Ir para conteúdo

Roteiro Itália - Norte a Sul - Maio 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Estou indo fazer turismo de 02 a 25 de Maio na itália. Tenho um roteiro básico, penso em fazer os translados de trem, ficar em albergue ou similar e gostaria de algumas dicas sobre o roteiro:

 

Obs.: Inicio o roteiro por Milão e termino por Milão que é de onde retorno pra casa. Não consegui passagem de retorno por alguma cidade do sul da Itália.

Em parênteses uma idéia inicial de quantos dias em cada cidade/região já contando o deslocamento.

 

Milão(1)/Veneza(2)/Florença e arredores(5)/Siena/San gimignano(2)/Roma(5)/Pompeia/Capri/Positano(3)/Messina/Taormina(2)/Palermo/Arredores(2)/Milão(1)

 

Alguém tem alguma dica? Alguma cidade/local imprescindível que esqueci?

abçs

Link para o comentário
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Kra seu roteiro é muito parecido com o meu, inclusive uma ida a sicília (que não tem tanta infos aqui no forum), comecei meu panejamento agora, so que estou pensando em ir em abril.

 

Vc já comprou a passagem para Milan? tem uma promoção da aitalia, com 25% de desconto, mas a volta tem que ser até dia 27/03, dá uma olhada.

 

Abç

Link para o comentário
  • Membros

Sobre esses 7 dias que você pretende passar na Toscana (Florença + Siena), você já tem uma idéia de como distribuir entre as cidades?

 

Porque, se tu quiser conhecer lugares como San Gimignano, Monteriggioni, Arezzo, Montalcino, Montepulciano, Pienza e até Volterra(aqui se você sair de Pisa de trem talvez chegue um pouco mais rápido), dá p/ fazer tudo de ônibus saindo de Siena. Florença já é melhor base p/ conhecer cidades como Pisa e Lucca (ou Arezzo, se preferir ir de trem do que de onibus saindo de Siena).

 

De resto, seu roteiro me parece estar muito bem distribuído! Talvez você pudesse considerar(caso te inresse, obviamente) fazer uma parada em Verona no caminho entre Veneza e Florença, ou adicionar/remanejar uns dias a mais na Sicília para conhecer Siracusa, ou o Etna ou algum outro sítio arqueológico além de Taormina. Se quiser, no link ao lado se fala um pouco sobre vários possíveis pontos de interesse na Sicília (http://www.bestofsicily.com/sights.htm).

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Parece muito bom seu roteiro. Talvez 1 dia a mais para Pompeia/Capri/Positano, se vocÊ quiser estender a visita a Amalfi, Ravello, quem sabe ver Herculano, Nápoles, Ischia, etc.

 

Difícil dizer o que você esqueceu de imprescindível, se vocÊ abrir o guia da Itália na livraria acabará achando várias cidades interessantes. Talvez uma visita a um dos principais lagos, como o Garda ou o Como. Mas acredito que você ficará muito satisfeito com o que vai ver.

Link para o comentário
  • Membros

Aproveitando o tópico, já que meu pré roteiro é muito parecido, segue minha previsão.

 

1º Dia - Chegada por Milão

2º Dia - Milão -Veneza

3º Dia - Veneza

4 - Veneza - Florença

5 - Florença

6 - Florença

7 - Florença - Pisa - CinqueTere

8 - Cinquetere - Siena *Minha primeira dúvida Siena é realmente é a melhor cidade para conhecer essa região, inclusive Assis?

9- Siena - Roma

10 - Roma (Vaticano)

11 - Roma

12- Roma - Palermo

13- Palermo - catania

14- Catania (Taormina)

15- Catania-Napoles -Sorrento

16 -Sorrento (Capri)

17 - Sorrento

18 - Sorrento - Milão

 

Uma noite apenas em ciquetere mais os deslocamento previsto nos dias 7 e 8 dá pra ser feito ou é muito corrido? Vi que a hospedagem lá é muito cara, por isso coloquei apenas uma noite.

Aproveitando a sugestão já feita, para conhecer mais a sicília seria bom ficar mais um dia em catania ou ir para outra cidade? Tenho alguns dias para remanejar ou conhecer outros pontos.

Sorrento pode ser a base para ir conhecer o Vesúvio?

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Cinque Terre merece no mínimo duas noites, ou fica mesmo corrido. Sempre lembro, são 5 vilas. E o melhor de se fazer por lá são as trilhas, o que leva tempo. Duas boas bases são Levanto e La Spezia, mas se vocÊ ficar em uma cidadezinha um pouco mais afastada, como Deiva Marina, ainda está razoável. Siena não é base para lá, sendo no máximo uma base para a Toscana. Desse modo, Siena vem antes de Cinque Terre. Assis poderia ser feita como stopover, você para lá no "caminho" de Florença a Roma (você compra Florença-Assis e Assis-Roma).

 

Não sei informar sobre a Sicília.

 

Sorrento é uma excelente base para o Vesúvio, mas qualquer cidadezinha perto de lá e servida com estação de trem, como Sant'agnello (onde fiquei e gostei) ou Piano di Sorrento está ok.

Link para o comentário
  • Membros

Agradeço as dicas.... A Italia realmente tem muitos lugares legais... Pesquisei sobre as 5 terre e fiquei com vontade de dar uma passada por lá... Estou pensando em eliminar minha passagem pela Sicilia e me dedicar mais a Florença e costa amalfitana.... Deixaria Sicilia e o resto do sul para uma próxima ida a Italia... Assim posso reservar alguns dias para simplesmente tomar algum bom vinho na toscana... Fica uma viagem menos corrida...

 

Como o fejohnson percebeu não distribui ainda meus dias pela toscana, quais lugares conhecer na toscana, dicas de passeio, noites e tal?

 

Falando em noite, Alguem sabe de alguma cidade turistica que tenha uma noite agitada? Tbm seria legal...

 

Iclelles, já estou com as passagens sim... Minha idéia é mesmo em Maio... Nossos roteiros são similares mesmos... Mas como falei estou pensando seriamente em eliminar parte do sul da italia de minha viagem para tentar aproveitar mais e se deslocar menos... Mas por enquanto é só um esboço e tbm estando por lá e dando na telha é possivel adaptar o roteiro e da um pulo em lugares não planejados... Penso em reservar hospedagem daqui do Brasil apenas nas cidades que terei como bases principais, como florença e Roma... Enfim deixar um pouco mais flexivel a viagem...

Link para o comentário
  • Membros

Marcos, vc acha melhor ir para Siena antes?

Será que fazer por Exemplo Florença passando por Pisa dormido uma noite em La Spezia e no outro dia saindo cedo para fazer as trilhas, dormir uma noite em 5 Terre, continuar as trilhas no outro dia e no final da tarde ir para Siena. Siena seria a Base para conhecer a Toscana mesmo, mas no mapa Perugia é mais centralizado, mas não vejo ninguem falando de lá.

Outra dúvida esses deslocamentos de trem dito regianais é coberto pelo passes da trenitália, pessei em comprar um , mas acho se não cobrir pequenos trechos como na costa da amalfitania não valerá muito a pena.

 

tbsanchez eu tenho que ir para sicília se não minha mulher.... To em dívida qual a melhor cidade para fazer como sede, agora acho que catania não é o melhor lugar.

 

Abrs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que tá ficando um pouco confuso, vamos tentar separar.

 

Tbsanchez,

 

Pode ser uma boa ideia, facilitaria muito em termos de logística. Mas se deixar como está, não é nenhum absurdo. O Fejohnson, apesar de não ter ido ainda, já sabe de uns lugares legais para visitar na Toscana, daqui a pouco ele comenta.

 

Noite agitada, creio que em Milão e Roma. Mas é um chute, outros mais "baladeiros" podem confirmar, hehe.

 

Flexibilidade na viagem é bom, mas tenha em mente que os preços podem ficar mais caros na hora. De qualquer forma, maio não é das épocas mais cheias (apesar de também não ser das mais vazias).

 

Lcelles,

 

Sem dúvida alguma é melhor ir para Siena antes, pois é bem mais próxima de Florença do que todo o resto. Aliás, para ficar melhor acho que você poderia ir de Veneza a Cinque Terre e, de lá, vai para Florença (parando em Pisa no meio do caminho). Isso vai te economizar pelo menos 2 retornos inúteis no roteiro.

 

Não vejo vantagem alguma em comprar passes para trens regionais. Compre os tickets na hora (veja bem, apenas os "regionale" e os "regionale veloce", que são o mesmo preço comprando antecipadamente ou não). Não há trens na Costa Amalfitana.

Link para o comentário
  • Membros

Bom, o que falta de Agito e Balada na Toscana sobra em Vinho hahahahahah

 

Mas, enfim, apesar de ainda não ter ido p/ lá (Vem, Janeiro, vem :D), tenho pesquisado bastante sobre essas pequenas vilas da Toscana para fazer day trips e afins e aproveitar ao máximo a estadia, já que terei só 5 dias e meio (Saio de Veneza ao Anoitecer para a Toscana e depois dos 5 dias Pego um trem na hora do almoço de Firenze p/ Roma), então posso compartilhar sobre o que tenho pesquisado.

 

De Florença, só vale a pena usar essa cidade como base se você usar seus dias para conhecer Florença, Pisa, Lucca, Siena e San gimignano. Já que nao valeria a pena mudar a base de Florença p/ Siena só para conhecer Siena e S. Gimignano.

 

Você consegue fazer um Day Trip de Florença para Pisa e depois Lucca no mesmo dia e aproveitar muito bem. Entre Florença e Pisa a viagem dura 1hora e custa 7 euros. entre Pisa e Lucca tu vai gastar 3 euros, mas os trens saem a cada 40 minutos e a viagem leva 20 minutos só. Depois que ficar dando um passeio em Lucca pela tarde, é só pegar um trem de volta p/ Florença (6,4 euros -- uma hora e meia de viagem, com trens saindo a cada hora).

 

Já nos outros casos, Siena é bem melhor... Aqui, Os horários são bem alternativos e quase tudo é feito de onibus, mas Siena te conecta com as villas mais interessantes da Toscana, vou falar um pouco sobre as mais interessantes, principalmente em relação à logistica do transporte usada (é o que dá trabalhar com logistica de importação hahahahahaha)

 

Monteriggioni - San Gimignano: De Siena, vários dos onibus que vão para San Gimignano passam em Monteriggioni, então uma boa idéia seria pegar um onibus bem cedinho até Monteriggioni, ficar algumas horas lá (até 3 horas são o suficiente, já que o mais interessante de lá é fazer uma caminhada pelas muralhas ainda intactas da cidade. Depois, é só pegar um onibus p/ San Gimignano que em 1h tu chega lá. Depois é só passar a tarde e o começo da noite em S. Gimignano e voltar p/ Siena.

 

Montalcino: Terra do famoso vinho Brunello de Montalcino, que você vai pagar no máximo 10 euros numa garrafa lá... Tu pode visitar a Adega deles, degustar até nao aguentar mais. Tem uma linha direta entre Siena e Montalcino e a viagem de onibus leva 1 hora e meia +-

 

Montepulciano: Outra vila fantástica, de todas é a minha favorita. O vinho lá também é ótimo, nao tao bom como o Brunello, mas a cidade em si é mais bonita que Montalcino e as demais da região. O único problema é para chegar lá, já que o ideal seria partir bem cedo de trem até Chiusi-chianciano e de lá um ônibus até Montepulciano(onibus que sai da porta da estação de trem), ao todo levando umas 2 horas do começo ao fim da viagem. O ideal seria chegar umas 9 da manhã para poder pegar o último onibus entre Montepulciano e Siena que faz diretamente a rota, mas sai as 2 da tarde.

 

Pienza: Outra dessas cidadezinhas de cartão Postal, com vinhos bons e baratos e com ruelas estreitas, mas me pareceu ser a mais "fraquinha" das 3. Onibus de Siena pra lá sai com uma boa frequencia, e leva uma hora e meia entre cada cidade.

 

Uma alternativa aqui, seria alugar um carro e visitar 2 dessas 3 cidades no mesmo dia (cuidado se beber vinho demais hahaha) já que elas são situadas bem próximas uma da outra.

 

Arezzo: Cidade muito parecida com Lucca, Tem uns outlets de marcas de grife bem interessantes. Tu Pode ir p/ lá de Onibus via Siena... ela é interessante pois fica na rota dos trens entre Florença e Roma, e seria uma alternativa legal a ter que voltar para Florença e ir de Florença p/ Roma. Então, ao invés de ir de Siena p/ Florença e de Florença p/ Roma, você poderia ir de Siena p/ Arezzo, dar uma volta na cidade e depois pegar um Tren Regionale até Roma.

 

Óbvio que existem outros lugares legais... Se você for ficar em Grosseto (região marítima da Toscana), tem alguns lugares bem legais p/ dentro da Toscana como Seggiano e Pitigliano, ou p/ se visitar na beira do mar como Orbetello, Porto Ercolano ou Castiglione della Pescada.

 

Obviamente, ver todas as villas vai deixar a viagem repetitiva... Dá uma olhada melhor em cada uma e vê o que te interessa mais p/ que tu possa incluir no teu roteiro :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...