Ir para conteúdo

Marcos Aurélio

Membros
  • Total de itens

    25
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Marcos Aurélio

    Cuba

    Cara, realmente não há como comparar as ruas largas e arborizadas do Vedado com o cenário de guerra (sim, vc tem razão, é essa mesmo a impressão que se tem de lá) de Centro Habana. Acontece que, diferentemente do que vemos aqui, esta aparência degradada não se reflete, absolutamente, em insegurança. A ilha, como vc já deve ter pesquisado, é extremamente segura. Além disso, o quarto onde fiquei era, como disse, extremamente limpo e, para o meu padrão de hospedagem, bastante confortável. Não tinha nada a ver com a fachada, não... Por fim, o Malecón fica umas três quadras abaixo do apartamento, o que lhe permite usar esta via ao invés da rua que atravessa o bairro. Resumindo: embora vc vá encontrar, com toda certeza, regiões mais bonitas para ficar, acredito que nenhum outro lugar na cidade te fará ter a sensação de que está compartilhando genuinamente o dia a dia do povo de lá, já que, infelizmente, o "cenário de guerra" que vc descreve me pareceu ser, exatamente, a regra por lá, e a última coisa que eu queria, na época, era fugir da realidade dos Cubanos...

     

    abç.

     

    Obs: achei que tivesse fotos do quarto, mas infelizmente não tenho. De qq forma, segue uma foto com a vista que eu tinha da rua e outra com o café da manhã.

    DSC01595.JPG.5bdfe3d324cb7f723283326365ebcb24.JPG

    DSC01714.JPG.7c6ac94398be71ac5a3c962098df8261.JPG

    Cuba

    Vou meter meu medelho também:

    Com relação a hospedagem em Havana, fiquei em Centro Havana, o que, prá mim, é a melhor localização que se pode ter na cidade. Fica exatamente no meio do caminho entre Habana Vieja e Vedado. Como a maior dica que eu poderia dar para vc aproveitar a cidade ao máximo é: Caminhe!, vc praticamente não vai precisar de ônibus, táxi ou carona se ficar por ali. Outra coisa: na casa onde fiquei, a comida era excelente (simples, mas muito boa) e a limpeza era impecável. Fazia quase todas as refeições por lá. A família, muito amável. Quase toda a tarde, quando chegava de minhas andanças, o Carlos (dono da casa) me oferecia uma Cuba libre e íamos para a varanda ficar conversando sobre assuntos da ilha e do Brasil (ele conhecia muito coisa daqui...). Enfim, se quiser uma dica de hospedagem em Havana, lhe indico sem medo de errar: Carlos Luis Valderrama Moré. Endereço: Calle Neptuno , 404, 2º Piso e/ San Nicolas Y Manrique. Fone: (7) 867-9842. Obs: Como fui prá lá em 2006, não sei se o telefone está atualizado. Mas, por uma grande coincidência, acabo de receber um e-mail dele. Portanto, se quiser tentar contato, segue o e-mail: Carlos Valderramas [[email protected]]

     

    Abç,

    Marcos.

  1. Olá, Cleber.

    Inicialmente, meus planos eram ir à BAs de carro, mas várias pessoas já em Chuí me desaconselharam, seja pela corrupção da polícia argentina, seja pela facilidade de locomoção por lá. Como a documentação do veículo tinha um probleminha que me deixava preocupado (tinha uma rasura num formulário que poderia gerar encrenca), acabei optando por deixar o carro em Colônia. Hoje, posso te dizer que esta é a melhor opção. Principalmente se vc ficar num hotel bem localizado. Eu fiquei no hotel Impala, na Recoleta (bem em frente ao Recoleta Hostel). A localização é excelente, o hotel é bem bacana e o valor que pagamos, muito bom: 186 dólares por 3 noites. Não lembro se fiz a reserva pelo booking, mas por via das dúvidas, segue o link: http://www.hotelimpala.com.ar/. É isso aí. Programe bem sua trip e não desita. Vale muito a pena!

  2. Pessoal,

    acabei de voltar da minha trip Indaiatuba/Sp - Buenos Aires de carro. Boa parte de meu roteiro foi planejada com base em dicas colhidas aqui no site e o palnejamento se mostrou praticamente perfeito! Não tivemos absolutamente nenhum contratempo e as expectativas iniciais da viagem foram até superadas! Prá quem não conhece o Sul do país, a viagem é recomendadíssima! Tentei deixar minha contribuição no blog da viagem (http://marcosjuliana.blogspot.com/). Prá quem quiser mais detalhes, fico à disposição para ajudar...

  3. Muito Obrigado pela ajuda, Beier!

    Outra coisa: liguei no consulado argentino e eles me garantiram que não haveria necessidade de qualquer visto por lá: bastaria legalizar o documento no Itamaraty. Por isso, mandei a Autorização para lá (aqui em SP) e estou aguardando retorno. Quando vc foi, precisou deste visto do consulado também? E, por último: O buquebus aceita cc internacional?

    ::essa:::?:

  4. Pessoal, valores atualizados do buque rápido (1h). Valores para duas pessoas e o carro.

     

    13/06 - Colonia para Bs. As. - USD 157,00. Comprei chegando lá.

    06/07 - Bs. As. p/ Colonia - ARS 566,00. Comprei um dia antes.

     

    Fábio,

    O carro estava no seu nome? Vi no site do Buquebus que tenho que ter "autorização emitida por Escrivão e autenticada pelo Colégio de Escrivão. Todos os cristais deverão ser gravados com letra e número de placa (Resolução Geral 956/00 AFIP) e seguro com extensão ao Mercosul". Fiquei muito preocupado! Meu carro está financiado (Leasing), portanto me enquadro nesta situação. Alguém já passou por essa?

    Vou viajar no dia 25/12 e bateu um certo "pânico" agora! Até já peguei uma autorização no banco, mas pelo que vi agora, falta muito prá eu acertar toda a documentação. Será que é isso mesmo?

  5. Buenas, pessoal!

    Tenho uma dúvida: estou indo prá BA em janeiro, saindo de SP e passando pelo Sul e Uruguai. Como esotu indo de carro, estou numa dúvida danada quanto às tarifas de buquebus e afins. Posso fazer a travessia de carro em todos eles? Alquém sabe onde obtenho valores para este tipo de travessia (não sei se por culpa do meu "excelente" espanhol, mas não encontrei esta informação nos sites).

    Um abraço e obrigado!

    Cuba

    Puxa, André! Agora tô me lembrando. Ela realmente falou de você prá mim! Quando eu estava por lá, ela me disse que eu era o segundo brasileiro a me hospedar por lá e que o primeiro "também era uma pessoa maravilhosa". Anotei o e-mail no meu diário de viagem e cheguei a mandar uma mensagem prá essa pessoa. Acho que foi mesmo prá você, não foi?

    Cuba

    Como bem disse o André, as opiniões que ele expressa apenas refletem o que ELE viu e sentiu em Cuba. Apenas para servir de contra-ponto, minhas impressões da ilha e do povo cubano foram quase que completamente opostas às dele. Isso não significa, absolutamente, que eu ache que Cuba seja um "modelo ideal", mas apenas que fui muito bem tratado pelas pessoas com as quais tive contato. E, exatamente por acreditar que estas pessoas poderão certamente proporcionar melhores impressões que aquelas experimentadas pelo André, vou disponibilizar as informações que tenho sobre as casas onde fiquei. Espero que sejam úteis. Segue:

     

    HAVANA

    Proprietário: Carlos Luis Valderrama More

    Endereço: Calle Neptuno #404, 2do piso e/ San Nicolás y Manrique - Centro Habana

    Fone: (7) 867-9842

    Reservas e informações: http://www.cuba-individual.com/s_habana.htm

     

    Obs: Excelente localização e preço muito bom (20 CUCs). Acredito que centro habana seja o melhor lugar para se hospedar. Fica entre o vedado (área mais elegante e com casas mais amplas) e habana vieja. Eu ia prá qualquer lugar a pé. E as conversas com o Carlos, as Cubas Libres nos finais de tarde... Além de falarmos muuuiiito sobre política, ele também conhecia muita coisa sobre nossa música e nosso futebol! Garantia de boa conversa! Sem contar que sua esposa, Vivian, é um encanto (e ávida por saber dos finais das novelas!) Para ter uma idéia, ela me fez prometer que quando eu retornasse iria perguntar prá minha esposa como terminava a novela que estava passando por lá! Enfim, excelente opção em Havana. Recomendo!

     

    Dica: Converse, converse, e converse! E não se preocupe, porque basta uma simples caminhada pelo Malecón que logo alguém vai puxar papo...

     

    VIÑALES

    Proprietário: Juana y Ezequiel

    Endereço: Calle Salvador Cisnero Interior Edifício nº 4 Apto 15

    Fone: (048) 793367

     

    Obs: Família extremamente gentil e agradável. O Sr. Ezequiel é um professor de matemática aposentado e foi diretor da delegacia de ensino (ou algo parecido) de Viñales. A dona Juana faz uma comida deliciosa. A localização também é excelente. O Sr. Ezequiel era um ardoroso defensor do regime castrista, o que também rendeu boas conversas. Na época (ago/07) a sobrinha dele estava construindo uma casa que, se não me engano, seria utilizada também para hospedar turistas. Aqui me senti como se estivesse numa cidadezinha do interior do Brasil. Lugar bucólico, com pessoas simpáticas. Enfim, também recomendo!

    Dica: prepare sua câmera quando o ônibus da Via Azul estiver chegando na cidade: forma-se uma pequena multidão à frente do ônibus tentando convencer os recém chegados a hospedarem-se em suas casas.

     

    Dica: Na avenida principal, perto da praça, tem uns barzinhos com música ao vivo bem animados à noite!

     

    CIENFUEGOS

    Proprietário: Teresita y Yhanes

    Endereço: Ave 52 #4323 e/43 y 45

    Fone: (043) 517646

     

    Obs: Casal de senhores muito agradáveis e que adoram conversar. Excelente comida. Boa localização. Perto da sorveteria Copellia. Se alguém for prá lá, perguntem se lembram de um brasileiro que lhes ensinou a comer abacate como sobremesa!

     

    Dica: Curta a beleza da cidade, de longe a mais limpa e conservada que eu conheci em Cuba.

     

    TRINIDAD

    Proprietário: Orlando Sanches (todo mundo conhece como “chino”) y Nidia Maqueira

    Endereço: Calle Vicente Suyama # 1-A e/Piro Ghinart y Pablo Pichs Girón

    Fone: (0141) 993338

     

    Obs: Esta foi a única casa em que os donos aparentemente faziam questão de manter uma certa distância. Não houve interação. Mas são muito solícitos e o quarto era bastante confortável. Considerando que meu objetivo era interação, não voltaria. Por coincidência, acabei encontrando uma jovem muito simpática na praça da cidade e fiquei um bom tempo conversando com ela. Lá pelas tantas ela me disse que tinha uma casa para aluguel e fez questão que eu fosse conhecer. O lugar é simplesmente fantástico! Ótimo astral e super espaçoso. Lindos móveis antigos. Mesmo sem ter me hospedado lá, acredito sinceramente que seja uma melhor opção. Esta, aliás, tem e-mail para contato e site. Seguem os dados:

     

    Proprietário: Maria y Yoel Suárez Guerra

    Endereço: #70 e/ Piro Guinart y Ciro Redondo

    Site: www.habanasol.com/trinidad

    E-mail: [email protected] / [email protected] / [email protected]

     

    Dica: Além de sua arquitetura colonial, a produção cultural da cidade me chamou bastante a atenção. Em cada esquina, um atelier, uma loja de artesanato (mais baratos que em Havana, aliás) e quadros muito bonitos (vi um lindo que, depois a proprietária me mostrou, chegou a receber prêmios da crítica especializada na Europa).

     

    SANTA CLARA

    Não cheguei a me hospedar por lá, mas guardei o cartão de uma pessoa que me pareceu simpática. Todavia, não tenho nenhuma referência. Seguem as informações:

     

    Sr. Hugo Pimenta y Sra.Consuelo Peraza La Rosa

    Colón, nº 160 e/ San Miguel y Nazareno Santa Clara

    Fone: (042) 202572

     

    É isso.

    Cuba

    Eu também não tive problemas com relação a presentes. Deixei muita roupa por lá e, uma coisa simples que eles sempre adoravam receber: sabonetes! Levei vários (uns 30 mais ou menos) e sempre que me pediam dinheiro na rua (prepare-se, isto vai ser frequente) eu dava um sabonete e a reação era super positiva.

×
×
  • Criar Novo...