Ir para conteúdo

Carol Carrijo

Membros
  • Total de itens

    9
  • Registro em

  • Última visita

Respostas postados por Carol Carrijo


  1. Oiii @victoralex ! Desculpe a demora!!! Eu recomendo um calçado de trilha que cubra o tornozelo, pelo menos uma bota de trilha  de cano médio. Lá é região montanhosa e é um local onde facilmente você pode virar o pé. Claro que em certos trechos, não em tudo... então é bom cano médio ou  alto para evitar esse problema.

    Quanto à impermeabilidade e aos ventos, o verão na patagônia é o período em que há mais ocorrência de chuvas e também é quando os ventos são mais intensos!! Então, se você vai no verão, com certeza leve um corta vento!!! 

    As botas impermeáveis aumentam a chance de manter seus pés secos e isso diminui a probabilidade de atrito afetar a pele e gerar bolhas. A minha é um simples com tecnologia Novadry http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/calcados-femininos/calcados-de-trilha-leve-na-natureza/calcado-feminino-impermeavel-trilha-nh-arpenaz-100-mid-quechua?skuId=1547030 
    O meu corta vento é praticamente uma simples capa de chuva, não é um Anorak que tem função térmica também não, então serve como corta-vento/capa impermeável para situações de verão também. Lá na patagônia, como também precisava da função térmica no período que fui, o ideal seria um Anorak, mas eu usava uma boa segunda pele e um casaco quentinho debaixo do corta vento , que era esse: http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/roupas-femininas-de-trilha-e-trekking/camada-3-jaqueta-impermeavel-trilha-leve-tempo-quente/casaco-de-chuva-impermeavel-trilha-rain-cut-mulher-rosa?skuId=2024402
    Eu tinha uma calça impermeável/corta vento também. Não tinha luvas corta vento e fez falta! O vento lá pode ser surreal e olha que na época que fui nem era época de ventos intensos. Não pense que o verão da Patagônia condiz com a ideia de verão hehehehe.

    Dica: Um site que eles usam muito lá para checar a previsão do tempo  e outras estatísticas é o WindGuru. Se não conhecer, dá um olhada direitinho, fuça o site e tal, ele pode ser difícil de entender a primeira vista , é uma ferramenta muito utilizada em "esportes radicais" e usa diferentes modelos climáticos e raio (km). Além disso, tem localidades com estatísticas oficiais e localidades não oficiais,  que  "qualquer um" pode adicionar;  de certa forma isso, é bom porque dá para ter medições mais exatas, de quem está/vive realmente no local.
    por exemplo: Laguna de los Tres https://www.windguru.cz/408847 e Laguna Torre https://www.windguru.cz/408848
    Mas, o pessoal lá de El Chaltén, onde você se hospedar, com certeza vai saber te ajudar se é um bom dia dia ou não para fazer um ataque às montanhas, te informar do tempo do dia ou coisas do tipo.

    Além do windguru, um site que também utilizo bastante para ver duração do dia, hora da aurora/crepúsculos e médias climáticas é o Time and Date, só que, muitas vezes, ele usa aproximação e não inclui a realidade de certa região. El Chaltén por exemplo, busca uma localização 360 km distante... https://www.timeanddate.com/weather/@6690180/climate
    Ah, e é sempre bom ter em mente que a patagônia é uma região em que pode ocorrer as 4 estações em um único dia!!!

     

    On 18/07/2017 at 3:14 PM, victoralex said:

    Sensacional, Carol!

     

    Estou me baseando totalmente no seu relato, irei pra lá em dezembro agora! Farei El Calafate e El Chalten também!

     

    Algumas perguntas:

     

    1) Sobre o calçado, eu sempre fiz trilha com tênis esportivos normais. Não consegui identificar nas suas fotos se estava com botas impermeáveis ou tênis normais de caminhada são suficientes. Já ouvi de tudo, que sim, que não, mas como farei as mesmas trilhas que você, gostaria do seu feedback. Vale lembrar que irei no verão, onde estará menos úmido e portanto a chance de ter lama nas trilhas de Chalten são menores!

     

    2) Blusas corta-vento são essenciais mesmo né? Tenho bastante roupas de frio, mas outra vez, ir em dezembro ("verão" deles) me faz pensar que as impermeáveis/corta-vento não são tããão essenciais. O que você acha?

     

    Inspirador teu relato e muuuito obrigado pelas dicas e links postados! Ansiosíssimo pra minha viagem! ;)

     


  2. Oi @kely.alves ! Mil desculpas pelo atraso! Não sei se você  vai agora em Outubro, mas se ainda valer: o grampos pro ice trekking estavam inclusos no passeio. Geralmente os passeios que tem trilha nas geleiras incluem esse acessório. São essenciais sim para a geleira. Também já vi uns americanos terem um modelo mais simples para usar em neve mesmo, sem ser geleira, acho que para eles que vivem em regiões nevadas deve ser comum terem uns como acessório padrão dos calçados, heheh. Sobre me sentir insegura ou não, como eu me informei bastante sobre a trilha e os trechos antes de ir, não me sentir insegura não! Vi que era bem sinalizado e que não correria risco de me perder. Se você se sentir insegura em alguma trilha, você pode procurar tracklogs de pessoas que já fizeram e baixar algum APP que funciona offline, apenas com o GPS ligado. Claro que nem sempre o sinal funciona bem e às vezes pode não ser tão preciso, mas é uma ferramenta que pode ajudar, já que a maioria não dispõe de um aparelho de GPS  mesmo ou às vezes não sabem usar. Esses apps quebram um galho. Mas no caso de El Chaltén, realmente não precisa!! Só o mapa deles já é suficiente, lá é  muito bem sinalizado. O que é importante é ter noção do ritmo de trilha e duração da trilha, paradas, descansos, trechos restantes, etc, algo que é variável para cada um.

    On 12/07/2017 at 10:08 AM, kely.alves said:

    Maravilhoso o seu relato e muito inspirador. Pq gostaria de ir para algum lugar frio em Outubro e dessa vez estou sem cia. Ler sua experiência me motivou a procurar mais a respeito e até a fazer esse ano mesmo.

     

    Uma dúvida sobre as caminhadas no gelo pq não tenho experiência: tenho bota de trilha a Timberland, mas não tenho esses grampos de neve. Vc acha que dá pra usar somente a bota ou eu teria que adquirir esses grampos à parte? Outra dúvida: por não haver necessidade de guia nos percursos, vc se sentiu insegura em algum momento ou foi totalmente aproveitável?

     

    Obrigada

     


  3. Obrigada , Andrea! Desculpe a demora em responder ::putz::

    Com certeza você conseguiria fazer em 2 dias, dormindo no caminho. Tem o acampamento Poincenot perto da Laguna de Los Tres ou tem o acampamento de Agostini perto da Laguna Torre. O trajeto que conecta as duas trilhas eu não fiz por falta de tempo, mas gostaria de ter conhecido as Lagunas Madre e Hija. Esse trecho sai do sendero fitz roy num ponto que imagino que seja a 1 ou 2 km de distância da Laguna de Los Tres e, a partir da bifurcação, tem 8km e duração estimada em 2h15 pelo mapa do Parque Nacional; sendo que deve cair no terço final do sendero Torre; imagino que com uns 3km adicionais ( +/- 1h) chegaria na laguna Torre. Se eu fosse optar, eu não faria em 1 dia só, a fim de poder aproveitar o tempo nas lagoas. A não ser que você esteja com a estadia "contada" em Chalten e que seja naqueles dias longos de verão que tem umas 15 ou 16h de sol . Se você tiver a oportunidade, acredito que valeria muito a pena fazer a trilha da Laguna Sucia, mas deve- se informar melhor com os nativos, pois essa trilha não está nos mapas de hoje em dia. Ou voce pode usar um dia pra fazer a laguna de Los Tres e ir também ao glaciar piedras blancas (também não entrei na trilha dele por falta de tempo) , dormir no Poincenot e no dia seguinte rumar a Laguna Torre.

    Ps: não deixe de ir à loma del pliegue :wink:

     

    Este foi um dos melhores posts que eu li sobre El Calafate e El Chaltén, e tirei várias dicas para minha viagem daqui! :)

    Estou planejando as trilhas que vou fazer em El Chaltén, e vi a possibilidade de juntar a Laguna Torre e Laguna de los Tres em uma trilha só. Provavelmente dormiria no meio do caminho e faria em dois dias - embora algumas pessoas tenham registrado fazer em um dia apenas. Com isso, caminharia cerca de 6 km a menos do que fazendo as trilhas isoladamente e voltando a El Chaltén para dormir, mas faria as trilhas com mais peso...

    Você chegou a considerar essa possibilidade? Gostaria de ler mais relatos e opiniões para me ajudar a decidir o que fazer.

     

    Obrigada!!


  4. Não deixe de fazer, Analy, vai amar! Reserve pelo menos uns 4 dias lá porque nunca se sabe das reviravoltas do tempo ne. E se tiver mais dias disponíveis , melhor ainda. Há tanto para se fazer! Gostaria de ter ficado mais para fazer outros passeios tb. Quando tiver dúvidas, só chamar :wink:

    Adorei o relato...show

    Eu conheço El calafate mas não conheço El Chalten....quando fiz meu roteiro em 2011 estava incluso mas devido contratempos e erupções vulcânicas rs fiquei um tempo em Buenos Aires e não teve como fazer El Chalten

    Estou pensando em fazer esse ano e seu relato me tirou bastante dúvidas

    Quando começar a montar viagem vou te encher de perguntas rs

    Parabéns pelo relato

×
×
  • Criar Novo...