Salar do Uyuni + Atacama + La Paz + Condoriri - 17 dias! (Set.2015)

Fala GALERA!!! ::hahaha::

Vim dar minha contribuição depois de tantas ajudas que recebi por aqui e serei bem breve diante de tantos relatos bem descritos e cheios de informações.

Não fiz o roteiro clássico, misturei tudo e deu certo também:

12/09 - SP / Sta Cruz de La Sierra

13/09 - Sta Cruz / Sucre / Potosi / Uyuni

14 a 16/09 - Salar do Uyuni

16 a 18/09 - San Pedro de Atacama

18 e 20/09 - La Paz

21 a 25/09 - Trekking Condoriri

26 a 29/09 - La Paz

29/09 - La Paz / Sta Cruz de La Sierra / SP

. Sai de SP para Santa Cruz de La Sierra em 12 de setembro. Chegando no aeroporto deixei minha mochila grande no guarda volumes do aeroporto (50bs) que dividi com uma brasileira que conheci no vôo. Fomos até a cidade para passar a tarde, pegamos um ônibus na frente do aeroporto (6bs). Em Santa Cruz não há muito o que fazer além da praça principal, mas vale a pena. Comi uma empanada de charque + refresco (14,50bs) no almoço e no jantar fomos em um Irish Pub (45bs). Não achei muito barato as coisas lá não, mas não podia perder a oportunidade de conhecer. Quando anoiteceu voltei para o aeroporto e peguei um táxi (60bs) porque não há pontos de parada, e não descobri onde passava o ônibus. Neste dia dormi no Viru-Viru mesmo, meio desconfortável, mas blz!

. Amanheceu, tomei café no aeroporto (21bs) e peguei um vôo super cedo para Sucre pela Amaszonas, sugiro comprar antecipado, pois no dia já não havia mais vagas. Cheguei cedinho no aeroporto de Sucre e peguei um táxi até o terminal (30bs) e de lá um “Altito” que são carros compartilhados até Potosi (60bs). Chegando em Potosí, encontrei o David aqui do mochileiros e pegamos um ônibus na ex-rodoviária de Potosí até Uyuni às 13:30h (30bs). No fim da tarde chegamos em Uyuni e ao longo da viagem já comecei sentir sintomas de enjôo, dor de cabeça, imaginei que seria o soroche. Como li muitas coisas sobre o famoso “mal de altitude”, já estava equipada com Ibuprofeno, aspirinas, soroche pills, bala de coca, enfim, tomei um de cada para sobreviver e muuuuuitaaaa água. No ônibus conhecemos o Thiago que estava com a mãe e o padrasto, fizemos um grupo no busão e quando chegamos em Uyuni fomos abordados pela Andreia da agência Foreigner Adventur, que por coincidência era a mesma da pousada que reservei pelo Booking no caminho, La Cabaña. Conversa vai e conversa vem, fomos até a agência para negociar o pacote do Salar do Uyuni. Ela ofereceu um valor de 800bs, incluindo a diária da pousada naquela noite. Aceitamos, não é o valor mais barato, mas valeu a pena pelo guia Luiz super recomendado. Uyuni é uma cidade pequena, fomos na feirinha, comprei um cachecol (20bs) e uma touquinha (20bs), estava muuuuitooooo frio!!!!

. No dia seguinte, tomamos café da manhã com muito chá de coca!!!! Esperamos o guia Luiz, arrumamos tudo e uhuuullll, rumo ao Salar!! Nem preciso dizer que lá é incrível, lindo, absurdamente inacreditável!!! O Luiz foi um ótimo guia, nosso grupo nem se fala, conseguimos hospedagens nos melhores lugares, não faltou comida, o carro não quebrou, o guia não bebeu, enfiiimmm, tudo mais que certo!!!!

. 3 dias no Salar. No terceiro dia, finalizamos na fronteira Bolívia/Chile. Eu e David partimos para San Pedro do Atacama com uma Van da Cordillera Travel (50bs) e o Thiago e família voltaram para Uyuni, pois iriam direto para La Paz. Nos despedimos e entrei no Chile. Parada na Aduana, tira coisa da mochila, passa no raio-x, blz. Chegando na vila de San Pedro, percebemos que iriamos à falência. Por sugestão de um mochileiro daqui, fui até o Hostel Towanda e conseguimos um quarto por 8.000 pesos (o mais barato de tooodos!!!). Resolvemos ficar apenas 3 dias, porque não tínhamos muito dinheiro.

. Assim que chegamos, trocamos de roupa rapidamente, pois estava um verão de 40 graus, e fomos caçar uma agência. Fizemos um passeio até Laguna Cejar no mesmo dia.

. Fechamos Piedras Rojas pro dia seguinte e Salar de Tara para o terceiro dia (tudo por 100.000 pesos – daí falimos). No terceiro dia, chegando do Salar de Tara, tomamos um banho e já fomos pra rodoviária, deu para aproveitar bem, mas em contenção total de gastos fugimos de lá.

. Pegamos um ônibus para Arica (10.700 pesos) que durou a noite toda. Chegamos bem cedo em Arica e lá eu e David nos separamos: ele foi para Tacna (3.000 pesos) e eu peguei um busão para La Paz (10.000 pesos). Cheguei de noite em La Paz e peguei um táxi na rodoviária (15bs) até o Hostel LOKI (diária 67bs). No Loki reencontrei o Thiago e a família. Domingão era dia de eleições em La Paz, então estava TUDO fechado!!! Aproveitamos para andar pela cidade vazia, foi legal tb.

. Dia seguinte, eles voltaram para Sta Cruz e retornaram a SP. Eu peguei um passeio para o Chalcataya e Vale de La Luna (100bs) para aclimatar em 5000m de altitude. Fiquei meio mal após Chalcataya e já comecei a tomar o kit soroche tudo de novo. Passei na agência Bolívia Pachamama e consegui fechar o Trekking no Condoriri – 3 dias (125 dolares). Fechei e fui arrumar minhas coisas no Hostel para o dia seguinte. O bom do LOKI é que você pode fazer check-out e deixar sua mochila grande no guarda-volumes até o dia do seu retorno e sem custo!!! Adorei essa parte e foi o que eu fiz. Parti para o Condoriri apenas com uma mochila de ataque e invés de 3 dias acabei ficando 5, mas aí é coisa para outro relato porque foi sensacional e muito muito muito puxado, pelo menos para mim, mas valeeeuuu a pena!!!

598dd0ef3ed17_DSC07971-Copia.JPG.9512ad71f2f7ebea6361e551bfa6fd3e.JPG

IMPRESSÕES PESSOAIS:

• a Bolívia é um país muito tranquilo para viajar. Eu saí de SP sozinha, mas encontrei pessoas incríveis pelo caminho que me ajudaram, me ensinaram coisas, participaram da minha viagem e as quais tenho muito carinho.

• Não subestime o soroche e leve todas as medicações mencionadas nos tópicos.

• A única coisa ruim da viagem foi o dólar alto, como o real está muito desvalorizado, acaba que as coisas na Bolívia já não são tão baratas assim.

• Antes de viajar consultei um médico do viajante no Hospital Emílio Ribas aqui em SP que me orientou em relação a epidemias e prevenções. É gratuito, só ligar e agendar.

• Se prepare para altas aventuras e vá sem preconceitos, toda a experiência é rica e diferente do que temos no Brasil.

• Prepare a roupa de frio para não congelar. Comprei uma segunda pele da Hi-tec que me SALVOU!!!! Recomendo.

Bom galera, é isso. Tentei ser breve. Se alguém tiver dúvidas e perguntas, estou aqui para responder!!!

Valeu! Muita gratidão por esta Trip que é INCRÍVEL!!!!! ::hãã::

Licka ::otemo::

Posted Images

Olá Rafael,

Claro! vamos lá...

1. Paguei 53 dolares no trecho Sta. Cruz/Sucre... comprei direto pelo site da Amaszonas... não deixe para comprar quando chegar lá, sugiro que compre com antecedência.

2. Sim, existem várias opções de trekking por quantos dias você quiser. Teve um casal francês que pegou o carro comigo pro Condoriri apenas bate-volta, mas não recomendo, eles não conheceram praticamente nada, só andaram de carro. Tem trekking para o Huayna Potosí de 3, 4, ou 5 dias, .... tem o do Glaciar, 2 ou 3 dias..... é só chegar nas agências e negociar o que você quer.

3. Sim, recomendo todos, tanto agências quantos hostels, não tive quaisquer problemas, deu tudo muito certo.

Espero que ajude.... qualquer coisa manda ver!