Ir para conteúdo

Gabriella Talamo

Colaboradores
  • Total de itens

    525
  • Registro em

  • Última visita

Respostas postados por Gabriella Talamo


  1. Estaremos alguns dias de fevereiro de 2014 em San Pedro de Atacama, e queremos aproveitar para dar uma esticada até o Salar de Uyuni e fazer outros passeios na Bolívia pelo meio do caminho, retornando para San Pedro. A Colque Tours ofereceu um passeio que “caiu como uma luva” em 2 dias: prometeram no 1º dia sair 5h da manhã do hotel e cortar direto para o Salar de Uyuni + Isla Incahuasi, com pernoite em hotel em frente ao Salar, e no último dia voltar para San Pedro parando em Laguna Colorada, Geysers "Sol de Mañana", Laguna Verde y Blanca. Gostaria de saber se alguém já fez esta excursão, se recomenda esta agência, se realmente vale a pena.

     

    Nos pediram 560 dólares para o casal, com direito a alimentação e hospedagem. Mas não sei se formos negociar 1 dia antes direto na agência conseguiremos preços mais baratos para a mesma coisa. Estamos com medo de arriscar em cima da hora e ficar sem vagas para o período, embora muitas pessoas indiquem não fechar nenhum pacote à distância. O que é melhor fazer?

     

    Oi Karylin, tudo bem?

     

    Espero que minha resposta ainda ajude, já que faz mais de 1 mês que vc postou.

    Eu realmente não conhecia esse tour de 2 dias até o Salar.

    Eu fiz o tour tradicional, com a Colque Tour, de 4 dias, indo e voltando pro San Pedro.

    No entanto, os dois primeiros dias, apesar das paradas em pontos de contemplação (lagunas, geysers, pedras, etc), foram dedicados a chegar na borda do Salar. Na segunda noite já dormimos na borda dele. E apenas no terceiro dia fomos de fato conhece-lo. No prórpio 3º dia começamos a retornar e dormimos num alojamento já no meio do caminho. A manhã do 4º dia é toda dedidcada ao retorno a San Pedro.

     

    Acredito que esse tour de 2 dias seja extremamente corrido, com deslocamentos a noite.... não sei se recomendaria, sinceramente.... as condições lá são puxadas, altitude, frio, vento.... e tudo isso correndo??? não sei se seria proveitoso!

    Mas não posso opinar mais do que isso, né? afinal não conheço o tour.

     

    O que posso te dizer é para deixar para fechar tudo por lá!!! Pela internet eles pedem preços absurdos.... tudo bem que eu fui em 2009, mas paguei 125 dólares por pessoa, no passeio de 4 dias.... ou seja, mais alojamento, mais comida.... estou achando esse valor beeeem salgado!!!

     

    Um abraço e boa sorte!


  2. Topico muito bom!!! Sanou várias duvidas!!

     

    Só uma coisa, sobre o saco de dormir, qual o mais recomendado? Um mais básico, ideal p/ temperaturas entre 5º - 12ºC dá p/ o gasto? Ou vale a pena investir em um que aguente mais o frio? Obrigado!!

     

     

    Xiii cheguei um um pouquinho tarde aqui!!! Me desculpem!

     

    Mas se ainda ajudar, vai minha opinião: eu só compraria um saco de dormir, se tivesse pretenção de usá-lo mais vezes.... se for só para o tour no Salar pode não ser uma boa carregar o saco de dormir a viagem toda.

    Agora se for comprar, pode ficar com o básico mesmo, pq nos alojamentos tem muitos cobertores.... eu mesma nem levei saco de dormir, usei meus lençóis e os cobertores do local... e teve uma noite que até passei calor!! rsrsrs

     

    A dica do robram tb é essencial: uma boa jaqueta corta vento! lá pela Bolívia vc eencontra para comprar por preços excelentes!

     

    Um boa viagem!!


  3. Gabriela, obrigada pelo post e principalmente pelas dicas preciosas para aproveitar bem Uyuni.

    Vou fazer Uyuni agora em Abril, junto com Salta (antes) e depois subo para Lima passando por La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco (MP com trilha inca). Não havia cogitado SPA, acha que valeria incluir? Tenho só 27 dias.

     

    Oi Mel, td bem??

     

    Fico feliz que tenha gostado do post!! Fiz pensando em ajudar o pessoal mesmo!

    Bom, eu acho SPA sensacional!!!! Acho que vc poderia sim pensar em inclui-lo, vindo de Salta, antes de ir pro Salar. Mas tem q ver direitinho no roteiro, pq de Salta a SPA, se não me engano, são uns 800km.... mas de qqr forma, para ir pro Salar, vc andará mais ou menos isso!

    Veja no seu roteiro se vc consegue incluir mais 4 diazinhos, ou 3, para SPA. Vc naum vai se arrepender, é incrivel!!!

     

    Precisando de informações/dicas/sugestões, é só me procurar!

    Gabi


  4. Oi Gabriella, tudo bem e vc?

    Esses homens que são mais fracos que as mulheres viu hehehee brincadeira ...

    Que pena que não conseguiu subir, deve ser incrível..pode deixar que te conto sim =)

     

    Também faço a trilha na isla del sol, e como vc disse a salkantay..além de downhill em la paz...tem umas coisinhas pesadas...to preparando o fisico também...to malhando..correndo...pedalando..só preciso saber como vai ser minha adaptação na altitude hehehe

     

    Vou poupar o trekking mesmo, acho que é a melhor opção..e realmente eu iria ficar triste não reservar um dia pra conhecer a cidade =)

     

    Obrigado viu...

     

     

    É isso ai, Helderzito!

    Não deixe meeesmo de conhecer Arequipa, é uma cidade incrível1 Eu tb adorei!!!! O museu da Juanita vale muito a pena!

     

    Nossa, quanta coisa puxada que vc vai fazer nessa trip!!!! Boa sorte!!!

    Quanto a adaptação a altitude, cada um reage de uma forma.... se vc tiver pressão alta, o ideal é mascar as folhas de coca durante as subidas para altitudes elevadas.... mas se vc tem pressão baixa, nem pensar!!! a coca faz desabar a pressão!!! cuidado!

     

    Quanto ao preço do tour no Colca, acho que paguai 80 soles, se não me engano, com a Eco Tours. Já recomendei essa agência antes, pq eles foram muito bacanas comigo, me ajudando inclusive quando meu namorado passou mal.

    O preço depende do tipo de acomodação que vc escolher tb. Eu preferi a mais simples, e tive sorte de ser muito boa. Não vi muita diferença nos outros hotéis da cidade.... além do mais, vc só volta para o hotel para dormir... e 1 noite apenas.... Chivay é minúscula e não tem nada para fazer!!!

     

    Boa preparação, e precisando, pode contar!

    Beijos

    Gabi


  5. Desde de ja agradeço as dicas nao sei oq foi melhor se foi a viagem da sua avo ou sua explicaçao pelo mochileiros ,muito obrigado mesmo!!!!

    fizemos exatamente o percurso que elas fizeram por mero acaso, pesquisando no google algumas dicas achamos seu relatorio de viagem muita sorte mesmo!!!!

    muito obrigado novamente e qlq viagem que eu fizer vou consultar seus historicos de viagens que vc publicar nunca vi algo tao explicadinho!!!

     

     

    valew mesmo ate mais

     

    Oi Acorreial!

    Fico muito feliz que o relato da minha avó tenha ajudado!!! E que bom que correu td bem na sua viagem também!

     

    Obrigada pelo feedback!! ::otemo::::otemo::

    beijos

    Gabi


  6. Pessoal, reservei 5 dias em Arequipa

     

    Dia 1 e 2 Canyon del Colca

    Dia 3 Mosteiro de Santa Catalina,museu da múmia Juanita e etc

    Dia 4 e 5 vou subir o Vulcão El Misti

     

    Alguém que já fez o El Misti, acha que pode ficar muito pesado eu fazer a opção com trekking do Canyon?

     

    E na verdade eu queria tirar 1 dia nessa cidade, para por mais 1 dia no Atacama, porém creio que deve ser complicado demais fazer o Canyon e já no outro dia subir o el misti...alguém tem essa experiência?

     

    Abraços

     

    Oi Helderzito, tudo bem??

     

    Quando fui a Arequipa, queria fazer exatamente isso que vc fez. Na verdade, só não fiz pq meu namorado passou mal depois do Cañion del Colca e abortamos a subida do Misti.

    O passeio do Colca sem o trekking, normal de 2 dias e 1 noite, é super tranquilo, na verdade dá até para descansar! Vale muito a pena!

    O com o trekking, eu não fiz, mas uma amiga que fez em 2 dias disse que é extremamente corrido e cansativo e valeria a pena só se fosse em 3 dias pelo menos.

     

    Acredito que a subida do Misti seja beeeem puxada. Te digo isso pq no começo da minha trip, fizemos a trilha na Isla del Sol, no Titicaca. Dai, é uma trilha relativamente plana, em mais ou menos 3.800m de altitude, só com uma subidinha que não deve nem chegar aos 4.000m. E eu quase morri sem ar!!!!!!!!! hahahaha, toda hora eu pensava: como vai ser a subida do Misti até quase 5800m????? Será que eu aguento???? hahahaha e olha que não sou sedentária, e ainda me preparei para a viagem, com uns treinos de corrida extra!

     

    Andei vendo teu roteiro postado em outro lugar e vc jah pretende fazer o trekking de Salkantay não é?? Talvez seja bom se poupar de mais um trekking no Colca, p a viagem pode ficar extremamente cansativa.

     

    É apenas uma sugestão!!!

    E ainda voltarei a Arequipa (pq a cidade é linda, o museu da Juanita vale muito a pena) para subir o Misti!!!! Depois me conta como foi!!!

     

    Beijos

    Gabi


  7. Oi Lili,

     

    Respondei no meu relato sua dúvida de como ir de San Pedro a Cusco, mas vou postar aqui tb, assim pode ajudar mais pessoas:

     

    Bom de San Pedro para Cusco, creio que vc terá que ir pr terra mesmo. Dai, são pelo menos 3 dias de ônibus. Eu não fiz esse trecho, pq não curto grandes deslocamentos, mas pelo que já li, vc terá que ir para Calama (1h de San Pedro) e de lá toma alguns ônibus:

    Calama>Arica (CH)>Tacna (PE)>Arequipa>Cusco.

     

    O único trecho que eu fiz foi o último, e de Arequipa para Cusco são 10h de viagem, e em geral sai a noite de Arequipa e chega de manhã em Cusco.

     

    Agora, particularmente, eu não optaria por esse roteiro, justamente por perder mais tempo dentro do ônibus do que nos lugares propriamente ditos!

     

    Quanto ao seu roteiro, compartilho da mesma opnião do pdavid, são poucos dias para se percorrer tudo isso. Pense bem, o Deserto do Atacama está na mesma latitude de São Paulo, e Cusco, na altura do Acre!!! Se vc fosse fazer uma viagem no Brasil, consideraria ir de ônibus São Paulo-Acre de uma só vez???

    Fora que, como já disse, vc perderá pelo menos 3 dias inteiros dentro do ônibus, numa viagem que só tem 19 dias.

     

    Eu mesma fiz La Paz, Copacabana, Arequipa e Cusco em 19 dias. E o Deserto do Atacama e Salar do Uyuni em outros 12 dias. Então, acho que fica corrido juntar tudo numa trip de 19 dias!!!

     

    Eu creio que sejam necessários, no mínimo:

    Cusco+MP - 4 dias

    Arequipa - 3 dias

    Copacabana - 2 dias

    La Paz - 3 dias

    Salar do Uyuni - 4 dias

    Atacama - 4 dias

     

    Veja só... só ai já são 20 dias, desconsiderando os deslocamentos.... contando que na sua idéia vc começa em Cusco e termina no Atacama, são mais 3 dias só de retorno!!! Acho que não é viável!

     

    Minha sugestão é, como vcs já compraram as passagens para Cusco, que vcs se concentrem em Cusco, Arequipa (que é lindíssima, com certeza imperdível, principalmente pelo passeio no Canion del Colca), Copacabana no Lago Titicaca e La Paz.

    E infelizmente deixem o Salar do Uyuni e o Atacama para uma outra oportunidade.

     

    Mas essa é minha opinião , obviamente.... cada um tem um estilo de viajar, e prioriza coisa diferentes...

     

    Espero que tenha te ajudado, e precisando, pode contar comigo

    Beijos

    Gabi


  8. Qual o melhor caminho para ir de São Pedro do Atacama para Cuzco? :?

     

    Oi Lili,

     

    Bom de San Pedro para Cusco, creio que vc terá que ir pr terra mesmo. Dai, são pelo menos 3 dias de ônibus. Eu não fiz esse trecho, pq não curto grandes deslocamentos, mas pelo que já li, vc terá que ir para Calama (1h de San Pedro) e de lá toma alguns ônibus:

    Calama>Arica (CH)>Tacna (PE)>Arequipa>Cusco.

     

    O único trecho que eu fiz foi o último, e de Arequipa para Cusco são 10h de viagem, e em geral sai a noite de Arequipa e chega de manhã em Cusco.

     

    Agora, particularmente, eu nã optaria por esse roteiro, justamente por perder mais tempo dentro do ônibus do que nos lugares propriamente ditos!

     

    beijos,

    Gabi


  9. Oi Márcio, tudo bem??

     

    Acho que o investimento nesses materiais tecnológicos só compensa se vc fizer realmente uso deles, em outras viagens, por exemplo.

    Eu mesma fui para o Atacama sem nenhum casaco especial. Apenas blusas de manga comprida branca (de algodão, fininha), um casaco de fleece da Decathlon e uma jaqueta boa (impermeável) por cima. Calça jeans com meia calça por baixo (substituindo a segunda pele). Como garantia, ainda levava uma blusinha de meia calça, mas não precisei usar. Cachecol, luvas, meias de lã e óculos escuro (suuuuper importante).

    O que eu acho fundamental é um calçado de qualidade. Isso eu não dispenso... não só pelo conforto, mas tb por manter os pés aquecidos. Eu tenho uma bota de caminahda da Timberland que eu uso muuuito.

     

    Se quiser, dá uma olhadinha no Manual de Sobrevivência no Salar do Uyuni. Lá coloquei um monte de dicas que servem também para o Atcama e para a Patagônia tb!

     

    Beijos

    Gabi


  10. Marina,

     

    Eu concordo com a opinião do pessoal... não compensa investir num saco de dormir se for só para usar uma vez.

    Eu tb não levei, pq, como disse a Samantha, acho que não vale a pena carregar um trambolho a viagem toda, se vc não pretende sair acampando em tds os lugares!

    Quando fui, fiz o esquema dos dois lençóis e deu super certo.... tem cobertor suficiente nos alojamentos, frio vc não passa!


  11.  

    DÚVIDAS/PERGUNTAS (?):

    1 Posso deixar para comprar o passeio para (trem, entrada e vans) em Ollantaytambo ou tem que comprar em Cuzco?

    2 Posso comprar a passagem aérea para Cuzco em Lima?

    3 Quais os lugares para visitar em Machupicchu?

    4 Como o tuor pelo Salar de Uyuni termina em San Pedro de Atacama, como faço para chegar em Salta?

     

    Olá Maria, tudo bem?

     

    Bom, creio que seu roteiro já está bem estruturado, mas tenho alguns pontos a ressaltar.

    Quanto as suas dúvidas, vamos lá:

     

    1. Vc já deve estar com a passagm de trem para Águas Calientes garantida quando sair de Cusco! Nem pense em deixar para compra-la em Ollantaytambo. Na verdade, qnd vc chegar em Cusco, a primeira coisa que deve garantir são as passagens de trem. Tb há possibilidade de vc comprá-las com antecedência pelo site da Peru Rail, o que é uma boa idéia, tendo visto que vc irá na alta temporada. Vc pode chegar em Cusco e só conseguir comprar passagens para 4 ou 5 dias depois.... dai, isso pode mudar um pouco os planos do seu roteiro (adiantar o passeio de Maras e Moray, por ex.)

     

    2. Não fui a Lima, não posso te ajudar, mas creio que sim.

     

    3. Machu Picchu é um sítio arqueológico que pode ser percorrido todo em algumas horas (em média 3h), tudo depende de quanto tempo vc gasta em cada ponto. Mas td pode ser visitado, não é tão grande assim. Se vc incluir Wayana Picchu, procure faze-la no período de 10h da amnhã, principalmente pq antes desse horário, MP está encoberto pelas nuvens. São uns 45min para subir, um tempinho lá em cima, e mais uns 45 min para descer, somando 2h. Ao 12h vc estará de volta a MP e terá mais algumas horas para visitar td (eu mesma terminei a visita as 15h). Esteja atenta ao horário do seu trem de volta a Ollanta/Cusco, pois vc deve descer com 1h de antecedência, para poder chegar a estação de trem. Uma dica, é dormir mais uma noite em AC e voltar para Cusco só no dia seguinte, para não ficar muito corrido e principalmente cansativo (pois andar em MP e subir Wayana Picchu, cansa muuuuito).

     

    4. Não conheço Salta, mas quando estive em San Pedro do Atacama, conheci uns viajantes que estavam vindo de Salta. APrece que a viagem é longa, pelo menos uns 800km, dê uma verificada. Mas um detalhe: vc estará em San PEdro, e não fará nenhum passeio no deslumbrante Deserto do Atacama??? Isso é um pecado! Um dos lugares mais incríveis do mundo, que merece pelo menos uns 4 dias de dedicação!!! Veja se vc não pode ficar mais um tempinho por lá!

     

    Bom, essas são minhas dicas. Acho que seu relato está bem estruturado, só fico receosa pelo tanto que vc irá se deslocar em 21 dias!!! Veja, Cusco fica na altura do Acre, e Buenos Aires, bem abaixo de Porto Alegre! É uma distância considerável, sendo que será toda percorrida por estradas, na sua maioria, nada boas, em especial no Peru e na Bolívia!

    Outro detalhe, considere que vc está incluindo o Natal e Ano Novo.... vc terá que se certificar que os passeios pretendidos são realizados nessas datas!

    Outro ponto: vc coloca muitos deslocamentos a noite, para aproveitar o tempo e dormir no ônibus. Ok, isso é válido, mas em uma viagem longa, vc poderá ficar extremamente cansada. Por ex, vc pensa em ir de Cusco para Puno- Copa- La Paz de ônibus a noite, em sequencia. Acredito que isso será muito cansativo!!! Fora que depois de uma noite apenas dormida em hotel, vc segue para uma longa viagem até Uyuni, em estradas e ônibus nada confortáveis, sem contar os motoristas bem imprudentes! E se seguirão mais 3 noites sem conforto durante o passeio do Salar.

    Depois, vc chega em San Pedro e já cai num bus de novo para Salta?? Veja, vc está mais tempo dentro de ônibus do que propriamente curtindo as belezas do local!

     

    Essa é minha opinião.... eu particularmente, não gosto de grandes deslocamentos de ônibus, principalmente quando passamos a maior parte do tempo dentro dele, e muitas noites seguidas.... mas isso também é uma opção, e vc que tem que avaliar se vale a pena fazer uma viagem tão longa em tão poucos dias, ou se não é melhor dividi-la em duas partes e fazer com mais calma.... eu prefiro conhecer mais de poucos lugares do que pouco de muitos. Para vc ver, meu roteiro foi bem menor que o seu, e já foram 19 dias! Em outra viagem, fiz mais 12 dias entre Santiago, Deserto do Ataca e Salar do Uyuni.

     

    Avalie, espero que tenha lhe ajudado, e precisando, estou a disposição!

    Gabi


  12. Eu tb recomendo que façam reservas de hospedagem em La Paz.

    Chegamos numa segunda-feira a noite, em abril de 2010, e foi muuuito difícil achar hostel com disponibilidade de vagas, ainda mais pq queríamos quarto matrimonial com banheiro privado.... ficamos rodando com um taxista, batendo de porta em porta, e foi difícil achar.... e estávamos super cansados da viagem.... não foi legal!

    O Hostal Torino até que tinha vagas, mas sinceramente, não achei que o ambiente era muito bom, achei meio sujo, e não trataram a gente muito bem não....

    Quando retornamos a La Paz, vindo de Cusco, fiz a reserva pelo site do Hostal Copacabana, tb na Calle Lhampu, e eles responderam prontamente e estava td certinho quando chegamos. Fora que a localização do Copacabana é excelente e o pessoal muito recepitivo.... os quartos tb eram muito bons, e o banho ótimo!

     

    Fica a dica!

     

    Gabi


  13. Gabi,

     

    Vê o que vc acha: [attachment=0]Mochilão.pdf[/attachment]

     

    Detalhe: o orçamento é para dois.

     

    abs

     

    Guilherme

     

    Oi Gui, tudo bem??

     

    Desculpe a demora para responder!

    Bom, acho que seu roteiro está ótimo! Na verdade, vc tem 1 dia "extra" em La Paz no final da viagem. Acho que vc pode guarda-lo para se ocorrer algum imprevisto durante a viagem, ou se eventualmente vcs gostatrem mais de algum lugar e quiserem mudar um pouquinho os planos....

     

    Quanto ao teu orçamento, acho que vc está substimando um pouco.... vc não incluiu o custo com alimentação, por exemplo, nem as compras (que tem q ser estimadas, pq é um gasto extra, que vcs inevitavelmente farão!). Fora, que sempre é preciso fazer uma reserva extra, para qualquer eventualidade!

    Dá uma olhada no meu relato, dá para se ter uma boa idéia de quanto se gasta com alimentação e artesanatos (ok, eu exagerei um pouquinho, rsrsrs, mas talvez sua namorada tb tenha um surto consumista na hora q ver os preços!!! hahaha).

     

    Beijos e boa preparação!

    Gabi


  14. Oi Pessoal

     

    Será que ainda tá valendo a pena levar dolar...ainda não entendi direito isso...pois, se levar em real faço o cambio apenas uma vez, se for levar dolar, terei pago duas vezes o cambio, aqui no brasil por dolar, e na bolivia dolar pela moeda local....vale a pena?

    ahh e alguem sabe dizer se em La Paz tem agencia do santander ou BB?

     

    Gracias...

     

    Lis

     

    E La Paz tem agência do BB sim... em uma avenida principal no cento, que não me lembro o nome.... acho que XV de Julio....

     

    Eu não tenho acompanhado as cotações, mas eu acredito que valha a pena levar dólar pq vc consegue um cambio melhor para o boliviano do que se tentar cambiar real, que provavelmente estará com um cambio pior.

    Pelo menos, quando eu fui, isso estava valendo!

     

    Beijos, e boa pesquisa!

    Gabi


  15. Obrigado Gabi!

     

    Então, eu tô reformulando meu roteiro. Tô traçando, na verdade, mais dois diferentes trajetos, tipo Planos A, B e C.

    Depois que terminar os planos A, B e C, posto aqui para sua aprovação, ok? ::otemo::

     

    Ah!!! Eu te add no Face, viu? =) Aliás, que coincidência! Eu tbm me formei na USP em 2008, só que em Relações Internacionais. Às vezes a gente até tenha se trombado num dos bandeijões da vida! ::lol4::

     

    bjaum Gabi

     

    GUI

     

    Hahaha blz! isso é que é garoto previnido! Plano A, B e C!!!

    Depois posta aqui para eu dar uns pitacos!! hahaha

     

    Que coincidência heim?? Mundo pequeno! O da USP então!! hahaha

     

    beijos,

    Gabi


  16. Oi Gabi....vc me esqueceu, mas resolvi te encher o saco aqui no seu tópico. Me perdoa, ok? ::otemo::

    Bem, dá uma olhada no meu roteiro.

    Tenho 23 dias disponíveis, mas, na prática são 21 dias.

    SP >> LP (2d) > UYU (3d) > SPA (3d) > IQQ (1,5d) > ARC > TCN > ARQ (1,5d) > CSC (5d) > COP (2d) > LP (2d) >>SP

    Total de dias em passeio: 21 dias. Tenho 21 disponíveis. Vou dia 16.6.2012 (sábado) e volto dia 8.7.2012 (domingo).

     

    Descrição

    1º dia. Sábado. Chega em LP, às 21 horas. Dormir.

    2º dia. Domingo. Mercado de LP fechado. Fazer passeio em LP. Fazer city tour e Vale de la Luna. Dá para fazer todas as compras nesse mesmo dia. Não sei se é necessário um City Tour, só se vc curtir muito esse tipo de passeio, pq o centro de La Paz é muito bacana de ser explorado a pé, sem guias turisticos!! Pode deixar o Valle de La Luna para o mesmo dia que vc for visitar o Chacaltaya.

    3º dia. Seguda. LP. Fazer compras das roupas de frio pela manhã. Será que dá tempo de conhecer Tiwanaku? Viajar de madrugada para UYU. 13 horas de estrada. O passeio de Tiwanako sai as 8h da manhã e retorna umas 15h. Melhor reservar o dia só para isso e a noite para a viagem.

    4º dia. Terça. Uyuni. Contratar a empresa pela manhã. (ver se é possível já viajar no mesmo dia). Creio que sim. Possivelmente vc já possa ir com o passeio fechado de La Paz.

    5º dia. Quarta. Uyuni.

    6º dia. Quinta. Uyuni. Que horas me deixam em SPA? Não sei, mas acho que deva ser a tarde. Não programe mais nada para esse dia!

    7º dia. Sexta. SPA. (Preciso ver os passeios mais essenciais) Eu recomendo muito que vc visite o Valle de La Luna e Muerte (passeio na parte da tarde). Durante a manhã dá para conhecer o museu da cidade (muito legal) e dar um rolézinho, uma coisa mais light pq os 3 dias no Salar foram cansativos

    8º dia. Sábado. SPA. Salar do Atacama - imperdível!!! Dá para juntar com mais um passeio ao oasis (Quebrada de Jere, se não em engano) que é muuuit legal!

    9º dia. Domingo. SPA. Geysers El Tatio (para mim o melhor passeio, sem sombra de dúvidas) que é na parte da manhã, e Laguna Cejas a tarde (onde vc mergulha numa lagoa hipersalina, e boia como no mar morto!!! imperdível)

    10º dia. Segunda. SPA. Sair à tarde. Talvez faça nesse dia o passeio do Gêiser Tatio. Ônibus à Calama. Duração: 2 hs. Chegar à noite e comprar passagem para Iquique. Duração: 6 horas de viagem. Ver se dá para ser de madrugada.

    11º dia. Terça. IQQ. Fazer vôo de parapente ou paraglider. Compras na ZOFRI.

    12º dia. Quarta. IQQ. Conhecer centro pela manhã. Sair após o almoço para Arica. São 5-6 horas de viagem. Ir para Tacna. Pegar ônibus para Arequipa. (* ver o horário de entrada e saída do país).

    13º dia. Quinta. ARQ. Conhecer a cidade. Conhecer o mosteiro. (Infelizmente o Canion ficará pruma outra viagem) Isso é um pecado!!!. Comprar passagem pra Cusco. Viajar de madrugada.

    14º dia. Sexta. CSC. City Tour. (se eu for de taxi será que consigo incluir Maras e Moray no mesmo dia?) Não. Maras e Moray ficam no Vale Sagrado... o City tour corrido já leva a tarde toda. Vc vai chegar as 6h em Cusco. Dá para deixar as coisas no hotel, descansar um pouco e conhecer a cidade de manahã. A tarde, fazer o City Tour.

    15º dia. Sábado. CSC. Vale Sagrado + trem para AC. Chegar a noite e dormir.

    16º dia. Domingo. MP. Acordar cedo de AC e ir para MP na van para subir Huayna Picchu às 10h. Voltar de escada para AC. Dormir ou ver se tem pique pra dormir em CSC. Melhor domir em AC, e fazer as coisas com calma. O dia em MP é extremamente cansativo, ainda mais se subir Huayna Picchu!!

    17º dia. Segunda. CSC. ******** talvez 5 dias seja muito. Vamos pensar e rever. Tomar trem de manhã para Ollanta e van para Cusco. Deve chegar umas 15h lá. Dá para conhecer alguns museus da cidade, centro de artesanados

    18º dia. Terça. CSC. ******** talvez 5 dias seja muito. Vamos pensar e rever Está ok!!. Ônibus para COPA. Duração: 11-13 horas de viagem. Viajar de madrugada. Faça o passeio de Maras e Moray. Sai de manahã e retorna as 15h. Dai a noite, vc toma o ônibus para Copacabana, e vai chegar lá bem cedo. A viagem é péssima, já aviso.... muuuito frio e ônibus caindo aos pedaços!!!! Fora as estradas perigosas e o motorista muuuito louco!!

    19º dia. Quarta. COPA. 1 dia inteiro em Copa é bastante. Se vc estiver no pique, já pode fazer a Isla del Sol nesse mesmo dia, e ir para La Paz mais cedo no dia seguinte.

    20º dia. Quinta. COPA. Passeio na Isla del Sol. Depois ir pra LP. Eu faria a isla del sol no dia anterior. Iria para La Paz mais cedo.

    21º dia. Sexta. LP. Chalkataya. Compras de artigos de couro e artesanatos.

    22º dia. Sábado. Dia livre. Compras de artigos de couro e artesanatos. Esse dia ficou a mais! Vc pode usar como coringa, para se tiver algum imprevisto, ou se conseguir chegar um dia antes em Arequipa, junta com esse e faz o Canion!

    23º dia. Domingo. Volta para SP. Com muita história para contar pra vcs! ::hãã2::

     

    bjaum pelos conselhos ::prestessao::

     

    e obrigado ::otemo::

     

    Guilherme

     

    Oi Guilherme, tudo bem???

     

    Desculpe a demora para responder, realmente eu ando sem muito tempo para me dedicar ao site.

    Bom, fiz algumas sugestões direto no seu roteiro.

    Eu tb não curto muito a idéia dos grandes deslocamentos, principalmente pq vc acaba passando muito rápido por alguns lugares e não aproveita muito bem, passando mais tempo dentro de ônibus do que nas atrações.

    Acho que este é o caso de Arequipa.... deixar de ir ao Canion del Colca é um pecado!

    O ideal mesmo é que esta viagem começasse em Lima e terminasse em Santiago.... dai vc faria uma rota linear, sem perder muito tempo com deslocamentos.... mas comprar passagem para dois destinos diferentes nem sempre sai muito barato, a melhor opção mesmo é ir para La Paz.

    Agora, esse roteiro circular que vc pretende fazer, é muito popular e difundido entre os mochileiros, principalmente por ficar mais em conta, mas eu particularmente não curto muito, justamente pelos longos deslocamentos. Eu mesma visitei a maior parte dos lugares que vc quer ir, mas em duas viagens: a primeira, de 12 dias, no Deserto do Atacama e Salar do Uyuni, e outra, de 19 dias, em LaPaz, Copacabana, Arequipa e Cusco.

     

    Mas ai tb, entra o estilo de cada um de viajar!!!

    Dá uma olhada nas sugestões e vê oq vc acha! No geral, acho que ele está muito bom, só com essa ressalva dos longos deslocamentos!

     

    Beijos

    Gabi


  17. Olá!

    Adorei as dicas...estou programando a viagem para março de 2012!

    Será nossa primeira viagem estilo mochilão e estamos avaliando se compraremos 2 mochilas...ou se levaremos uma mochila e uma mala média. Acha viável?

     

    Chegaremos em Santa Cruz e estou vendo o que é melhor...ir para La Paz, para comprar casaco e talvez bota ou se vamos direto para Sucre. Alguma dica?

    Obrigada.

     

    Bjss

     

    Oi Gabi,

     

    Acabei de ver sua msg no fórum, e agora vi sua mensagem privada.

    Me desculpe a demora para responder, mas estava viajando, e só agora estou acessando a página dos mochileiros.com novamente.

     

    Bom, se vcs já tem as mochilas e se são boas para a viagem, acho que vcs podem sim ir com elas. Agora se vcs forem comprar, recomendaria que deixasse para comprar em La Paz. Em Sucre creio que há lugares para compras, mas não fui então não posso lhe dar muitas dicas. Há um tópico sobre compras na Bolívia e acho que lá tem informações de Sucre.

     

    Agora, mala de rodinha, ou sem alça acho que não são muito viáveis para esse tipo de viagem. Dependendo do roteiro que vcs forem fazer, a mala pode ser um estorvo.... eu mesma me arrpendi amargamente de ter ido para a Itália de mala de rodinhas.... todas as escadas, de metrõ, estçaõ de trem e hostels me atrapalharam muito!!!! E no caso da bolívia, o problema são os terrenos, nem sempre bem asfaltadinhos para andar com mala de rodinhas.... e sem alça, nem se fale!!!

    Mas, quando fui para o Salar do Uyuni, a minha irmã levou a mala de rodinhas e conseguiu se virar.... mas nosso roteiro foi pequeno, com poucos deslocamentos.... então não prejudicou muito....

     

    Há alguns tópicos com dicas de como arrumar a mala, o que levar e etc, que podem te ajudar!

    Espero ter te ajudado tb, e precisando, é só escrever!!!

    beijos

    Gabi


  18. Gaby!!! Tudo bem queri?

     

    Olha, eu vou fazer o mesmo roteiro que o seu! Identico! E achei muito legal ter encontrado esse seus relatos aqui no site!

    Eu fechei esse meu roteiro de viagens em Fevereiro. Coloquei na cabeça que eu queria ir pra esses lugares, comprei passagem na net e ponto final!

    Depois de acertado na minha cabeça, ai sim comecei a buscar informações. Imprimi todo seu roteiro, pois todas as dias serão muuuuuito bem usadas!

     

    Eu estava preocupada com trechos de onibus e até mesmo com o trecho de Cusco de volta para La Paz. Mas como vc colocou que é melhor ir de avião, vou acatar sua ordem!!!rs

     

    Vai ser uma ótima experiencia para mim esta viagem. Ano passado fui para Chile e Argentina e Peru e Bolivia, será um roteiro totalmente oposto! Eu ia sozinha, como fiz na viagem anterior, mas um amigo meu, decidiu ir junto e conseguimos comprar passagem pra ele no mesmo voo... Então, vai ser legal!

     

    Obrigada por tudo. Faço das palavras de todos as minhas: foi muito boas as dicas e se ajudou muita gente, vai me ajudar também!

     

    Se eu precisar de alguma ajuda extra, posso te contatar? Meu e-mail é [email protected]

     

    Fica com Deus! Bjsss

     

    Oi Eriquinha!

     

    Que bom que vc gostou do relato!!! Fico muito feliz!

    Uma ótima viagem e se precisar, estou a diposição!!

     

    Beijos

    Gabi


  19. Gabi, lindo teu relato. Muito bom contar com todas essas informações. Na realidade já fiz a primeira viagem através do seu relato.

    Muitas dúvidas foram sanadas aqui, mas algumas ficaram:

    - qual companhia aérea vc fez?

    - como meu tempo é de 15 dias, melhor fazer Cusco - La Paz de avião?

     

    Estou pensando em 4 - 5 dias em La Paz, 2 em Copa, 1 em Puno e 5 em Cusco (com MP), o que acha?

    Arequipa vou deixar pra uma próxima onde quero fazer o Salar.

     

    Oi Roberta!

     

    Mil desculpas pela demora a responder!!! Estive viajando o mês todo de setembro, e só agora estou voltando aos poucos para responder aqui no site.

    Fico feliz que vc tenha gostado do relato!!!

     

    Eu fui de SP para LaPaz pela Aerosur, uma empresa boliviana. No começo fiquei um pouco receosa por não conhecer a empresa aérea, mas foi td ótimo, sem problemas.

    Eu recomendo que faça Cusco-LaPaz de avião, não apenas pelo tempo, mas sim pela segurança e condições da viagem. Como vc deve ter lido no meu relato, a viagem foi extremamente arriscada e desagradável por conta do frio.

    Acho que o seu tempo está bom em cada cidade sim, dá para ver tudo, fique tranquila! Se quiser ou precisar eliminar um dia ou trocar para outro lugar, escolha matar o dia de Puno... na minha opinião, Copacabana é bem mais bonita e já se tem uma ótima noção do Titicaca!

     

    Espero que ainda te ajude minhas dicas!!!

    um beijo

    Gabi


  20. Parabens as meninas q estao dominando sabiamente o assunto.

     

    Ja estive em varias oportunidades no inverno na Bolivia e Chile, no Salar do Uyuni e em SP do Atacama, senti o frio do deserto quando fui ate o Geiser del Tatio, onde o termometro caiu para os 16 graus negativos, e no Uyuni onde a temperatura era de meros menos 7...

     

    Mas nao fiz a travessia pelo Parque Eduardo Avaroa, onde fazem parte diferentes desertos do Altiplano boliviano, estarei passando na regiao no começo de janeiro de 2012 de moto, minhas duvidas sao:

     

    Conseguiria fazer em um dia os 500 km q separam SP de Atacama ate a cidade de Uyuni, lembrando q nao entrarei direto no Salar pois em janeiro esta com muita agua?

     

    Estarei com material para camping, entao se necessario, posso pernoitar no caminho, qual a temperatura media para o mes de janeiro, para dia e para noite?

     

    Olá Robran, td bem?

     

    Bom, eu não aconselharia vc a acampar num deserto a cerca de 5000m de altitude. Como vc sabe, a diferença de temperatura entre o dia e a noite é brutal. E vc com certeza enfrentará temperaturas de -10ºC em janeiro na madrugada andina.

    Acho que a melhor forma de fazer esse passeio, é sem dúvida, com as excursões em 4x4, pois assim, vc faz com mais calma, dorme nos alojamentos (precários, mas abrigados). Fora que 1 dia seria muito pouco para desfrutar de todas as belezas que se tem entre San Pedro do Atacama e Uyuni.

     

    Bom, essa é a minha opninião!

    Boa viagem!!

    Gabi


  21. Gabriella

     

    Obrigado pela criação desse Manual, me ajudou e muito, a sanar diversas dúvidas que eu tinha.

     

    Eu sofro de rinite, meu nariz começa a sangrar toda mudança de temperatura até aqui em SP, não estava prestando atenção nisso, também vou providenciar primeiros socorros pra isso e enfiar na mochila hehe

     

    Agora que terminei de ler o manual, irei ler seu roteiro = ) Aposto que ficou lindo.

     

    Até mais...

     

    Oi Helderzinho!!

     

    Que bom que o manual ajudou!!! Espero que o relato tb!!

     

    Se cuidando direitinho, não tem nada que atrapalhe a viagem, mas as vezes uma besterinha como não levar protetor labial, pode transformar a viagem num martírio!

     

    Boa preparação, e precisando, é só escrever!

    Gabi

×
×
  • Criar Novo...