Ir para conteúdo

Punta Cana para Mochileiro


Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

 

Este post é destinado a quem quer conhecer punta cana sem esta em resort, seguinte, não tem milagre, você está indo a um lugar turístico e como todos os lugares turísticos, em qualquer lugar do mundo, sempre tem os espertos, portanto tem que ficar ligado.

 

O lugar é maravilhoso vale muito a pena conhecer, pois faz jus as fotos que você encontra na net, o clima é agradabilíssimo a temperatura da água é super agradável, iniciando esse post acredito que ele vai tomar mais um rumo para apontar o que eu julguei ser problema, do que ostentar as belezas do lugar. Mas quero já me redimir pois o lugar é maravilhoso, o post só tomará um sentido mais negativo, porque antes de eu ir poucos post davam esse panorama, já que a grande maioria que escrevem são pessoas que ficaram em resort e para estes o contexto é totalmente diferente, é como vir ao Brasil e só conhecer shopping center's e a avenida Paulista, tudo é perfeito. Sem contar que os hospedes do resort normalmente fica 90% do tempo alegre ou ébrios.

 

Vamos só contextualizar qual foi a minha estadia, foram 9 dias (10/09/2015 a 19/09/2015) em hotel sem café e nem refeições, ficamos em El Cortecito, então tudo que será exposto estará neste perímetro, uma vez que estávamos sem carro.

 

Uma coisa importante que é facilmente perceptível, o governo sabe que o turismo é fonte indispensável de recursos da região e portanto o incentiva, há um certo cuidado com o turista, e pelo que eu conversei com as pessoas de lá há regras rígidas, as quais todos os trabalhadores relacionados direta ou indiretamente ao turismo temem, parece que se algum turista denunciar, reclamar ou tiver algum problema com algum cidadão dominicano o tempo fecha para o dominicano, com prisão sem muita discussão. Isso é bom saber, pois tem muito profissional chato(não se compara aos da Bahia e Fortaleza) e estelionatário, então se você quer dispensar é só fechar a cara, aparentar está ficando irritado ( se já não tiver) que o pessoal sai fora. Isto serve também para a mulherada que estiver viajando só entre mulheres.

 

Pergunta, é possível ir a punta cana sem estar em resort? a resposta é sim, e é muito fácil tem muitos hotéis, tem hostel bem localizados o que se tornam uma opção financeiramente interessante. Vale a pena? para essa resposta tem uma série de considerações a se fazer, mas para quem curte viajar e não “turistar”, na minha humilde opinião, vale sim, pois sai mais barato e é culturalmente muito enriquecedor. Uma dica, considere pegar uma hospedagem que tenha café da manhã é um conforto que vale a pena. Outra dica, faça a reserva no hotel de sua preferência pelo site de sua preferência ou da forma que você achar que deve, entre em contato com o hotel e peça para eles indicar um taxi ou alguns taxis. Brasileiro que é brasileiro sabe, por experiência, que há muitos maus profissionais neste ramo e lá não é diferente. Nós pegamos um taxi no aeroporto e não tivemos problema, mas é melhor prevenir, isso inclusive foi uma dica da recepção do hotel. Para quem vai para a mesma área que nós, leva 30 minutos do aeroporto, e custou U$ 30,00(achei razoável).

 

Aproveitando, deixa eu falar de um problema que tivemos lá! Me sinto um idiota até hoje por ter caído num golpe desse, mas o que vale é a experiência e poder ajudar as outras pessoas. Desconfie de todos os dominicanos que chegarem muito amistoso, deixem eu só abri um parênteses aqui, me desculpem ao povo dominicano e não me entendam mal, mas sendo turistas somos alvos dos estelionatários , da mesma forma, povo dominicano, quando vinherem ao Brasil (serão bem vindos), mas desconfie de todo o brasileiro que chegar com muita simpatia, nesse caso vocês são os turistas e potenciais vítimas, fecha parenteses e isso vale para qualquer viagem. Como eu ia dizendo, o golpe é o cara se faz de amigo, te leva até para tomar café, não deixa você pagar porque você só tem dólar, diz ele que não vale a pena, fala para você andar com peso dominicano, lhe induz a tirar o dinheiro no caixa eletrônico e pega o seu dinheiro e some. Bem sei o que muita gente vai dizer, mas me defendendo, até notei que tinha algo de errado, mas eles acabam te envolvendo principalmente criando uma situação onde gera um pequeno tumultuo (falando rápido, embolado) e você acaba se perdendo. Em nenhum momento me senti em perigo, ou fui ameaçado, mesmo na hora em que ele pegou o dinheiro. Portanto, começou a ficar tumultuado, você não se lembra da pessoa e tem dinheiro envolvido, vaza!!! Outra coisa, nas lojas, faça questão de entender a conversão (nesse eu não cai), como estamos condicionado a converter do real para o dólar e do dólar para o peso, muitos lojistas, mesmo os de restaurantes, tentam levar, um, dois, cinco ou dez dólares a mais. Esqueça o real, pense de dólar para peso, vai ficar mais fácil e quebre o pau se for necessário. Via de regra os dominicanos são muito hospitaleiros e simpáticos, uma vez que você tenha certeza que não se trata de um golpe, você terá uma experiência muito agradável.

 

Uma dica, levem dolares trocado, não levem somente notas altas, de 50 e 100, pois eles vão te dar o troco em peso e você vai perder, ou na conversão ou na desvalorização da moeda local. Inclusive quem vai para resort, levem dólares também, pois vocês irão querer fazer passeios não programados e terão que pagar por eles. Não levem real em espécie, não serve para absolutamente nada, não é possível trocar nem em casa de cambio e bancos também não é algo muito simples. Cartão de crédito e ou débito é bom como um segundo plano e/ou para não levar tanto dinheiro (o que é um problema também). Clientes Bradesco podem desbloquear o cartão de crédito pelo internet bank, todas as vezes que for viajar para o exterior, porém o de débito é só na agência ou pelo fone-fácil se você tiver a senha, clientes Santander desbloqueio é feito apenas uma vez e fica livre para sempre. O débito nem sempre funciona (ou eles não sabem fazer esta transação).

 

Passeios, não comprem aqui no Brasil, vai sair bem mais caro. Também não comprem nos resorts vai sair bem mais caro e você irão no mesmo passeio que qualquer outra pessoa irá, a menos que seja um passeio exclusivo do resort ( que são raros). Vou dar um exemplo, eu e minha noiva compramos o passeio para ilha Saona, dia todo, com transporte incluso, refeição e bebidas inclusos, pagamos U$ 100,00 o casal, no mesmo ônibus tinha um casal que pagou U$ 200,00 o casal e um outro pagou U$ 300,00. Sim, eles olham para sua cara e dão um preço(vai que cola!). Negociem, e se eles ficarem ofendidos (alguns ficam) F__A-SE, falem com outro, o que não faltam é pessoas vendendo passeios, afinal meu dinheiro não da em árvore. Minha sugestão, só comprem de pessoas que estão na praia, pois me parece que na praia a segurança é mais reforçada e apenas vendedores cadastrados podem ficar na praia oferecendo passeios, para ter certeza, antes de comprar negociem preço pague apenas passeios que vocês podem fazer na hora ou pagar na volta, e voltem outro dia para verificar se o vendedor fica na mesma área, eles costumam ter áreas delimitadas. Uma vez que não tenham problemas ai podem pagar passeios agendados, mas prefiram pagar na volta. Alguns post’s falam do assédio dos vendedores na praia, mas na boa?! Não achei ruim não, o vendedor de amendoim da Praia Grande – SP é, de longe, mais chato, quem já foi no Pelourinho – BA sabe do que estou falando, lá os vendedores te puxam pelo braço, te ameaçam... da vontade de cola o brinco na orelha do cidadão... o que acontece em punta cana é que se você passar 10 vezes na frente do vendedor, ele vai falar 15 vezes contigo, mas você fala que não quer, que já comprou e os cara saem fora.

 

Segurança, eu me senti seguro lá, eu moro em são Paulo.... sei do que estou falando kkkk... você nota que é um segurança forçada, todos os estabelecimento tem segurança armado (e não é com 38), tem policial fardado na praia e todos os resorts tem segurança na praia inclusive armado. Se você é uma pessoa que presta atenção nos detalhes, verá que tem câmeras, barreira ou ouriço nos muros e por vezes cerca elétrica, as casas tem grades etc, “para bom entendor pingo é letra”. Um episódio interessante, no hotel onde estávamos, havia segurança na porta durante a noite, em uma noite teve uma queda de energia elétrica, prontamente o segurança fechou uma das duas portas de vidro da recepção e ficou na parte interna do hall, foi um movimento bem brusco para um lugar tranquilo, kkkkkkkk. Mas durante a estadia, não vi qualquer tipo de abordagem que preocupasse, o que me parece é que os proprietários locais têm problemas de segurança, mas com o turista a coisa é mais tranquila. Eu e minha noiva ficávamos andando pela avenida Alemania tranquilamente a noite, na praia então ficávamos até 00:00 ou 1:00 da manhã.

 

Praia privada, com toda a certeza nós andávamos diariamente uma extensão de praia maior que 4km, passando de uma praia de um resort para o outro, a praia não é privada, ninguém fala nada de você esta na praia. O que acontece é que a faixa de areia é larga e parece que parte dessa faixa faz parte do terreno do resort onde cada um coloca as esteiras e camas para seus hóspedes, mas o resto é público, ou pelo menos ninguém falou nada (rsrsrs). O fato de ter as esteiras inibi um pouco de você estender uma toalha na frente das esteiras e fica lá, mas fizemos isso em vários pontos e não tivemos problemas.

 

Propina, pense num bagulho chato, principalmente se você é como nós que raspou o fundo do taxo para poder viajar ou simplesmente é sovina. Todo mundo que for simpático contigo, não o será de graça... a propina (gorjeta) não é obrigatória e nem tem um valor definido, massssssss ao final de todo o passei, aquele guia super simpático vai falar para ti “se vocês gostaram do passeio e acha que vale uma propina... mas não gostaram não tem problema”, todos eles falam. Até a terceira vez da pra levar numa boa, mas você vai somando e conta não vai fechando... Isto acredito que acontece menos dentro dos resorts e dentro dos restaurantes, mas de resto... Sinceramente neste caso não tenho dica, até porque até o presente momento não faço ideia do que viria a ser uma propina ruim, uma propina aceitável e uma boa propina. Acho que o esquema aqui é: “não deixe ninguém fazer nada que você possa fazer”.

 

Aeroporto, se você como eu tem um belo equipamento (no meu caso de mergulho) e vai levar aquele monte de tralha, que sua noiva fica falando uma pá, saiba que o carrinho de bagagem só esta disponível na área de desembarque do aeroporto de punta cana, na área de embarque NÃO tem. Lembre-se disso.

 

Carregador de bagagem no aeroporto, na área de desembarque, tem um pessoal devidamente fardado e autorizado a carregar suas bagagens, porém utilizando a mesma técnica dos estelionatários já citados, eles fazem um certo tumulto e já saem carregando sua bagagem, o que não fica claro é que isto é um serviço pago(muito bem pago, obrigado!), eles cobram U$ 10,00 para fazer algo que você já ia fazer, que você não pediu e que você não precisava. Portanto caso isso ocorra, seja rude e deixe claro que você não quer, óbvio isso no caso de você não querer mesmo, ou simplesmente não pague se você não solicitou, pois eu acho uma atitude abusiva e eu fui enrolado nessa também.

 

Moto-taxi, dado o acontecimento anterior eu não recomendo, dizem que os que tem um colete amarelo são regulamentados, mas não me lembro de ver muitos com este colete. Se você precisar peça ao hotel ou no estabelecimento que indique ou chame um, não pegue os que lhe abordam na rua, não é seguro.

 

Party boat, o que faz a diferença deste passeio com toda a certeza é a equipe do barco, pois o percurso são os mesmos. Nós fomos no catamarã Bebe, pagamos U$ 100,00 , é um barco sensacional e tem tripulação bacana, mas não tem uma organização para entreter os passageiros, ai neste caso se você pega uns passageiros animados fica show, mas se os passageiros forem mais tranquilo vira um passeio de barco. Para garantir um divertido passeio faça questão de escolher qual o barco que vocês querem ir, pelo que eu vi a tripulação é sempre a mesma. Eu indico uma lancha rosa e branca que está escrito no casco “PARTY AND SNORKEL FOR A CAUSE” que tem uma dupla de dançarinos bem bacanas, tem outra lancha branca com detalhes azul marinho e verde, a rapaziada também são muito animada, eles saem desta área clique aqui para ver o mapa . Tem um que é um catamarã todo caracterizado como navio pirata e a tripulação também vão toda caracterizada, parece ser bem legal, por uma questão financeira não fizemos este passeio ele custa U$ 200,00 por cabeça. Lembrando estes são o que eu vi em 9 dias, deve ter outros legais também. Alguns passeios é bom exigir, não são todos iguais.

c18000f02e16e38b3fbb62b3d8b0bd23bd46710f.jpg

 

Speed boat, pense numa brincadeira legal!? Vale a pena pagar, foi U$ 80,00 o casal, você guia o seu barco, para nós homens é bem legal, kkkkkk, as noivas fica de cameragirls, para gente poder postar os vídeos...rsrs, bem! Entretanto não é bagunçado assim, você precisa ser guiado, pois os recifes são rasos e podem pegar no casco e principalmente no motor, para isso vai uma terceira pessoa(o guia) no barco ou você segue um outro speed boat. Prefira o que é guiado por outro boat, fica mais fácil escapar da boa e véia propina, além de ter mais potência para você acelerar.

 

Mergulho – lembre-se punta cana NÃO é mar do caribe, é atlântico, é muito bom para mergulhar também, mas já que você esta em punta cana, vale muito, mas muito a pena investir um pouco mais e desabalar para o mar do caribe e mergulhar lá, infelizmente não sei dizer o quanto a mais, mas vai ser um pouco salgado pois vai ter que pegar um transporte que vai te levar até Bahiaibi (provavelmente) e estamos falando de quase 1h de viagem dependendo do lugar de punta que você estiver. Fizemos o mergulho pelo Happy Dive Center, pagamos U$ 70,00 para eu mergulhar (eu sou certificado) e U$ 100,00 para minha noiva (não é certificada ainda), eles não são de resort. Foi um tiro as escuras, mas deu muito certo, é um dive center bem pequeno sem muitos recursos, mas é a velha história “o menos que virou mais”. Minha noiva ainda tem alguma dificuldade na água e o diver, acho que era Harry, que estava com a gente foi muito tranquilo e sem pressa, ela fez alguns exercícios na piscina natural antes de partirmos para o mergulho propriamente dito. Nós acabamamos mergulhando em punta cana mesmo, já que eu comprei na praia e o vendedor não deu grandes explicações, no dive center eles me falaram que o melhor é ir para o mar do caribe em especial para ilha catalina, que tem os mesmos atrativos visuais da ilha Saona e é menos movimentada. Este dive center também tem outras atividades, antes de você fechar seu mergulho ou qualquer outra atividade vale a pena consultar eles, provavelmente eles buscam no hotel.

 

Hotel Green Coast Deluxe – é um hotel razoável, para pessoas mais exigentes não recomendo, até porque pelo preço não dá para exigir muito. Eu me hospedaria novamente nele tranquilamente, mas eu quase não tenho exigência quanto a hotel, então não conta rsrsrs. Tiveram algumas coisas que realmente nos incomodaram, na hora de fechar a hospedagem pelo site Booking, aparecia que tinha opção de café por U$ 6,00, mas o hotel não oferece café da manhã, na verdade tem lugares perto onde você pode tomar café, mas é U$ 12,00, outra coisa foi o interfone que estava quebrado, tivemos que remarcar um passeio ( e pagamos por isso) porque o ônibus veio nos buscar e não conseguiram ligar no nosso quarto da recepção. Fora isso, hotel tem recepção 24h, tem ar condicionado, tem elevador, é bem localizado, tem restaurantes a um preço razoável próximo. Dicas, a água do frigobar é gratuita, pelo menos não nos cobraram duas que tomamos (rsrsrsrs), no banheiro para aquecer a água é necessário apertar um interruptor, que fica junto do interruptor de luz e vai acender uma luzinha vermelha, ai é só esperar uns 10 minutos.

 

Ilha Saona (Isla Saona) – bem o que dizer deste lugar? Ele é lindo, o mar do caribe é algo fabuloso. Pagamos U$ 120,00 para o casal, é um passeio que leva o dia inteiro até porque é longe. Já está incluso bebidas e almoço, inclusive cerveja, mas é cerveja de maquina, se tiver muita gente acho que não vence. O passeio faz uma parada em uma piscina natural no meio do mar, fomos para ilha de lancha rápida e voltamos de catamarã, acho essa melhor opção, o catamarã é lento e na volta da para vir contemplando o mar e se divertindo no barco. Eu gostei da comida servida no esquema self-service. O maior problema deste passeio são os turistas, quando você mergulha você vê um monte de copinho descartáveis boiando e no fundo, fora outros lixos. Turista bêbado é um saco... bêbado é um saco e como em todo lugar como este, tem um pessoal que só vai para beber, ai já viu. Aviso, não sei se foi a época que eu fui, mas a ilha estava infestada de borboleta, se você tem medo #ficaadica, eu achei o máximo, deu até um clima!!! áh e tem pernilongo também.

 

Restaurantes

- Soles Chill Out Bar – é um restaurante bacana de frente para o mar, não é barato mas é bem agradável principalmente a noite, nós jantamos nele tinha uma linguiça grelhada(churiço) que estava ótimo, a minha noiva pegou um espaguete a carbonara, que também estava uma delicia. De sexta rola um Dj e acho que sábado também.

- Plaza del Pirata los Corales – fica atrás do Soles Chill Out Bar é um conjunto de lojas de artesanatos, tipo galeria, é meio estranho mas é interessante, tem uma saída do lado da praia e outra que da dentro de um condomínio que já sai na rua Alemania, entrando no shopping quase saindo do lado do condomínio tem um restaurante, que este sim me agradou, é o bom e barato, mas já vou avisando, é muiiiiiito fuleiro, é um restaurante mais voltado para o trabalhadores locais, mas vou falar para vocês comi um prato chamado bandeira dominicana, o qual consiste em arroz branco, feijão , carne cozida, acho que era porco e almondega, que estava uma delicia. Vamos combinar que comer fora do Brasil é sempre uma aventura, dessa vez eu me dei bem. Se você é do tipo viajante e mochileiro, pode ir, o pessoal fica te olhando meio torto, afinal você é turista, mas não deu nada...rsrsrsrs. Em média nós pagávamos 1000 pesos por refeição para o casal, neste restaurante pagamos 500 pesos, mas de novo, não é para você que faz questão de um “ambiente agradável”.

- Garota Rodizio & Grill, restaurante brasileiro com pratos carioca, tem uma parrillada muito boa, feijão preto etc. O preço é bom.

- Don Pio , restaurante cubano muito bom com um preço bom também. O suco de abacaxi(Piña) é muito bom. Comemos arroz, feijão e Pechuga de pollo(frago), era tiras de peito de frango grelhadas (acho q com shoyo) e pimentão, estava muito bom. Também tem parrillada.

- Bella Napoli Pizzaria e restaurante, restaurante italiano com uma massa ótima, pedimos espaguete, o qual veio uma quantidade boa para matar a fome, e preço foi bom.

- Perto do Bella Napoli almoçamos num mercadinho, algo bastante simples, também voltado mais ao povo local, mas também foi muito bom e barato. Vamos deixar uma coisa bem clara, quando eu falo barato é relativo aos preços que estávamos pagando, não necessariamente é barato mesmo... kkkkkkk

Parasail – este foi um passeio que valeu muito apena, custou U$ 50,00 o casal. É um paraquedas guinchado por uma lancha, onde você voa a alguns metros da superfície da agua, tem capacidade para 3 pessoas, e a vantagem é que você sai sentado do próprio barco, logo não tem perigo de cair e ser arrastado. Dura em torno de 15 min.

free shop no panamá – bem nossa ida foi pelo panamá, não por acaso, mas ouvi falar que era um dos free shops mais baratos, portanto pensei em dar uma olhada, não que eu tivesse dinheiro, mas bateu a curiosidade. Confesso que eu me decepcionei, eu estava vendo basicamente duas coisas chocolate e a gopro, em ambos os casos o free shopping do Brasil estava mais barato, até U$ 5,00 a menos. Portanto saibam o preço do que vocês estão comprando, ou vão pagar mais caro.

 

abaixo segue algumas indicações:

 

 

neste local clique aqui para abrir o mapa procurem pelo Rassan( não sei se é assim que se escreve) ele vende uma penca de passeios fizemos o parasail com ele.

 

mais ou menos aqui clique para ver o mapa ou no plaza del pirata, podem cruzar com o Rosé Reyes(pronucia-se Rosé), fizemos Saona, speed boat(com o guia dentro do barco) e o party boat (no barco Bebê) e mergulho. Não paguem o primeiro preço e ele vai querer levá-los a loja de souvenir e se auto-intitula seu assessor para pedir a proprina. O melhor é já avisar que não querem comprar nada e só fazer o passeio e só. Só estou dando o contato porque deu tudo certo. segue a foto do cidadão

5af71a3293c4c3f7cce9587305ac1640f90766ee.jpg

 

segue o contato do happy dive center

8e692af034642bb3cdb4e55b6ea8591e16e70551.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fala Dudu, blza!! Cara adorei seu relato, vai ser tipo minha viagem para lá, só que serão apenas 3 dias e 2 em Santo Domingo, na época do Carnaval.. Não vou ficar em resort, mas estarei num hotel proximo de onde vc ficou, como tenho pouco tempo, quais passeios acha que são aqueles do tipo imperdível?? Acha que dá uma media de preco diaria por volta de quanto? (refeições e passeios, hotel vou pagar daqui pelo hoteis.com)

 

Grato desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

excelente post, pessoas assim engradencem ese site!

 

Vou para RD (PUJ, 3200 o casal ja com taxas) em marco de 2016, e minha programacao sera mais ou menos esta:

 

- 3 dias no centro de Bayahibe (300 reais o casal):

Translado de PUJ pelo decolar deu 130 reais para o casal!

1ºdia: ficarei na praia de bayahibe msm.

2ºdia: farei o passeio da ilha saona

3ºdia irei a pe para dominicus

 

- Depois serao 8 dias num cruzeiro que sai de la romana (2800 reais com tudo incluso o casal, menos bebidas)

1ºdia: Translado de 120 reais até o porto pelo proprio hotel.

2ºdia: o navio para em ilha catalina.

3ºao 8º dia: vamos conhecer guadalupe, st marteen, antilhas entre outros.

 

- Depois irei do porto de la romana a Bavaro em ounta cana, ficarei 2 dias (240 reais o casal para o translado pelo decolar).

1ºdia: Guesthouse punta cana (comprado pelo booking, 230 reais o casal). chegarei no final da tarde irei conhecer o hard rock cafe.

2ºdia: irei a pe para bavaro beach para conhecer e a tarde pretendo fazer o hoyo azul. A noite ainda preciso me programar.

 

- No dia seguinte pela manha volto para sao paulo, 40 reais o translado do hotel ao aeroporto pelo decolar.

 

Como veem eu sou MUITO CHATO com meu dinheiro kkk nao ligo para resort e ligo para economia.

Acha que esta bom meu roteiro? mudaria algo? onde vc troca dollar por peso? quanto gasta mais ou menos de refeição por la?

 

Muito obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...