Ir para conteúdo

Rio de Janeiro e vinícolas Santa Catarina, Rio grande do Sul, Uruguai, Chile e Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Gente,

Pretendo comprar um freelander e viajar por 2 a 3 meses pelas vinícolas do Brasil e demais países referenciados, com a família.

A idéia é passar por São Joaquim, e Serra Gaúcha. Seguir para o Uruguai através de Rivera, descer até Montevidéo passando pelas vinículas da rota 5, e depois seguir para Colônia e tomar a balsa para Buenos Aires.

Daí pra frente ainda não estou certo do trajeto, que deverá priorizar sempre as visitas às vinícolas.

 

Gostaria de saber se há mapas com as rodovias e localização das vinícolas nesses países, pois é o meu primeiro passo para definir o roteiro.

 

Já li bastante sobre as viagens de carro que os colegas fizeram ou pretendem fazer, com diversas sugestões de roteiro. Meu foco é um tour pelas vinícolas, e o efeito colateral da viagem serão as visitas aos lugares especiais que estiverem próximos a este caminho.

 

Preciso calcular direitinho qual a melhor época para sair do Rio, a partir de dezembro de 2010.

 

Agradeço qualquer ajuda ok?

 

Forte abraço,

Eduardo Dantas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola, Eduardo,tudo certinho?

 

Sabe, esta é uma viagem que eu sonho muito em fazer.

 

Vc não citou as vinícolas gaúchas, creio que já as conheça, né?

 

Caso não as conheça, sugiro que passe alguns dias por ali. Abaixo de minha assinatura tem um Guia bem básico.

 

Quanto às catarinenses são lindas tb. Porém não conheço todas.

 

No fórum de gastronomia aqui do site, tem muita info: Gastronomia, site mochileiros

 

As uruguaias, dê uma pesquisada no site:Vinícolas Uruguai.

 

As vinícolas argentinas, sugiro um tour pela região de Mendoza Mendoza Turismo.

 

O site: Welcome Argentina.

 

Não esqueça tb de vistiar o norte argentino, região da cidade de Cafayate, província de Salta, site: Argentina Turística

 

No Chile tb tem infos em: Bodegas Chile e VisitingChile.

 

Gosto tb do site: Vinho Virtual.

 

Depois conte pra gente como foi, blz?

 

Bom planejamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Káren,

Tudo certinho e você?

Vou passar pela vinícolas do Rio Grande sim.

Preciso pesquisar direitinho o roteiro naquela região, já que temos grandes vinhos produzidos em pequenas quantidades por lá.

Vou visitar os links sugeridos por você.

 

Estou me aposentando em setembro, e sou apaixonado por vinho.

Também adoro viajar de carro.

 

Então, vou ver como concilio as férias da minha mulher e minhas duas filhas, que devem participar da viagem de forma escalonada.

 

Forte abraço,

Eduardo Dantas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aff....

 

vc começou a trabalhar aos 10 anos?

 

Como já está se aposentando? ::lol3::::lol3::

 

Brincadeiras à parte...

 

Quanto às 'vinícolas gaúchas que é onde eu mais conheço posso te dar várias dicas.

 

Algumas delas oferecem cursos de degustação (Cordelier, Valduga, Miolo, Salton).

 

É só entrar no site das empresas pra ver a programação.

 

Precisando, podes contar conosco.

 

Abraços e boa trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Káren,

Em Julho faço 52 aninhos, e em outubro me aposento.

Em minha família todos parecem bem mais jovens do são.

A foto já tem 10 (dez) anos, e eu uso pra tudo que solicita foto na internet, pois está sempre a mão.

Minhas filhas e minha mulher dizem que é propaganda enganosa, mas ontem, uma moça disse que achava que minha filha (21) era minha namorada ou esposa!

 

Bem, fora isso, sou membro da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, e isso mostra a minha paixão pelo vinho.

Então, como nunca fui a uma vinícola, preciso saber mais do que o conteúdo das garrafas, e a frieza dos livros e apresentações.

 

Olhe, procurando, encontrei um site legal, contendo(parte) as informações que preciso: http://www.hagah.com.br/locais/jsp/default.jsp?action=searchMap&local=1&uf=1&regionId=7&category=&genre=&page=&seed=&filter=&letter=&genreFilter=false&categoryFilter=false&origem=&what=vin%EDcolas&where=&locale=C10

Trata-se de um site de serviços, com aplicativos do google maps, ou seja, as vinícolas e todas as suas informações estão georeferenciadas.

Então, São Joaquim e Serra Gaúcha já estão resolvidos!

 

O meu roteiro mestre está ficando assim:

 

Rio - Floripa

Floripa - São Joaquim

São Joaquim - Gramado

Gramado - Bento Gonçalves

Bento Gonçalves - Rivera

Rivera - Montevidéo

Montevidéo- Colônia

Colônia - Buenos Aires

Daí pra frente vamos ver.

 

Voltando pra Serra Gaúcha, fique a vontade e fale sobre os lances que você acha que eu devo fazer ok?

 

Forte abraço,

Eduardo Dantas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eduardo,

 

Sommelier deve ser uma profissão apaixonante, eu só tenho cursos de degustação e sou louca (perdidamente Louca) por vinhos e todos seus rituais.

 

Conheço praticamente todas as 'vinícolas catarinenses e gaúchas, além das de São Roque - SP e sul de Minas (porém estas 'duas últimas não produzem pra fabricação dos vinhos finos, como bem sabes).

 

São Joaquim não tem nada pra ver, só o frio pra sentir. ::Cold::

 

E faz frio sempre.

 

Tenho tb a sugestão de ir São Joaquim - Bom Jardim da Serra - e descer a Serra do Rio do Rastro entre Orleans e Lauro Muller (descer e subir umas vezes).

 

É uma serra cheinha de curvas, toda em calçamento ou asfalto (intercalados). Legal fazer no final do dia.

 

Outra sugestão é conhecer os canions do RS. Após a cidade de Torres - RS (sugiro que pares aqui pra ver, é muy bela), ir para Praia Grande (SC), voltar, vc diria e eu diria: só um pouquinho, mas vale a pena. Da cidade de Praia Grande para Cambará do Sul são uns 20 km de estrada de terra, mas está boa (só não em dias chuvosos).

 

 

Dali de Cambará do Sul vc tem os canions pra ver (sugiro parada de 1 ou 2 dias pra ver todos), caso goste de caminhar, ou faça São Joaquim a Gramado, conforme teu roteiro incial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
  • Membros

[align=justify]Eduardo,

 

Sempre q vc tiver alguma resposta longa, digite antes em algum editor de textos, porque o site Mochileiros.com está passando por algumas mudanças e às vezes cai a conexão.

 

Gramado e Canela tem seus encantos. Uma cidade é encostada na outra, fique em uma delas como se fosse teu QG.

 

Em Bento Gonçalves, as atrações principais estão realmente nas vinícolas. Elas ficam localizadas na Linha Leopoldina, não tem erro, percorra quantas vc puder com calma. A grande maioria delas oferece almoço e jantar harmonizado (custando em torno de R$ 25,00 por pessoa, mas vale a pena, bom demais!). Em todas elas existe visitação e degustação. O distrito de Tuiuti, onde fica a Salton fica logo, eu disse logo após o último trevo de Bento, na direção de Veranópolis. Eu gosto muito desta vinícola, só uma vez que fui até ela a moça não me deu um Teroldego pra degustar e não aprovei a atitude a moça, enfim, ela é mandada eu sei! Se vc puder ir tb em direção a Flores da Cunha, tem algumas vinícolas. Saindo de Bento para o lado de Porto Alegre, vc terá as cidades de Garibaldi (capital do espumante) e logo adiante a cidade de Carlos Barbosa (capital dos queijos), faça uma visita à Queijaria Santa Clara e peça por alguma harmonização.

 

Na região de Caxias do Sul tb tem várias vinícolas, tem q ver no teu roteiro, pq ficará uma viagem em círculos. rsrsrs

 

Mas vamos conversando, ok?

 

Abraços.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify]Eduardo,

 

Sempre q vc tiver alguma resposta longa, digite antes em algum editor de textos, porque o site Mochileiros.com está passando por algumas mudanças e às vezes cai a conexão.

 

Gramado e Canela tem seus encantos. Uma cidade é encostada na outra, fique em uma delas como se fosse teu QG.

 

Em Bento Gonçalves, as atrações principais estão realmente nas vinícolas. Elas ficam localizadas na Linha Leopoldina, não tem erro, percorra quantas vc puder com calma. A grande maioria delas oferece almoço e jantar harmonizado (custando em torno de R$ 25,00 por pessoa, mas vale a pena, bom demais!). Em todas elas existe visitação e degustação. O distrito de Tuiuti, onde fica a Salton fica logo, eu disse logo após o último trevo de Bento, na direção de Veranópolis. Eu gosto muito desta vinícola, só uma vez que fui até ela a moça não me deu um Teroldego pra degustar e não aprovei a atitude a moça, enfim, ela é mandada eu sei! Se vc puder ir tb em direção a Flores da Cunha, tem algumas vinícolas. Saindo de Bento para o lado de Porto Alegre, vc terá as cidades de Garibaldi (capital do espumante) e logo adiante a cidade de Carlos Barbosa (capital dos queijos), faça uma visita à Queijaria Santa Clara e peça por alguma harmonização.

 

Na região de Caxias do Sul tb tem várias vinícolas, tem q ver no teu roteiro, pq ficará uma viagem em círculos. rsrsrs

 

Mas vamos conversando, ok?

 

Abraços.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...