Projeto CUBArato, 30 dias em CUBA gastando menos de 20 dolares ao dia!

Bom, finalmente regressei de Cuba, foram 30 dias incríveis com muitas descobertas e dicas excelentes, antes de viajar eu li em muitos blogs que a média de gasto em Cuba se da em torno de 40 dólares por dia, mas eu coloquei uma meta nessa viagem em gastar menos de 20 dólares por dia, e CONSEGUI, não foi fácil, tivemos que andar muito e buscar muita informação alternativa, pegar 3/4/5 transportes para chegar em determinada cidade, tudo isso sem poder usar a internet, google maps e etc, realmente acredito que essa foi um mochilão na sua essencial, hoje esta tudo mais fácil e mastigado, precisamos apenas ir e seguir as instruções, em Cuba não funciona muito assim, você tem que ir para as ruas e tentar a sorte, tivemos muitas informações erradas que nos fizemos andar quilômetros na direção errada, mas a maioria foram informações corretas que nos ajudaram muito.

A partir de hoje vou postando aos poucos sobre cada cidade que recorremos, acabei fazendo um diário escrevendo sobre meu dia a dia e os posts tradicionais com o resumo de cada lugar, espero que gostem e ajudem a viajar CUBARATO.

Abaixo esta o roteiro que acabei fazendo na ilha, a ordem é essa:

1 - Havana

12 - Pinar del Río

13 - Viñales

14 - Havana

Passamos por outras cidades como Guantánamo e Ciego de Avila, mas foram cidades que tivemos que parar para pegar um outro transporte ate o destino final, mas essas não entram na lista pois realmente não conheci nada delas.

Com isso vou a partir dessa semana postando sobre cada cidade, sera aos poucos porque é muita informação para a cabeça hehehe.

4bd889_e8f1e2b4543440fe8908a225c4366252~mv2.webp

Primeiro dia da Viagem

20/04/2017 – Quinta Feira - Havana

A viagem para Cuba já começou com certa emoção, estava em Cartagena e tinha voo para Bogota, com certa turbulência, diga-se de passagem, em Bogotá começou a chover muito forte e o aeroporto teve que fechar e o meu voo atrasou 1 hora e 30 minutos, já deu merda logo daí, com o atraso possivelmente perderia minha conexão.

Cheguei a Panamá às 18h50min, meu voo para Havana saia às 18h55min, corri ate o portão e o avião estava lá ainda, mas com as portas fechadas, tive que trocar de passagem para um voo que sairia as 21:30, pelo menos ganhei um voucher de 10 Dólares e fui jantar um belo hambúrguer, nessa correria toda conheci Dani, uma colombiana que estava no meu voo e estava na mesma situação, tive a sorte que com os 10 dólares dela, ela gastou em um belo sorvete com browie no qual eu comi metade porque ela não aguentava mais, fazia meses que não comia algo assim.

Ao embarcar comprei no portão de embarque mesmo o visto para Cuba, por 20 doletas.

Depois de algumas horas de voo, eu e Dani chegamos a Havana, o legal que no aeroporto havia um posto móvel de saúde que estava dando injeção para a Febre Amarela de graça, estávamos meios receosos com a nossa mochila porque não sabíamos se estaria no voo que perdemos ou no atual, mas uns 15 minutos depois lá apareceram elas, Dani já estava meio nervosa, eu acostumado com essas coisas, estava tranquilo. Já para sair da área das malas a Aduana nos parou, separou-nos e começou a fazer um rápido interrogatório, onde me hospedaria, quanto de dinheiro estava trazendo e etc, ate que tive que realmente mostrar o dinheiro e assim fui liberado.

Dani demorou mais, e causou certa preocupação em mim, mas depois de 30 minutos ela apareceu, ela teve que passar pelos raios-X, logo a seguir um taxista apareceu e nos abordou, explicamos que iriamos para lugares diferentes e ele quis cobrar 55 Cuc´s, ai caiu para 50,40,35 e terminou nos 30 Cuc´s, era 3 da manhã, mas mesmo assim recusamos, preferimos esperar ate de manhã, já que tem ônibus para a cidade por 1 peso cubano (1 Cuc = 24 pesos cubanos), mas o taxista voltou e ofereceu por 20 Cuc´s pelos 2 trajetos, acabamos aceitando e assim fomos para Havana, só que tinha mais um problema, eu só tinha o nome da rua e o nome do local, não tinha o telefone do lugar e nem o numero do apartamento/casa, ou seja ficamos perdidos pela avenida já que o local verdadeiro era no apto 96, no 09 andar de um prédio residencial, mas o taxista foi muito gente boa e ficou procurando para mim, ate que passou 20 minutos e encontramos uma senhora parada na porta, ela sabia que faltava alguém e assim estava me esperando, que alegria eu fiquei naquela hora, estava ficando preocupado, subi para o apartamento, encontrei meu amigo Paulo dormindo, o acordei de zuera, deitei na minha cama e não conseguia dormir de jeito nenhum, era tanta alegria que o sono não apareceu. Finalmente poderia dizer, ESTOU EM HAVANA, CARAJO

Segundo dia da Viagem

21/04/2017 – Sexta Feira - Havana

Apesar de conseguir dormir lá pelas 05 da manhã, as 08 já estava de pé, tomei um banho frio, aqui ate tem água quente, mas nesse dia pela manhã só tinha água fria, fui para a mesa onde conheci meus companheiros de quarto, uma colombiana que estava fazendo pesquisa e estudando em Cuba, um australiano que já estava de partida e uma americana de Nova Iorque, após um breve bate papo, conheci o filho da Dona Teresa (dona do apartamento), Jorge e a empregada que cuida da casa, ficamos conversando um pouco sobre a vida cubana e da vida brasileira (aqui as novelas brasileiras são muito famosas), após o bate papo, saímos para tomar um café da manhã, encontramos um lugar dos locais que por 1 Cuc dava para comer uns 2 salgados e um suco, ali encontramos a americana de passagem que estava indo para biblioteca estudar espanhol, fomos com ela já que era caminho para a Praça da Revolução.

Ao chegar na praça, confesso que fiquei emocionado, depois de ver muitas fotos do lugar pela internet, estar ali foi um momento especial, ficamos em torno de 2 horas na praça, após isso descemos uma grande avenida ate a Malecón, um calçadão que vai contornando Havana, assim fomos caminhando ate parar no centro, onde passamos por inúmeras homenagens a pessoas que lutaram no século 18 pela independência cubana.

Depois de caminhar muito, resolvemos parar para almoçar, aqui há lugares conhecidos como PALADAR, são lugares locais onde você come barato uma boa comida cubana, que com bebida, você gasta 1/2 Cuc´s, no almoço sentaram com nós um médico cubano e um médico colombiano que estava em Cuba fazendo uma especialização, conversamos muito a respeito de tudo e conseguimos uma informação muito importante, em Cuba da para se viajar em trem, coisa que não fazíamos ideia que existia, ficamos de ir ao dia seguinte à estação de trem fazer uma pesquisa, após isso fomos ate a Universidade de Havana e voltamos para o apartamento, saímos as 10 da manhã e chegamos as 17 horas, tirando a hora de almoço, foram 06 horas caminhando pelas ruas de Havana, sendo que ainda falta uma outra parte da cidade que ficara para o sábado.

Na volta entramos em um mercado cubano para comprar água e ver os preços das coisas e o que tinha disponível, um mercado normal, a variedade de marcas é menor, mas é compreensível por todo fator histórico do país. Já no apartamento, uma sueca chegou ao hostal no lugar do australiano que tinha ido embora, e coincidentemente era aniversario dela, Dona Teresa comprou uma garrafa de run e comemoramos o aniversario dela na melhor maneira cubana. À noite resolvemos ir com a sueca ate outra casa onde ela tinha um amigo dinamarquês, ao chegar lá estava rolando um jantar simples, fomos convidados pelo cubano dono da casa a nos juntar e garantimos o jantar de graça, voltando para o apartamento compramos uma garrafa de run e ficamos jogando e bebendo pela noite.

4bd889_9a9968235bf544c9909996c974b579ab~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

4bd889_c301408209d647d8af937ba789398764~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Terceiro dia da Viagem

22/04/2017 – Sábado - Havana

VITÓRIA! Acordei sem nenhuma ressaca, mostrando que o run cubano é de excelente qualidade, depois de tomar banho, fomos a CADECA, trocar um pouco de dinheiro e começamos a caminhada, primeiro ponto foi conhecer o terminal de trens para ver a viabilidade de fazer algum trajeto, vimos para Viñales, porém a viagem dura 07 horas, dando tudo certo, sendo que de táxi compartilhado leva 02 horas apenas, apesar de ser um pouco mais caro, o problema que muitos cubanos não recomendaram viajar de trem, dizem que quebram muito e demoram horas para o conserto, então deixamos para decidir nossa ida a Viñales amanhã, depois disso fomos em direção ao Capitólio e ao Museu da Revolução que conta a história pré e pós-revolução, o museu é simples, mas muito informativo a entrada custou oito Cuc´s e valeu a pena.

Em Havana Vieja existe um calçadão lotado de turistas, isso me cansou um pouco, a cada tempo que passa, eu fujo cada vez mais desses lugares, é estranho você estar aqui e querer ficar num lugar tomado por turistas, não é mais a minha pegada, depois de andar por horas nas ruas dos bairros e ver a vida comum de um cubano, é por isso que eu vim para cá, para conhecer essa realidade, isso que faz valer a visita ate agora.

4bd889_7c2cec67c6764721b94a4a0bd5521046~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Havana tem um clima especial que eu ainda não consegui desvendar, vamos ver se ate o fim da viagem isso melhora.

As 18 horas tínhamos marcado com a galera do apartamento de se encontrar para tomar umas cervejas e sair para a balada, e assim fomos eu, Paulo, o dinamarquês, a americana, a sueca e uma francesa que chegou no dia anterior, depois das cervejas fomos para um lugar chamado FABRICA DE ARTE, super recomendado por todos os cubanos, realmente é um lugar muito bonito com diversos quadros e obras de artes espalhados por todo o lugar, foi interessante conhecer e saber que existe um lugar assim em Havana, mas prefiro uma coisa mais local, com musica local e menos turistas possível, mas foi divertido, a entrada custa 2 Cuc e a cerveja lá dentro por 1,5 Cuc e tem muito gringo e só toca música americana/europeia.

Na volta de táxi fomos parados pela a policia, que na verdade só estava verificando os documentos do taxista, tudo ok, fomos para cama dormir.

Quarto dia da Viagem

23/04/2017 – Domingo - Havana

Acordamos bem cedo, pois estávamos com a intenção de ir para Viñales e fomos a busca de informação pelos terminais, o ônibus Via Azul, que só transporta turista estava 12 Cuc´s (mas teríamos que comprar antecipado), táxi compartilhado estava por 20 Cuc´s só a ida, mas sabíamos que poderíamos ir de forma mais barata só não sabíamos como ainda, ate pensamos em chamar a galera do hostel para dividir um táxi, mas deixamos para lá, voltamos ao apartamento e mudamos os planos.

A ida para Viñales ficou para o final da viagem, como teríamos alguns dias de sobra no final de viagem, encaixaremos Viñales aí, e iriamos organizar nossa ida a Cienfuegos, ainda estamos tentando descobrir como funciona para viajar barato por Cuba, e numa cidade grande como Havana, fica díficil, fomos a outro terminal tirar informações, o ônibus da Via Azul saia por 20 Cuc´s, e táxi compartilhado a 30 Cuc´s, chorando muito caia para os mesmos 20 Cuc´s, na saída do terminal conversamos com 02 cubanos que nos ajudaram e deram uma informação muito boa, disseram que em um lugar perto de uma autopista há um controle policial e todos os caminhões que transportam pessoas param ali, com isso conseguiríamos pegar um desses para Cienfuegos, espero que dê certo rs, isso nos fara economizar muito dinheiro.

No apartamento começamos a pesquisar nos mapas onde ficaria esse autopista, a Dona Teresa fez algumas ligações para nos ajudar, mas cada um falava uma coisa, em um lugar diferente, ou seja, FODEU, o que faremos agora? Bolamos um plano de buscar táxi compartilhado por 10/15 Cuc´s que era um preço acessível para o tamanho da viagem, se não rolar, vamos buscar os caminhões pela cidade, nessa corrida atras de informações, acabamos por caminhar muito e conhecer outras partes da cidade, já que fazemos tudo a pé, e o Terminal da Viazul, por exemplo, ficava a 3 km da nossa hospedagem.

A noite chegou e fomos jantar, arrumamos as mochilas e deixamos algumas coisas com Dona Teresa para ter a mochila mais leve na viagem e carregar menos peso, amanhã era dia de acordar cedo e buscar essa ida para Cienfuegos.

4bd889_0174de65dc134abea846f61422ef085e~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Quinto dia da Viagem

24/04/2017 – Segunda Feira - Cienfuegos

Acordamos as 07 horas da manhã, tomamos um banho, um café puro e vazamos com receio de não conseguir chegar a Cienfuegos com o valor que a gente gostaria de pagar, fomos ao Terminal e vimos 2 caminhões, a esperança apareceu, fomos nos informar, mas eles iam para Pinar del Rio por 06 Cuc´s, lado oposto para onde iriamos, pelo menos já sabemos como ir para Vinales. Ao saber que queríamos ir a Cientifuegos apareceu um taxista oferecendo levar nos por 20 Cuc´s, achamos CARO e não estava no nosso orçamento, fizemos um leve jogo duro e baixou para 15 Cuc´s, aceitamos, já que nem sabíamos direito aonde saia os caminhões, quais os horários e preços, compramos 5 sanduíches de mortadela por 1 Cuc e fomos embora.

No táxi fui eu, Paulo e mais dois cubanos, a viagem durou cerca de 3 horas, ao chegar o taxista perguntou se tínhamos lugar para ficar, falamos que não e ele disse que um amigo dele faz por 25 Cuc´s para nós dois por uma noite, falei que estava caro e todo papo de brasileiro pobre que eu tenho e que queríamos um lugar por 20 Cuc´s, o taxista falou que seria difícil, que ali não encontraríamos, mas respondi que tínhamos que tentar, ao nos deixar na rua, surgiu um amigo dele e ofereceu nos levar a uma casa, chegando lá e o preço era 20 Cuc´s hahaha coincidência ne?!

Na verdade o taxista deu um toque para o amigo que saiu voando para falar com a dona da casa para ela dizer o preço que queríamos escutar, mas como achamos muito fácil decidimos procurar um preço mais barato, a meta agora era de 15 Cuc´s, ao atravessar a rua um cara nos abordou oferecendo quarto por 20 Cuc´s, respondi que só pagaria 15 Cuc´s a noite para duas pessoas, fomos a uma casa e não rolou, na segunda casa a dona aceitou alugar o quarto por 15 Cuc´s, um quarto com 1 cama de casal, 1 de solteiro, 1 banheiro privado, ventilador e 1 ar condicionado, bem melhor do que o apartamento que ficamos em Havana, pagando o mesmo valor, assim ficaremos 2 noites aqui, deixamos nossas coisas, descansamos por 30 minutos e já saímos buscando um PALADAR (restaurante popular cubano) para comer, o almoço com sobremesa e refrigerante em lata saiu por 2,50 Cuc´s, demos uma volta no centro, conhecemos um pouco da cidade de Cientifuegos, tem um belo calçadão com muito artesanato e voltamos para a casa, sol estava muito forte e a cidade é bem pequena, deixamos para fazer o resto no final da tarde e buscar informações para a Playa Girón e Santa Clara, lugares que ficam a 1 hora daqui.

A tardinha eu e Paulo fomos ao terminal dos caminhões e descobrimos que para Santa Clara sai a cada 30 minutos custando 1 Cuc e o ultimo caminhão regressa as 14 horas, para Playa Giron sai as 07:00 da manhã e não sabemos o horário de volta, depois disso fomos ate o Malecón, com o sol menos forte foi tranquilo andar por ali e ver um bonito por do sol, que aconteceu as 19:45 da noite, aqui os dias são muito longos, depois procuramos outro restaurante para comer por 1 Cuc e fomos dormir.

Cienfuegos é uma cidade muito bonita, muito mais que Havana, as casas são novas e bonitas, esperava que depois de Havana as coisas iam piorar por ser interior, mas parece que as coisas são mais arrumadas por aqui, vamos ver nas próximas cidades.

4bd889_e4dfd2418f5440b5a85a7b1c53c356f9~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Sexto dia de viagem

25/04/2017 – Terça Feira – Santa Clara

Acordamos às 08 da manhã e fomos tomar café da manhã, nos custou 0,50 Cuc para um hot dog, um pão com uma pasta deles e um suco natural, percebi que estou comendo melhor aqui do que nos outros países por onde passei hehehe, chegamos na estação e já tinha um caminhão com destino a Santa clara, pagamos 1 Cuc que da 24 pesos cubanos. E assim vamos para a nossa primeira experiência de caminhão.

Os caminhões não tem aquele conforto, mas tem bancos laterais que da para ir numa boa, achávamos que a viagem duraria uma hora, mas na verdade durou 2 horas, no começo vim conversando com uma senhora cubana, mas depois resolvi tirar um cochilo, sou especialista em dormir em transporte publico hehehe chegamos na cidade as 11:30, fomos nos informar sobre a volta e o ultimo caminhão sairia as 14 horas, daria tempo de conhecer tudo e voltar para Cienfuegos, cidade que adoramos ficar, por isso nem cogitamos em passar a noite em Santa Clara.

Dali andamos 10 minutos ate a estatua do Che Guevara, existe um monumento muito bonito em homenagem a ele, com a carta onde Che se despediu de Fidel e de Cuba para seguir para o Congo, abrindo mão de todos os seus cargos, ate agora esse foi um dos maiores monumentos que vi aqui em Cuba, essa homenagem existe em Santa Clara pois foi lá que Che batalhou com as tropas de Fulgêncio Batista, isso em 29/12/1958, após isso Fulgêncio fugiu e os militares se renderam e Fidel saiu vitorioso.

Bem abaixo do Monumento, existe um Museu e um Mausoleo, no museu há fotos históricas e inéditas, pena que é proibido tirar foto, ao lado desse museu esta o mausoleo, onde esta enterrado os restos mortais de Che, junto com outros combatentes de Santa Clara, as duas entradas são de graça, após esse tour fomos ate o centro da cidade e de la ate o museu de trem, demoramos uns 40 minutos a pé para cruzar a cidade, esse museu do trem conta a grande batalha vencida por Che e seus 17 soldados, que descarrilaram um trem que continha 2 locomotivas, com 18 vagões que levavam 408 homens e um grande arsenal de canhão, bazucas, metralhadoras, em quase 2 horas de batalha, os militares se renderam e assim Che conquistou essa grande batalha em Santa Clara, o museu custa 1 Cuc e você poderá ver varias fotos da época, após isso comemos um pão com presunto e queijo e voltamos ao terminal para tomar o caminhão ate Cienfuegos.

A viagem de volta levou as mesmas 2 horas, ao chegar na cidade, fomos tomar banho e sair para jantar, ficamos um pouco na praça vendo uma galera jogar futebol, tinha algumas apresentações de musica também, como se fosse algum ensaio, assim fomos para casa e capotar na cama, estamos caminhando muito todos os dias, acredito que da cerca de 4/5/6 horas por dia, tem valido a pena, mas tem cansado.

4bd889_a2c32b0908fd4eb6ac8c024aa9573aae~mv2_d_2322_4128_s_2.webp

Sétimo dia de viagem

26/04/2017 – Quarta Feira - Trinidad

Acordamos às 06 da manhã e fomos rumo ao terminal para pegar o caminhão que iria para a Playa Girón, porem ele passa com menos frequência que o de Santa clara, na verdade só passa uma vez pela manhã, as 07h30min, as sete já estávamos lá, mas o tempo foi passando e nada do caminhão, nesse tempo eu comi, escrevi e ate dormi no banco da praça, ate que deu 09h30min e abortamos a missão de ir para Playa Giron, uma merda, mas vida de mochileiro não é fácil aqui em Cuba, tínhamos ate outras maneiras de ir, mas todas acima do que poderíamos pagar, assim fomos buscar táxi compartilhado para Trinidad, inicialmente pediram 8 cuc, fechamos nos 5 Cuc´s, no táxi havia um alemão que tinha pago 7 Cuc´s e um casal de franceses que pagou 10 Cuc´s cada um, nessa o taxista veio falar com a gente para não contarmos o preço a eles, e assim ficamos sabendo quanto os gringos pagaram, a viagem durou uma hora e meia e o final dela é muito bonito, vai beirando o mar com diversas praias desertas, ao chegar fomos buscar quarto para alugar e a conversa começou nos 30 Cuc´s e acabou nos 15 Cuc´s de sempre, resolvemos ficar 2 noites na cidade, a dica que eu dou é simples, só falar que esta disposto a pagar 15 Cuc´s. A primeira casa recusou, a segunda também , a terceira vendo tudo de longe, aceitou nossa oferta, aqui há muitas casas e todas são sinalizadas, com a autorização para receber turistas, então é só andar pela rua e achar o seu preço, após guardar as mochilas fomos passear na cidade, se situar onde ficam os ônibus, os táxis, restaurantes baratos e etc, só que cometemos um erro primário em não pegar o endereço da casa, ou seja, nos perdemos totalmente, levamos mais de 1 hora para achar nossa hospedagem de volta, foi ate divertido.

Trinidad é parecida com Paraty, muito bonita e charmosa, mas é uma cidade extremamente voltada para o turista, os PALADARES por aqui não existem, pelo menos não encontramos, e os restaurantes mais simples te cobram 4 Cuc´s, fora a bebida, única coisa barata que encontramos aqui foi umas pizzas caseiras, comemos elas no almoço, 2 mini pizza de queijo e 1 refresco, deram 1 Cuc, após isso fomos em busca de caminhão para Topes de Colantes, um lugar que tem trilhas e cachoeiras, tem tour para la, mas é caro, assim descobrimos um local onde saiam caminhões com os trabalhadores da região, só que saem as 06 da manhã do outro lado da cidade, mas topamos a parada, após isso fomos subir um monte que da uma bela visão para a cidade, seu mar e suas montanhas, um lugar muito bonito, de lá começamos a escutar musica na cidade e resolvemos ir para o centro, já era quase 20 horas e estava na hora de jantar, encontramos um lugar que vendia um arroz frito com salada e presunto, tomei um suco e um refrigerante, e me custou 4 Cuc´s, muito caro, mas por aqui foi o mais barato que encontramos, em comparação antes comíamos por 1,5 Cuc com um belo peixe ou carne, aqui nem isso, para quem tem dinheiro, Trinidad é perfeita, nós, mochileiros viajantes durangos sofremos um pouco, depois do jantar fomos para a casa onde estamos, era hora de tomar um bom banho, dormir, já que amanhã era dia de acordar as 05 da manhã.

4bd889_8e8bb33efb6846d1ab22230bb31bebf7~mv2.webp

Oitavo dia de viagem

27/04/2017 – Quinta Feira - Trinidad

Acordamos as 05 da manhã e ainda era noite, saímos pelas ruas escuras de Trinidad, segurança total, em busca de algo para comer, encontramos um lugar que vendia pão com presunto e queijo por 1,65 Cuc, um roubo, mas era o que tinha, guardamos o pão na mochila e fomos para parada de caminhão, por lá já havia uns trabalhadores, batemos um ligeiro papo ate que o caminhão chegou, já estava com gente dentro, entramos na fila, e sete pessoas subiram e o resto ficou no ponto, trinta minutos depois apareceu outro caminhão quase cheio já, tentamos subir e não conseguimos, o homem falou que estava cheio, mas eu senti que ali era só para trabalhadores, e nos turistas não tínhamos vez, ate que entendi a razão e assim voltamos para dormir mais um pouco já que o passeio não tinha dado certo, uma pena, não vamos conseguir conhecer o parque.

Acordamos as 10 da manha e fomos a um museu da cidade que conta a historia de cubanos exilados que foram financiados pela CIA para combater a revolução,a entrada custou 1 Cuc, la tem uma torre que da para ter uma visão da cidade, continuamos passeando pelas ruas e fomos ate a rodoviária para ver o melhor modo de ir para Camaguey, o ônibus dos gringos custava 15 Cuc´s, ate que é um bom preço levando em consideração as 4/5 horas de viagem, como não tem muita demanda para lá, os táxis cobram a25 Cuc´s sem negociação, após isso fomos almoçar pizza, encontramos um lugar que vendia a 06 pesos, pedimos 4, logo daria 24 pesos cubanos, que é igual a 1 Cuc, na hora de pagar as pizzas, o homem queria cobrar 4 Cuc´s, fiquei revoltado na hora, não concordei e entreguei as pizzas e fomos para outro lugar, a 20 metros dali havia uma pizzaria com os mesmos preços, pedimos 4 e pagamos 1 Cuc, como era o certo a se fazer.

Trinidad por sua beleza é muito turística e isso encarece a cidade e faz os cubanos pensarem que todos que estão ali tem muito dinheiro, depois dali fomos para a casa dar uma descansada do Sol forte, no quarto eu e Paulo discutimos sobre os nossos próximos passos, queremos conhecer Sierra Maestra e passar o feriado de 1 de Maio ( dia do trabalhador) em Santiago de Cuba, então estávamos discutindo as datas, e planejando com as poucas informações que nos temos, final da tarde saímos para tomar uma cerveja, encontramos um lugar que vendia macarrão com queijo por 1,25 Cuc´s, decidimos jantar ali mais tarde, Paulo pegou uma cerveja por 1 Cuc, e fomos dar uma volta por um bairro que ainda não tínhamos ido, la conhecemos uma senhora muito simpática que vendia lanches, sucos e bolachas por um preço muito em conta, o mesmo que em outras cidades e que ali em Trinidad ainda não havíamos encontrado, fizemos um lanchinho, batemos um papo e conhecemos a filha e a neta dela, uma graça, gastamos 1 Cuc para os dois e prometemos que nosso café da manhã seria ali, voltamos a casa, e fomos ao centro para conhecer a noite da cidade.

A noite chegou, fomos ate a praça principal onde tinha uma boa galera lá, tomamos 1 breja e ficamos trocando ideia, ali sem querer trombamos com um inglês que tínhamos conhecido em Havana, ficamos trocando mais ideia e trocamos contato, ate que deu 23 horas e fomos dormir, o corpo já estava pedindo arrego.

4bd889_b480538e03214d95b9f80b81bb8fb7f0~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Nono dia de viagem

28/04/2017 – Sexta Feira - Camaguey

Acordamos as 07:30 da manhã, arrumamos as mochilas e fomos tomar o café da manhã lá na mesma senhora do dia anterior, ali já compramos sanduíches para o almoço, fomos no terminal de ônibus e compramos as passagens para Camaguay (15 Cuc´s),seria a primeira vez que andaríamos de Viazul, saímos as 10 horas da manhã e chegaremos as 15 horas, porque teremos uma maldita parada para o almoço, aproveitamos e já compramos passagem para Santiago de Cuba (18 Cuc´s), sairemos a meia noite de hoje e chegaremos por volta de 6:30 da manhã, será um dia bem longo aqui em Cuba, teremos algumas horas para conhecer Camaguay, estamos dando esse sprint porque queremos passar o PRIMEIRO DE MAIO, um feriado muito importante aqui, em Santiago de Cuba, a segunda maior cidade da Ilha, terra de Fidel Castro e Jose Martí.

4bd889_c1a8e032568d4f739ae1ee90db14ffc3~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Depois das 5 horas de viagem, chegamos a Camaguey e deixamos as mochilas no terminal mesmo, por apenas 2 pesos cubanos por item, lembrando que 1 Cuc = 24 pesos cubanos, ou seja, alguns centavos apenas, o centro estava distante em torno de 3 km e assim fomos andando ate lá, no caminho paramos para almoçar e fomos conhecer o centro histórico e a Praça da Revolução, bem bonitas por sinal. A cidade é muito bonita, e bem menos turística que Trinidad, tem um calçadão para caminhar com uma linha de trem cruzando a cidade, muito legal ver o trem passando por ali.

Como nosso ônibus era somente a meia noite, tínhamos muito tempo livre, ficamos sentados nas praças da cidade observando a vida local cubana, e as 19 horas decidimos ir para o Terminal e ficar por lá esperando o ônibus, jantamos sanduíches numa banca e só foi sentar e esperar o horário, conseguimos ver um pouco de novela brasileira na Tv Cubana, aqui as novelas são bem famosas e todos gostam, encontramos com um casal argentino que tinha vindo com a gente ate aqui e iriam para Santiago de Cuba também.

4bd889_7bdda7b5c5204bee8d4972d8b723b914~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Esse foi mais um dia na ilha, a correria tem sido grande, muita caminhada e sempre correndo atrás de informação, como estamos na pegada de fazer a viagem custando menos de 20 Cuc´s ao dia, temos que correr para caminhos alternativos para economizar grana, buscar casas um pouco afastadas do centro e sempre ver o melhor jeito de se locomover entre as cidades, dentro da cidade fazemos tudo a pé, nos proibimos de pegar qualquer tipo de transporte interno, tudo pela economia, se você tiver mais grana é mais fácil, nos terminais tem os ônibus da Via Azul e só ir comprando as passagens desejadas e chegando na cidade tomar táxi ate a casa desejada, a gente na viagem mais roots possível tem que ficar caçando restaurante popular para economizar uns 3 Cuc´s por refeição hehehe.

O bom que já estou me sentindo ate um explorador, desbravando as cidades cubanas, talvez fosse assim que os mochileiros dos anos 70,80 e 90 viajavam...

Décimo dia de viagem

29/04/2017 – Sábado – Santiago de Cuba

4bd889_daa9e61854bf47ce8bb094bebf88429b~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

A viagem de ônibus durou 06 horas, e foi pesada, porque o ar condicionado estava no talo, era tanto frio que não consegui dormir, chegamos na cidade e já fomos procurar casa para poder dormir um pouco, geralmente estamos pagando 15 Cuc´s para os dois, mas agora o objetivo era tentar encontrar por 12 Cuc´s, fomos em uma casa, em duas e nada, na terceira eu falei “ Somos brasileiros e estamos viajando com pouco dinheiro, e vou ser sincero, estamos pagando 12 Cuc´s em outras cidades e estamos buscando o mesmo preço aqui em Santiago”; a mulher me olhou e falou “ mas nada de trazer mulheres para cá hein” hahaha assim conseguimos diminuir ainda mais o preço da hospedagem, dando uma folga no orçamento, mais uma batalha ganha para o projeto CUBARATO, assim fomos dormir algumas horas e acordamos as 13 horas e saímos para almoçar, trocar dinheiro, conhecer seus pontos turísticos e buscar informação para ir a Baracoa do jeito mais barato possível, queríamos ir de trem para ter essa experiência mas descobrimos que não tinha para esse trajeto, ônibus da Via Azul era 15 Cuc´s, nos táxis compartilhados negociamos para 12 Cuc´s e negocio fechado, então terça estamos com o transporte garantido.

Ao lado do terminal, 10 minutos andando, esta o cemitério onde Fidel esta enterrado e onde tem um monumento não só para ele, como para outras pessoas que morreram durante a Ditadura de Fulgêncio Batista, além deles há outro monumento dedicado ao Jose Martí, libertador de Cuba, mas tinha que pagar 3 Cuc´s para conhecer essa parte e achamos que não valia a pena, depois disso fomos a uma praça onde Fidel Castro declarou a vitória da Revolução Comunista, depois de ter a vitória confirmada, ele saiu de Havana ate sua cidade natal para fazer o primeiro pronunciamento, ate que deu 17:30 da tarde e resolvemos ir para casa, mas eu e Paulo nos desencontramos e eu tive que voltar sozinho, sorte que consegui encontrar o lugar, andei algumas ruas perdidos, mas consegui me localizar, ai foi hora de escrever um pouco e dar uma descansada para conhecer a noite de Santiago de Cuba.

4bd889_97303c23a8dd4d77b433bb398c0fb12a~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Quando deitei na cama senti umas dores no corpo e já comecei a me preocupar, geralmente depois de muito esforço físico, meu corpo não aguenta e começa a pedir arrego, já iam 10 dias de viagem, caminhando 4/6 horas por dia, em Trinidad passei dois dias a base de sanduíche e pedaço de pizza e na ultima noite peguei aquela friagem do ar condicionado que deve ter derrubado minha imunidade, mas a dor era pouca e assim saímos para jantar, depois fomos ate uma praça onde tinha muita gente escutando musica, pegamos uma cerveja e eu comecei a piorar, às 23 horas já estava na cama morrendo com as dores no corpo, dor de cabeça e febre, estava destruído, foi a pior noite da minha viagem, já estava começando a me preocupar de verdade, não queria perder nenhum dia de viagem por isso, tentei dormir e torcer para acordar melhor, sempre ando com remédios, mas deixei tudo no apartamento da Dona Teresa em Havana, só tinha uma cartela de Anador que é para dor de cabeça, o resto vai ter que melhorar na raça.

4bd889_928131a584fe478a94c719ae7d7881e8~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Follow me

Décimo primeiro dia de viagem

30/04/2017 – Domingo – Santiago de Cuba

4bd889_18d0bf37a8a24f199ca36d88192c4399~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Passei a noite toda com uma agonia foda, único remédio que eu tinha era para dor de cabeça, tomei uns dois, as dores de corpo estavam piorando também, as 08 da manhã me levantei e a febre tinha passado, fui ao banheiro e pronto, estava com diarreia também, literalmente que merda, tomei um banho e fiquei sentado um tempo, a dona da casa muito simpática fez um café para mim e isso me deu uma animada, eu não queria perder um dia de viagem para ficar de repouso, logo hoje que íamos conhecer um castelo que fica a 10 km daqui, sai pela rua quase como um Walking Dead, fomos ate o ponto de ônibus e lá ficamos 02 horas esperando o bus passar, o bom que nesse tempo fui me recuperando aos poucos, já que estava quietinho sem fazer esforço físico, o busão não apareceu e resolvemos ir de táxi, a passagem do ônibus custava 0,05 Cuc´s, o taxi saiu 4 Cuc´s, como hoje é domingo tem pouco ônibus rodando, chegamos ao castelo, lá você encontra um lindo cenário para o mar e algumas praias desertas, mas a entrada ao museu era meio cara, pagamos 4 Cuc´s e não compensou, o museu é bem fraco, e se quisesse tirar foto ou fazer vídeo tinha que pagar mais, resolvemos voltar, mas não tinha mais táxi, andamos pela estrada pedindo carona, massem sucesso, poucos carros passavam por ali, ate que apareceu um moto táxi do nada, chamou um outro amigo dele e vieram falar com nós, assim pagamos 2 Cuc´s e voltamos para a cidade de moto.

Nessa hora a diarreia mandava seus sinais, voltei voando para a casa, depois de problema resolvido, fui almoçar mesmo eu nem sentindo muita fome, comi para ver se ajudava a melhorar, voltamos para casa de novo para eu dar uma descansada, a dor de cabeça e febre sumiu a dor de corpo ainda persiste firme e forte.

4bd889_c93fb9cac3b0438886359b085bddef05~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

No final da tarde resolvemos ir a Praça da Revolução, onde acontecera os festejos do Primeiro de Maio, a Praça fia a 04 km da casa, não devia ter feito essa caminhada toda, mas estava querendo conhecer, a praça é enorme, tem uma homenagem a Antonio Maceo, no mesmo estilo de Che e Camilo em Havana, após conhecer a praça, fomos jantar para depois tentar dormir mais cedo já que o Primeiro de Maio começa as 04 da manhã, mas decidimos chegar lá pelas 6/7 horas, na hora de dormir senti a dor do cansaço e foi uma noite longa e difícil.

4bd889_d684c3ac8e094079a6689991fea988da~mv2_d_2576_1932_s_2.webp

Décimo segundo dia de viagem

01/05/2017 – Segunda Feira – Santiago de Cuba

4bd889_1c70d31046574351aeda23546a99c98b~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Às 06 horas da manhã já estávamos acordados para ir aos festejos do primeiro de maio, eu tive uma mal noite de sono, febre voltou a atacar, as dores de corpo, enfim, já era o terceiro dia que não estava bem e isso estava me irritando, mas estava disposto a conhecer a festa do dia do trabalhador, lá se vai mais 04 km andando, fiquei por lá cerca de uma hora, tinha muita gente, muitas faixas e cartazes de apoio ao trabalhador, ao Fidel e a Cuba, mas comecei a me sentir mal, suando frio e voltei para a casa, assim decidi tirar o dia de folga, para somente descansar, fiquei somente na cama dormindo, olhando as fotos da viagem no note e batendo papo com os donos da casa.

Nas conversas, ela me disse que pode ser Dengue (aqui também tem essas merdas), ou foi só fadiga muscular mesmo, só saí de casa para almoçar e jantar, mesmo não estando com muita fome, mas a irritação tava grande, preciso melhorar logo para não perder nenhum dia, espero que amanha eu acorde bem, já que terei que pegar uns 2 caminhões no dia ate Baracoa.