Ir para conteúdo

Relato Venezuela ABRIL 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Colhi deiversas informações no Mochileiros.com, antes de viajar para a Venzuela. Por isso considero importante dar minha contribuição para quem quiser viajar para a Venezuela.

Dica 1: câmbio - diversas mensagens informavam sobre o cambio no aeroporto de Maiquetia ter a cotação mais baiza e nos hoteis cotação melhor. Pelo site vi que é possivel consultar o câmbio pela internet (entre com chavezparalelo no Google) e vi que em Maiquetia, o aeroporto internacional próximo a Caracas, o dolar valia cerca de 7 Boívares Fuertes (BsF) e no cãmbio negro de 9,1 a 9,5 BsF. Pois em Maiquetia os cambistas me pagaram 1US$ = 8,5 BsF e em nenhum outro local da Venezuela consegui câmbio melhor. Só na Isla Margarita consegui igual. Troque tudo em Maiquetia.

Dica 2: compras. Também tem a ver com o câmbio. As mensagens diziam que as lojas faziam melhor câmbio, para venedr. No shoping Sambil só 1 loja aceitou dólares, a 7,5 BsF. Quase nenhuma loja ou hotel aceitou dólares. Os poucos que aceitavam ou era ao câmbio oficial ou desfavoravel. Ao que parece a fiscalização por lá deve ter sido apertada, em relação a câmbio. Nada nos shopings ou nas lojas de Juan Griego pareceu ter bom preço. Só no Free Shpo do aeroporto de Maiquetia, na hora de voltar ao Brasil, os preços estão bons. Comprei tênis Nike Air para minha esposa a 554 BsF e no Sambil estava o dobro deste preço. O licor Frangelico no Free Shpo de Maiquetia estava a 84 BsF (cerca de US 12) e no Free Shop do Galeão, aqui no Rio de janeiro, a US$ 24. Sugiro esquecer compras por lá, inclusive em Margarita. O que vi barato não dá para trazer = 2 BsF = 50 centavos de real por 20 litros de gasolina. Um motor de popa custa metade do preço daqui. Um pneu monstro, daquelas caminhonetonas, na Isla Margarita custa 800 BsF = Us$100 = R$ 200

Dica 3: Segurança. Degradou de vez. Se li muitos relatos sobre ser inseguro, agora todos os venezuelanos, desde os que encontrei no vôo indo do Brasiol para Caracas, ate os que residem lá, só falam que tudo está muito perigoso. Os hoteis em margarita e nos outros locais por onde passamos (Higuerote e Puerto La Cruz) são totalmente cercados por cercas elétricas e arame farpado. Portões duplos e reforçados, vigilantes, barras de ferro nas lojas e atendimento por portinholas. Vidros blindados nos guichês do ferry boat. Isso é mais eloquente que qualquer relato sobre os efeitos da criminalidade.

Dica 3 comida e bebida. Come-se por cerca de 100BsF por pessoa (uns R$ 25), a não ser que seja cmida rápida local, como arepas e cachapas. Cerveja é tipo long necjk ou latinha, marca Polar ou Solera. Não peça a light, pois é aguada. Custa uns 7 a 12 ou 14 BsF, depedendo do local e marca. A comida não é boa. O acompanhamento padrão para quase tudo é arroz, batatas fritas e salada (pequena), sendo escolhidos 2 destes 3.

Dica 4: hospedagem - aqui meu relato é para hoteis e não para albergues ou pousadas. Muito caro em Caracas, Higuerote e Puerto La Cruz, na faixa de 700 BsF o casal. Na Isla Margarita se encontram bons hoteis por 450 e até 370 BsF na Baixa temporada

Dica 5: relacionamento. Vale o que li aqui no Mochileros, ou seja, pechinche em tudo, pois o preço cai. Vale outra dica que diversos relatos do Mochileiros afirmaram. Os venezuelanos são enrolões. Não lhe dizem não, mas vão escorreando e não fazem o esperado. Não se ofenda com cobranças antecipadas, pois não é com vc a bronca. Creio que esta cultura se formou a partir dos locais serem enrolões. Então o taxista do aeroporto cobrou antecipado, TODOS os hoteis cobraram antecipado, o aluguel do carro foi cobrado antecipado, para muita coisa se exige depósito (devolvido após o bem ser retornado), como por exemplo o controle remoto do portão do estacionamento do hotel

Dica 6: naureza. É linda, mas a insegurança e falta de preparo da maioria dos locais para o turismo impede que seja desfrutada. Exemplo de despreparo para o turiso, um hotel até bem arrumado de Higuerote não nos permitiu ver um quarto, para decidir se ficaríamos hospedados lá !

Dica 7 Horários; Minha experiência com os vôos Gol ida e volta foi OK. Não peguei vôos locais. O ferry atrazou meia hora para sair na ida Puerto la Cruz - Margarita, e 1 hora para sair na volta Margarita - Puerto La Cruz

Dica 8; estradas . As pelo litoral (veja no Google Maps) tanto para oeste (até Puerto Bruz ou Puerto Maya) só com 4 x 4. As para leste, saindo direto do aeroporto de Maiquetia (La Gauira) e passando por La Sabana, idem, são intransitaveis. A estrada que liga Caracas a Puerto La Cruz tem trechos bons e trechos ruins. as estradas da Isla Margaita são boas.

Tem muita coisa mais e quem quiser fazer perguntas pode enviar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola, estou indo p margarita mes que vem.. e cada vez q me admiro com a natureza, q vejo pelas fotos, me assusto com os relatos sobre a violencia naquele lugar :(

tenho umas perguntinhas sim...

 

1- Vi seu relato sobre o cambio.. mas em polamar tem algum lugar q vc cambiou? se sim.. poderia recomendar, n qro cambiar com cambistas de rua... pq me dizeram q a chance de ser roubada e enrolada eh maior...

2- vc disse q alugou carro la...precisa solicitar alguma permissao na entrada do pais.. ou coisa do tipo p dirigir la dentro? se sim.. tem q pagar?

3 - compensou alugar um carro.. ja q vc disse q os acessos pelas praias sao so de 4x4?

4 - fez algum passeio la? quais praias recomenda?

5 - o ferry sai varias horas do dia, vc sabe? vi um site, mas de apenas uma empresa... tinha 2 horarios apenas...

6 - dpois do ferry vc teve q pegar taxi p ir p polamar ou ele deixa em polamar?

7 - ouvi falar q eles tem duas moedas.. o peso bolivar e peso bolivar forte, isso eh vdd????

 

vou ficar hospedada em uma pousada na praya del agua e outro na playa del tirano.. vou de aviao ate boa vista e de la de bus ate a venezuela...

irei eu e uma amiga... iremos dia 16/6 e voltamos dia 27/6... ja esta qse tudo planejado.. mas ainda tenho algumas duvidas.. e medos.. rs...

 

alguem se anima a ir????

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Veja respostas a seguir, ao lado das suas perguntas:

1- Vi seu relato sobre o cambio.. mas em polamar tem algum lugar q vc cambiou? se sim.. poderia recomendar, n qro cambiar com cambistas de rua... pq me dizeram q a chance de ser roubada e enrolada eh maior... Não fiquei em Porlamar e sim na Playa El Água. Pergunte na recepção do seu hotel que lhe dirão onde fazer câmbio no paralelo. A playa El Água não é muito grande e vc poderá ir a pé desde seu hotel até os locais, para trocar dólares. Para se hospedar recomendo hoteis Coral Caribe ou Costa Linda, ambos na Playa El Água, ambos lindos e ambos em torno de US$45 ou 40 o casal, na baixa temporada

2- vc disse q alugou carro la...precisa solicitar alguma permissao na entrada do pais.. ou coisa do tipo p dirigir la dentro? se sim.. tem q pagar? Aluguei o carro em Caracas, por isso não sei responder sobre permissões para entrar de carro na Venezuela

3 - compensou alugar um carro.. ja q vc disse q os acessos pelas praias sao so de 4x4? Na isla Margarita as estradas são ótimas. Qualquer carro rodará bem lá. Alugue o que encontrar mais em conta. As estradas ruins são no litoral desde o aeroporto de Caracas para leste ou para oeste, se vc quiser viajar junto ao mar

4 - fez algum passeio la? quais praias recomenda? Recomendo Playa El água, playa Parguito e vá até a Playa Manzanillo (ao lado da El Água) para ver uma pescaria se desenvolvendo, pois agrupam muitos barcos e pessoas na pesca. Vá a El Tirano e alugue um barco para passear na Isla Los Frailes. Faça o tour de jipe para ilha, que leva um dia inteiro e custa 250 bolívares por pessoa, com almoço incluído

5 - o ferry sai varias horas do dia, vc sabe? vi um site, mas de apenas uma empresa... tinha 2 horarios apenas... Procure na internet os 3 ferrys: Navubus, Conferry e Gran Cacique. Veja os horários e se previna para atrazos (o meu atrazou 1 hora, na volta). Existem barcos rápidos (3h de viagem Margarita-Puerto La Cruz) e lentos, com 5h de viagem

6 - dpois do ferry vc teve q pegar taxi p ir p polamar ou ele deixa em polamar? O Frry chega num local chamado Punta de Piedra, que fica a uns km distante de Porlamar, Vc terá que pegar um taxi no Farry e ir para Porlamar ou direto para Playa el Água

7 - ouvi falar q eles tem duas moedas.. o peso bolivar e peso bolivar forte, isso eh vdd???? A moeda é somente o bolívar. O bolívar fuerte foi um corte de 3 zeros feito há algum tempo na moeda local. Como eu disse, 1 US$ vale 4,3 bolívares no cambio oficial e 8,5 bolívares no paralelo

 

vou ficar hospedada em uma pousada na praya del agua e outro na playa del tirano.. Fique somente na playa El Água, pois é o local onde tem bares, restaurantes, comércio. El Tirano quase não tem nada

vou de aviao ate boa vista e de la de bus ate a venezuela... Sugiro que vá de avião até Caracasa e de lá vá tambémd e avião até Isla Margarita

irei eu e uma amiga... iremos dia 16/6 e voltamos dia 27/6... ja esta qse tudo planejado.. mas ainda tenho algumas duvidas.. e medos.. rs...

 

Qualquer dúvida adicional é só perguntar. Abraço e boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...