Ir para conteúdo

Quanto tempo dirigir por dia em uma viagem de carro sozinho?


Posts Recomendados

  • Membros

Estou começando a planejar uma viagem a Montevidéu/URU, saindo de Santos/SP. Tenho 20 dias de férias e montei um roteiro de 12 dias, no qual eu dirigo em média 8 horas por dia. Em um dos dias da viagem eu acabei esticando para 11 horas no volante. Gostaria de saber, pela experiência de quem já viajou de carro, quanto tempo seria algo "saudável".

 

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Isto vai de resistência de cada pessoa, tem pessoas que são acostumadas a dirigir 10 ou 12 horas por dia sem problemas, mas para quem não está acostumado a dirigir tanto assim frequentemente, mesmo 3 ou 4 horas de estrada sem parar podem ser perigosos.

 

Frequentemente eu dirijo de Curitiba até Foz do Iguaçu onde meus familiares residem, dirigindo com calma, sem ultrapassar os limite de velocidade, leva-se umas 9 horas para fazer os 650 Km até Foz, para não ficar muito cansativo, eu sempre sempre paro a cada 200 ou 300 Km naqueles pontos de apoio ao usuário que as empresas de pedágio tem nas estradas, nem que seja uma parada rápida para ir no banheiro, tomar um gole de água, um café, etc, também costumo parar para almoçar algo leve com calma, mas não almoçar numa churrascaria e encher a barriga para ficar com sono a tarde toda, comer algum lanche e tomar um café na beira da estrada...

 

Ou seja, para quem não está acostumado a dirigir longas horas, é muito importante programar algumas paradas rápidas, nem que seja de 5 ou 10 minutos a cada 2 ou 3 horas, sair do carro, esticar as pernas, tomar um gole de água, etc, mesmo que não se sinta cansado, pois o cansaço aparece de repente, sem que você nem perceba...

 

E o mais importante, não ter pressa, se precisar de 13 horas ao invés das 11 horas previstas, paciência, fazer o que...

 

Não foi só uma vez que aconteceu isto nestes vários anos indo seguido a Foz, deve ter acontecido uma meia-dúzia de vezes, de eu estar andando a 110 km/h e um apressadinho impaciente me ultrapassar de qualquer jeito, para compensar algum trecho lento de tráfego pesado, acelerar a 180 km/h e sumir, e algumas tempo depois, eu cruzar novamente com o mesmo cara impaciente e o carro dele estar batido num barranco qualquer de beira de estrada, ou pior, batido em outro carro numa ultrapassagem forçada e matando um monte de gente alem dele mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depende de cada um. Eu dirigiria 12 horas na boa. Ou até mais, eventualmente. Inclusive de moto.

Na última viagem pro Uruguay, fizemos 1054 Km em um dia.

Leve água e algum lanche.

Pare sempre que o corpo pedir. Dê uma esticada, alongue.

O resto, não tem erro.

Respeite os seus limites que dá certo.

Não acelere demais. Quando esta viajando por trechos desconhecidos, o risco de acidente é grande. Velocidade alta não quer dizer que vai chegar mais cedo.

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Como já disseram, isso depende de pessoa para pessoa, a experiência no volante e a estratégia adotada, eu dirigi 1.128 km em 22 h contando com as paradas, saí de Porto Alegre, passei por SC, PR, SP e cheguei em MG em uma Van Transit, isso dia 01/03/2020.  Dia 21/03/2020 dirigi 07:01 direto sem parar em um Etios automático, de Baixo Guandu - ES a Belo Horizonte, foram 482 km direto, mas não aconselho a quem não tenha prática tanto de volante quanto de tempo de volante a fazer isso, eu já sou acostumado a viajar, então fica fácil traçar uma meta e cumprir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Se você não estiver contando o trajeto como parte de sua viagem aí pode se matar de dirigir, se o objetivo é só chegar nos pontos.  Mas,  para curtir uma road trip de verdade, no máximo 4 ou 5 horas por dia, o dia que você dirige 8 horas ou mais é um dia perdido, você não presta pra mais nada neste dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 24/01/2017 em 22:09, erico.ascencao disse:

Estou começando a planejar uma viagem a Montevidéu/URU, saindo de Santos/SP. Tenho 20 dias de férias e montei um roteiro de 12 dias, no qual eu dirigo em média 8 horas por dia. Em um dos dias da viagem eu acabei esticando para 11 horas no volante. Gostaria de saber, pela experiência de quem já viajou de carro, quanto tempo seria algo "saudável".

 

Obrigado pessoal!

Érico, beleza?
Minha experiência de viagem é pilotando moto. Então não posso opinar muito com relação a carro.

O que eu gostaria de te dar de dica é para que sempre busque sair logo nos primeiros horários da manhã. Penso que por volta das 7h ou 8h é um  bom horário.

Digo isso pois vejo muita gente pegando a estrada tarde e chegando no destino (isso em condições normais) muito tarde da noite. Se é a primeira vez no destino, é sempre complicado chegar muito tarde. Buscar hotel é complicado (ou até mesmo os profissionais da recepção noturna não costumam ser tão experientes como os do dia), lugar para comer, resolver imprevistos, enfim ... penso que sair mais cedo para chegar no destino ainda com a luz do sol e dentro do horário comercial, é sempre a melhor alternativa.

Se estraga algo no carro/moto, tem bloqueio na estrada, tem que buscar postos mais longes para abastecer, etc., vc tem uma margem de erro para contornar o problema.

Experiência própria!

 

Boa trip!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá. Na viagem que fiz de Natal-RN até Cachoeira dom Sul-RS, distância total de 4.236 Km, viajei durante 5 dias e as distancias percorridas variaram conforme o estado da rodovia (simples ou duplicada), o fluxo do trânsito e o cansaço físico. Percorri distâncias variadas: 1º dia: 412 Km em 6h; 2º dia: 685 Km em 12h; 3º dia: 791 Km em 11h15m; 4º dia: 1.122 Km em 15h:30m; 5º dia: 1.226 KM em 16h. Sempre realizando paradas a cada 2 ou 3 h de viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/01/2017 em 23:09, erico.ascencao disse:

Estou começando a planejar uma viagem a Montevidéu/URU, saindo de Santos/SP. Tenho 20 dias de férias e montei um roteiro de 12 dias, no qual eu dirigo em média 8 horas por dia. Em um dos dias da viagem eu acabei esticando para 11 horas no volante. Gostaria de saber, pela experiência de quem já viajou de carro, quanto tempo seria algo "saudável".

 

Obrigado pessoal!

Acabamos de voltar de uma expedição de carro até Ushuaia, saímos de Campinas/SP. Só eu dirigi, rodando 13800km em 30 dias. Há trechos mais cansativos mas foi tranquilo e muito legal. É uma coisa meio pessoal, cada um tem a sua estratégia, mas a minha geralmente era parar a cada duas, três horas no máximo (ou a cada 200km em média), para esticar as pernas, comer e ir ao banheiro. Café e energético ajudaram muito também. Evitei ao máximo dirigir a noite, porque cansa muito mais e é mais perigoso. Se for no verão, do Uruguai para baixo anoitece bem tarde, umas 20h ainda tem luz do dia. Então dá para dirigir mais tempo. Na ida passamos pelo Uruguai e Montevidéu. No primeiro dia demoramos umas 12h para fazer o trecho Campinas/SP - Tubarão/SC. São uns 800km, e as BR116 e 101 são bem movimentadas e cansativas de dirigir, mesmo sendo duplicadas, tem muito trânsito e caminhão. . Também é bom estar sempre bem hidratado, tomar bastante água no carro, até para se obrigar a fazer mais paradas. É uma viagem para fazer sem pressa. No segundo dia chegamos até o Chuí, em umas 10h de viagem a partir de Tubarão. Já é bem mais tranquilo e com menos caminhões e trânsito. É legal lá conhecer a Barra do Chuí e ver o arroio Chuí desaguando no mar e fazendo a divisa com o Uruguai, é um lugar bonito. A partir daí é só curtir sem pressa o belo litoral do Uruguai até Montevidéu.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...