Ir para conteúdo

Relato Eurotrip 10/2010 - Paris Salzburg Viena Praga Kutná Hora Berlim Potsdam Dachau Munique


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Parte1 - planejamento da viagem

 

Olá, amigos.

 

Inicio agora, 4 meses após a nosso retorno ao Brasil, o relato da viagem que fizemos à Europa entre os dias 28/09 e 18/10. O roteiro e os gastos descrevo abaixo, e depois efetuarei o relato da viagem:

 

 

Nossa viagem não se iniciou no dia 28/09, como se pressupõe, mas sim 6 meses antes, quando iniciamos os preparativos da viagem. No início do planejamento, imaginávamos ir novamente eu e a Diane, minha namorada, mas com o decorrer dos dias 3 amigos nossos, Acione, Dalmolin e Everton, se juntaram a nós, e por essa razão decidimos não entrar na Europa por Lisboa, como era previsto, e tb por ser mais barato, e sim por Paris, para poder dar a eles a oportunidade de conhecer essa cidade, já que se tratava da 1a viagem internacional deles. O Everton é artista plástico, Dalmolin é produtor cultural, nossa amiga Acione é bancária como eu, e a Diane é Técnica em Ação Comunitária. Portanto éramos 5 pessoas com expectativas, desejos e perspectivas diferentes. E assim ao longo de algumas conversas e reuniões regadas a Pizza, cervejas e vinhos, decidimos que essa seria uma viagem cultural, mas sem obrigação de ficar presos a ingressos comprados antecipadamente, horários, etc. Apenas precisávamos ter certeza absoluta quanto às nossas hospedagens e o deslocamento entre as cidades. E assim compramos nossas passagens aéreas em 07/05, quase 5 meses antes da viagem, pela Air France, podendo pagar em 4 vezes sem juros, de forma a embarcar pra Europa com pelo menos essa parte já totalmente paga. A vantagem de comprar pela Air France, feita através da central 0800 deles, foi poder misturar voos da Air France com os da KLM, o que não seria possível nas compras feitas nos sites de ambas as empresas.

Depois disso, já com o roteiro e datas definidas, fizemos todas as reservas dos hotéis pelo http://www.booking.com, optando sempre por hotéis localizados próximos às estações de trem ou com acesso por metrô, e sempre que possível ficamos os 5 juntos, em 1 ou em 2 quartos, no máximo. A única hospedagem onde isso não aconteceu foi em Paris.

Nossas passagens de trens foram compradas com antecedência de 90 dias nas viagens feitas entre Berlim e Munique, e entre Praga e Berlim, trechos operados pela DB alemã, e 60 dias entre Viena e Praga. Apenas o trecho entre Salzburg e Viena foi comprado na chegada a Salzburg, pq não sabíamos ao certo em qual horário iríamos viajar, já que há trens entre as cidades a cada 60 minutos.

 

As passagens aéreas custaram R$ 2490,00 cada, compradas em 05/2010, com seguro viagem incluso por ter comprado todo o trecho na função crédito do meu Cartão Ourocard Platinum Visa. Fizemos todas as reservas de hotéis através do site http://www.booking.com.

Gastamos uma media de 45 euros por dia entre transportes, alimentação e passeios, viagem essa inesquecível, cujo roteiro foi Floripa- Rio - Paris - Munique - Salzburg - Viena - Praga - - Berlim - Munique - Amsterdam - São Paulo - Floripa, assim dividido:

28-09 - Voo Floripa - Rio - Paris - Air France -

29-09 até 02/10 - Paris - Hotel Richard - Preço total da hospedagem para 5 pessoas: 360 Euros

02-10 - Voô Paris - Munique - Chegada em Munique 02-10 as 12hs, passeio pela Oktoberfest

02-10 - Trem Regional Munique - Salzburg - BAYERN TICKET - 28 euros pra 5 pessoas - saída 14h50 chegada 16h30

02-10 ate 04/10 - Salzburg -hospedagem Hotel Vogelweiderhof - custo total 240 euros para 2 noites - 5 pessoas

04-10 - 9 às 12hs - deslocamento de trem até Viena = 3 hs de trajeto - 38 euros por pessoa

04 a 06/10 - VIena - Cityapartments - 161 euros para 2 noites - 5 pessoas

06/10 Viena Praga - 3 hs de trem - 39 euros por pessoa - saida de Viena 8h30 - chegada em Praga às 13h20

06 a 09/10 - Praga - Hotel Vinoh -330 euros para 3 noites de hospedagem - 5 pessoas

09/10 - Trem Praga - Berlin - Saída 8h20 - chegada em Berlin às 13h00 - 32 euros por pessoa, já comprados com 90 dias de antecedencia no site http://www.db.de

09 a 12/10 - Berlim - 3 noites - Hotel Amadeus - 201euros para 3 noites de hospegagem - 5 pessoas

12-10 - deslocamento Berlin -Munique - trem Bala ICE - saída às 8h30 - chegada em Munique ás 14h30 - 24 euros por pessoa, comprados 3 meses antes da data da viagem pelo site http://www.db.de

12 a 14/10 - Munique - 3 noites - Wombats Hostel- 240 euros por 2 noites de hospedagem - 5 pessoas

15/10 - Voo da KLM para Amsterdam - saida 7h20 - chegada 8h50

15/10 - Voo da KLM Amsterdam- São Paulo - saída 10h20 - chegada em Guarulhos às 17h10

15/10 - Voo da Gol Guarulhos - Floripa - saída 21h50 - chegada em Floripa 23h20- Deslocamento para Blumenau - 1h30 de viagem

 

Total de gastos, por pessoa: R$ 6.000,00, acreditam?

Abraços,

 

Alessandro

 

alessandrojiora@gmail.com

http://alessandrojiora.blogspot.com

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Antes de iniciar o relato da viagem, escrevi esse post aqui no Mochileiros, que pode ajudar muitas pessoas que tem diversas dúvidas de onde ir buscar informações pra montar a sua viagem.

 

guias-de-viagem-frommers-europa-guia-criativo-para-o-viajante-independente-europa-folha-europa-t53446.html

 

Leiam com atenção.

 

Abraços

 

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá, Patricia e Eduardo. Reeditei hoje o início do tópico. Releiam, por favor

. A viagem de Viena pra Praga é muito agradavel, e é feita com os trens da OBB, que é a cia austríaca de trens. Saímos de Viena às 8h15 e chegamos em Praga às 13hs. Comprei as pssagens pra 5 pessoas com uma antecedencia de 60 dias, no site http://www.oebb.at/en/index.jsp. Não fizemos a reserva de trem, e não foi necessario, pq imagiavamos pegar o trem das 12h20 pra Praga, mas como amanheceu chovendo, antecipamos a viagem, pegando o trem anterior, das 8h15, na estação WIEN MEIDILING, junto ao metrô Philladelphiabrucke. Apenas apresentamos a passagem já impressa pela Internet pro fiscal no interior do trem com os passaportes e ele carimba a mesma. Na chegada a Praga não se esqueça de fazer um saque com seu catão VTM ou de credito no caixa eletronico que esta localizado na saida da estação de trem. Cada euro vale 25 korunas, 4 euros valem 100, 1 real vale 10 korunas. A alimentação em Praga é barata, e na cidade tem bastante restaurantes italianos e gostamos muto de 1, Giusto, localizado junto ao metro Jiriho, a 3 paradas da Wenceslas Square. Uma pizza media custa 8 reias, e um talharim custa 13, acredita? Fora que um chopp de 500 ml Gambrinus, o MELHOR, custa 33 korunas, 3,30 reais. Inacreditavel

2 dias inteiros sao o suficiente pra conhecer toda a cidade

 

abraços

 

Alessandro

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Relato - Dia 1 - Blumenau - Floripa - Rio – Paris – 28/09

 

20110321222601.JPG

 

As noites anteriores à uma viagem desse tipo são sempre diferentes, são cercadas de ansiedade e preocupação pra que tudo dê certo. Mas é delicioso e viciante sentir isso, e passamos a dar muito mais valor ainda a conquista de mais um objetivo das nossas vidas.

 

Saímos às 8 da manhã de Blumenau, após pegarmos a nossa amiga Acione no apt dela, e após 2 horas de viagem de carro pela SC-470 e BR-101, encontramos nossos amigos Dalmolin e Everton no Aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis, a 140 kms de Blumenau.

Fizemos o check-in da Gol, despachamos as malas, só pegando as mesmas em Paris, e às 12h20 partiu nosso voo com destino ao Rio de Janeiro. Voo tranquilo, onde aproveitamos tb pra filmar a decolagem e a aterrissagem no Aeroporto do Galeão, numa viagem de1h30. E como sempre, durante essa viagem, foram servidos apenas as famosas barrinhas de cereais e 1 refrigerante. Desembarcamos às 13h50, e fomos direto ao balcão da Air France, localizado no outro Terminal do aeroporto, pra imprimir as passagens e cartões de embarque de todos, e após fazer isso ainda precisei correr até o balcão da Receita Federal, 2 andares abaixo, pra fazer a Declaração de Embarque do meu notebook, que havia comprado em Paris na viagem anterior. Não esqueçam de fazer isso, amigos!!! Do contrário podes acabar sendo penalizado na Alfandega no retorno ao Brasil.

Quanto ao atendimento feito na Receita, foi feito por uma funcionária arrogante, grosseira e displicente, o que chegou a me irritar em muito, pois estava com muita pressa, já que o voo partiria em 1h30 e ainda precisávamos fazer uma lanche rápido antes do embarque.

Aliás, pressa é algo que não existe no dicionário dos atendentes das lanchonetes do Aeroporto, com um serviço horroroso e relaxado, caríssimo, ruim e lento, o que acabou me deixando muito estressado. Será que é sempre assim a qualidade dos serviços no Aeroporto do Galeão? Após esse martírio, e já bem cansados, embarcamos no Airbus da Air France e às 16 horas partimos com destino à Paris.

Após uns 20 minutos iniciou o serviço de bordo. Recebemos um lanche, e aproveitamos para fazer um brinde, todos com champagne, que é servida mesmo na Classe Ecônomica. Mais tarde, após o jantar, recebemos um kit contendo fones de ouvido e uma venda para os olhos. E assim foi a viagem, bem tranquila, onde durmimos e acordamos várias vezes durante a mesma. Assistíamos a filmes, ouvimos música, etc. A única coisa que nos imcomodou foi a presença de um jovem embriagado, aparentemente inglês, que estava sentado 2 fileiras à frente de nós. O mesmo foi repreendido diversas vezes pelo chefe dos comissários. Quase que o jovem acabou apanhando de um camaronês que estava logo na minha frente!!! Mas chegou um momento que o mesmo acabou sossegando e durmiu, acordando somente quando nos serviram o café da manhã, por volta das 6h30 da manhã. já próximos a Paris.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...