Ir para conteúdo

Roteiro Paraty - RJ - Feriado em maio de 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Estou planejando minha primeira viagem sozinha e escolhi Paraty como meu destino. Já ouvi muita opinião a favor e contra a cidade, então resolvi conhecer e tirar minhas próprias conclusões, rs. Por ir - inicialmente - sem companhia, escolhi uma data distante para poder me programar com bastante antecedência: o feriado de Corpus Christi, em maio, rs.

 

Pesquisei alguns hostels, como ir de BH à Paraty, preços de alguns passeios, mas gostaria de algumas dicas específicas:

 

- Alguma indicação de albergues da galera que já visitou a cidade?

 

- Qual seria a estimativa de gastos com alimentação lá para quem vai ficar entre 3 e 4 dias? (Obs: estou indo pra aproveitar as praias, a natureza, passeios, comer em locais caros não é meu objetivo, rs)

 

- Existem duas coisas que eu gostaria muito de fazer lá: 1ª) mergulho, mas nunca mergulhei. Daí me pergunto: é possível? vocês indicam alguma empresa? podem me passar uma média de preços? 2ª) visitar Trindade. Ouvi dizer que lá a cultura hippie ainda é bem forte e gosto muito desse clima... Existe ônibus direto até Trindade? É fácil de chegar?

 

- Pra quem já foi de Bh à Paraty: é melhor pegar um ônibus até o Rio e ir de lá, ou o que vai até Angra é a melhor opção?

 

Bom, por fim... Gostaria muito da opinião de quem foi, saber como foi a experiência, alguma dica extra... Fiquem à vontade!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Débora!

 

Bom, primeiramente peço desculpas pq não serei capaz de responder a todos teus questionamentos, mas vou tentar ajudar no que puder!

 

Só fiquei duas noites em albergue lá, sempre usava Paraty como passagem pra outras praias... fiquei num chamado Casa de Família, numa 4a de cinzas, e por isso tava BEM caro: 70 por noite (!!). Até que o quarto era bacana, tinha uma pequeniníssima cozinha e imagino que fora de temporada caia bastante o preço... afinal, era carnaval, junto com ano-novo a época mais cara de hospedagem.... só não gostei do atendimento, muito mau-humor... mas também relevei por ser final de carnaval, stress devia ter rolado solto nas festas rsrs

A outra vez que fiquei foi depois do carnaval, faz 3 anos, no Adventure Hostel, na época paguei 30 ou 35 por noite, não me lembro direito... esse era BEM bacana mesmo. O dono que nos atendeu, muito simpático (éramos os únicos hospedes na época!), tinha um café da manhã legal e uma cozinha bem boa.

Ah, esses dois hostels são perto da rodoviária, um na rua da rodoviária mesmo e o Adventure numa transversal que liga a rua da rodo com a rua principal... mas não lembro o nome! Era a 1a rua à esquerda depois do Casa de Família... mas isso é fácil de se achar, tem um centro de informações do lado da rodoviária.

Uma vez fiquei numa pousada que na época pagamos 70 por casal, bem barato, mas não me lembro o nome do lugar.... :P (que dica furada haha)

 

Sobre alimentação: se você vai ficar em hostel, dá pra economizar bem pq dá pra cozinhar... o supermercado é do lado da rodoviária: Carlão.

Mas com certeza você vai querer pegar algum dia/noite pra comer no centro histórico.... vale a pena! E lógico que tem uns preços CARÍSSIMOS em restaurantes do centro histórico (coisa de 40-50 por pessoa um prato...), MAS eu já almocei no centro histórico por 13 conto... e isso agora, no carnaval!! PFzão de peixe, bem servido.... como o centro não é grande, dá pra vc achar essas opções.... eu realmente não achei tão caro comida, viu. Achava que era um absurdo de caro, mas não é não, se acha opções boas e baratas.... Do outro lado da ponte tem um pastel lá de 30-40 cm, que não cheguei a comer, mas pelo aspecto do lugar deve ser barato tb hehehe... mas é assim mesmo, quem viaja no perrengue tem que ser sem frescura rsrs

 

3 à 4 dias SÓ pra Paraty é mais do que suficiente... a cidade não é grande e as praias de Paraty (da cidade!) não são bacanas pra banho... fica mais restrito aos passeios pelo centro mesmo, curtir uma cerveja de noite nos bares do centro, visitar o forte (bem bacana!).... agora se for curtir as praias em volta.... eita... daí precisa de mais de duas semanas rsrs

Pra ir pra Trindade você pega um bus de linha que sai da rodo, não tem erro e lá tem todos os horários.. aconselho você a quando chegar em Paraty já anotar os horários pra se programar! Trindade é bacana e tem umas atrações MUITO bonitas (não deixe de ir na piscina do Caxadaço - LINDA DEMAIS -, na praia de mesmo nome, na pedra-que-engole e se tiver tempo e disposição, na cabeça do índio, quase na divisa de SP-RIO.. a vista de lá é demais!!), mas depois que asfaltaram ficou BEM lotado.... ainda foge do padrão de praia "mainstream", mas não acho que tenha mais esse clima de hiponguice tão cultuado rsrs (essa fama é antiga, da época que o deus-me-livre - estrada que vai pra lá - não era asfaltada, aí era caótico pra ir e realmente mais sussa... hoje é sonzeira na praia, carros passando, gritaria... não que não valha, é lindo lá, mas não vá esperando uma comunidade de pescadores isolada do mundo rsrs). Se tiver tempo, tente ir pra Praia do Sono (pega-se bus de linha até a vila oratório - acho que linha 040 - e faz uma trilha de 60 minutos... qualquer um pode te explicar por lá, é fácil)... dizem que o clima do Sono é o clima da antiga Trindade.

 

Eu sou suspeito pra falar pq adoro essa região, mas vale a pena e você não vai se arrepender, com certeza!

 

Uma última dica: leia os tópicos referentes à trindade, paraty, sono, etc... lá tem dicas boas também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Makira! Obrigada pelas dicas!

 

Pois então, bem ouvi falar que as praias de lá não são bacanas... Mas quero muito conhecer a cidade! Sabe como é, sou formada em História, hahaha.

 

No mais, vc tem razão quanto à comida: com certeza vou querer comer em um lugar bacaninha sim. Só não quero ficar por conta de escolher restaurantes finérrimos toda vez... Até porque a proposta não é essa.

 

Na verdade, estou bem tentada a me hospedar em Trindade ao invés de Paraty e fazer o trajeto inverso, hehe... Por isso mesmo quero trocar ideia com a galera com bastante antecedência pra poder decidir direito.

 

E pode deixar, já estou lendo os tópicos sobre paraty sim, as dicas são valiosas!

 

Valeu mais uma vez! Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Debora.

 

Eu fiz esse trajeto inverso. Trindade é um lugar maravilhoso. Pequeno, mas tem muita coisa pra fazer e conhecer. Eu fiquei hospedado no Che Lagarto, um hostel. O ambiente do hostel é excelente e a staff muito legal. No primeiro dia em Trindade eu tirei pra curtir as praias, no segundo fui para a cachoeira. À noite os bares costumam ter alguma coisa na praia.

Num outro dia tirei para ir à Paraty. Eu adorei o lugar, mas prefiro Trindade. Detalhe, lá em Paraty também tem Che Lagarto.

 

Se você quer aproveitar praias, ter aventuras, se hospede em Trindade. Tira uma hora e vai em Paraty. O ônibus que sai de Paraty para Trindade só sai de hora em hora.

 

Qualquer outra dúvida, só dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Débora,

 

Parabéns pela ideia da viagem. Paraty também foi o destino da minha primeira viagem "sozinho", e o lugar realmente é encantador.

 

Sobre lugar pra ficar: Você prefere ficar no Centro Histórico ou em frente à praia? No Centro eu indico o Hostel Che Lagarto, e em frente à praia do Pontal (a 5 minutos a pé do Centro Histórico!) eu indico o Misti Chill, que tem uma atmosfera bem legal e oferece café-da-manhã em um quiosque na praia.

 

Sobre refeições: Quando eu fui à Paraty, pensei que gastaria muito com isso, mas me surpreendi. Paraty não é Búzios, definitivamente, e a sua primeira vista da cidade ao chegar na rodoviária vai ser de uma pastelaria chinesa, que fica bem em frente... haha.

 

Ainda nas proximidades da rodoviária, próximo ao Bradesco e à entrada do Centro Histórico, você encontrará o Restaurante da Baiana. Comida mineira a quilo, self service, de primeira qualidade e a um preço muito acessível (100g na faixa de R$2,69, na última vez que fui). Super indico.

 

Ainda por ali, existem outros restaurantes que oferecem PF a preços a partir de R$13, entre outras opções de lanches, pizzas, sanduíches...

 

Boa viagem, e não deixe de conhecer Trindade! Se puder, invista em um passeio de barco (a partir de R$35), para conhecer algumas praias da região (Praia do Lula, Praia de Jurumirim...)

 

Se dispor de mais tempo, conheça também as regiões de Paraty-Mirim, Praia do Sono, Pouso do Cajaíba, etc. Se não tiver tanto tempo assim, faça pequenos passeios a pé pela cidade mesmo, como no Centro Histórico (óbvio!), o Forte de Paraty e a Praia do Jabaquara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi gente! Obrigada pelas dicas ótimas!

 

Falar a verdade já estava até desistindo da ideia, mas vocês me deram gás pra voltar a sonhar com a viagem! =)

 

Gilbran, não dispenso a acolhida não! É sempre bom ter um apoio!

 

boreijr e bcrispin, valeu demais! Na verdade, estou cogitando realmente me hospedar em Trindade e visitar Paraty... Mas preciso organizar minhas ideias, rs.

 

Abraços e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...