Ir para conteúdo

Rússia - Perguntas e Respostas


mopc

Posts Recomendados

  • Membros

Estou na Russia desde 11/out ate' dia 20, passei 4 dias em SP e agora estou em Moscou. Aqui vao umas dicas.

 

O pai's e' muito menos barra pesada do que imaginam, apenas a burrocracia do visto e' que atrapalha - pra consegui-lo, tem que obter convite de alguem aqui, pagar algo entre 65-120 dolares, e chegando aqui tem que registrar o visto por uns 75 reais ou mais. Sem registrar o visto pode haver problema com a policia na rua e pra sair do pais. Mas o hotel ou albergue cuidam do registro.

 

Na fronteira, eles devem alem do mais te dar uma carta de imigracao, sem a qual fica mais dificil mas nao impossivel registrar o visto. Eu cheguei de onibus pela Estonia e nao me deram a carta, mas no final conseguir regustrar depois de passar um dia de medo!

 

Nos albergues geralmente eles vendem passagens de trem, aviao, etc, mas cobram uma comissao astronomica, queriam me vender por 900 rublos (90 reais) uma passagem que na estacao comprei por 510 rublos (S.Pet. - Moscou, lugar sentado, sete horas, trem confortavel). Mas os precos sao malucos, fui comprar uma cueca e custou 400 rublos! Um lanche no McDonalds sai por 110 rublos.

 

E' importante saber o alfabeto russo de cor, senao vc e analfabeto aqui e nem sabe ler o nome das ruas. Eu gracas a Deus falo russo (meia-pataca, eh verdade), o que me salvou de varias situacoes, como a do preco da passagem: sem falar um minimo de russo, eh dificil comprar na estacao.

 

No metro^ de S. Pet quase me levaram a carteira que estava no bolso de tras, isso numa hora de pico, milhoes entrando no vagao. Cuidado, guarde as coisas em bolsos internos.

 

Em Moscou agora mesmo estava perto da Praca Vermelha e cai do bolso dum cara que estava correndo um puta mac,o de dolares, e um outro cara do meu lado pega e, sabendo que eu vi, me diz " vamos dividir", eu disse que eh errado e chamei o cara, mas o outro disse que o dinheiro estava numa barraca e eu nao consegui falar russo suficiente pra explicar, mas depois eu chamei o cara e ele pegou o dinheiro do outro.... p**a m***a!

 

 

Fora essas anomalias, a Russia eh um pais civilizado onde todo mundo le Dostoievski no metro^ enquanto uns vestem a a ultima moda em roupas e estilo. Apenas relato o lado negativo para preparar as pessoas! Aqui tem varios shopping centers e o pessoal anda muito bem vestido, as mulheres sao espetaculares, a balada e bem agitada e tudo eh muito cosmopolita e informatizado. A venda de bilhetes de trem eh informatizada, tem sistema de reserva online e tal. Existe uma classe media bem vasta aqui, embora haja um fosso maior entre ricos e pobre aqui do que na Europa ocidental e mesmo Polonia e Lituania.

 

Os albergues sao de um nivel mediano, e custam mais de 20 dolares por dia, enquanto que albergues excelentes da Polonia (Nathans Vila, Mama's Hostel Krakow) cobram uns 11 euros por dia e tem nivel alto.

 

Qualquer duvida mandem um e-mail!

 

 

Sobre o alfabeto russo... Deve ter site mas o melhor e' comprar um livro pela livraria cultura de Sao Paulo ou pela Amazon, inclusive russo pra viagem e tal. O alfabeto russo e facil, eh uma questao de pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 462
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ah, aquele causo que relatei acima sobre o dinheiro que caiu do bolso do cara... eh golpe! voltando ao albergue contei o ocorrrido e um ingles falou que o mesmo acontece. Ele pede pra ver o seu dinheiro e se vc tiver dolares, ele pede pra dar pra ele senao ele chama a policia e diz que vc pegou os dolares dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, jamais engulam a agua de Sao Petersburgo, mesmo no banheiro do albergue la' tem um monte da placa dizendo pra nao beber e "brush your teeth with city water at your own risk". Eu escovei os dentes e ainda nao morri, mas na recepcao do albergue eles vendem garrafas de agua mineral pros menos aventureiros.

 

Bem, Jonas, tente aprender o alfabeto arabe, hebraico, tailandes ou indiano que vc vai sentir um pta alivio quando voltar ao cirilico! O alfebeto russo segue a mesma logica do nosso e metade das letras tem formato similar ao das nossas maiusculas. Mas e uma questao de pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu passei quatro/cinco dias em cada e acho que precisa mais, pelo menos uns oito dias em SP e dez em Moscou, pra realmente ver as cidades. Moscou e gigantesca, com mais de 10 milhoes de habitantes e 160 estacoes de metro^. Se for fora do verao, prepare-se pro frio, que eh de cortar mesmo em dias ensolarados - em SP peguei muito sol e zero grau, meu nariz congelou e minhas orelhas quase cairam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou em Riga, cheguei de Moscou ontem. Nao sei se tem onibus turistico, mas com o metro^ da pra fazer a cidade toda facilmente. Pena eh o Kreml, que agora so' pode ver visistado com grupos turisticos, e pra entrar num custa muita grana. Eu nao visitei. Mas a igreja de Sao Basilio custa so 100 rublos (10 reais) e vale muito a pena. Outra atracao interessante eh a dinossaurica VDNKH, perto da estacao de metro de mesmo nome no norte da cidade, a VDNKH eh uma exposicao permanente ao ar livre, um parque gigante, construida nos tempos sovieticos pra celebrar a maravilha da economica socialista. Hoje os pavilhoes dos paises estao na maioria vazios, resta a arquitetura stalinistae um monte de camelo^s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na Rússia tem um ônibus para mochileiros q te leva para alguns dos pontos q mereçam ser visitados. Apesar de dizerem q cobram "preços para proletariado" não sei dizer se é caro ou não pq nunca parei pra ver e/ou comparar.

 

Me parece "handy", ainda mais num país onde poucas pessoas falam inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Schwertner: Riga tem bastante coisa, uma bela cidade antiga e umas igrejas espetaculares, boa vida moturna, mas eh verdade que estou aqui porque foi uma maneira simples e barata de sair de Moscou antes que meu visto expirasse: o trem numa cabine de quatro camas foi 200 reais, 14 horas.

 

t-tresh: com minha nova camera digital Sony 4.1, ja tirei quase mil fotos. O dificil vai ser selecionar!

 

zeba: nao sei do onibus, mas um walking-tour (tour a pe') por Sao Petersburgo custa 400 rublos (40 reais) - nada proleta! Em Berlim eles nao cobram nada, trabalham por gorjetas. Em Moscou nem procurei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

Ouvi dizer do walking tour de SP mas não sabia do preço. Realmente a indústria do turismo tá pegando pesado.

 

Te mandei um email com umas questõezinhas, não sei se vc recebeu ou se não teve tempo pra responder (suas impressões, apenas) mas deixa quieto, seria algo a ver com a trans-mongoliana mas pelo q parece pra Rússia é uma confusão só, começando com o visto e terminando com todo o resto.

 

Qto ao bus, me parece caro e mais-ou-médio. Posso morder a lingua mas não sei se compensa sair viajando pra cima e pra baixo pelo país. Claro q a Rússia tem muita coisa pra mostrar e certamente pretendo visitá-la mas pra mim seria SP, Moscow e zarpando no trem em direção à China, parando no caminho pra visitar o Baikal, antes de cruzar a fronteira e parar em outros picos, mas aí já seria em outro país.

 

Valeu pelas suas dicas, estou acompanhando.

 

Boa viagem, se cuida

 

id="Comic Sans MS">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...