom dia pessoal. Estou com dificuldade pra afiar uma navalha nova que comprei. Tenho alguma experiencia em afiar facas e canivetes mas não esta funcionando na navalha. Alguém pode me dar algumas dicas de como fazer? é uma Edel Solingem e não tem uma qualidade muito alta mas vai servir pra aprender a afiar antes de passar pra uma top. Agradeço a atenção.
  2. Cabral, vi seus videos e improvisei com o material que tenho aqui e ficou otimo, peguei um canivete pra testar, ele tinha trincado o fio mas é de 1.4116, aço fácil de trabalhar. Não tenho a pasta jacaré ainda mas eu literalmente fiz a barba com ele ontem, rs Vou mandar fazer o suporte em 10 e 20 graus, a tecnica é perfeita, parabéns. No caso da pasta, li que o oxido de cromo pode alcançar uma grana de até 80.000 mas a pasta jacaré fica entre 15.000 e 20.000 e a pasta Dialux chega a 50.000. Sabe se isso é verdade?
  3. Parceiro, as facas top da muela são trabalhadas em 57/61 rc, são em 440c modificado assim como o Sandvik, 9cr17mov, o D2 e outros aços de ponta. Tenho aqui uma Cold Steel e uma Zakha que parecem latão perto dela. Da uma olhada nessa aqui http://www.culturesteel.com/es/cuchillo-muela-jabali-21e.html. Obrigado pelas dicas de afiação. Vlw parceiro.
  4. Vou procurar seus videos parceiro, obrigado pela atenção. Quanto à faca Muela, provavelmente vc só teve contato com a linha popular, modelos Kodiak, eagle, typhoon, etc., essas realmente devem ter a dureza que vc mencionou. Vou ver seus videos pra ver se aprendo afiar essa encrenca aqui, rsrsrs Vlw.
  5. Obrigado pelas respostas. Os 420 são realmente muito faceis de afiar, não tive nenhum problema com eles. A Zakha esta com bom fio mas não liso e como ja responderam, é o jeitão dela mesmo, rs A Muela é um aço muito mais duro que a Zakharov, 61hrc numa liga de molibdenio vanadio, minha chaira victorinox passa lisa nela. Vou conferir o angulo do corte. Tem alguma outra coisa que possa me ajudar a polir o corte?
  6. Boa tarde pessoal. A algum tempo me interessei em aprender a afiar direito e apesar de ja ter melhorado muito, ainda não consigo o fio que esperava. Nas facas de aço 420C (Trento, Rodeio Criolla) é bem mais tranquilo mas uma Zakharov e principalmente uma Muela Jabali 21 estão me tirando o sono, não consigo deixar um corte liso. Tenho uma pedra Tramontina 400/1000, uma Carborundum 4000, uma chaira Victorinox estriada e uma lisa feita de amortecedor. O que me aconselham em equipamento e tecnica pra aperfeiçoar e conseguir o corte liso que gostaria? Agradeço a atenção. Abraço.
×
×
  • Criar Novo...